segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vendedora é encontrada com sinais de abuso sexual

A vendedora Daniele da Silva Santos, de 24 anos, foi encontrada morta com vários tiros e sinais de abuso sexual, durante a noite de sábado, em um terreno baldio, no centro de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A jovem estava desaparecida há quatro dias.

Segundo a polícia, na última terça-feira Daniela havia ido, depois do trabalho, jantar na casa de uma amiga, na região central daquele município. Por volta das 22h ela saiu com a amiga comprar um cigarro e de lá disse que ia para a casa, que ficava a cerca de 1 km. Ela, no entanto, não chegou em casa.

Segundo o delegado Gérson Machado, da delegacia local, as investigações do caso estão avançadas. Dois suspeitos já foram ouvidos e a polícia espera elucidar o bárbaro crime o mais breve possível. (com informações da Banda B)

Apreendidos 50 kg de maconha em fundo de vale de Londrina

Policiais da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar apreenderam 50 quilos de maconha, durante a tarde desta segunda-feira (2), na zona norte de Londrina. A droga foi encontrada submersa, em dois tambores, no fundo de vale do conjunto Hilda Mandarino.

A PM conseguiu localizar o entorpecente após receber uma denúncia anônima. A droga estava dividida em 40 tijolos. A maconha foi encaminhada para a 10ª Subdivisão Policial de Londrina. (com informações da rádio CBN Londrina)

CMTU destrói mais de 69 mil produtos ilegais em Londrina

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) destruiu na manhã desta segunda-feira (2), cerca de 69 mil produtos ilegais no conjunto Vitória Regia, zona leste de Londrina.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, trata-se de CDs, DVDs, óculos e perfumes apreendidos durante fiscalizações de rotina durante todo o ano de 2011. São mais de 66.881 DVDs, 1,3 mil óculos e 1,1 mil pacotes de cigarros.

Os produtos eram vendidos nas calçadas da cidade sem autorização.

Correção:

Ao contrário do que havia sido informado anteriormente pela CMTU, foram destruídos 69 mil produtos, e não 27 mil.
via bonde

Londrina: Ministério Público abre central de atendimento

O Ministério Público do Paraná inaugura na próxima quarta-feira (4), às 11h, em Londrina, a Central de Atendimento ao Cidadão, estrutura que pretende se tornar uma referência para a população no acesso ao MP-PR. Participarão da solenidade, o procurador-geral de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, além de autoridades da região.

Com a finalidade de oferecer atendimento ao cidadão e acolher as demandas individuais e coletivas que estiverem no âmbito de atuação do Ministério Público, a Central funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30h e das 13h às 18h, sob a coordenação do promotor de Justiça Paulo César Vieira Tavares. "A Central de Atendimento será a porta de entrada do Ministério Público Estadual, o que facilitará a vida do cidadão na hora de procurar ajuda para resolver seus problemas", afirmou o promotor de Justiça.

No primeiro momento, o atendimento buscará agilidade na solução das situações trazidas pela população. Assim, o foco inicial será a resolução dos conflitos na esfera extrajudicial. Não havendo esta possibilidade, os casos serão encaminhados, pela própria equipe da Central, às Promotorias de Justiça especializadas ou aos órgãos competentes, nas causas que não fizerem parte das atribuições do MP.

"O Ministério Público dará maior efetividade de cumprimento de suas atribuições institucionais, abrindo as portas para o acesso direto da população. Os promotores de Justiça elevam em dignidade seu papel político e social quando se aproximam da população a que devem servir", disse o procurador-geral de Justiça.

A Central de Atendimento ao Cidadão é um dos 37 projetos estratégicos do Ministério Público do Paraná e tem por objetivo intensificar a interação com a sociedade. A iniciativa piloto e pretende ser levada a todas as comarcas de entrância final do Estado até 2018.

A Central de Atendimento do MP está localizada na Av. Duque de Caxias, nº 620, em frente à Prefeitura Municipal de Londrina.
via bonde

Adolescente que matou homem em Santa Helena se apresenta e após depoimento é liberado.

Apresentou-se hoje (2) na Delegacia de Polícia Civil de Santa Helena, o autor do homicídio registrado no último dia 29, que vitimou Sirleo José Ferri, de 49 anos de idade.
Segundo o delegado de Polícia Civil de Santa Helena, Sérgio Luis Alves, no dia em que o crime aconteceu, informações já davam conta de quem seria o autor dos disparos.
Pessoas que estavam no local no momento dos fatos, reconheceram o responsável pelo crime.
Hoje o acusado foi à delegacia acompanhado de advogado, apresentando a arma utilizada para matar Sirleo José Ferri.
O menor de idade, apresentou sua versão para o crime e após ser ouvido foi liberado.
A Polícia Civil vai encaminhar o inquérito para o Ministério Público que também vai ouvir o adolescente. 
via correio do lago 

Acusados de tentativa de homicídio em Pato Bragado serão julgados em Rondon.


O Tribunal Popular do Júri da comarca de Marechal Cândido Rondon volta a se reunir no próximo dia 23 de abril, a partir das 9 horas, para mais uma sessão de julgamento.
Serão levados ao banco dos réus: João da Silva Farias e Valdeci Pereira Francisco, o “Nego”, ambos residentes em Marechal Cândido Rondon.
Eles são acusados de tentativa de homicídio ocorrida no dia 22 de outubro de 2010, no município de Pato Bragado.
Conforme denúncia do Ministério Público, na ocasião os acusados foram até a residência de Gerson Darcisio Eidelwein, onde renderam toda a família.
A mulher e a filha de Gerson foram amarradas dentro da casa.
Em seguida eles roubaram uma Parati e fugiram em direção ao distrito de Margarida, levando Gerson Darcisio como refém.
No caminho, acabaram atolando o carro em uma estrada rural.
O refém foi então levado para outro local onde foi baleado e violentamente agredido, mas acabou sendo socorrido por um morador da região e encaminhado para um hospital.
Os autores do crime fugiram, mas acabaram sendo presos em Marechal Cândido Rondon.
Os fatos teriam sido motivados por desentendimentos familiares.
João da Silva Farias teria contratado Valdeci Pereira Francisco para matar Gerson, o que não ocorreu porque os projéteis disparados não atingiram órgãos vitais da vítima.

CMTU destrói mais de 27 mil produtos ilegais em Londrina

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) deve destruir na manhã desta segunda-feira (2), cerca de 27 mil produtos ilegais no conjunto Vitória Regia, zona leste de Londrina.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, trata-se de CDs, DVDs, óculos e perfumes apreendidos durante fiscalizações de rotina em setembro de 2011. Os produtos eram vendidos nas calçadas da cidade sem autorização.
via bonde

Casal é morto com golpes na cabeça em sítio

A Polícia Civil de Sertanópolis está investigando a morte violenta de um casal em um sítio da cidade, próximo a divisa com a cidade de Bela Vista do Paraíso, a 40km de Londrina. Cecília de Jesus, de 68 anos, e seu companheiro José Benedito Perreira, de 47 anos, foram encontrados na manhã de sábado (31) com lesões graves na cabeça.

De acordo com o delegado Paulo Gomes de Souza, o homem foi encontrado morto na cama com ferimentos na cabeça, que provavelmente foram causados por uma panela de pressão e a mulher do lado de fora da casa com ferimentos também na cabeça, causados por golpes de machado. "Partes dos corpos como braço e cabeça foram comidos por animais, o que indica que o crime provavelmente ocorreu na sexta-feira, no dia anterior ao que foram encontrados". O machado usado no crime foi localizado pela polícia do lado de fora da casa com manchas de sangue.

As vítimas eram moradores de rua e estavam morando a pouco tempo na propriedade rural que é de um morador de Sertanópolis. Elas moravam com um outro andarilho que se tornou o principal suspeito porque, até a manhã de hoje, ele permanece desaparecido.

Ainda não se sabe a motivação do crime mas há suspeitas de que o casal havia recebido uma quantia em dinheiro, que pode ter sido levada pelo assassino.

Segundo o delegado, José Benedito era acusado de ter praticado um duplo homicídio há cerca de seis anos, quando um casal de andarilho de Santa Catarina foi encontrado morto embaixo de uma ponte.
via bonde

Fogo destrói casa e chega a atingir imóvel vizinho

Uma residência de madeira foi totalmente danificada na manhã desta segunda-feira (2) por um incêndio na rua Serra do Mel, no Jardim Bandeirantes, zona oeste de Londrina.

De acordo com o repórter Marcos Roman, da Folha de Londrina, o incêndio chegou a atingir também o telhado do imóvel que fica ao lado da casa incendiada mas os bombeiros chegaram a tempo e evitaram que o fogo destruísse as vigas da cobertura, evitando propagação maior.

Equipes de três veículos do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento e usaram cerca de 8 mil litros de água para apagar as chamas.

No momento do incêndio não havia ninguém na residência. O filho do proprietário estava na casa dos fundos, onde mora a avó, e a mulher encontra-se hospitalizada há cerca de 10 dias com problemas de saúde. A família perdeu tudo o que tinham no incêndio, ficando apenas com as roupas do corpo.

O proprietário da casa, Adilson Sirino da Silva, estava nas proximidades quando viu a fumaça que vinha da rua onde mora e quando estava indo checar, recebeu uma ligação confirmando que a sua casa estava em chamas.

Silva acredita que o fogo tenha sido causado por um curto-circuito mas a polícia irá aguardar o laudo pericial.
via bonde

Capitão da PM fala sobre os tiroteios na cidade

do AssaiOnLine

Após uma conversa com o Capitão Edvaldo da Polícia Militar, foi esclarecido alguns episódios que estão angustiando a população da cidade.
Segundo o PM, está ocorrendo muito sensacionalismo à respeito dos fatos, devido a um adolescente envolvido, que está depositando medo na cidade com seus comentários.
“É uma situação localizada, não é contra a comunidade”, falou o Capitão Edivaldo.
A briga é entre quatro menores de idade, dois que moram na vila Esperança e dois que moram na vila Prudêncio e no conjunto Sol Nascente. Os adolescentes já foram identificados, porém, o policiamento não pode prendê-los devido à legislação. No entanto, quando são capturados, suas armas e drogas são apreendidas.
“Menor tem que ter internamento fora da cidade, mas não tem vaga, eles concorrem às vagas com todo o Paraná”, ressaltou o Capitão.
O distrito está investigando o caso, fazendo batidas, apreendendo armas, enfim, tudo o que pode ser praticado respeitando a legislação.
Essa sensação de impunidade é que assusta a população.

Mulheres morrem atropeladas no trevo de Santa Mariana - motorista se evade do local

Juraci Lopes da Silva - 48 anos

Geni Marciano Felipe - 72 anos







Por volta das 19h30 da noite de domingo (1), em frente ao Auto Posto Trevo, em Santa Mariana (12 Km de Cornélio Procópio), duas senhoras foram atropeladas enquanto atravessavam a BR 369. As donas de casa se dirigiam para o centro da cidade e ao cruzar a rodovia foram surpreendidas por um carro que não conseguindo frear acabou por abalroá-las, arremessando seus corpos a cerca de 30 metros do local do impacto. Não resistindo aos ferimentos às mulheres faleceram no local. O motorista responsável pelo acidente se evadiu não prestando ajuda a vítimas, mas populares que presenciaram o atropelamento reconheceram o carro como sendo uma pick-up Chevrolet D20, de cor branca, com a parte da frente danificada. Policiais civis, militares e rodoviários foram acionados e uma operação de busca pelo condutor da pick-up foi realizada, porém até o momento sem êxito. As duas vítimas foram identificadas como sendo Geni Marciano Felipe, 72 e Juraci Lopes da Silva, 48. Os corpos das mulheres foram recolhidos pela equipe do IML de Londrina, para os devidos procedimentos legais. Os agentes policias, tanto federais, como civis e militares contam com a ajuda da população, através de informações que levem ao paradeiro do responsável pelo acidente, para tal qualquer informação pode ser dada de forma anônima para os seguintes telefones: (43) 3531.2870 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar), 191 (Policia Rodoviária Federal). 
via anunci facil 

Trabalhador que não recolheu contribuição poderá se aposentar


O trabalhador que teve vínculo empregatício, mas não teve as contribuições mensais recolhidas à Previdência Social deve ter o seu tempo de serviço reconhecido, para efeito de aposentadoria, segundo entendimento do presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), Manuel Rodrigues.
O presidente disse que para o reconhecimento do direito basta que o empregado apresente, quando for se aposentar, a Carteira Profissional, com a anotação do contrato de trabalho, com a data de entrada e de saída do emprego.
Outra prova importante que justifica o tempo de serviço do trabalhador para ser beneficiário da Previdência Social é a apresentação da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) que todo ano os empregadores têm que encaminhar ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Como a Rais só passou a existir a partir de 1976 e os dados são informados pelas delegacias regionais do Trabalho e inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais, quem trabalhou antes disso só terá como prova a Carteira Profissional.
Em reunião na semana passada no CNPS, Manuel Dantas destacou que "há uma cultura do trabalhador brasileiro de recorrer à Justiça quando tem qualquer problema com o Instituto Nacional do Seguro Social". Ele disse que a Previdência Social é o foro apropriado para resolver as questões com o INSS. Segundo ele, recorrer ao Judiciário envolve demora nas soluções e alto custo para a União. De todos os precatórios pagos anualmente pelo governo, 85% envolvem ganhos de causa dos trabalhadores contra a Previdência Social.
O presidente do CNPS disse que vai lutar para melhorar a estrutura da área de recursos da Previdência, para agilizar a solução para o estoque de recursos que estão em tramitação. "Os trabalhadores pensam logo de saída em ir para a Justiça, porque não estão bem informados sobre as possibilidades de solução, no âmbito administrativo da Previdência Social".
Dantas disse que conta com o apoio do ministro Garibaldi Alves Filho para ampliar a estrutura do conselho de recursos. Ele lembrou que existem no país mais de 6 milhões de empregados domésticas que não têm carteira assinada. "Quando chegar a idade de aposentadoria, não terão como provar que trabalharam". Por isso chama a atenção para a importância de as donas de casa assinarem as carteiras de seus empregados domésticas, para que no futuro tenham proteção previdenciária.

Agência Brasil

Indústria do PR cobra política de longo prazo Incentivo à inovação, melhores linhas de financiamento e juros mais baixos são as reivindicações da Fiep ao governo federal. Para o titular da entidade, que se encontra amanhã em Brasília com a presidente Dilma Rousseff, medidas apresentadas até agora são bem-vindas, mas paliativas

As propostas que o governo federal vem apresentando para a indústria brasileira são muito bem-vindas e seguram o processo de desindustrialização do País, mas o setor precisa de uma política clara de médio e longo prazos. Quem diz isso é o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, que viaja hoje a Brasília onde se encontra amanhã com a presidente Dilma Rousseff.

Basicamente, a Fiep defende uma política de inovação, linhas de financiamento mais convidativas e juros mais baixos. ''O governo federal tem se mostrado sensível à indústria, mas o que nos preocupa é que são medidas emergenciais e paliativas'', afirma. As medidas, de acordo com ele, não permitem às empresas planejarem investimentos de longo prazo. 
via folha web 

Ocorrencias policiais

via a gazeta assai


CORNÉLIO PROCÓPIO: No início da madrugada do dia 01 de Abril, 00h50m, equipe PM deslocou até a Santa Casa onde constatou que uma mulher (acompanhante de um paciente) se encontrava bastante exaltada com uma das enfermeiras de plantão. Que o motivo da discussão e ameaças se deu pelo fato de ser solicitado para que a acompanhante permanecesse aguardando do lado de fora. Como a funcionária da Santa Casa se sentiu ameaçada, a equipe PM encaminhou ás partes para lavratura de TC.
CORNÉLIO PROCÓPIO: Às 23h05m do dia 01 de Abril equipe PM efetuava patrulhamento pela Rua Bento Ferraz de Campos, momento em que o condutor de uma motocicleta Honda CBX 250 Twister foi abordado, sendo constatado que o mesmo não era habilitado. Logo, encaminharam-no junto à motocicleta para as devidas autuações e demais procedimentos legais.
CORNÉLIO PROCÓPIO: Equipe PM deslocou ás 12h20m do dia 01 de Abril a determinado bar localizado na Avenida Bento Ferraz de Campos, onde efetuou a condução de dois indivíduos que haviam agredido fisicamente com um taco de sinuca a um terceiro homem que havia chegado ao bar. Que a vítima foi socorrida até a Santa Casa onde recebeu sete pontos no couro cabeludo. Por sua vez, os dois agressores foram conduzidos para o devido procedimento legal.
SERTANEJA: Compareceu ao DPM em data de 31 de Março, às 23h10m, o Sr Luiz Henrique, o qual passou a relatar que momento antes quando se encontrava no trevo de saída para Cornélio Procópio, cito a PR-160, Avenida Joaquim Luz; havia sido interpelado por quatro indivíduos encapuzados e armados, os quais lhe deram voz de assalto, e mediante agressões físicas e ameaças jogaram-no amarrado em uma mata a cerca de 50 metros de distância do local inicial do roubo. Que em seguida os quatro meliantes fugiram com a motocicleta da vítima, uma Honda CG 150 Fan, de placa ASW-9914, na cor cinza. Além do veículo foram roubados um aparelho celular, cartões de crédito, e documentos pessoais. Diante do fato, a rede de policiamento regional foi acionada persistindo diligências no intuito de elucidar o delito.
NOVA FÁTIMA: Em data de 31 de Março, ás 21h30m, equipe PM realizava policiamento ostensivo pela Rua Orquides, centro, quando um motociclista foi abordado, e, restando constatado que o mesmo não era habilitado, e também que a documentação do veículo se encontrava irregular. Portanto, condutor e motocicleta foram conduzidos para o devido procedimento legal.
NOVA FÁTIMA: Em data de 31 de Março, ás 22h08m, equipe PM deslocou até a Vila Verde, onde efetuou a prisão em flagrante de Joel Rocha, 26 anos, o qual foi localizado no exato momento em que perseguia pela Rua Ana Rizo Busquim, em posse de uma faca, a própria amásia de 35 anos. Esta, por sua vez, informou que se encontrava com escoriações pelo corpo devido à agressão sofrida ainda no interior da residência do casal, minutos atrás. Logo, a vítima foi encaminhada até ao Pronto-Socorro, sendo que o autor das agressões foi conduzido para lavratura de flagrante delito.
BANDEIRANTES: Por volta de 18h00 do dia 31 de Março, equipe PM logrou êxito em elucidar um furto ocorrido ás 02h00 da manhã do mesmo dia em uma residência da Vila Barbosa. Por ocasião de diligências e do tirocínio policial, a autora do furto residencial, Gisele de Paiva Silva, 30 anos, foi localizada homiziada na residência de um irmão na Vila Maria Alice. Uma vez surpreendida pela equipe de serviço à autora do delito confessou ter subtraído do interior da casa a quantia de R$ 1.500,00 reais em dinheiro, além de documentos pessoais da vítima (um homem de 65 anos), e também um relógio. Diante do fato, encaminharam-na para o devido procedimento legal, não sem antes a mesma esboçar resistência e desacatar a equipe PM.
SANTA MARIANA: Às 23h30m do dia 31 de Março, equipe PM deslocou até o Pronto-Socorro, onde foi informada que havia sido acudida com três disparos de arma de fogo (costa e perna) a vítima Cristiano de Souza Brito, popular “Ratinho”.  Que segundo a vítima o autor dos disparos seria um indivíduo por alcunha “Bolinha”, o qual reside no Distrito do Panema. Restam, entretanto, diligências no intuito de localizar o paradeiro do suspeito.

Teatro Guaíra, em Curitiba, será revitalizado, afirma governador do PR Beto Richa anunciou a reforma durante evento no sábado (31). Primeiro auditório do teatro, o Guairinha, foi inaugurado em 1954.

Do G1 PR
Teatro Guaíra, em Curitiba (Foto: Divulgação/Teatro Guaíra/Karin van der Broocke) 
Teatro Guaíra, em Curitiba (Foto: Divulgação/Teatro
Guaíra/Karin van der Broocke)
O governador do Paraná, Beto Richa, informou no sábado (31) que o Teatro Guaíra, em Curitiba, será revitalizado. O anúncio foi feito durante a inauguração de um monumento em homenagem à atriz paranaense Lala Schneider, que morreu em 2007. A escultura do rosto da homenageada foi instalada na Praça Santa Andrade, em frente ao teatro.
Segundo Richa, a abertura da licitação para contratar uma empresa responsável pela reforma, em um dos mais famosos teatros da capital, já foi autorizada. O governador ressaltou que o Teatro Guaíra é um dos grandes símbolos da cultura do estado e que há décadas aguarda por uma reforma completa. Ainda não há informação de quando a obra será iniciada.

A diretora do Guairão, Mônica Rischbieter, disse que o teatro ficará “novinho”.
Palco e plateia do Teatro Guaíra, em Curitiba (Foto: Divulgação/Teatro Guaíra/Karin van der Broocke) 
Palco e plateia do Teatro Guaíra (Foto: Divulgação/
Teatro Guaíra/Karin van der Broocke)
A construção do Teatro Guaíra foi iniciada em 1952. O projeto arquitetônico do atual do espaço é do engenheiro Rubens Meister. Dois anos depois, o primeiro de três auditórios foi inaugurado, local que hoje é conhecido como Guairinha. Em 1955, iniciaram as apresentações culturais.

O espaço total do Teatro Guaíra de 16.900 m² e com capacidade de 2.757 lugares foi inaugurado em agosto de 1975.
Durante o Fetival de Teatro de Curitiba, que é realizado na capital até o próximo domingo (8), os palcos do Teatro Guaíra recebem algumas das peças mais aguardadas pelo público.

Remédios do SUS terão nova embalagem


Foto: José Patrício/AE
Embalagens de remédios distribuídos pelo governo federal vão mudar. A alteração, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem como objetivo tornar mais fácil a identificação de produtos pelos pacientes.
“Recebíamos com frequência reclamações sobre a dificuldade de diferenciação das embalagens”, afirmou o diretor da Agência, Dirceu Barbano.
As novas regras também reforçam a proibição da venda do produto. Segundo Barbano, há registros pontuais de remédios distribuídos pelo governo que são vendidos ilegalmente. A arma para combater o comércio ilegal, completou, será as mudanças determinadas para rastreabilidade dos remédios.
A mudança foi estudada nos últimos dois anos pela Anvisa. As novas regras passam a valer para licitações feitas após 29 de setembro. A partir da data, todas as empresas que quiserem vender para o Ministério da Saúde terão de ter condições de fazer rotulagens com as novas regras.
Barbano estima que, com as novas regras, pelo menos cem diferentes tipos de remédios terão de alterar a embalagem. Isso se aplica tanto para caixas quanto para cartelas, ampolas, blísteres e frascos. Rótulos virão nas cores verde e amarela. O nome do princípio ativo será destacado. Atualmente, ocorre o oposto: o nome comercial tem visibilidade maior. Os rótulos trarão informações essenciais para garantir o uso correto do produto.
Com as mudanças, parte dos remédios vendidos em Farmácias Populares passará a ter o novo rótulo. “Como as compras para unidades próprias são feitas pela Fundação Oswaldo Cruz, parte dos produtos não será obrigada a seguir o padrão.”
Barbano diz que em dois anos os remédios com a nova embalagem serão maioria. A regra valerá para as drogas compradas pelo ministério e distribuídas em todo o País. Secretarias estaduais e municipais, se tiverem interesse, também poderão alterar o padrão para remédios comprados pelos governos locais.
O diretor da Anvisa disse que o processo para aprovação da mudança da embalagem na Anvisa será rápido. O fabricante solicita a alteração, automaticamente aprovada. “Se na fiscalização for detectado que informações do fabricante não estão corretas, ele poderá ser autuado.”
Cinco novas drogas passarão a ser distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde: dois remédios para pacientes com crescimento anormal da próstata (finasterina e doxasozina) e três fitoterápicos, um deles indicado para síndrome de cólon irritável (hortelã), outro para queimaduras e psoríase (babosa) e um para dor lombar (salgueiro).
Os remédios integram a nova Relação Nacional de Medicamentos (Rename), lista preparada pelo Ministério da Saúde com remédios distribuídos pelo governo. Até a versão anterior, eram incluídos apenas remédios de atenção básica. No novo formato, a relação inclui remédios para tratamento de doenças raras, vacinas e produtos de saúde.
“Isso dará mais transparência”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério, Carlos Gadelha. “O novo formato permitirá que toda a população saiba quais medicamentos o SUS oferece.”
Com a incorporação anunciada ontem, são 11 os fitoterápicos distribuídos pelo governo. A Rename é revista a cada dois anos.
via blog da joice

Estudo sugere que a fibra protege a mama, o pâncreas e o intestino

Da Revista Saúde
À primeira vista, alimentos como goiaba, cebolinha, cenoura, tangerina, soja, arroz integral e aveia não têm nada em comum. Mas, perdoe-nos pelo clichê, as aparências enganam. É que esses itens — e muitos outros — são carregados de fibras, substâncias valiosas. Entre seus feitos estão o estímulo da saciedade, a melhora do funcionamento do intestino e a proteção contra câncer nesse órgão. Agora a ciência acaba de apontar, veja só, que elas também previnem tumores no pâncreas e na mama. No mínimo.
Vem do Colégio Imperial de Londres e da Universidade de Leeds, na Inglaterra, o estudo que associou o consumo de fibras a uma menor incidência de tumores mamários. Para realizá-lo, os pesquisadores esmiuçaram 16 trabalhos sobre o tema. “Notamos que a ingestão diária de 10 gramas de fibras solúveis derruba em 26% o risco de o mal se desenvolver. Ainda não sabemos por que as insolúveis não promoveram o mesmo benefício”, conta Dagfinn Aune, líder do projeto.
Uma das hipóteses levantadas para explicar tal façanha é que as fibras reduziriam o estrogênio que perambula pelo sangue. É que elas prejudicam a ação de uma enzima responsável por quebrar o hormônio para facilitar sua absorção. Assim, boa parte dele vai embora junto com as fezes. Mas há um mistério: “Em pesquisas com cobaias, tanto as fibras solúveis como as insolúveis causaram esse efeito”, pondera a nutricionista oncológica Thais Manfrinato Miola, do Hospital A.C. Camargo, na capital paulista.
Se você está se perguntando por que é importante evitar picos de estrogênio, fique sabendo que ele incita a proliferação das células mamárias, independentemente de serem normais ou cancerosas. “Sabe-se que outros hormônios agem assim, ou seja, estimulam a multiplicação celular. Então, quando eles estão controlados, o risco de desenvolver câncer diminui”, explica Fábio Gomes, nutricionista do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Mais fibras, menos insulina
Só para constar, outro hormônio intimamente relacionado ao câncer de mama é a insulina, responsável por botar a glicose dentro das células. E as fibras dão um jeito nela também. Afinal, retardam o esvaziamento gástrico — em outras palavras, você fica com o estômago cheio por mais tempo —, o que torna a absorção de açúcar mais lenta. Diante disso, não há necessidade de ter um monte de insulina circulando.
E, por falar em barriga bem forrada, está aí outro fator que, indiretamente, é capaz de afastar a ameaça do câncer mamário. É que a obesidade e essa doença caminham lado a lado. Quando a dieta é rica em fibras, fica mais fácil escapar dos ataques à geladeira e, dessa forma, administrar o ponteiro da balança. “Mas, se uma mulher está 40 quilos acima do peso, não adianta só apostar nas fibras. O consumo isolado da substância não contrabalançará todos os outros problemas”, avisa Artur Katz, coordenador do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Já no Centro de Referência Oncológico de Aviano, na Itália, os cientistas voltaram suas atenções para a relação entre uma dieta campeã em fibras e o aparecimento de câncer no pâncreas. Para explorá-la, eles avaliaram a dieta de 326 pacientes diagnosticados com a doença e 652 indivíduos saudáveis. Foi quando notaram que o consumo da versão solúvel fez despencar em 60% a probabilidade de tumores surgirem no órgão. A insolúvel, por sua vez, diminuiu o perigo em 50%.
Ao que tudo indica, a partir do momento em que tais substâncias passam a controlar a produção e a liberação desenfreada de insulina, evitam não só o boom de células malignas nas mamas como também no pâncreas. “Isso não está 100% comprovado, mas é uma teoria que ganha força”, avalia Paulo Hoff, diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês. “E esse mecanismo provavelmente garante proteção contra vários outros tipos de tumores”, completa Fábio Gomes, do Inca.

Câmara comessa a discutir hoje o aumento dos professores

Da redação
Hoje entra na ordem do dia  a mensagem do prefeito, Luciano Ducci, que eleva a remuneração mínima do professor curitibano, com jornada de 20 horas, para R$ 1.434,62. O valor considera o reajuste, aprovado recentemente pela Câmara Municipal, de 10% concedido a todos os servidores municipais e mais 8,69%. Este índice, específico aos servidores da carreira do magistério, deverá se sobrepor ao primeiro, atingindo 19,56% a partir de 1º de abril.
O diferencial é fruto de negociações da prefeitura com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), que optou pela não adesão dos servidores ao Programa de Produtividade e Qualidade (PPQ). Dessa maneira, o valor que seria repassado à categoria como forma de gratificação foi incorporado ao salário, garantindo um aumento salarial de 19,56%.
via blog da joice

LEC esbarra na marcação e perde a liderança do returno

O Londrina esbarrou na forte marcação defensiva do Toledo e, sem jogar bem, empatou em 1 a 1 na tarde deste domingo (1º) no Estádio do Café, em confronto válido pela sétima rodada do returno do Campeonato Paranaense.
Com o resultado, o Londrina soma 16 pontos na classificação, perdendo a liderança do turno para o Coritiba, que triunfou sobre o Rio Branco, em Paranaguá, por 2 a 1 e chegou aos 18 pontos.

O Tubarão divide a segunda posição com o Atlético-PR, que também tem 16 pontos mas perde nos critérios de desempate.

"Não apresentamos um bom futebol e sabemos disso, mas também sabemos que podemos dar mais e conseguir atuar bem no próximo jogo contra o Operário", disse o atacante Warlley. "O Toledo marcou muito e dificultou nosso trabalho e não conseguimos fazer os gols. Pecamos no momento da conclusão", complementou.

Na próxima rodada, o Londrina encara o Operário, novamente no Estádio do Café. Já o Toledo, que somou oito pontos com o empate, atuará contra o Arapongas, fora de casa. Ambas as partidas serão disputadas no próximo domingo, dia 8.

JOGO – No primeiro tempo, a equipe comanda por Rogério Perrô fez uma forte marcação e dificultou as ações do Londrina, que não conseguia penetrar na defesa adversária. O time alviceleste assustou somente aos 22 minutos. Ayrton, em cobrança de falta, acertou a trave do goleiro Olveira.

Aos 31, o Toledo inaugurou o marcador. Fernando cometeu falta em Anderson dentro da área e a arbitragem anotou pênalti. Na cobrança, o Ferraz balançou as redes do arqueiro Danilo.

Em seguida, ao gol, o Londrina saiu em busca do empate. Aos 35, Bruno cobrou falta e Oliveira fez boa defesa antes da bola tocar na trave. No rebote, o Londrina não conseguiu aproveitar. No restante do período, o Tubarão ameaçou somente nas cobranças de falta.

César Augusto / Equipe Folha

No segundo tempo, Cláudio Tencati tirou o meia Silvinho e colocou o atacante Joel, com o objetivo de sufocar ainda mais o adversário. Porém, o Toledo quase ampliou aos três minutos com Joelson.

Dez minutos depois, veio o gol de empate. Depois de boa troca de passes entre Bruno e Joel, o meia chutou e o goleiro Oliveira defendeu. No rebote, o atacante camaronês tocou para o fundo das redes. Em seguida ao empate, o Londrina começou a pressionar o rival, mas sem êxito.

Aos 38, após cobrança de escanteio, o zagueiro Rodrigo tentou chutar e perdeu um gol incrível que decretaria a vitória da equipe visitante. Nos acréscimos, o Tubarão ainda pressionou em cobranças de escanteio e cruzamentos na área, mas não conseguiu a virada.

PROTESTO – O jogo entre Londrina e Toledo teve a presença de 5.882 mil torcedores. Antes do início do confronto, eles protestaram com narizes de palhaço, demostrando insatisfação contra a Federação Paranaense de Futebol devido aos erros de arbitragem na partida entre Coritiba e Londrina, na última quarta-feira, na capital paranaense.
via bonde