segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mais um carregamento de cigarros é apreendido no interior de Entre Rios do Oeste.

No início da noite de ontem, agentes da Polícia Federal, apreenderam no interior do município de Entre Rios do Oeste, na comunidade de Vista Alegre, grande quantidade de cigarros, de origem estrangeira.
Cerca de 400 caixas de cigarros foram apreendidas durante a operação.
O contrabando foi encaminhado para a receita federal e não existem informações sobre prisões.
A apreensão foi feita pela equipe da Delegacia de Polícia Marítima de Foz do Iguaçu.

(Rádio Educadora)

Ministério Público faz alerta sobre e-mails falsos

Ministério Público do Estado do Paraná e o Ministério Público Federal emitiram em conjunto um alerta sobre a circulação de um falso e-mail em nome do Ministério Público, com suposta intimação para comparecimento em audiência.
O conteúdo da mensagem induz o usuário a clicar em um link.
Ao clicar no link, um programa invade o computador e captura informações pessoais, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito, é automaticamente instalado na máquina.
O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal esclarecem que não utilizam mensagens eletrônicas para fazer qualquer tipo de intimação ou notificação e orienta que os falsos e-mails sejam apagados imediatamente, sem que sejam abertos. Caso o e-mail já tenha sido aberto, o usuário não deve, em hipótese alguma, clicar em links ou autorizar a instalação de programas recebidos por meio da mensagem.
Acesse www.administracao.mp.pr.gov.br para ler algumas dicas do Departamento de Tecnologia da Informação do MP-PR sobre segurança na internet.




(Eraldo Ferraz/com Assessoria)

Paraná em Ação realizou mais de 50 mil atendimentos em Toledo

Foi realizado em Toledo no último fim de semana mais uma edição do Programa Paraná em Ação.
De sexta-feira, 27, a domingo, 29, cerca de 17 mil toledanos aproveitaram o fim de semana para confeccionar documentos, fazer exames de saúde e prestigiar as atividades recreativas.
O evento, que também ofereceu serviços gratuitos, desde emissão de documentos, regularização de divórcios, encaminhamentos para casamento coletivo, a atividades culturais, recreativas, educacionais e exames preventivos de saúde, aconteceu no Centro de Eventos Deziré Resfoco.
No total, foram realizados 54.227 atendimentos.
A ação contou com a colaboração de 300 pessoas, entre funcionários do município, do estado e voluntários.
Segundo o último levantamento realizado em 2011, em Toledo foi realizado o maior mutirão de serviços, superando Curitiba, com 12 mil pessoas e Maringá, com 14 mil.
O Programa Paraná em Ação tem por objetivo oferecer serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social da população.
Até o final de 2011 o Programa da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade do Estado recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas e realizou mais de 5,5 milhões de atendimentos, em 95 edições organizadas em diversas regiões do Paraná.


(Eraldo Ferraz/com Assessoria)

Mais um ataque de onça preocupa agricultores de município do oeste.

O proprietário de um sítio se assustou quando foi tratar o gado em Santa Tereza do Oeste.
De acordo com Auzenir Antônio Renosto, quando ele chegou ao local se deparou com uma vaca morta. Segundo o agricultor, a vaca foi vítima de uma onça, que está atacando o gado já há algum tempo.
Auzenir acionou o instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para tomar providência sobre o caso, porém segundo os técnicos, os responsáveis pela situação são os próprios donos das terras.
Orientados pelo Instituto Chico Mendes, eles devem cercar a área.
Um felino, com aproximadamente quatro anos, já foi recuperado no início deste ano por uma equipe do Projeto Carnívoros do Iguaçu, na mesma propriedade quando atacou e matou um bezerro.
Após a implantação de um chip no animal, ele foi solto.

(Rádio Educadora/Com Catve)

Governador Beto Richa pede desculpas por declarações sobre a Polícia Militar.

O governador Beto Richa pediu desculpas publicamente sobre a declaração dada na semana passada, de que a exigência de curso superior para policiais militares resultaria em insubordinações na tropa.
Tenho humildade suficiente para reconhecer um erro e pedir desculpas.
Foi o primeiro grande deslize que cometi na minha vida pública, fui pego de surpresa na entrevista e cometi um ato falho, disse Richa.
Não é o que eu defendo, não é o que eu penso, disse ontem o Governador do Paraná.
Apesar das desculpas, Richa disse ter sido mal interpretado.
Ele afirmou que não podemos restringir e discriminar jovens que tem o desejo de entrar na polícia militar.


(Rádio Educadora/Com Inf. Bonde)

Ministério Público oferece denúncia contra ruralista que matou policial em Cascavel.


O Ministério Público Estadual ofereceu denuncia hoje(30) contra Alessandro Meneghel em virtude do crime cometido contra o Policial Federal Alexandre Drummond.
Os autos já encontram-se conclusos no gabinete do Juiz de Direito de Cascavel para o recebimento da denúncia.
O agente da Polícia Federal de Cascavel, Alexandre Drummond Barbosa, foi morto com tiros de pistola e espingarda calibre 12, na madrugada do último dia 14, em frente uma casa noturna, na Rua Paraná, no centro de Cascavel, região Oeste do Paraná.
Socorristas e o médico do Siate chegaram a prestaram atendimento ao policial, mas ele não resistiu os ferimentos e morreu na ambulância, antes de chegar no hospital.
O ruralista Alessandro Meneghel foi preso em seguida e assumiu a autoria do crime.
Ele encontra-se preso na penitenciária de Catanduvas.

(Rádio Educadora)

Eleições se aproximam, e deputados começam a aparecer


Com a proximidade das eleições municipais de outubro de 2012, o deputado federal Ratinho Júnior começa a aparecer em visita a Assaí.
Nas eleições de 2010, ele havia conquistado mais de mil votos na cidade. No entanto, até agora não se tem notícia do que o deputado conseguiu fazer por seus eleitores assaienses.
Bem verdade, tal postura não é apenas privilégio do deputado Ratinho Júnior, de Curitiba.
O eleitorado assaiense também desconhece a atuação principalmente dos deputados João Arruda (Curitiba), Luiz Nishimori (Maringá), Alfredo Kaefer (Cascavel) e de André Vargas (Londrina) – que tiveram votos na cidade.
Por ocasião da candidatura a deputado estadual e depois federal, o atual prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto (PDT) havia conquistado também mais de mil votos em Assaí.
Quanto à sua atuação, tem-se notícia de apenas  emendas parlamentares de Barbosa Neto voltadas à implantação de um barracão ecológico (no valor de R$ 140 mil) e obras de recape asfáltico principalmente em ruas da Vila Prudêncio (R$ 100 mil).
No que se refere a deputados com boa votação na cidade, se seu trabalho não tem aparecido perante a comunidade é culpa também dos prefeitos.
No intuito de prestigiar os deputados de sua base (no caso de Assaí, o federal Alex Canziani, e o estadual Luiz Cláudio Romanelli), muitas vezes alguns prefeitos até ignoram emendas apresentadas por outros parlamentares.
Por essa razão, do próximo prefeito, espera-se que, logo após as eleições, ele possa convocar os principais representantes da cidade junto à Assembléia Legislativa do Paraná e Câmara dos Deputados para  discussão de um projeto estratégico para Assaí e cidades da região.
É preciso esquecer bandeiras, partidos e ideologias políticas, para que, juntos, possamos avançar rumo a um local melhor para se viver.

Nany Maia pretende ser candidata a vereadora nessas eleições


Luma, Renata, Nany Maia, Loane, Leidy, Vivian e Paulinha

A jovem assaiense Eliana Maia, a Nany, pretende ser candidata a vereadora nas próximas eleições de 7 de outubro de 2012.
Ela decidiu colocar o nome como pré-candidata a vereadora pelo PSD (Partido da Social Democracia) após convite feito por lideranças políticas da cidade, acompanhado do apoio da família e manifestações favoráveis da parte de amigos e conhecidos.
Seu partido - o PSD - tem como presidente do diretório municipal o ex-vereador Luiz Minoru Shirai, que faz parte do grupo que apóia a chapa dos pré-candidatos Luiz Alberto Mestiço, do PSDB (prefeito) e Mário Sato, do DEM (vice-prefeito).
Ainda na condição de estreante na vida política, o nome de Nany Maia tem tido uma boa aceitação principalmente entre as mulheres que querem participar do processo eleitoral, desejando que suas vozes sejam ouvidas e também anseiam por uma representação feminina na Câmara de Vereadores.
Ela - que é colaboradora do portal Revelia - tem também um pé na política por parte de família, uma vez que sua irmã Ivone Maia Baroto já atua em seu segundo mandato como vereadora de Jataizinho (PR).
Na noite desta segunda-feira, 23, a pré-candidata a vereadora de Assaí, Nany Maia, se encontrou com um grupo de amigas na Pizzaria Supimpa, onde discutiu política e ouviu sugestões para seu projeto político.

Dois morrem em grave colisão na BR-369 Motorista entrou na contramão após abastecer em posto de gasolina no local



Duas pessoas morreram em um grave acidente por volta das 5h30 desta segunda-feira (30), nas proximidades da Sadia, na rodovia BR-369. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Cambé, um veículo Gol, de Londrina, parou para abastecer no posto de gasolina que fica no local e, ao retornar para a pista, entrou na contramão, colidindo frontalmente com uma picape Strada, com placas de Arapoti.
Os dois passageiros do Gol, Vanderley Vaio e Aldo Hiroshi Inoi, morreram no local. O motorista foi encaminhado à Santa Casa de Cambé e passa bem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a picape pegou fogo após a colisão, mas o motorista já havia sido retirado do veículo e encaminhado ao hospital.
O trânsito no local foi normalizado por volta das 8 horas.
jornal de londrina 

Morte do jornalista no MA foi planejada, diz secretário

Jornalista e Blogueiro, Décio de Sá foi morto a tiros em restaurante no Maranhão

A juíza Alice de Souza Rocha decretou a prisão temporária de Fábio Roberto Cavalcante Lima e de Valdênio José da Silva. Os dois são suspeitos de participar do assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido na segunda-feira (23) em um bar em São Luís do Maranhão, ao dar fuga ao executor do homicídio. A Justiça maranhense também autorizou a polícia a fazer uma operação de busca e apreensão nos endereços dos dois suspeitos.
De acordo com a sentença judicial, os policiais que investigam o crime chegaram à dupla por causa de informações via Disque-Denúncia e depoimentos de testemunhas que viram o crime e a fuga dos executores do jornalista. A sentença informa que Fábio já tem uma condenação na justiça maranhense. A dupla havia sido presa na noite de quarta-feira (25) em uma casa em uma favela de São Luís.
Ainda na manhã desta sexta, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluízio Mendes, decretou sigilo nas investigações. Mendes disse, em entrevista coletiva, que o crime é de difícil solução, que as investigações contam com apoio da Polícia Federal e que Décio não saiu da sua rotina normal no dia em que foi assassinado.
“Só iremos divulgar alguma informação assim que tivermos algo concreto. Qualquer informação desencontrada pode atrapalhar a nossa investigação. Quem executou o jornalista Décio Sá é arquivo vivo”, comentou Mendes. Na coletiva, Mendes afirmou que o jornalista não foi atraído para o local do crime. Segundo ele, os executores do homicídio estudaram a rotina diária do jornalista. O crime foi “meticulosamente planejado” e não foi montado em 24 horas.
O secretário disse ainda que estão sendo analisados mais de 22 mil itens recolhidos durante as investigações. “Temos mais pessoas envolvidas nesse assassinato, e vamos chegar a todas elas”, disse o secretário.
estadão 

Dilma convida Brizola Neto para assumir Ministério do Trabalho

Brizola Neto (à esq.), convidado para assumir o Ministério do Trabalho, ao lado do ex-ministro Carlos Lupi
Após conversar com o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, a presidente Dilma Rousseff convidou nesta segunda-feira (30) o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) para assumir a pasta.
Brizola Neto é favorito para o posto há meses, mas enfrentava resistência dentro de seu próprio partido, que comanda o ministério.
Dilma queria nomear o ministro hoje para evitar passar o feriado do Dia do Trabalho sem um titular na pasta.
Lupi comandou o posto desde o governo Lula, mas teve de deixar a pasta no ano passado. Desde então, o ministério é tocado interinamente por Paulo Roberto Santos Pinto.
1º DE MAIO
A escolha ocorre um dia antes das comemorações do Dia do Trabalho, nesta terça-feira (1º).
Dilma não deve participar das comemorações em São Paulo. Enviará Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) em seu lugar e fará pronunciamento em rede nacional de rádio e TV.

Novo sistema de pedido de visto para os EUA começa a funcionar

Do G1
Começou a funcionar nesta segunda-feira (30) o novo sistema de cadastro para solicitação de vistos para os Estados Unidos. O pedido pode ser feito pela internet. Os solicitantes vão receber um número para monitorar o andamento do pedido em seu passaporte – se já foi liberado, se ainda está tramitando etc. Quem fez o agendamento para antes do dia 31 de maio poderá ser atendido pelo sistema antigo, caso queira.
Desde 2009, São Paulo é o maior emissor de vistos para turistas do mundo, segundo o Departamento de Estado dos EUA. Foram pedidos 945 mil documentos no ano passado, 51% a mais do que em 2010. A expectativa do consulado norte-americano em São Paulo é conseguir processar até 1,8 milhão de pedidos de visto por ano até 2013.
Além disso, a inauguração de dois novos centros de solicitação de vistos para os Estados Unidos deve reduzir o tempo de espera do documento pela metade, segundo o cônsul-geral dos EUA em São Paulo, William Popp. “Hoje leva em torno de 40 dias para tirar o visto. Temos o objetivo em 2012 de chegar a um tempo de espera de menos de 20 dias com o novo sistema”, ressaltou.
Os postos vão ser abertos ao público a partir de 7 de maio, em dois endereços: na Avenida José Maria Whitaker, 370, no bairro da Saúde, Zona Sul; e na Avenida São Gualter, 308, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste.
A criação dos postos faz parte de um plano maior, de divisão do pedido de visto em duas etapas. Até agora, o solicitante em São Paulo era obrigado a ir até o consulado dos EUA, localizado na Zona Sul, e gastar em média três horas com fila, entrega de documentos, recolhimento de digitais, fotos e outros procedimentos. Agora, ele agenda duas datas – uma para entregar os papéis e as digitais e outra para fazer a entrevista com o vice-cônsul americano.
A expectativa do Departamento de Estado dos EUA é reduzir a espera para no máximo 30 minutos nos novos postos. A instituição admite que podem ser formadas filas, mas que a espera de tempo deve ser reduzida ao longo do ano, ao mesmo tempo em que a capacidade de atendimento vai crescer.
Somados, os dois centros de visto terão 49 balcões de atendimento, mais do que o dobro dos 20 atualmente disponíveis no consulado. “Dividir as duas funções vai nos dar capacidade para atender mais pessoas no mesmo espaço. Até agora, chegamos quase no limite [de lotação]“, afirma Popp.
O solicitante passará a pagar uma taxa única pelo visto, de US$ 160. O pagamento poderá ser feito por boleto gerado no site ou telefone, diferentemente do que ocorre hoje, em que é obrigatório pagar no Citibank com o passaporte.
Quem for pedir visto também não precisa mais se preocupar em levar foto 5×7, que passarão a ser tiradas no centro de atendimento, sem custo. É obrigatório para todos que forem retirar o visto pela primeira vez fazer uma entrevista com um vice-cônsul, que precisa ser agendada até oito dias após a entrega dos papéis nos novos postos. Quem estiver renovando o documento vencido fica isento de fazer a entrevista em quase todos os casos.
O gerenciamento dos novos postos é terceirizado e vai ser feito por uma empresa americana, a CSC, que é a mesma que cuida do sistema em outros países, como México e Chile. A meta é atender até 4,5 mil pedidos de visto por dia até o fim de junho, 30% a mais do que a média atual de 3,5 mil, afirma o cônsul-geral.
Os novos postos de atendimento vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. Além de São Paulo, que terá duas unidades, haverá postos no Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. O sistema de Minas Gerais está em fase de implantação, enquanto em Brasília a embaixada vai adotar a mudança em data não definida.

120 mil paranaenses ainda nao enviaram declaração de IR


Mais  da metade do dia já se passou e, cerca de 120 mil paranaenses ainda não enviaram a declaração do Imposto de renda 2012. Quem ainda não mandou tem até às 23:59h de hoje, para encaminhar.

Idosa leva garrafada na cabeça em Rolândia

Uma idosa de 63 anos foi agredida, por volta das 15h deste domingo (29), na residência onde mora, na rua Lagoa Negra, no jardim do Lago, em Rolândia.

Irene Aparecida de Moraes levou uma garrafada na cabeça do próprio marido. Após desferir o golpe, o homem tentou enfiar parte do objeto no tórax da idosa.

Familiares que estavam na casa conseguiram apartar a briga e evitar uma tragédia. Irene sofreu um corte extenso na testa e ferimento superficial no tórax.

Ela foi atendida por socorristas do Siate e encaminhada para o Hospital São Rafael. O agressor foi levado à Delegacia de Rolândia para prestar esclarecimentos.
bonde

Assessora de Eloir, cunhada de Bonato depõe no Gaeco

Duas pessoas prestam depoimento no Gaeco, na sede do Ministério Público de Londrina na manhã desta segunda-feira (30). Segundo informações da rádio CBN Londrina, o vereador Roberto Kanashiro (PSDB) e Silvana Bonato falam na posição de testemunhas sobre a investigação no caso de suborno, denunciado pelo vereador Amauri Cardoso (PSDB).

Silvana é funcionária do gabinete do vereador Eloir Valença (PHS) desde 2010 e cunhada de Ludovico Bonato, preso em flagrante na última semana, acusado de negociar propina juntamente com o ex-secretário Marco Cito na tentativa de evitar a abertura de uma CP contra o prefeiro Barbosa Neto.

Na saída do MP, Kanashiro disse à imprensa que foi questionado durante o depoimento se tinha conhecimento sobre as reuniões entre Cito e Bonato com Amauri Cardoso. Segundo o vereador, ele foi surpreendido pelas denúncias e afirmou que durante todo o mandato nunca foi abordado por ninguém relacionado à administração de Barbosa Neto.

Já a saída de Silvana foi bastante tumultuada. Ela não quis falar com a imprensa e apenas declarou que não tem nenhuma ligação com o possível pagamento de propina. Silvana deixou o MP acompanhada da chefe de gabinete do vereador Eloir Valença.

Por volta das 11h, os vereadores Joel Garcia e Marcelo Belinati chegaram à sede do Gaeco também para prestar esclarecimentos sobre o caso. Além dos dois devem dar depoimento ao delegado Alan Flore nesta segunda os vereadores Roberto Fu, Gerson Araújo e Eloir Valença. Sebastião dos Metalúgicos que também deveria prestar depoimento hoje pediu para ser ouvido na quarta-feira, pois está viajando. (Com informações da CBN Londrina)

domingo, 29 de abril de 2012

Londrina perde no último jogo do Estadual


Sem vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, o Londrina cumpriu tabela e despediu do Paranaense com derrota diante do Rio Branco, pelo placar de 1 a 0, no Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá, em confronto válido pela última rodada do returno do Estadual. O Tubarão encerra o Estadual com 30 pontos enquanto o Leão da Estradinha ficou com 27.

Com o encerramento do Estadual, o Londrina entrará de férias e só retornará com o futebol profissional na próxima temporada. Em entrevista coletiva, o comandante Cláudio Tencati afirmou que o clube trabalhará a base em amistosos e em competições internacionais para que novos jogadores surjam para o Estadual do ano que vem. Além disso, o treinador enfatizou que o Tubarão terá a mesma base deste ano para a próxima temporada.



EMPRÉSTIMO
– A diretoria do Londrina confirmou que o lateral-direito Ayrton foi emprestado até o final do ano para o Coritiba. O ex-capitão do Tubarão deverá retornar ao clube para atuar no Estadual da próximo temporada.

Com informações do repórter André Bueno, do Portal Bonde.
Redação FolhaWeb

Redução de juros diminuiu poder de barganha Com a queda na diferença de valores cobrados em financiamentos, nem sempre vale a pena trocar de banco

São Paulo - A redução da diferença de juros cobrados entre os bancos na taxa de financiamento de veículos diminuiu o poder de barganha do consumidor. Numa simulação de um financiamento de um veículo de R$ 30 mil em 24 meses, a diferença das parcelas mínimas que variavam em quase R$ 70 ao mês caiu para R$ 16,75. ''Por esse levantamento não vale a pena trocar de banco'', disse Samy Dana, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e responsável pelo cálculo. Em números porcentuais, a diferença entre as taxas passou de 0,40 ponto ao mês para apenas 0,10 ponto porcentual.

A taxa para financiamento de veículos foi reduzida pelos principais bancos do País. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, para terem as menores taxas do mercado, já reduziram duas vezes os juros da modalidade neste mês. ''A burocracia para a portabilidade é grande e o consumidor tende a manter a taxa no banco em que ele já tem o relacionamento'', afirmou Dana.

Na avaliação do professor da FGV, com as reduções das taxas de juros para o financiamento, o maior risco pode ser um aumento dos preços dos automóveis.

Segundo Otto Nogami, professor de economia do Insper, a queda na diferença das taxas reduz a atratividade da portabilidade. ''À medida que tem uma convergência das taxas, é lógico que a portabilidade começa a não valer tanto mais a pena'', afirma.

Para Nogami, porém, é preciso levar em conta que a pressão crescente do governo em cima dos bancos pode mexer com essa igualdade no mercado, já que as instituições financeiras podem começar a oferecer condições melhores para atrair o cliente na troca de banco. ''O ideal mesmo é que o correntista coloque na ponta do lápis e analise se haveria uma compensação significativa na troca de banco.''

Uma pesquisa da Proteste divulgada na semana passada já apontou que os correntistas dos bancos estão enfrentando dificuldade na hora de conseguir um juro mais baixo na própria instituição. A redução só tem ocorrido para novos clientes - os bancos negaram.

Crédito imobiliário

A redução recente dos juros para o financiamento imobiliário também pode ser limitada. Na quarta-feira passada, a Caixa Econômica Federal - responsável por 75% do mercado - reduziu o juro do imóvel em até 21%.

Para realizar a portabilidade, pesa sobre a transferência uma taxa que pode variar entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, de acordo com o Secovi-SP. ''É preciso considerar que o correntista já tem um relacionamento com o banco atual. Precisa ver se realmente convém'', afirma Flávio Prando, vice-presidente do Secovi-SP.

Para ele, só em casos ''muito especiais'' a mudança de banco vai valer a pena na hora de buscar um contrato de financiamento imobiliário no banco. ''É preciso analisar o quanto vai se economizar na nova prestação, para checar se vale a pena pagar o custo'', diz Prando. Ele recomenda que quem deseja iniciar um financiamento deve pesquisar entre vários bancos para checar qual a melhor condição. ''O cliente deve prestar atenção na parcela'', afirma.

Prando acredita que as demais instituições financeiras também deverão se movimentar e reduzir os juros para o crédito imobiliário. ''Os bancos enxergam os clientes de crédito imobiliário de forma muito importante. Normalmente é um cliente que fica por 20 anos e tem um único custo de captação.''

Na avaliação do vice-presidente do Secovi, as redução das taxas foram positivas e não devem aumentar o valor do imóvel.
Luiz Guilherme Gerbelli
Agência Estado

Cerca de 3,7 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do IR; prazo termina amanhã

O prazo para envio da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física termina amanhã (30), mas, mesmo assim, 3,73 milhões de contribuintes ainda não acertaram as pendências com o Fisco. Até as 9h de hoje (29), balanço da Receita Federal mostrava a entrega de 21,27 milhões de declarações - aproximadamente 85,08% do total estimado para este ano (25 milhões).

"Faltam muitas declarações até o final do prazo que é amanhã. Quem não enviou é bom se apressar para não enfrentar surpresas de última hora, como a falta de documentos com as informações bancárias, por exemplo ", alerta o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

De acordo com Joaquim Adir, nesses casos, os extratos bancários para o preenchimento da declaração que não foram enviados pelos Correios pelas instituições financeiras estão disponibilizados na internet no site do banco. Para acessá-los, informou, basta o contribuinte utilizar a senha e os dados usados para verificar a conta bancária.

O prazo para a entrega começou no dia 1º de março e termina amanhã (30). A multa pelo atraso na entrega é R$ 165,74. Se o contribuinte estiver em dívida com o Fisco, poderá ser penalizado em até 20% do imposto devido, com o risco de ter o número do CPF suspenso. Caso tenha restituição, a multa será deduzida da restituição.

O programa gerador da declaração está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte também deve baixar o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, no mesmo endereço. A declaração pode ser enviada pela internet ou entregue em disquetes de computador nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, sempre respeitando o horário de atendimento das agências.

Um tutorial na página da Receita Federal pode auxiliar o contribuinte a preencher a declaração. No site ainda é possível encontrar uma lista de perguntas e resposta para tirar as dúvidas mais frequentes.
Agência Brasil

Jovem de 19 anos é baleada durante tentativa de assalto em Londrina

Uma jovem de 19 anos foi baleada por volta das 21h de sábado (28) durante uma tentativa de assalto no Jardim Tropical, zona norte de Londrina. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a vítima informou que havia descido do ônibus quando foi abordada.

Ela foi atingida na região do tórax e encaminhada para o Hospital Universitário de Londrina. De acordo com os socorristas, a bala transfixou e não atingiu os órgãos vitais da vítima. Segundo a jovem, que foi atendida em uma residência do bairro, ela estava indo visitar alguns amigos quando foi baleada.

Com informações do Portal Bonde

Mulher de 63 anos é agredida com garrafadas em Rolândia

Irene Aparecida de Moraes, 63 anos foi agredida uma garrafada na cabeça do próprio marido, na tarde de hoje (29), no Jardim do Lago, na cidade de Rolândia, norte do Paraná. Após desferir o golpe, o homem teria tentado ferir o tórax da vítima com os cacos de vidro.

Familiares que estavam na casa conseguiram apartar a briga. Irene sofreu um corte extenso na testa e ferimento superficial no tórax. Ela foi atendida por socorristas do Siate e encaminhada para o Hospital São Rafael. O agressor foi levado à Delegacia de Rolândia para prestar esclarecimentos.

Com informaç]ões do repórter Guilherme Batista do Portal Bonde.
Redação FolhaWeb

UEL retoma atividades somente quarta-feira


As atividades nos Centros de Estudos, Administração, Pró-Reitorias e demais unidades da UEL estarão suspensas nesta segunda (30) e terça-feira (1º de maio), em virtude do feriado nacional do Dia do Trabalho.

Neste período o atendimento será mantido somente nos chamados serviços essenciais ou de emergência, como Hospital Universitário e Veterinário, além da segurança patrimonial.

As atividades serão retomadas na quarta-feira (2), a partir das 8 horas. O recesso acadêmico e administrativo está previsto no Ato Executivo baseado em Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que estabeleceu o cronograma das atividades acadêmicas para o ano letivo 2012.
Redação FolhaWeb com Agência UEL

Acidente grave interdita BR-116 perto de Mandirituba Duas pessoas morreram na colisão

Um acidente grave interdita a  BR-116 nos dois sentidos do quilômetro 147, entre Mandirituba e Areia Branca, na tarde deste sábado (28). Um caminhão e um automóvel bateram de frente, por volta das 14h30. O motorista e o passageiro do carro morreram na hora.
O caminhão estava carregado com papelão e pegou fogo. O Corpo de Bombeiros estava no local e tentava controlar o incêndio, por volta das 15h15.
Há  7 quilômetros de congestionamento no sentido Curitiba-Porto.

Tenente da PM invade hospital atrás de bandidos e mata dois pacientes Ele buscava assassino de irmão e matou dois pacientes

Em Aracaju, Genilsom Alves invadiu o maior hospital público do estado na caça de assaltantes e acabou matando dois pacientes. Ele buscava o assassino do irmão, que estava ferido.
 A viúva de Márcio Alberto Silva Santos, ainda tenta entender o que aconteceu. O ajudante de obras, de 30 anos, procurou o hospital após sofrer um acidente de moto.

A confusão começou durante um assalto em que o irmão de um PM foi morto e dois bandidos ficaram feridos. Eles foram levados a um hospital público de Aracaju, o maior de Sergipe.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
 O policial, irmão da vítima, acompanhado de dois homens, invadiu o hospital e reconheceu um dos assaltantes. Eles começaram a atirar. No tiroteio, mataram um suspeito e outras duas pessoas que aguardavam atendimento médico.

Dois homens estão presos em uma delegacia em Aracaju, eles teriam entrado com o tenente no hospital para dar cobertura. Já o tenente Genilsom Alves está foragido. A polícia não tem pistas dele.

O comando da PM de Sergipe informou que todos os policiais fardados que estavam dentro do hospital serão ouvidos durante as investigações.

Paraná abre primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre A expectativa do Governo do Estado é imunizar 4,3 milhões de cabeças

Secretário inicia campanha (foto: Chuniti Kawamura/ANPr.)
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto  Ortigara, lançou neste sábado (28), em Castro, a primeira etapa da campanha  estadual de vacinação contra a febre aftosa. Todos os bovinos e bubalinos de até  24 meses de idade devem ser vacinados entre os dias 1° e 31 de maio. A  expectativa do Governo do Estado é imunizar 100% dos animais nessa faixa etária,
o equivalente a 4,3 milhões de cabeças.
A vacinação deve ser comprovada  pelos produtores até o dia 31 de maio, nas unidades veterinárias da secretaria.
O produtor que não vacinar seus animais será multado em R$ 101,84 por cabeça. A  próxima etapa da campanha será realizada em novembro.
Para Ortigara, a  mobilização representa um desafio para o Governo do Estado e o setor produtivo,  que buscam o reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem  vacinação. “Essa é uma medida que vai dar segurança aos mercados mais  disputados, que querem comprar carnes de locais com plena sanidade”, afirmou.

Segundo o secretário, o Paraná está na reta final para entrar com o  pedido de reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação. A solicitação  será encaminhada após uma avaliação técnica sobre o desempenho dos serviços de
sanidade e das condições do rebanho paranaense – o que deverá ocorrer após a 0 realização das duas etapas da campanha de 2012.
“A febre aftosa é uma  doença contagiosa, que causa prejuízos econômicos sérios aos produtores. Por
  isso, o custo da vacina não deve doer no bolso. Doerá mais se o produtor deixar
de vacinar e colocar em risco toda a estratégia do Estado”, afirmou.
 Ortigara ainda destacou a criação da Agência de Defesa Agropecuária  (Adapar), autarquia que será vinculada à secretaria e vai atuar nos serviços de  sanidade e inspeção da produção agropecuária. “O governo vai contratar, via
concurso público, cerca de 500 profissionais que serão fiscais e educadores. A  ideia é educar os produtores primeiro, para depois autuar os refratários”,
disse.
PRODUTORES – O lançamento da campanha aconteceu na chácara  Salomons, de propriedade de Charles Salomons, especializada em gado leiteiro.  “Vacinar os animais é um investimento, não um custo”, afirmou o produtor.

“Estamos cientes de nossa responsabilidade. Sabemos que, sem sanidade,  não conseguiremos mercado”, disse Franz Borg, presidente da cooperativa  Castrolanda. “Não adianta nada um produtor vacinar e o vizinho, não”,  acrescentou Roelof Hermannes Rabbers, presidente do Conselho Municipal de  Sanidade de Castro. Segundo ele, o conselho fará uma parceria com o sindicato
rural da região para ampliar a mobilização entre os produtores.

Cinco pessoas morrem em acidente com três veículos na região de Cianorte Conforme a PRE, o Astra teria saído para fazer uma ultrapassagem na terceira faixa

Cinco pessoas morreram  em uma ficou ferida em um grave acidente ocorrido por volta das 7h deste sábado (28), na PR-323, no trecho entre Tapejara e Cianorte (a 80 km de Maringá). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu nas proximidades do Rio do Índio, e  envolveu três veículos: um Astra, um Celta e uma van Fiat Ducato.
Conforme a PRE, o Astra teria saído para fazer uma ultrapassagem na terceira faixa, quando bateu de frente com o Celta. A van, que vinha logo atrás do Celta, bateu em sua traseira.
Um adolescente de 13 anos chegou a ser encaminhado ao hospital em estado gravíssimo, mas não resistiu aos ferimentos. Com a morte do adolescente, o número de vítimas fatais subiu para cinco.
As outras quatro pessoas morreram ainda no local do acidente, que aconteceu por volta das 7h, no km 240, no trecho entre Cianorte e Umuarama. Para a Polícia Rodoviária Estadual, a chuva que caía na região no momento do acidente pode ser uma das causas da batida.
O pai do adolescente, de 45 anos, está internado na Santa Casa de Cianorte em estado gravíssimo.
As informações são do site O Diário.

Chuva atinge estradas que ligam Curitiba às praias e a São Paulo vimento neste sábado deve chegar a 11 mil veículos na BR- 277

O tempo é chuvoso ao longo da BR-277, BR-116/PR e BR-376/PR. A orientação das concessionárias e da Polícia Rodoviária Federal aos usuários para que redobrem a atenção e reduzam a velocidade, devido às pistas molhadas.
Neste momento, o tráfego segue sem retenção em ambos os sentidos (Curitiba e Palhoça) das rodovias BR-101/SC, BR-376/PR e BR-116/PR.

Neste sábado (28), motoristas encontram movimento normal nas estradas que ligam Curitiba ao litoral do Paraná (BR 277, PR 508 e PR 407). Durante o feriado, por volta de 80 mil veículos devem circular nos dois sentidos da rodovia, sendo que 11 mil já devem descer hoje rumo ao litoral paranaense pela rodovia. O fluxo nesta manhã é de 600 carros por hora, o que não chega a causar lentidão em nenhum ponto da estrada.
Já no domingo (29), a previsão é de movimento um pouco acima do normal no retorno a Curitiba, especialmente a partir das 18h, quando picos de 800 carros/hora devem ser registrados.


Quem viaja do litoral em direção a Curitiba vai encontrar uma faixa para o tráfego a partir do km 41,5. O desvio para a pista Paranaguá acontece a partir do km 41,8 retornando à pista Curitiba no km 42,2. Já para quem sai de Curitiba com destino a Paranaguá, o fluxo ficará em meia pista a partir do km 43 em razão da sinalização preventiva e de orientação que antecede o segmento em obras.

Para informações sobre o movimento nas estradas administradas pela Ecovia, o usuário tem à disposição o site www.ecovia.com.br, o perfil no twitter (@ecovia), além do telefone 0800 410 277 – que é gratuito e atende emergência 24 horas.

Ratinho compra avião da Embraer por R$ 4 milhões Gasto anual com o novo jato deve passar de R$ 2 milhões.

Apresentador fez nova compra (foto: Divulgação)
O apresentador Carlos Massa, o Ratinho (SBT) acaba de adquirir um jatinho novo, fabricado pela Embraer. O avião teria custado R$ 4 milhões, segundo informa a coluna "Radar", de Lauro Jardim ("Veja").
Ratinho teria pago parte do novo veículo com o dinheiro da venda de seu velho King Air turboélice, o qual vendeu para a dupla Bruno & Marrone por R$ 2 milhões.

Ratinho tinha um gasto anual estimado com o antigo avião em R$ 1,4 milhão (entre combustível, salário de pilotos, manutenção e tripulação). O gasto anual com o novo jato deve passar de R$ 2 milhões.

Em 2012, Ratinho se tornou novamente vice-líder de audiência em horário nobre, atingindo médias de até 9 pontos e derrotando sistematicamente sua ex-casa (Record).
folha online 

PT decide se aliar com o PDT de Gustavo Fruet O placar da votação entre os 300 delegados foi de 167 a 128 votos

Gleisi e Paulo Bernardo no início do encontro (foto: Thea Tavares/Divulgação)
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Curitiba decidiu no início da tarde deste sábado (28) pelo apoio à candidatura de Gustavo Fruet (PDT) a prefeito de Curitiba. O placar da votação entre os 300 delegados foi de 167 a 128 votos.
O  18º Encontro Municipal sobre Tática Eleitoral e Política de Alianças - Eleições 2012. começou ontem com 300 delegados eleitos no dia 15 de abril que decidir os rumos da legenda na corrida da sucessão municipal. Ao chegar ao encontro nesta sábado pela manhã, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, mais uma vez defendeu a aliança em Curitiba: "Em Cascavel, tínhamos mesa como esta de vários partidos. Porque em Cascavel podemos fazer uma aliança ampla e aqui é traição?".

O deputado federal Florisvaldo Fier (PT), principal defensor da candidatura própria na Capital, lamentou o resultado pelo Twitter.

A previsão é que as atividades do encontro do PT de Curitiba sejam encerradas por volta das 16h de sábado.

Prêmio de R$ 7,5 milhões da Mega-Sena sai para dois apostadores

O prêmio de R$ 7,5 milhões da Mega-Sena saiu neste sábado (28) para dois apostadores no concurso 1.384 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado em Forquilhinha (SC).
A Caixa Econômica Federal informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado na quarta (2), é de R$ 14 milhões.
As dezenas sorteadas foram:  02 -18 - 30 - 31 - 45 - 56.
Cada apostador deve receber R$ 4.030.007,03. A Caixa não informou de que cidades são os ganhadores.
A Quina vai premiar 56 apostas com R$ 33.924,99. A Quadra registrou 5.010 apostas certas e cabe a cada uma delas R$ 541,71.
Fonte: G 1

sábado, 28 de abril de 2012

PLANTÃO POLICIAL / TERCEIRA COMPANHIA

SÃO JERÔNIMO DA SERRA
EM CUMPRIMENTO AO MANDADO JUDICIAL EXPEDIDO PELO MM JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE SÃO JERÔNIMO DA SERRA, DESLOCAMOS ATÉ A RESIDÊNCIA DE TIAGO ARMELIM FERNANDEZ E DURANTE AS BUSCAS NO INTERIOR DE SUA RESIDÊNCIA, NO QUINTAL E EM UMA MATA PRÓXIMO A RESIDÊNCIA FORAM LOCALIZADOS OS OBJETOS DESCRITOS EM R.O.D. E AS SUBSTÂNCIAS ENTORPECENTES DESCRITAS EM I.S.E.. TINHA-SE VÁRIAS INFORMAÇÕES QUE TIAGO TRAFICAVA ENTORPECENTES NA CIDADE DE SÃO JERÔNIMO DA SERRA E APÓS EXPEDIÇÃO DO MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO, FOI CONSTATADO O FATO, POIS NO QUINTAL DA CASA FOI LOCALIZADA PEQUENAS PORÇÕES DE MACONHA EMBALADAS E PRONTAS PARA A VENDA, NO INTERIOR DA RESIDÊNCIA FOI APREENDIDA PORÇÕES DE COCAÍNA EMBALADAS PRONTAS PARA A VENDA, CERTA QUANTIDADE EM DINHEIRO PROVENIENTE DA VENDA DO ENTORPECENTE, MATERIAL DESTINADO A ENDOLAÇÃO E AINDA TIAGO ENTREGOU DUAS ANOTAÇÕES DE AGÊNCIA E CONTA CORRENTE DO SUPOSTO FORNECEDOR DAS DROGAS APREENDIDAS E NA MATA PRÓXIMA A RESIDÊNCIA DE TIAGO FOI APREENDIDO 27 TABLETES DE MACONHA ACONDICIONADOS EM GALÕES QUE ESTAVAM ENTERRADOS, TOTALIZANDO 20,140 KG. DIANTE DO FATO, FOI DADO VOZ DE PRISÃO A TIAGO E SUA AMÁSIA JOSELI APARECIDA MORAES QUE FORAM CONDUZIDOS PARA A DELEGACIA DE SÃO JERÔNIMO DA SERRA JUNTAMENTE COM OS PRODUTOS ILÍCITOS PARA LAVRATURA DO FLAGRANTE.

JATAIZINHO
ATRAVÉS DE SOLICITAÇÃO, DESLOCAMOS AO LOCAL DA OCORRÊNCIA ONDE AS VÍTIMAS NOS INFORMARAM QUE DOIS INDIVÍDUOS ADENTRARAM NO ESTABELECIMENTO COMERCIAL DENOMINADO "FURLAN" MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA, ONDE UM DELES DE POSSE DE UMA ARMA DE FOGO (REVÓLVER) DEU "VOZ DE ASSALTO", BEM COMO FAZENDO AMEAÇAS VERBAIS ÀS VÍTIMAS, E SUBTRAÍRAM DO CAIXA, UMA DETERMINADA QUANTIA EM CÉDULAS E MOEDAS; QUE APÓS O DELITO, AMBOS EVADIRAM-SE DO LOCAL COM DESTINO IGNORADO. DIANTE DAS CARACTERÍSTICAS DOS INFRATORES E DAS IMAGENS DAS CÂMERAS DE SEGURANÇA, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR E LOCALIZAR OS INDIVÍDUOS, ONDE AO SEREM ABORDADOS, NEGARAM O DELITO, MAS POSTERIORMENTE INDICARAM A LOCALIZAÇÃO DO DINHEIRO E DOS CELULARES ROUBADOS. APÓS RECUPERADO OS OBJETOS, INDAGAMOS REFERENTE À ARMA DE FOGO UTILIZADA NO ROUBO, ONDE O ADOLESCENTE " " NOS RELATOU QUE APÓS O ROUBO, ENTREGOU A REFERIDA ARMA PARA A PESSOA DE "RODRIGO DA SILVA ALCARRIA" ONDE ESTE AO SER DETIDO, RELATOU QUE JOGOU A ARMA DE FOGO DENTRO DO RIO JATAIZINHO. REALIZAMOS BUSCAS NO LOCAL INDICADO E PROXIMIDADES, MAS NÃO HOUVE ÊXITO. DIANTE DOS FATOS, ENCAMINHAMOS OS ENVOLVIDOS À DELEGACIA DE POLÍCIA DE URAÍ PARA AS DEMAIS PROVIDÊNCIAS.

SANTO ANTONIO DO PARAISO
COMPARECEU NESTE D.P.M A SRª ERY ROSE INFORMANDO QUE POR VOLTA DAS 17:00 HRS TRAFEGAVA COM SEU VEICULO VW/VOYAGE 1.0 DE PLACAS AUY-0453 ABATIÁ-PR PELA RUA PEDRO MARTINS DA SILVA E QUE A MESMA PASSOU PRÓXIMO A TRÊS CAVALOS E QUE UM DOS MESMOS ESBARROU DO LADO DIREITO PRÓXIMO AO TANQUE E A LANTERNA DE SEU VEICULO RISCANDO E CAUSANDO AVARIAS DE APROXIMADAMENTE 43 CM DE COMPRIMENTO EM SUA LATERAL SENDO A PESSOA QUE CONDUZIA O ANIMAL IDENTIFICADO POR NOME DE AMADO SALVADOR DA SILVA E QUE SE COMPREMETEU A PAGAR OS DANOS. DIANTE DOS FATOS FOI ORIENTADA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS 

ASSAI
EM PTRM NO CENTRO DE EVENTOS A PM FOI ABORDADA PELO SR MAURO  O QUAL INFORMOU QUE TINHA DEIXADO SUA MOTOCICLETA ESTACIONADA NAS PROXIMIDADES DO LOCAL E QUANDO FOI PEGAR NOTOU QUE ELA TINHA SIDO FURTADA DIANTE DO FATO FOI REPASSADO A AREA DA 3 CIA E GERADO O ALERTA DE VEICULO FURTADO.

Gaeco desmente indiciamento de Ortega e Carvalho Delegado Alan Flore, do Gaeco, diz que chefe de gabinete do prefeito e diretor da Sercomtel são apenas suspeitos

Ao contrário do que foi anunciado na manhã desta sexta-feira (27) pelo advogado João dos Santos Gomes Filho, o chefe de gabinete da prefeitura de Londrina, Rogério Ortega, e o diretor de Participações da Sercomtel, Alysson Tobias de Carvalho, não foram indiciados pelo Ministério Público por envolvimento no caso de propina a um vereador da Câmara Municipal de Londrina.
Em entrevista coletiva, o delegado Alan Flore, do Gaeco, esclareceu que Ortega e Carvalho foram apenas convocados para depor na condição de suspeitos de envolvimento no crime de tentativa de suborno.

O advogado deles, João dos Santos Gomes Filho, que também defende o prefeito Barbosa Neto, orientou os dois a usarem o direito de manter silêncio neste momento até que a assessoria jurídica tome conhecimento sobre a acusação. "Quero deixar claro que não há nenhuma relação entre silêncio e responsabilidade penal", declarou João Gomes.

Os dois foram intimados para prestar esclarecimentos no caso de tentativa de suborno do vereador Amauri Cardoso (PSDB) para que votasse contra a abertura de Comissão Processante (CP) da Centronic. Na última terça-feira (24), o ex-secretário de governo Marco Cito e o empresário Ludovico Bonato foram presos por envolvimento no caso.

Na tarde de hoje, ainda devem ser ouvidos o secretário de Gestão Pública, Fábio Reali, e Ezídio Botelho, cuja profissão não foi divulgada.

A oitiva de 11 vereadores convocados para depor no MP terá início na próxima segunda-feira (30). Foram intimados Roberto Kanashiro e Gerson Araújo (PSDB); Joel Garcia e Marcelo Belinati (PP); Roberto Fú e Sebastião dos Metalúrgicos (PDT), Eloir Valença (PHS); Rodrigo Gouvêa e Roberto da Farmácia do Vivi (PTC); e o líder do Executivo, Jairo Tamura (PSB).

Os promotores também devem ouvir o presidente da Sercomtel, Coutinho Mendes, o presidente do PHS em Londrina, Marcos Defreitas, e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto. 

Lula promete entrar de vez na campanha em maio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começará a participar de atos públicos ao lado do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, a partir da segunda quinzena de maio. Lula discutiu a estratégia de campanha com Haddad durante jantar na quarta-feira, em Brasília. O plano do ex-presidente consiste em concentrar esforços na capital paulista, nos próximos dois meses, para ajudar o afilhado político a fechar as alianças que sustentarão sua candidatura.

Depois de um dia de conversas com a presidente Dilma Rousseff - no qual garantiu não precisar acertar ponteiros com a sucessora porque o relacionamento de ambos é como "relógio suíço" - Lula se reuniu com Haddad em um hotel, ao lado do Palácio da Alvorada. Com cabelos e barba crescendo após o tratamento para combater um câncer na laringe, ele disse que se sente bem melhor e, por isso, só pretende tirar férias em julho.

Os próximos dois meses são definidos como "cruciais" pelo comando da campanha de Haddad. Lula entrará em campo justamente nesse período para tirar a candidatura do isolamento e costurar as alianças. Os petistas estão confiantes no apoio do PSB, do PC do B e do PR.

Lula negocia a dobradinha com o PSB - que em São Paulo é aliado do PSDB de José Serra - diretamente com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente da legenda socialista. Petistas acreditam que a deputada Luiza Erundina (PSB), ex-prefeita, seria ótima vice e faria composição perfeita com Haddad por ter trânsito na periferia e nos movimentos populares.

Ex-ministro da Educação, Haddad é a aposta do PT para quebrar as resistências ao partido na classe média, mas enfrenta dificuldades entre eleitores de baixa renda. Pesquisas internas em poder do comando da campanha mostram que ele começou a crescer, mas ainda está longe de alcançar Serra. Antes de acompanhar Lula na viagem de volta a São Paulo, nesta quinta, Haddad fez uma visita surpresa o Ministério da Educação, cumprimentou funcionários e se reuniu com o atual titular, Aloizio Mercadante. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
agencia estado 

Juíza decide que Maluf fica na lista da Interpol

A Procuradoria-Geral de Nova York ganhou ação proposta pelo deputado Paulo Maluf (PP-SP) e seu filho, Flávio Maluf, que pediam a retirada do nome de ambos do alerta vermelho da Interpol (Polícia Internacional) - índex dos mais procurados em todo o mundo.

Em decisão assinada na terça-feira, a juíza Marcy Friedman, da Suprema Corte de Justiça do Estado de NY, rechaçou a argumentação dos advogados de Maluf e indeferiu o pedido do ex-prefeito de São Paulo (1993-1996).

A defesa pedia, além do arquivamento de ação contra os Maluf por suposto envio de US$ 11,6 milhões para conta bancária nos Estados Unidos, o afastamento do promotor americano que os incluiu na lista da Interpol.

A juíza recusou arquivamento do caso sob o argumento de que os acusados não provaram suas alegações. A procuradoria de NY sustenta que recursos controlados pelos Maluf migraram para conta na Ilha de Jersey. A investigação mostra que parcela do dinheiro foi usada para cobrir despesas pessoais do ex-prefeito e sua família. A procuradoria o acusa por lavagem de dinheiro. Se condenado, Maluf pode pegar 25 anos de prisão nos EUA. Ele sempre negou manter dinheiro no exterior. O promotor de Justiça de São Paulo, Silvio Marques, declarou: "Caso o ex-prefeito e seu filho saiam do Brasil poderão ser presos e extraditados para os Estados Unidos". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
bonde

Sitiantes são presos com 20kg de maconha no norte do PR

Um casal de sitiantes foi preso com 20 quilos de maconha, durante a manhã desta sexta-feira (27), em uma propriedade rural localizada no bairro Água da Campina, no município de São Jerônimo da Serra (78 km ao sul de Cornélio Procópio), no norte do estado.

A droga estava escondida em três tambores plásticos enterrados no quintal do sítio. Foram apreendidos ainda com o casal R$ 711,00 em dinheiro, obtido com venda da droga; um binóculo; 61 cartuchos de diversos calibres, 68 gramas de cocaína, três aparelhos celulares e anotações de "clientes" e de um provável fornecedor.

Divulgação/PM


Tiago Armelin, de 25 anos, e Joseli Aparecida, de 23, estavam sendo investigados há vários meses. Eles foram autuados em flagrante e encaminhados para a Delegacia de São Jerônimo da Serra.
bonde

Frustrado assalto a empresário de Luan Santana

Policiais civis de Porecatu (Norte) e de Sorocaba, no interior paulista, desarticularam uma quadrilha que planejava assaltar a casa do empresário do cantor Luan Santana, na cidade paranaense.

O líder do grupo, de 24 anos, foi apresentado na terça-feira (24). Ele estava com a prisão preventiva decretada desde março, quando participou de um assalto em Pilar do Sul (SP), no qual uma das vítimas foi baleada.

Após o assalto, o suspeito refugiou-se na casa de parentes de sua mulher em Porecatu. Ao tomar conhecimento de que o empresário do cantor construía uma mansão na localidade, ele empregou-se como aplicador de gesso na obra. Policiais apreenderam cópias da planta da casa em poder do suspeito. O assalto seria praticado em maio.

De acordo com as gravações, o grupo pretendia agir quando o cantor e sua equipe estivessem na mansão. Outros três integrantes da quadrilha já foram identificados. Todos têm passagens por furto e roubo. Eles tiveram mandados de prisão expedidos.
bonde

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Portadora de HIV morre e IML demora 15 dias para liberar corpo; família aponta descaso

Uma família denuncia um suposto descaso do Instituto Médico Legal de Curitiba (IML) com uma portadora de HIV terminal que morreu no Centro Municipal de Urgências Médicas (Cemu) do Pinheirinho, em Curitiba, no começo deste mês. Silmara Kaires de Lima teria saído de casa no dia 4 de abril para buscar ajuda no Cemu. Ao procurar Silmara, a família teria sido informada que a vítima morreu e o corpo foi encaminhado ao IML. Ao chegar lá, veio a surpresa: os funcionários disseram não ter encontrado o corpo de Silmara.
De acordo com uma prima de vítima, identificada como Jaqueline, a família esteve duas vezes no IML para procurar o corpo, mas apenas duas semanas depois veio a notificação de que Silmara estava lá. “Só depois de muito apelo nosso, eles foram procurar direito e alegaram que estavam procurando em morte violenta, não em mortes naturais. Só que já haviam se passado quinze dias”, afirmou.
A família garante ainda que, devido às condições do corpo, não fará nem o velório. “Não podemos nos despedir direito dela, não dá para entender o que aconteceu”, lamentou Jaqueline.
A Banda B entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, responsável pelo IML, e aguarda retorno.
banda b

Após assalto e agressão, Padre de cidade da Costa Oeste resolve deixar a região.


Um padre que responde pela Igreja Católica da Vila C, em Foz do Iguaçu, reconheceu por meio de fotografias, um dos assaltantes responsáveis pelo roubo ocorrido na paróquia e pelas agressões contra ele.
De acordo com o Grupo de Diligências Especiais, o assaltante é Juliano Cruz dos Santos, que fugiu da cidade logo após praticar o crime.
O assalto aconteceu no último dia 21, quando dois homens entraram na igreja na Rua Aracaju, renderam o padre, o agrediram e fugiram em seguida.
A Polícia Civil iniciou as investigações logo após o crime.
O padre, de acordo com o delegado, que está a frente do inquérito, também não está mais na cidade.
Os policiais estão organizando uma operação com o objetivo de prender os envolvidos no crime.
Contra Juliano já existe mandado de prisão em aberto.

(Rádio Educadora/Com Cultura-Foz)

Foragido é preso ao visitar mulher em maternidade da fronteira



Um homem de 24 anos, foragido do regime semiaberto, foi preso durante a tarde da última segunda-feira, dia 23 de abril, pela Polícia Federal de Ponta Porã, cidade localizada na fronteira com o Paraguai. Segundo informações divulgadas pela polícia, o homem foi encontrado após denúncia anônima em uma maternidade enquanto visitava sua mulher que está grávida.
Segundo a polícia, ao ser abordado pelos policiais, o homem forçou um sotaque paraguaio, disse que não falava português e ainda apresentou documento falso em nome de um morador do país vizinho.
Ainda de acordo com a polícia, durante a conversa ele confessou ser foragido do presídio semiaberto. Ele foi preso em flagrante por uso de documento falso e foi levado para delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã, onde está a disposição da justiça.
 
Fonte: Dourados News

Homem confessa crime para atendente de telemarketing em MS

Clique na Imagem para ampliá-la Suspeito foi preso por policiais militares no mesmo dia do crime(Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
A Polícia Civil em Campo Grande está finalizando o inquérito sobre a morte de uma manicure, de 32 anos, assassinada a golpes de canivete no dia 19 de abril. O marido, que é o suspeito do crime, foi preso no mesmo dia e, antes de ser detido, confessou o crime para um primo e até para uma atendente de telemarketing. Na gravação feita pela empresa, divulgada pela Polícia Civil, o homem diz que acabou de matar a mulher e que iria se entregar.
A mulher foi morta com pelo menos 5 golpes de canivete. O crime aconteceu na casa dela, no bairro Nova Lima, onde também estavam 2 dos 5 filhos do casal. Segundo a Polícia Civil, ela e o suspeito estavam separados há um mês e ele não aceitava o fim do relacionamento.
Conforme registro da ocorrência na Polícia Civil, no dia 19 de abril, o suspeito foi até a casa da mulher e os dois discutiram. Segundo a delegada Rozely Molina, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a menina de 12 anos chegou a dizer para o pai que ele não poderia entrar na casa. O alerta referia-se a uma medida protetiva expedida no dia 8 de abril, depois que a manicure registrou boletim de ocorrência por ter sido ameaçada pelo marido.
De acordo com a polícia, o marido já estava sendo considerado foragido quando recebeu a ligação da atendente de telemarketing, no mesmo dia. Na gravação, ele diz que vai se entregar, pois “está dando maior rolo”. A funcionária da empresa não acredita na confissão, mas ele insiste; “sério, vou mentir isso para quê?”.
Antes de se entregar, segundo a polícia, o suspeito também havia confessado o crime para um primo e disse que iria se matar. No encontro com essa testemunha, ele foi preso por policiais militares. A delegada diz que a gravação serve como mais um elemento de confissão, pois reafirma o que já consta no inquérito.
Para a investigação, segundo Rozely, é uma forma de assegurar que ele não mude a versão, dizendo que foi forçado a confessar o crime. O homem está detido na 4º Delegacia de Polícia.
A delegada conta que a gravação foi entregue ao Instituto de Criminalística, mas a polícia não tem dúvidas de que a voz é do suspeito. “Ele mostra uma frieza, porque acabou de cometer um crime e relatou os fatos com tamanha crueldade”, disse a delegada. No dia que foi preso, ele disse ao G1 que estava arrependido.
Rozely diz que ele será indiciado por homicídio doloso, mas ainda não definiu as qualificadoras a serem utilizadas (motivo torpe, sem chance de defesa ou emprego de meio cruel). A polícia ainda irá interrogar algumas testemunhas e procura pelo canivete usado para matar a mulher Somente o cabo foi encontrado na casa.
Veja o diálogo:
Suspeito - Acho que não vai dar para falar com você agora.
Atendente - Não vai dar seu ...?
Suspeito - Não, acabei de fazer uma cagadinha aqui... acabei de matar minha esposa.
Atendente - Oi?
Suspeito - Acabei de matar minha esposa e está dando o maior rolo. Acho que eu vou até me entregar agora.
Atendente - Ah é, até parece.
Suspeito - Estou falando sério mesmo, não estou brincando não.
Atendente - Sério? Eu não acredito...
Suspeito - Dei 4 ou 5 facadas, parece. Sério. Eu vou mentir isso para quê?
Acabou de falecer agora, ela. Eu estou indo para a fazenda.
Suspeito - Ela morreu lá no Nova Lima, com 5 facadas.
Atendente - Por que?
Suspeito - É briga de marido e mulher.
Atendente - Sério?
Suspeito - Por isso que eu mudei de endereço. Eu ia mudar para cá, aí não deu mais certo. A gente começou a brigar e aconteceu isso. Tchau.
Atendente - Tá bom então seu..., obrigada.

Fonte: G1

Acusado de estupro em RS é preso em MS


Os policias chegaram até Paulo após o recebimento de uma denuncia anônima
A Polícia Militar de Naviraí (MS) prendeu ontem (23) Paulo Roberto de Almeida, de 38 anos, vulgo “Gaúcho”. Ele é acusado de ter cometido o crime de estupro no estado do Rio Grande do Sul.
Os policias chegaram até Paulo após o recebimento de uma denuncia anônima informando que um foragido estaria morando em uma residência localizada na Rua Hortência, no bairro Sol Nascente.
Então um policial do serviço reservado começou a vigiar a casa do suposto foragido e pediu apoio de uma guarnição da PM.
Havia um mandado de prisão contra ele expedido em dezembro do ano passado, pela 2º Vara judicial da cidade de Taquari (RS). Paulo recebeu voz de prisão e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Naviraí.

 
Fonte: Correio do Estado

Paraná espera vacinar 1,3 milhão de pessoas contra três tipos de gripe

O Governo do Paraná espera vacinar 1,3 milhão de pessoas contra gripe, na campanha nacional que será realizada de 5 a 25 de maio. Esse número corresponde a 80% dos 1,6 milhão de paranaenses considerados mais sujeitos a contrair a doença: gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.

Mais de 2 mil unidades de saúde no Estado terão a vacina à disposição. Os horários de atendimento e a instalação de postos volantes serão definidos pelos municípios.

A campanha  visa proteger contra os três tipos de vírus mais circulantes no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) sazonal e influenza B. “A vacina reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

CRIANÇAS – As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacinação deverão receber a vacina em duas doses (a segunda 30 dias após a primeira). Já as que receberam as doses na campanha passada e os demais grupos serão imunizados com apenas uma dose. “O inverno está chegando e é importante que as crianças já estejam protegidas. Um simples resfriado não é motivo para a vacinação ser adiada”, explica Ivana Kaminski, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

A aplicação só deve ser adiada se a criança apresentar febre acima de 38º ou se o médico o recomendar. A imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

MEDICAMENTO – Desde 2011, a Secretaria da Saúde faz um acompanhamento das síndromes respiratórias e disponibiliza o medicamento oseltamivir para todos os casos em que é recomendado.

Recomendações para prevenção de infecções respiratórias:

• Higienize as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;

• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;

• Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);

• Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;

• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;

• Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;

• Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;

• Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;

• Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;

• Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.

Vândalos prejudicam abastecimento de água em Fazenda Rio Grande

Vândalos causaram prejuízos para o abastecimento de água da população de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Na madrugada desta quarta-feira (25), a estação elevatória da captação da Estação de Tratamento de Água Despique foi invadida e teve o quadro de comando totalmente destruído, afetando o abastecimento de 50 mil pessoas.

Técnicos da Sanepar começaram a trabalhar no local no início da manhã e estima-se que o abastecimento esteja normalizado à noite. A empresa ainda não avaliou o custo dos reparos. Esta é a segunda invasão a instalações da empresa neste mês. Na primeira invasão, em 2 de abril, a ação dos vândalos não afetou o abastecimento.

Para reduzir o impacto de situações com esta, a Sanepar recomenda aos clientes que instalem caixas d’água em seus imóveis. A capacidade de armazenamento deve ser de 24 horas, considerando o número de moradores da residência.

Acidente no interior do Paraná mata casal de idosos: Mulher tinha 101 anos de idade.

Uma mulher de 101 anos e um homem de 76 morreram em um acidente no final da tarde de ontem, na PR-498, em Floraí, interior do Paraná.
Kitie Ito e Yoshikazu Miamoto estavam em um veículo Voyage com placas de Floraí quando colidiram frontalmente contra uma caminhonete S-10.
Kitie não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já Miamoto, que conduzia o veículo, chegou a ser socorrido, mas faleceu no hospital.
Outras duas pessoas que também estavam no Voyage ficaram feridas.
Nair Noriko Ito Miamoto, de 70 anos e uma adolescente de 15 sofreram ferimentos graves.
Elas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Floraí.


(Rádio Educadora/Com Inf. Bonde)

Ladrões arrombam agência bancária na madrugada

Uma agência bancária do Sicredi foi arrombada por ladrões, na madrugada de hoje , em Bom Jesus do Sul, a 190 quilômetros de Cascavel.
Seis homens encapuzados que ocupavam um Vectra seriam os autores do crime.
De acordo com a polícia, apesar da porta e do sistema de alarme terem sido danificados, os ladrões não tiveram tempo para chegar ao cofre.
Os ladrões fugiram e não foram localizados pela polícia que realizou buscas na região.
Arnaldo Santos com inf/ CGN

Acerto de contas acaba em morte em Terra Roxa

As 11h45min de hoje a Polícia Militar de Terra Roxa foi acionada para atender uma solicitação de homicídio que teria ocorrido em uma propriedade rural.
Uma equipe foi até o local informado, onde encontrou já morto o jovem Gilmar Cardoso da Silva, de 20 anos de idade.
Ele apresentava uma perfuração de faca no tórax e outra, aparentando ser de uma arma de fogo, na cabeça.
O seu corpo foi encaminhado até o IML de Toledo para aos exames de praxe.
Segundo o comando da PM de Terra Roxa, o crime pode ter ocorrido por causa de acerto de contas, uma vez que o jovem assassinado era conhecido como chefe do tráfico naquela região, especialmente na localidade conhecida como São Sebastião.
As investigações prosseguem na tentativa de prender o autor ou autores do crime.


Arnaldo Santos.

Internet e telefonia celular ficam fora do ar no Paraná e mais três estados (foto)


Nesta quarta-feira, os sistemas de internet e telefonia da GVT, Tim e Vivo ficaram instáveis nos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em algumas cidades do sul do País, inclusive, os serviços pararam de funcionar.
Segundo comunicado oficial da GVT, problema foi causado pelo rompimento de três pontos da rede de longa distância.
O cabo envia dados para várias operadoras de telefonia e banda larga que operam na região.
Por isso, tanto a empresa quanto a Vivo e a Tim foram afetadas.
A empresa afirmou que equipes já foram enviadas para sanar o problema.
Ainda no comunicado oficial, a GVT não confirmou um horário para a volta dos serviços.
Procurada, a Vivo não retornou o contato para relatar os motivos da interrupção dos serviços.
A assessoria da Tim confirmou a existência da falha.
Não é a primeira vez que problemas na infraestrutura de fibra óptica prejudicam usuários de operadoras na região Sul.
Em dezembro do ano passado, um duplo rompimento de cabos causou instabilidade em serviços de voz e dados da Oi, GVT e TIM por algumas horas.
Na ocasião, o problema afetou tanto o fornecedor principal da infraestrutura de transmissão de fibra óptica, quanto a de redundância, fornecida por outra empresa.

(Ricardo Santos c/Uol Notícias)

Vereador afirma que prefeito está por trás da propina

Em discurso no plenário da Câmara Municipal de Londrina, o vereador Amauri Cardoso (PSDB) disse que acredita que o prefeito Barbosa Neto está por trás do suborno oferecido pelo representante da Cooprelon, Ludovico Bonato. "Tem um nome que eu acredito que está por trás de tudo isso. Barbosa Neto. Foi através dele que o Marco Cito falou. Foi através dele que o Bonato falou, que tem menos culpa nesta história, mas foi ele que levou o dinheiro e espalhou em cima da minha mesa de trabalho", disparou
De acordo com o vereador, Bonato foi escolhido por causa da afinidade no passado entre os dois. No início do discurso nesta terça-feira (24) após prestar esclarecimentos no GAECO, ele lembrou que comentou com o assessor do prefeito, Alisson Tobias de Carvalho, o "Pinguim", que tinha uma gratidão com uma pessoa ligada ao gabinete do líder o Executivo.

"Eu disse para ele: o Bonato foi o cara que me encaminhou e me apresentou até o Cleber Tóffoli, secretário de Educação (em 1989)", relatou. "Foi dizer isso e, a partir daí, eu comecei ter contato com o Bonato, que fazia muito tempo que eu não via. Ele ligava direto", acrescentou.

Com a proximidade da Comissão Processante (CP) da Centronic, começaram as insinuações. Neste momento, Cardoso procurou o Ministério Público. "Eu tinha que deixar eles falarem para ver quem estava por trás. Mas, eu não sabia como gravar a conversa", recorda. A partir deste momento, o vereador passou a usar um relógio que filmava com qualidade e um chaveiro com capacidade de gravar 40 minutos de áudio.

Na segunda-feira (23), Cardoso foi procurado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) por Bonato e Marco Cito, ex-secretário de Barbosa Neto. "A partir do momento que eu comecei a ser assediado, eu comecei a passar os detalhes para o doutor Alan Flore e Cláudio Esteves. Eles filmaram o encontro de dentro de um carro no pátio", revelou. "Ali foi oferecido o dinheiro e cargos", acrescentou. "Eu disse para eles: não quero nada a mais do que vocês deram para os outros", em uma tentativa de descobrir se outros vereadores foram assediados.

"Não me sinto feliz de ter feito isso porque isso ainda acontece na democracia", declarou. "Coisas absurdas foram ditas, como que na Lei da Muralha tem R$ 40 mil para cada um", revelou Cardoso, lembrando que tudo foi gravado e documentado pelo MP. "Eu sei que eu corro o risco de sair na rua e tomar um tiro. Eu sei que eu corro o risco de alguém da minha família sofrer retaliações. Mas, tenho certeza que vou dormir tranquilo e não terei pesadelos", declarou.
 bonde

Marco Cito é levado para a Penitenciária de Londrina Ex-secretário de Barbosa Neto foi detido em flagrante por oferecimento de propina a vereador para não abir CP contra o prefeito

Olga Leiria/Equipe Folha
O ex-secretário municipal do governo Barbosa Neto, Marco Antonio Cito, foi levado para a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II), no início da noite desta terça-feira (24), pelos policiais do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Ele passou toda a tarde na sede do Ministério Público (MP), prestando esclarecimento sobre o caso em que é acusado de oferecer propina ao vereador Amauri Cardoso (PSDB) em troca de um voto contrário do mesmo à abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito.

Cito e o empresário Ludovico Bonato foram presos em flagrante pelo Gaeco no final da manhã desta terça-feira, enquanto entregavam R$ 20 mil em dinheiro ao parlamentar. Na saída do MP, Cito negou as acusações e disse que o pedido de propina foi feito por Cardoso e não oferecido por ele. "As gravações feitas pelo Gaeco vão comprovar isso. Estou tranquilo", disse o ex-secretário em entrevista coletiva.

"Em nenhum momento ofereci dinheiro. Ofereci um espaço para ele na base, condições para o vereador trabalhar na nossa campanha e só. Como ele demonstrou uma situação de desprezo pelo PSDB, tentei fazê-lo votar com a situação, mas fui surpreendido quando o vereador deu a entender que queria propina", alegou o ex-secretário.

Já Bonato não conversou com os jornalistas. Em tom de deboche, o empresário aproveitou o momento em que deixava o Ministério Público para comer uma banana.

A dupla deve permanecer detida na PEL II por tempo indeterminado. Eles foram autuados em flagrante por corrupção ativa. Cabe à Justiça definir se os dois vão poder responder ao processo em liberdade.

"Foi corajoso"

O delegado do Gaeco, Alan Flore, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas por volta das 19h desta terça-feira. Ele elogiou o vereador Amauri Cardoso e disse que o parlamentar se mostrou "firme e corajoso" quando procurou o grupo para denunciar a suposta corrupção. "Ele fez a denúncia e conseguiu comprovar o fato depois", afirmou.

Flore também negou que o Gaeco trabalhou para armar um flagrante contra Cito e Bonato. "Isso não aconteceu. Só aguardamos as negociações e contamos com a ajuda do vereador", destacou. O delegado do Gaeco disse ainda que tanto o ex-secretário quanto o empresário permaneceram em silêncio durante os depoimentos. "A única referência partiu de Ludovico Bonato, que confirmou de modo informal, a um policial do Gaeco, que ele agiu a pedido de Marco Cito", contou.

Alan Flore preferiu não passar detalhes das investigações, para "não prejudicar ou antecipar diligências que ainda serão abertas". "É uma investigação que ainda está no começo. Vamos analisar as gravações, os documentos apreendidos e passar a divulgar os fatos com o tempo", garantiu. O delegado do Gaeco também disse que foi "surpreendido" com o pagamento da propina. "Não estávamos esperando", concluiu.
bonde

terça-feira, 24 de abril de 2012

Vale arrenda mina da Petrobras para produzir potássio e reduzir dependência da importação de fertilizantes

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (23) que é estratégico para o Brasil aumentar a produção de fertilizantes para reduzir a dependência externa, baratear custos e melhorar a competitividade da agricultura brasileira. A declaração foi feita em Rosário do Catete (SE), na cerimônia de assinatura de contrato entre a Petrobras e a Vale para arrendamento de reservas de potássio em Sergipe.
“Fertilizante é algo crucial para nossa segurança alimentar, para a capacidade de abastecer nossa população, [para] assegurar que nossa agricultura continue competitiva e [para] baratear o custo da nossa produção. Um país que tem tecnologia para transformar carnalita em potássio não pode depender, como dependemos, de 90% da oferta de potássio de países do exterior”, disse a presidenta.
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, informou que Rosário do Catete será a maior planta de extração de potássio no Brasil e terá papel importante para a redução da dependência do Brasil na importação de fertilizantes. “O Brasil, atualmente, importa 70% dos fertilizantes que utiliza e atinge 90% na importação de potássio. A oferta de fertilizantes vem aumentando, mas a demanda também cresce, pois o Brasil é hoje o quarto maior mercado consumidor de adubos no mundo”.
O contrato entre a mineradora Vale  e a Petrobras, que detém os direitos de exploração da jazida, para uso da mina da carnalita faz parte do plano de expansão da Vale na área de fertilizantes. O acerto entre as empresas permite a exploração, por 30 anos, das reservas de carnalita, minério do qual se extrai o cloreto de potássio.
Edição: Vinicius Doria
Foto: Roberto Stucker Filho/Presidência da República
www.agenciabrasil.ebc.com.br
MEC divulga municípios selecionados para transporte escolar à pessoas com deficiência
 
André Vargas e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, reunidos na semana passada
O Ministério da Educação, por meio da SECADI - Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – divulgou os municípios contemplados para adquirirem veículos para o transporte escolar destinado a pessoas com deficiência, pelo programa chamado BPC na Escola - Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.
No Paraná, foram selecionados 46 municípios que poderão adquirir entre um até 11 veículos para transporte escolar para pessoas com deficiência, como é o caso da cidade de Curitiba. Londrina pode adquirir até cinco unidades, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa três unidades cada; Cascavel, Colombo, Guarapuava, Maringá, medianeira e São José dos Pinhais, duas unidades e os demais contemplados, uma unidade de transporte (Clique aqui e veja lista completa).
O objetivo do programa é garantir as condições de acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência já que, segundo o MEC, um dos principais motivos para o não acesso das pessoas com deficiência à escola, é a falta de transporte acessível.
No Sul do país, de acordo com o MEC, 23% das pessoas com necessidades especiais estão fora da escola. E, em boa parte, isso ocorre por falta de uma forma de acesso mais adequada, por isso a importância do programa.
A medida também vai ao encontro do Decreto nº. 6.949 de agosto de 2009, que ratifica a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2006), ao Plano Nacional da Educação Especial e à resoluções do Conselho Nacional de Educação, que visam assegurar às pessoas com deficiência o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.
“O objetivo do programa é promover o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência, prioritariamente, de 0 até 18 anos de idade, que são beneficiárias do BPC. Para tanto, precisam de transporte escolar adequados às suas condições e é isso que etapa sendo garantido hoje pelo MEC”, reforça do deputado André Vargas.
No entanto, alerta Vargas, os municípios precisam fazer a adesão no próprio site do MEC (clique aqui e veja o roteiro) para que a solicitação seja analisada. 
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Gaeco prende acusados de oferecer propina para barrar Comissão Processante

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu na tarde desta terça-feira (24) o ex-secretário de Governo de Londrina, Marco Cito, e o representante da Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem da Região Metropolitana de Londrina (Cooprelon), Ludovico Bonato.
            Cito é acusado de ter oferecido R$ 40 mil em propina ao vereador Amauri Cardoso (PSDB) para que votasse contrário à abertura de Comissão Processante (CP) contra o prefeito municipal (caso Centronic), nesta tarde, na Câmara. A situação foi comunicada pelo vereador ao Gaeco e o flagrante foi feito, logo após Bonato entregar R$ 20 mil em dinheiro a Cardoso. Cito foi preso na sequência, quando saía da Prefeitura.
            Os dois presos foram ouvidos no Gaeco e devem ser levados para o Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina.

Casos de dengue caíram 94% desde agosto de 2011 Estado registrou três casos graves, que evoluíram bem com recuperação total dos pacientes

Compare Produtos, Lojas e Preços
Arquivo Londrix
A Secretaria da Saúde vai aproveitar o período de maio a julho, em que há queda significativa de casos de dengue no Estado, para planejar as atividades e qualificar profissionais para o controle do mosquito transmissor da doença e a assistência aos doentes. O planejamento será baseado no mapa da dengue no Paraná, que aponta uma queda significativa no número de casos da doença, mas ao mesmo tempo mostra a inclusão de novos municípios na lista dos que enfrentaram epidemias de dengue. Dados divulgados esta semana durante a reunião mensal do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue mostram que o número de casos de dengue no Paraná caiu 94% no período entre agosto de 2011 e 23 de abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram confirmados 1.361 casos, dos quais 1.219 autóctones (em que a infecção ocorreu dentro do Estado) e 142 importados. Foram apenas três casos graves, todos com pacientes curados. “O mapa da dengue mudou e não houve nenhum óbito no Paraná”, afirmou o coordenador da sala de situação da dengue, Ronaldo Trevisan.
Segundo ele, municípios com registro histórico de poucos casos, como Francisco Beltrão, enfrentaram epidemias. O município confirmou o maior número de casos, 444, seguido de Toledo (97), Alto Piquiri (79), Diamante do Norte (69). A situação também é preocupante em Jaguapitã e Boa Vista da Aparecida, devido à alta incidência de casos em relação à população.
O Estado já enviou para esses municípios equipamentos e profissionais das regionais de saúde para realizar ações de bloqueio. Além disso, as equipes das regionais prestam todo o suporte para intensificar as ações de prevenção e mobilização.
Atualmente, 263 municípios paranaenses são considerados infestados e 114 já tiveram casos confirmados. O risco da doença é considerado iminente durante todo o ano.
Trégua no inverno
Com a chegada do frio, a tendência é haver redução no número de casos. Com temperaturas mais baixas o inseto se desenvolve de maneira mais lenta. Os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver até 450 dias à espera de um dia ideal para eclodirem.
A orientação da Secretaria da Saúde é para que os municípios se mantenham em alerta. “A visitação casa a casa deve ser mantida pelos municípios e o Estado também vai ampliar o número de capacitações para preparar a vigilância e a retaguarda de atendimento para uma possível epidemia”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Aliado aos treinamentos sobre manejo clínico dos doentes, a Secretaria também distribuirá para as regionais de saúde um manual prático sobre as estratégias voltadas ao controle do mosquito.
Ele ressaltou que o Plano Estadual de Saúde, sob apreciação do Conselho Estadual de Saúde, prevê ações integradas de combate a dengue para os próximos três anos. As regionais de saúde deverão elaborar um relatório sobre a situação de cada município que enfrentou epidemia ou surto de dengue neste ano. O documento será apresentado ao Comitê Gestor e ao controle social, servindo como base para melhorar a qualidade dos planos de contingência municipais e estadual.
De acordo com o coordenador da Dengue na Regional de Londrina, José Carlos Moraes, é necessário realizar um trabalho de sensibilização da população. “O fumacê deve ser usado de forma cautelosa, complementando as outras atividades recomendadas. Não adianta matar o mosquito adulto e, uma semana depois, o problema voltar por conta dos ovos e larvas que não foram eliminados”.
O Laboratório de Climatologia da Universidade Federal do Paraná (Laboclima - UFPR) mantém 18 estações climáticas para monitorar as regiões do Estado que apresentam situação propícia para o desenvolvimento do Aedes aegypti.
A equipe da UFPR analisa condições como umidade relativa do ar, temperatura e índice pluviométrico de cada região e emite um relatório apontando os principais pontos de risco no Estado. Os dados têm validade de dez dias e permitem um trabalho focal de eliminação dos criadouros do mosquito. Nesta semana, nove estações indicam estado de alerta, a maioria na região noroeste e oeste do Estado.
A sintomatologia da dengue é bastante parecida com a de outras doenças, o que pode causar falhas na escolha do tratamento. “O diagnóstico deve ser confirmado preferencialmente por exames laboratoriais, mas o médico tem que estar atento e respeitar o protocolo de atendimento preconizado sempre que haja suspeita de dengue”, explicou o médico da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores, Enéas Cordeiro.

Mais de 24 milhões deverão ser vacinados contra a gripe Campanha nacional será aberta em 5 de maio e se estenderá até o dia 25

 
O Ministério da Saúde anunciou a meta de imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, marcada para o período de 5 a 25 de maio. A dose vai proteger também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína.
A meta representa 80% do público-alvo definido pela pasta, que inclui idosos a partir de 60 anos (20,5 milhões), crianças entre 6 meses e 2 anos (4,3 milhões), grávidas em qualquer período da gestação (2,1 milhões), povos indígenas (586 mil) e trabalhadores de saúde (2,4 milhões).
Cerca de 500 mil presos também devem receber a vacina. Esta será a primeira vez que o grupo será imunizado durante a campanha. Além de doses contra a influenza, os presos vão receber proteção contra a hepatite B, a difteria, o tétano tipo adulto, o sarampo, a caxumba, a rubéola e a febre amarela.
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses. Serão usados 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. A data de 5 de maio será o dia de mobilização nacional, em que os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.
A expectativa, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, é um alto comparecimento da população aos locais de vacinação. Segundo ele, o ministério investiu R$ 260,3 milhões em 33,9 milhões de doses.
Jarbas lembrou que a vacina protege contra as três cepas (subtipos) de vírus que mais circularam no país no ano anterior, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O secretário ressaltou que a vacina é segura e que não há risco de contrair nenhum tipo de gripe. “Isso é lenda urbana”, disse.
As reações adversas, de acordo com Jarbas, são leves e incluem dor ou sensibilidade no local da injeção. Apenas pessoas com alergia severa à proteína do ovo devem procurar um médico antes de serem imunizadas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que dois grandes feriados este ano levaram a campanha a começar um pouco mais tarde. Ele garantiu, entretanto, que a imunização será feita dentro do prazo necessário para proteção do público-alvo.
Segundo Padilha, ainda que nem toda a população receba a dose, a vacinação de grupos específicos possibilita a quebra da cadeia de transmissão e acaba protegendo o restante das pessoas.
Em 2011, de acordo com dados do ministério, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.
agencia brasil