terça-feira, 10 de abril de 2012

Londrina: colisão entre ônibus e perua congestiona BR-369

Um acidente de trânsito, registrado por volta das 17h30 desta terça-feira (10), congestionou parte da BR-369 em Londrina, no trecho da rodovia localizado em frente ao Ceasa, na saída para a cidade de Ibiporã. A colisão envolveu uma perua e um ônibus da Ouro Branco, que fazia a linha Jataizinho - Londrina.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para fazer a manutenção do fluxo de veículos na BR-369, que ficou comprometida após a colisão. Motoristas que vêm de Ibiporã para Londrina estão com dificuldade para passar pelo trecho.

Socorristas do Siate também foram acionados para atender as vítimas do acidente: um jovem de 18 anos, que sofreu contusão em um dos joelhos e escoriações no rosto; e um homem de 37 anos, que sofreu um ferimento corte contuso na têmpora e escoriações pelo corpo. A dupla estava na perua no momento da batida.

Os dois foram atendidos e encaminhados, sem risco de morte, para o Hospital da Zona Norte de Londrina. No ônibus, ninguém se feriu.
bonde 

Marquise do Detran desaba em Londrina

A marquise do prédio do Detran localizado na rua Minas Gerais, centro de Londrina, desabou por volta das 19h20 desta terça-feira (10). No momento do acidente, cerca de dez alunos, que faziam aula de reciclagem no espaço, estavam no intervalo. Alguns esperavam do outro lado da via. Outros tinham ido para lugares distintos.

Mais três aguardavam pelo retorno da aula embaixo da marquise. Eles foram 'avisados' por pequenos pedaços de concreto, que caíram no chão momentos antes do desabamento da estrutura maior. "Quando ouvi os estalidos, avisei os dois que estavam comigo e a gente saiu correndo. Depois de segundos de colocar os meus pés na rua, senti a viga desabando. Foi ensurdecedor", explicou o produtor rural Mauro Rosa.

Ele estava acompanhado pelo técnico de manutenção, Jaime da Silva, e pelo comerciante Robson Martins. "Nasci de novo", disse Silva, ainda abalado. "Se a gente não tivesse ouvido nada, iríamos continuar embaixo da estrutura. Foi por Deus", afirmou Martins, emocionado.

Os outros alunos não sofreram nenhum tipo de risco. "Quando estava voltando para o Detran, ouvi o barulho. O susto foi muito grande, mas felizmente ninguém se feriu", ressaltou o eletricista industrial Milton de Oliveira Maia.

O professor e o vigia do Departamento, que preferiram não se identificar, ficaram presos dentro do espaço. Eles precisaram da ajuda do Corpo de Bombeiros para deixar o local.

Causas

O tenente Jefferson Gregório disse que ainda é muito cedo para definir o que motivou o desabamento da marquise. Entretanto, ele acredita que a queda pode ter sido causada por problemas de infiltração. "Pela análise preliminar, conseguimos constatar que a estrutura estava bastante danificada", explicou.

Questionado se o prédio do Detran corre o risco de desabar, o tenente descartou a possibilidade. "O problema envolveu apenas a viga. Fizemos uma rápida vistoria no prédio e não constatamos nenhum tipo de patologia", argumentou.

O Corpo de Bombeiros optou por interditar a rua Minas Gerais, entre as ruas Benjamin Constant e Sergipe, para poder dar prosseguimento aos trabalhos. Eles aguardam a chegada de funcionários da Copel, que terão o objetivo de fazer a remoção de fios de alta tensão, que foram levados pela marquise. Já o trabalho de retirada da estrutura que desabou será feito nesta quarta-feira (11).

Sergio Ranalli/Equipe Folha

Família é ameaçada, enquanto gerente é assaltado

Quatro bandidos encapuzados renderam o gerente de um mercado em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 5 h na madrugada desta terça-feira (10).

Os familiares da vítima foram mantidos como reféns na residência no bairro Tanguá. Enquanto um dos criminosos ameaçava os parentes do gerente, ele foi acompanhado até o mercado para pegar dinheiro do local.

"Pediram para o empresário entregar o dinheiro dos caixas e de um caixa eletrônico que tem no estabelecimento. No momento em que o gerente não quis dar tudo, os marginais simularam que o outro bandido, que estava com a família, ia atirar contra os reféns", disse em entrevista à rádio Banda B, o superintendente Job de Freitas, da Delegacia de Almirante Tamandaré.

A polícia suspeita que os assaltantes planejaram o roubo por um longo tempo. (Com informações da Banda B)

Igreja evangélica é assaltada no Norte do Paraná

Criminosos invadiram a 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Aeroporto em Apucarana, na madrugada desta terça-feira (10).

Segundo informações da Tribuna do Norte, os assaltantes arrebentaram uma janela e depois estouraram um cadeado para roubar o local.

Eles levaram um amplificador de 1000 watz, teclado Roland, contrabaixo Strinberg, equalizador, Multgate Behringer com quatro canais, compressor Behringer com quatro canais, um DVD e um CPU.

A PM abriu inquérito para investigar o furto. (Com informações da Tribuna do Norte)

Sinduscon discute parceria na reconstrução do Ouro Verde

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Londrina (Sinduscon), poderá entrar na campanha pela reconstrução do Teatro Ouro Verde. Reunião neste sentido foi realizada na manhã desta terça-feira (10), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), com a presença do presidente do Sindicato, Gerson Guariente, e a vice, Célia Catussi, na Reitoria.

Eles foram recebidos pela reitora Nádina Moreno, a vice-reitora, Berenice Quinzani Jordão, a pró-reitora de Extensão, Cristianne Cordeiro Nascimento, a diretora da Casa de Cultura, Magali Kleber, e os professores/engenheiros, Silvia Galvão Cervantes e Sidnei Junior Guadanhim e a engenheira da Prefeitura do Campus Universitário Tânia Galão Pessoa, que integram a comissão de reconstrução do Teatro.

No encontro a reitora da UEL fez sugestões ao Sinduscon mostrando como a entidade poderia se tornar parceira neste processo que tem como meta reerguer esse patrimônio da cultura londrinense atingido por um incêndio em fevereiro. Sinalizou que isto seria viável se o Sinduscon reunisse um "pool" de empresas associadas para elaboração de projetos complementares que facilitariam a captação de recursos pela UEL para devolver o Teatro Ouro Verde à cidade.

O engenheiro Gerson Guariente acatou a ideia e mostrou interesse em mobilizar as empresas em torno dessa causa, destacando "que o Ouro Verde é de todos nós. Temos um compromisso com a Universidade Estadual de Londrina que formou tantos profissionais para o mercado da construção civil. É uma maneira de devolver à Instituição essa mão-de-obra qualificada que contempla nossa área".

Depois de trocar ideias com a direção, professores e profissionais da UEL, Guariente e Célia Catucci destacaram que pretendem reunir projetistas interessados em participar desse projeto. E, na sequência, eles argumentaram que o próximo passo seria captar recursos com as empresas associadas para arcar com o trabalho desses profissionais, que se comprometeriam a desenvolver a tarefa por um preço bem mais baixo que os praticados no mercado. Tudo para colaborar com a cidade que começa a sofrer prejuízos com a falta do teatro, que era palco não só das promoções da UEL, mas atendia a agenda cultural de toda a cidade.

Essa seria a forma que o Sindicato da Indústria da Construção Civil poderia doar sua contribuição para a reconstrução do Ouro Verde. Vale destacar que o Sinduscon já tem muitas parcerias formalizadas com a UEL na área acadêmica, resultando na promoção de cursos e eventos do setor envolvendo profissionais, professores e estudantes.
bonde/ agencia uel

Servidora presta 1º depoimento para CEI da Educação

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Londrina, criada para investigar a compra  de uniformes escolares pelo processo de licitação-carona, além da aquisição de livros da coleção "Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena" pela Prefeitura de Londrina, se reúne na quarta-feira (11) às 14h30, na sala de reuniões do Legislativo, para a o primeiro depoimento.

Os vereadores Professor Rony (PTB), presidente; Joel Garcia (PP) relator e Padre Roque (PR), membro; que integram a CEI da Educação vão colher o depoimento de uma servidora da Secretaria Municipal de Educação, cujo nome não foi revelado. "É importante lembrar que a servidora vai apenas prestar esclarecimentos na condição de testemunha, razão pela qual estamos preservando o seu nome", justificou o presidente da Comissão.
bonde

CMTU e M.M devem devolver R$ 19 mi aos cofres públicos

O Ministério Público do Paraná ingressou com ação civil pública, na última quarta-feira (4) para contra o diretor presidente, André Nadai e funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), além da M.M. Consultoria Construções e Serviços Ltda., empresa que realiza a limpeza urbana em Londrina, por ato de improbidade administrativa.

De acordo com os promotores de Justiça Renato de Lima Castro e Leila Schimiti Voltarelli, que assinam a ação, uma série de ilegalidades foi apontada nos contratos firmados entre CMTU e a M.M. Consultoria Construções e Serviços Ltda., evidenciando o direcionamento e o favorecimento da empresa nas concorrências realizadas para a prestação do serviço de limpeza pública.

"Além de não realizar a licitação, a CMTU simulava concorrência nas contratações diretas (sem licitação), o que viola os pressupostos indispensáveis nos casos de dispensas de licitação", explica Renato de Lima Castro.

Ainda segundo os promotores de Justiça, o conluio dos agentes públicos municipais com a M.M. Consultoria tornou-se ainda mais evidente depois que as investigações mostraram que Raimundo Paiva, proprietário da empresa, esteve em Londrina entre abril e maio de 2009, quando realizou reuniões com representantes da CTMU e da prefeitura, supostamente para "acertar" a contratação para o serviço de limpeza pública urbana.

"Nessas reuniões, o dono da M.M.obteve informações precisas sobre os serviços de limpeza pública da cidade, teve acesso a planilha de serviços de outra empresa do ramo e circulou livremente pelas dependências da CMTU, dispondo de livre acesso e apoio de alguns funcionários", revela o promotor.

A Promotoria também apurou que o proprietário da M.M. teria alterado o contrato social da empresa a fim possibilitar a criação de uma filial em Londrina. Além disso, Paiva teria locado, às pressas, um imóvel comercial para instalar a sede da "M.M" na cidade, informando, no contrato com a imobiliária, que atividade a ser explorada seria de limpeza pública. Tudo isso, antes de assinar o contrato com o Município.

Outra requerida na ação é a empresa Ecosystem Serviços Urbanos Ltda. que, de acordo com o MP em Londrina, fornecia orçamentos para respaldar uma suposta concorrência de preços.

Além de responsabilização pela prática de atos de improbidade administrativa, o Ministério Público pede, na ação, que os requeridos sejam condenados a indenizar o Município pelos danos morais causados e a ressarcir cerca de R$ 19 milhões ao erário.
bonde

Pavimentaç​ão asfáltica Dr Adamazildo Bomtempo

Nesta segunda-feira (9) a Prefeitura Municipal conheceu a empresa ganhadora do certame licitatório para a pavimentação asfáltica do Conjunto Drº Adamazildo Bomtempo, a Construtora J Gabriel Ltda.
A proposta vencedora apresentada foi de R$1.219.345,19, e prevê a pavimentação asfáltica com CBUQ, meio fio, sinalização viária, rampas para pne, calçadas e arborização.
O projeto é integrante do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, através de financiamento junto a Caixa Econômica Federal, com o prazo de 20 anos para quitação, deixando isento o pagamento pelo beneficio por parte dos moradores.
O próximo passo é aguardar a homologação e assinatura do contrato para expedição da ordem de serviço por parte da Caixa Econômica.
O prazo de execução é de 90 dias a contar da liberação para o início da obra.
assai online 

CRESCIMENTO Classe média brasileira chegará a 60% da população em 2018, diz Dilma 10/04/2012 - 11:21h / Fonte: Agência Brasil

agencia brasil
POLÍTICA CRESCIMENTO
A presidenta Dilma Rousseff reiterou ontem (9), em Washington, nos Estados Unidos, que a crise econômica mundial impõe a todos a busca pela superação de paradigmas e de novas oportunidades. No caso brasileiro, o crescimento da classe média é o estímulo para o país manter os esforços para o crescimento econômico, disse a presidenta. Segundo ela, mais brasileiros serão incluídos neste nicho da sociedade, alcançando 60% da população em 2018.
"[A classe média] é a chave para a força e a capacidade de crescimento da economia em nosso país", ratificou a presidenta, durante encontro com empresários norte-americanos e brasileiros, além de representantes de várias universidades. "A crise econômica internacional impõe a nós imensos desafios. Mas tem sido também a oportunidade para ultrapassar paradigmas."
Dilma lembrou que o Brasil tem se esforçado, consolidando a superação de dificuldades econômicas em pilares sólidos. Ela ressaltou que atualmente o Brasil tem reservas líquidas acima de sua dívida externa. Também destacou que em 2002 a dívida líquida brasileira sobre o Produto Interno Bruto (PIB) era 64% e agora está em 36,5%.
A presidenta disse ainda que os esforços do governo são para dar mais tranparência aos gastos públicos e aplicar de maneira adequada os recursos federais. Segundo ela, essa disposição faz parte de uma opção feita pelos setores público e privado, assim como pela sociedade brasileira: "É importante que se destaque a iniciativa, que é do governo, dos empresários e do povo brasileiro".
Para Dilma, há uma "opção clara" no Brasil por estimular o crescimento econômico com medidas de justiça social e mais democracia. "Buscamos um mercado de consumo de massa que é uma forma de justiça social", disse, lembrando que as mudanças no Brasil refletem o que ocorre no mundo como um todo.
Ao defender a participação da classe média como força motriz na economia, Dilma lembrou que processo semelhante ocorre na Rússia, Índia, China e África do Sul, países que compõem o bloco do Brics. Ela reiterou que os cinco países têm grandes extensões territoriais e desafios comuns a perseguir, como a inserção das classes marginalizadas, pobres e que têm fome.
A visita de dois dias da presidenta Dilma aos Estados Unidos acaba hoje (10). Ontem, ela esteve em Washington e hoje passa o dia em Boston, quando irá às universidades de Harvard e Massachusetts. Em ambas, a presidenta deverá apresentar as parcerias para o programa Ciência sem Fronteiras.

Deputados argentinos propõem criação das cédulas de 200 e 500 pesos

FRONTEIRA DESVALORIZAÇÃO

Como resultado do aumento no uso das notas para transações comerciais, da expansão da economia na Argentina e do aumento dos preços, a já conhecida nota de 100 pesos está ficando desatualizada. Por isso, um projeto de lei da bancada dos deputados da Frente Peronista, se propuseram a autorizar a emissão de duas novas cédulas da moeda, a de 200 e 500 pesos.
A medida pode ainda trazer mais segurança aos caixas eletrônicos, onde os carros transportadores poderão circular com menos notas e ainda aliviar o problema da falta de dinheiro nesses terminais eletrônicos. Com a impressão das duas novas notas o Banco Central argentino reduziria o custo da impressão de notas. 
A nota de 200 pesos poderá ter na frente a imagem do Coronel Juan Pascual Pringles, que participou da guerra da independência da Argentina e no verso o Exército dos Andes. Já na frente da cédula de 500 pesos, a proposta é o desenho do ex-presidente General Juan Domingo Perón e no verso a Praça de Maio no dia 17 de outubro de 1945.
www.radioculturafoz.com.br

Motociclista atropela pedestre no Bairro Cataratas Acidente aconteceu na Rua Francisco Inácio Fernandes...

Acidente aconteceu na Rua Francisco Inácio Fernandes...
Publicado em 10 de Abril de 2012 às 14h34min | Alexandre Moura | CGN | Atualizado às 14h40min
Um atropelamento na Rua Francisco Inácio Fernandes, no Bairro Cataratas, em Cascavel, deixou duas pessoas feridas na tarde desta terça-feira (10). O motociclista Claudecir Rodrigues, 33 anos, atingiu Valdemir Fachenello, 37 anos, que atravessava a rua.
Valdemir sofreu no joelho e no ombro direito e precisou ser encaminhado por socorristas do Siate à UPA I (Unidade de Pronto Atendimento).
Claudecir teve lesões em tórax e joelho direito e precisou ser levado ao Hospital Nossa Senhora Salete. 
cgn

Agricultor perde R$ 241 mil ao comprar “multiplicador de dinheiro” Estelionatários convenceram a vítima de que com papel em branco e produto químico seria possível fazer cédulas perfeitas. Homem só se deu conta do golpe no outro dia...


Agricultor Iranil Celestino Parolin (CGN)

Cachorro escapa e ataca duas pessoas no Bairro Melissa II Enquanto atendiam uma vítima de agressão, socorristas foram chamados para uma ocorrência de ataque de animal...

Uma equipe do Siate foi acionada no início da tarde desta terça-feira (10) na Rua Ébano, no Bairro Melissa II, em Cascavel, para atender uma ocorrência de agressão a uma criança de 10 anos. O menino, E.T.D, foi atingido por uma pedrada na cabeça e precisou dos primeiros socorros no local.
Assim que os socorristas se deslocavam com a criança para o Hospital Santa Catarina, foram novamente chamados para uma ocorrência na mesma rua. Um cachorro escapou e atacou uma mulher.
Enquanto os bombeiros atendiam a vítima, que teve laceração na perna e na mão, o cão atacou mais uma pessoa. Um homem que tentava proteger as crianças que brincavam no quintal foi atacado na perna e no ombro. Ele também precisou de atendimento do Siate.
Ambas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Universitário com ferimentos moderados.
O dono do cachorro, temendo que o animal pudesse ser sacrificado pelos bombeiros, fugiu com o cão para um matagal próximo ao local. A Polícia Militar esteve no local para apurar a situação.
cgn

Jovem é esfaqueado e "amigos" saem em disparada ao ver a chegada da PM

Um jovem de 23 anos foi esfaqueado, por volta das 21h desta segunda-feira (9), na rua Comendador Franco, no bairro Prado Velho, em Curitiba. Fernando Vicente Gonaga recebeu uma perfuração na barriga e  estava acompanhado de "amigos" quando o Siate chegou. Visivelmente embriagados, os rapazes fugiram ao verem a chegada da Polícia Militar, ficando apenas Fernando para contar história.
Como seu estado de saúde era grave, ele nada pode dizer aos policiais.
Casal assassinado
No mesmo horário, em Colombo, na região metropolitana, o casal Junior e Bernadete foi executado com dois tiros na cabeça por volta das 21h desta segunda-feira. Segundo a polícia, os dois  eram moradores na rua do Sabiá, no Jardim Ana Rosa, e tinham envolvimento com as drogas.
Escapou por pouco
Já o jovem Anderson Pereira, de 19 anos, praticamente nasceu de novo nesta segunda-feira. Por volta das 23h, ele estava num bar, no Jardim Monza, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, quando foi surpreendido por dois homens numa motocicleta. Os rapazes não quiseram papo e atiraram cinco vezes contra o jovem. Entretanto, ruins de mira, acertaram apenas um dos tiros.
Anderson, com uma bala nas costas, foi encaminhado em estado grave ao Hospital São José. O jovem é suspeito de vários crimes na região de Piraquara e, segundo a polícia, conta com passagens pela cadeia.
banda b

Ladrões de carro que apontaram revólver para criança são presos em barreira policial; fotoLadrões de carro que apontaram revólver para criança são presos em barreira policial

Os dois carros foram recuperados pela polícia

Dois assaltantes de carro e residências foram presos em operação da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, nesta segunda-feira (9). Luiz Fernando e um menor de 17 anos são suspeitos de aterrorizar uma família de São José dos Pinhais e apontar um revólver para uma criança que chorava muito durante o assalto, por volta das 10h30 de ontem.
Logo em seguida, cerca de uma hora depois, os bandidos foram cercados em uma barreira de rotina feita por policiais civis. Eles estavam com o Gol G5 vermelho, da família do bairro Bom Jesus, que tinham acabado de tomar em assalto.
A dona da casa contou à polícia que os assaltantes a chamaram perguntando por uma pessoa chamada João. Ela saiu no portão e disse que João era seu vizinho. Neste momento, foi rendida e obrigada a deixar os ladrões entrarem. Eles aterrorizam o filho pequeno da dona da casa apontando um revólver para a cabeça dele, pegaram vários objetos e fugiram no Gol que estava na garagem.
No momento da prisão, os policiais encontraram com os bandidos as chaves de um Peugeut. Ao serem interrogados, os dois confessaram que o Peugeut estava no estacionamento do Hospital Vita, na LInha Verde, desde o último dia 5, quando foi roubado do proprietário que acabava de chegar em casa, na rua Roberto Lambach, no Bacacheri.

Luiz Fernando e um menor foram detidos
"Eles estavam esperando o carro 'esfriar' na gíria dos bandidos. O plano era pegar o carro hoje, trocar as placas e seguir para Santa Catarina. Lá o veículos eria comercializado. Os dois pretendiam fazer o mesmo com este Gol levado da garagem desta residência em São José do Pinhais", disse o superintendente da Delegacia do Alto Maracanã, Fioravante Peruchon.
Segundo o superintendente, é comum a prática de furtos ou roubos em Curitiba com destino em Colombo. "Muitos assaltantes roubam veículos na capital e vêm para Colombo comercializá-lo ou esperar passar um tempo até poderem tirar daqui", completou.
O menor foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente e o outro assaltante segue preso em Colombo.
fonte: banda b

Motorista em dia de fúria espanca funcionária da prefeitura de Curitiba na Linha Verde

O ataque de fúria aconteceu na Linha Verde, por volta das 7h30 desta segunda-feira (9). A agente administrativa da prefeitura de Curitiba, Ester de Oliveira dos Santos, de 44 anos, afirma que foi espancada por um motorista "louco" que ficou furioso ao bater no carro dela, próximo a trincheira da Gustavo Rattman, no Bacacheri.
Segundo o depoimento que a agente prestou no 1° Distrito Policial hoje pela manhã, o motorista furioso trafegava pela marginal da Linha Verde quando, de repente, entrou na via principal fechando vários veículos, inclusive o carro dela, um Prisma prata.
"Não consegui frear. Ele estava dirigindo um Kia prata, veio em cima do meu carro e batemos. Assim que desci do veículo, ele veio na minha direção e começou a esmurrar o meu peito, totalmente descontrolado, dizendo que eu tinha fechado o carro dele. Estava completamente louco porque eu estava na Linha Verde e não ele", contou Ester à Banda B.
Segundo a funcionária pública, enquanto um homem que acompanhava o motorista furioso tentava acalmá-lo, ela anotou a placa e pegou o telefone para ligar para a polícia. "Foi só eu anotar a placa e pegar o telefone pra ligar pra polícia para o motorista fugir. Não sei o que deu nele. Estou toda machucada na região do peito. Um absurdo", afirmou Ester.
A polícia já tem a placa do carro e sabe que o motorista em fúria tem entre 40 e 50 anos. A funcionária pública registrou o boletim de ocorrência e foi ao Instituo Médico legal fazer exames de lesões corporais.
O motorista furioso deverá ser intimado para dar sua versão do caso. O carro de Ester ficou com a lateral totalmente destruída.
banda b

Taça Liberadores da América segue hoje com 4 jogos


Veja os confrontos pela 5ª rodada

Terça-Feira- dia 3 de abril 

Lanús  6x0  Olimpia
Deportivo Táchira  1x1  Cruz Azul
Alianza Lima  1x2  Vasco

Quarta-Feira- dia 4 de abril 

Godoy Cruz  0x1  Universidad de Chile
Internacional  1x1  Santos
Emelec  3x2  Flamengo
Junior  3x0  Universidad Católica

Quinta-Feira- dia 5 de abril 

Libertad  2x1  Nacional-URU
Aurich  1x0  The Strongest

Hoje, terça-Feira- dia  10 de abril 

18h30 | Olímpico Atahualpa- Deportivo Quito  x  Defensor Sporting
19h45 | Agustín Tovar- Zamora  x  Arsenal de Sarandí
20h45 | Santa Laura- Unión Española  x  Bolívar
23h | Atanasio Girardot- Atlético Nacional  x  Peñarol

Quarta-Feira- dia 11 abril 

19h45 | Omnilife- Chivas Guadalajara  x  Vélez Sarsfield
22h | Engenhão- Fluminense  x  Boca Juniors
22h | Parque Central- Nacional-PAR  x  Corinthians


Veja como está a classificação na fase de grupos
Grupo A P J V E D GP GC SG %
1- Santos 10 5 3 1 1 10 5 5 67%
2- Internacional 8 5 2 2 1 10 5 5 53%
3- The Strongest 7 5 2 1 2 5 9 -4 47%
4- Juan Aurich 3 5 1 0 4 3 9 -6 20%

Grupo B P J V E D GP GC SG %
1- Lanús 10 5 3 1 1 11 3 8 67%
2- Olimpia 7 5 2 1 2 8 13 -5 47%
3- Emelec 6 5 2 0 3 4 6 -2 40%
4- Flamengo 5 5 1 2 2 9 10 -1 33%

Grupo C P J V E D GP GC SG %
1- Unión Española 7 4 2 1 1 7 4 3 58%
2- Bolívar 7 4 2 1 1 5 5 0 58%
3- Universidad Católica 6 5 1 3 1 6 8 -2 40%
4- Junior 4 5 1 1 3 6 7 -1 27%

Grupo D P J V E D GP GC SG %
1- Fluminense 12 4 4 0 0 5 1 4 100%
2- Boca Juniors 7 4 2 1 1 5 3 2 58%
3- Arsenal de Sarandí 3 4 1 0 3 4 5 -1 25%
4- Zamora 1 4 0 1 3 0 5 -5 8%

Grupo E P J V E D GP GC SG %
1- Vasco 10 5 3 1 1 9 6 3 67%
2- Libertad 10 5 3 1 1 9 6 3 67%
3- Nacional-URU 6 5 2 0 3 5 6 -1 40%
4- Alianza Lima 3 5 1 0 4 5 10 -5 20%

Grupo F P J V E D GP GC SG %
1- Cruz Azul 8 5 2 2 1 7 3 4 53%
2- Corinthians 8 4 2 2 0 4 1 3 67%
3- Nacional-PAR 4 4 1 1 2 4 6 -2 33%
4- Deportivo Táchira 3 5 0 3 2 4 9 -5 20%

Grupo G P J V E D GP GC SG %
1- Vélez Sarsfield 9 4 3 0 1 7 3 4 75%
2- Defensor Sporting 6 4 2 0 2 3 4 -1 50%
3- Deportivo Quito 4 4 1 1 2 4 4 0 33%
4- Chivas Guadalajara 4 4 1 1 2 2 5 -3 33%

Grupo H P J V E D GP GC SG %
1- Universidad de Chile 10 5 3 1 1 9 5 4 67%
2- Atlético Nacional 8 4 2 2 0 12 6 6 67%
3- Godoy Cruz 5 5 1 2 2 8 12 -4 33%
4-Peñarol 1 4 0 1 3 2 8 -6 8%
Fonte: A Gazeta News

Estudante mineira de 13 anos é aprovada em vestibular de direito

Lorena Aguiar Ribeiro, de 13 anos, exibe certificado de aprovação no vestibular (Foto: Raquel Freitas/ G1) 
Lorena Aguiar Ribeiro, de 13 anos, exibe certificado de aprovação no vestibular (Foto: Raquel Freitas/ G1)
Milhares de jovens sonham em passar no vestibular. A mineira Lorena Aguiar Ribeiro ainda cursa o 9º ano do ensino fundamental, mas já sentiu o gostinho desta vitória. Com apenas 13 anos, a estudante da Escola Municipal Prefeito Amintas de Barros, em Belo Horizonte, passou em direito na Faculdade Anhanguera. Apesar de ter sido aprovada, ela só poderá fazer um curso superior depois de concluir o ensino médio.
A adolescente diz que decidiu de última hora prestar vestibular como “treineira”. “Resolvi fazer a prova por experiência e por influência do meu pai e de alguns amigos”, revela. Entre a inscrição e o resultado, foram apenas quatro dias. O pai, Graciliano Antônio Ribeiro, grande incentivador da garota, foi quem deu a notícia para a filha. “Eu estava na hora do recreio quando ele me ligou. Fiquei feliz só de pensar que passei numa prova que normalmente só pessoas com o ensino concluído passam. Acho que na hora, ele [o pai] até ficou emocionado”, comemora.

Em casa, a mãe, Maria da Penha Ribeiro, que inicialmente não estava certa se este era o momento adequado de a filha prestar vestibular, não esconde o orgulho. “Foi muito gratificante. Quando ela e o pai dela apareceram com essa ideia, eu pensava que era muito cedo, que não ia dar certo. Mas ela dizia que seria uma experiência nova”, conta. Na escola, a aprovação rendeu até um apelido à adolescente: “nerd”. De acordo com Lorena, muitos colegas ficaram surpresos. Já os professores teceram diversos elogios à menina. “Eles me falaram que eu estava no caminho certo”.
Lorena diz que gosta de estudar, mas 'nem muito, nem pouco' (Foto: Raquel Freitas/ G1) 
Lorena diz que gosta de estudar, mas 'nem muito,
nem pouco' (Foto: Raquel Freitas/ G1)
E Lorena é determinada quanto ao caminho que pretende trilhar. Além de direito, quer se formar em medicina. Como muitas jovens, ela pensa em se tornar modelo, mas revela que o grande sonho é ser médica legista. “A profissão de modelo pode acontecer de ser só uma fase. Se eu for médica, posso trabalhar a vida inteira”, reflete.

A vontade de se dedicar à medicina legal veio da ficção. Tudo começou quando Lorena assistiu a um filme que mostrava a atuação de uma perita. Desde então, as produções que mostram esse universo se tornaram as preferidas da garota, que também se diz “viciada” em uma série sobre perícia em investigações de crimes.

Se dependesse da vontade de Lorena, ela logo trocaria as salas de aula da Escola Municipal Prefeito Amintas de Barros pelas da Faculdade Anhanguera. A mãe da garota conta que o marido está estudando se há a possibilidade de a filha adiantar os estudos por meio de um supletivo. “Às vezes, tem brechas que a gente não conhece, mas ficamos sem saber se essa é a melhor opção”, afirma.

Segundo a Faculdade Anhanguera, o nome de Lorena estava na lista dos candidatos aprovados para vagas remanescentes da campanha 2012. Apesar de ter conseguido nota satisfatória na redação e nas 20 questões objetivas, a instituição informou que garota não vai poder se matricular no curso de Direito. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), é possível que alunos mais novos que a maioria, que normalmente presta vestibular aos 17 ou 18 anos, ingressem em curso de graduação. Entretanto, para que qualquer pessoa curse a faculdade, independentemente da idade, é necessário que ela tenha concluído o ensino médio ou equivalente.

Enquanto não chega a hora de Lorena poder entrar na faculdade, ela já planeja os próximos passos. “Quero fazer o Enem no fim do ano para testar os meus conhecimentos”, adianta.
Fonte: G 1

Vitamina E pode não ser eficiente para prevenir doença cardíaca

Tomar suplementos de vitamina E pode não ser tão eficiente para evitar o desenvolvimento de insuficiência cardíaca em mulheres.
Isso é o que mostra um estudo chamado Women?s Health Study realizado pelo National Institute of Health, um órgão governamental norte-americano - o primeiro desse tipo desenvolvido em grande escala.
A vitamina E faz parte de um grupo de nutrientes conhecidos como antioxidantes, substâncias conhecidas por proteger o corpo dos danos oxidativos causados às células, por isso muitas pessoas fazem uso desse suplemento com objetivo de prevenir problemas cardíacos.
No entanto, alguns estudos anteriores sobre a vitamina E sugeriram que essa substância pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca, e outros estudos tiveram resultados contraditórios.
No estudo atual, os pesquisadores acompanharam um grupo de cerca de 40.000 mulheres, com idade maior ou igual a 45 anos, por um período de aproximadamente 10 anos.
As participantes foram divididas em dois grupos: no primeiro, elas tomaram suplementos de vitamina E e, no segundo grupo, quantidades iguais de um medicamento de efeito placebo.
Durante o estudo, 220 episódios de insuficiência cardíaca foram registrados. Os resultados mostraram que os suplementos de vitamina E não tiveram qualquer impacto no risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca.
Os pesquisadores apontam que os resultados reafirmam a importância de se concentrar na prevenção primária e em outras medidas comprovadas para reduzir o risco da doença, incluindo o controle eficaz da pressão arterial e a prevenção primária de doenças cardíacas.
A insuficiência cardíaca é uma condição crônica progressiva em que o coração não é mais capaz de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Ela afeta mais de 5,7 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Ministério da Saúde, foram realizadas, no ano de 2000, perto de 398 mil internações por IC, com ocorrência de 26 mil óbitos. Adote três cuidados para evitar doença cardíaca
O médico aponta os três cuidados indispensáveis que as mulheres com mais de 50 anos devem adotar para preservar a saúde do coração:
1. Alimentação
O consumo de alimentos industrializados, fast foods e gordura trans é o grande vilão do coração saudável. O aumento do mau colesterol (LDL) contribui muito para a obstrução dos vasos sanguíneos.
Além disso, quem tem dificuldades em se alimentar de modo saudável e controlar o peso normalmente passa a apresentar um quadro de sobrepeso e obesidade, o que aumenta ainda mais os riscos de doenças cardíacas.
Incluir mais frutas, legumes e verduras no cardápio diário e moderar o consumo de carnes, massas e frituras é uma boa pedida.
2. Exercícios Físicos
Segundo o cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula, os exercícios físicos ajudam a diminuir consideravelmente a pressão sanguínea e a fortalecer o coração.
Quanto mais forte é o músculo do coração, menor é seu esforço em bombear sangue para o corpo, diminuindo a pressão arterial. Gebara valoriza a atitude de se ter uma vida saudável.
Segundo o médico, o entusiasmo da pessoa que inicia um processo de emagrecimento faz com que ela mude seu estilo de vida e incorpore atividades em seu dia-a-dia que também colaboram para diminuir a incidência de hipertensão e diabetes.
3. Álcool e Cigarro
Estudos recentes mostram que a ingestão diária de uma ou duas taças de vinho tinto auxilia na prevenção de problemas cardíacos.
Mas o cardiologista Otávio Gebara adverte: "Quem tem dificuldade em controlar a ingestão de álcool deve se manter abstêmio.
Afinal, o excesso de álcool pode ocasionar sérios problemas cardíacos, incluindo derrame cerebral". Com relação ao cigarro, é melhor adotar "tolerância zero".
"A nicotina e o monóxido de carbono atingem o sistema cardiovascular, aumentando as chances de infarto", diz o médico.
 
Fonte: Minha Vida

Julgamento de réus do mensalão deve ser prioridade do STF

O julgamento dos réus do mensalão precisa ser prioridade do Supremo Tribunal Federal (STF), na avaliação dos deputados Ricardo Tripoli (SP) e Raimundo Gomes de Matos (CE). Os tucanos cobram rapidez no processo e acreditam que a sociedade espera a condenação dos envolvidos no maior escândalo de corrupção do governo Lula como forma de dar um basta na impunidade.

Mobilização popular na internet exige definição sobre envolvidos no maior escândalo do governo Lula
Para impedir a prescrição dos crimes do maior escândalo de corrupção no governo Lula, a sociedade brasileira se mobiliza e cobra do Supremo Tribunal Federal (STF) agilidade no julgamento do processo. Uma das iniciativas é a petição online, que já reuniu mais de 7 mil assinaturas a favor da causa. Pelo Twitter, os internautas organizam mais uma grande manifestação nesta terça-feira (10).

Esquema de corrupção teria financiado acordos políticos com líderes partidários na gestão petista
O mensalão, maior escândalo da gestão Lula, estourou em 2005, quando o então deputado Roberto Jefferson chocou o país ao revelar a existência de um sistema de compra de parlamentares para votar matérias de interesse do governo. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi apontado pelo Ministério Público como “chefe da quadrilha”.
Planalto turbina números para esconder baixo investimento, critica César Colnago
O deputado César Colnago (ES) afirmou, em discurso nesta segunda-feira (9), que o PT comemora o aumento do índice de aprovação de Dilma enquanto o governo é reprovado em seis de nove áreas pesquisadas. Em setores como saúde, segurança, taxa de juros, combate à inflação e educação há mais brasileiros insatisfeitos, argumenta o tucano.
Para Andreia Zito, falta seriedade do Executivo federal no combate à violência
Em discurso nesta segunda-feira (9), a deputada Andreia Zito (RJ) afirmou que os moradores dos grandes centros são obrigados a conviver com a permanente insegurança porque o governo não enfrenta a violência com seriedade. “Não podemos continuar aceitando que a segurança pública em nosso país seja tratada de forma isolada, sem planejamento”, disse.
CNI apoia proposta de Kaefer que reduz carga de impostos
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) confirmou apoio à Proposta de Emenda à Constituição 511/2010, do deputado Alfredo Kaefer (PR), que estabelece uma reforma tributária e um novo pacto federativo. A proposição está na pauta de votação da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) desta terça-feira (10) e tem parecer favorável do economista e deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Apesar dos problemas sem fim nas estradas, Dnit continua esvaziado e paralisado
Quem pegou a estrada neste feriado pôde constatar o mau estado em que se encontram as rodovias federais. “A falta de segurança na malha brasileira e o custo adicional que sua má condição acarreta à produção nacional deveriam ensejar maior atenção do poder público”, diz a Carta de Formulação e Mobilização Política desta segunda-feira (9).
"TV Câmara" lança documentário sobre a trajetória de FHC no dia 17
“A Construção de Fernando Henrique”. Este é o título do documentário produzido pela TV Câmara sobre a trajetória do ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB, que completou 80 anos em junho do ano passado. O lançamento ocorrerá no próximo dia 17, ao meio-dia, no Salão Negro do Congresso Nacional
Artigo: “Dívida estadual, pacto federativo e renegociação”, por Marcus Pestana
Poucos sabem que a estabilização da economia foi um processo longo e cheio de desafios, muito além do simples lançamento da nova moeda – o real. Feita a transição monetária, foi necessária uma ampla reforma fiscal, que teve muitos capítulos. O saneamento e a privatização dos bancos estaduais, o Proer, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o programa de desestatização, a política monetária rígida.

Direto do Twitter, com os deputados Rodrigo de Castro (MG), Eduardo Azeredo (MG), Vaz de Lima (SP), Andreia Zito (RJ) e Duarte Nogueira (SP)
Direto do Plenário, com os deputados César Colnago (ES) e Antonio Carlos Mendes Thame (SP)
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Meninos aliciados pela internet fogem de bullying e rejeição familiar

A exploração sexual de meninos no Brasil está relacionada com a homofobia (qualquer tipo de discriminação ou aversão aos homossexuais).
Segundo os especialistas, adolescentes homossexuais costumam ser vítimas fáceis das redes de aliciamento da internet, quando fogem da violência e do preconceito recebidos dentro da própria casa e na comunidade.
“Eles sofrem bullying na escola, rejeição de familiares e violência nas ruas, principalmente nas cidades do interior ou do Nordeste brasileiro, onde os padrões de comportamento são mais rígidos e tradicionais”, afirma o psicólogo Ricardo Castro, coordenador executivo do Instituto Papai, de Recife, em Pernambuco.
“Como abandonam muito cedo os estudos, ao serem rechaçados na escola, e sem nenhum apoio familiar, eles, no máximo, conseguem ser aceitos como cabeleireiros, mas geralmente acabam indo para as ruas, atraídos pelas promessas da internet”’, afirma o psicólogo Ricardo Castro, coordenador executivo do Instituto Papai.
O pesquisador cita a reportagem publicada, em fevereiro deste ano, no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que mostrou meninos explorados sexualmente por meio das redes de relacionamento da internet no Ceará, no Rio Grande do Norte e no Piauí, depois de passarem por modificações no corpo, colocando prótese e silicone para se tornarem femininos e serem comercializados nas ruas de São Paulo e em países da Europa.
Na capital paulista junto com travestis adultos eles começam a ser explorados sexualmente em pontos tradicionais de prostituição transexual: Indianópolis, Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Norte, e também na Avenida Industrial, no município de Santo André, no ABC paulista.
Os adolescentes precisam enviar uma foto por e-mail e, se passarem na avaliação da rede de aliciamento, têm a passagem paga e recebem inicialmente megahair e hormônios femininos e, com o tempo, também colocam silicone no peito.
Segundo Ricardo Castro, o aliciamento de meninos é um mercado que envolve muito dinheiro do qual faz parte uma forte rede internacional com traficantes, cafetinas, policiais, pousadas e hotéis.
Ele cita casos em São Paulo de taxistas que mostram folheto no porta-luvas oferecendo menores.
“Pedi informação de uma pizzaria um dia para um guarda e ele logo foi perguntando se não tinha interesse em uma casa de prostituição, se isso ocorre nas grandes capitais, imagina no resto do Brasil”.
Para o psicólogo Marcos Nascimento, pesquisador na área de gênero e sexualidade, com doutorado em saúde pública, fala-se muito mais no Brasil da exploração sexual com meninas, mas é preciso estudar e divulgar também o comércio sexual de meninos, especialmente dos adolescentes homossexuais e travestis.
“Eles são os que mais sofrem preconceito da sociedade, porque seu comportamento é visto como falta de caráter e safadeza”, diz.
Na opinião do especialista, os meninos não têm noção da perversidade deste mundo e acabam entrando pela ingenuidade da adolescência e falta de perspectivas.
“O virtual faz com que os meninos se soltem mais e fantasiem, ficando mais vulneráveis, porque aparentemente estão sendo aceitos neste mundo marginalizado”, diz.
O problema ocorre também, porque eles não têm uma rede de apoio local para procurar.
Na avaliação de Marcos Nascimento, as próprias Ongs e programas sociais de governo precisam ter um olhar menos preconceituoso e homofóbico, com políticas mais definidas.
“Precisamos estar mais atentos para os meninos que caem na vida da pior maneira possível, pensar programas que envolvam a sociedade como um todo e tragam mais perspectivas a eles para que se mantenham em seus locais de origem”’, afirma Marcos Nascimento.
O psicólogo sugere que mais trabalhos locais sejam realizados como esportes, lazer e cultura para que os adolescentes descubram outros caminhos.
Na avaliação do psicólogo Ricardo Castro, é preciso investir mais em pesquisas científicas na área especialmente sobre o tráfico de pessoas e a exploração sexual de meninos e transexuais.
“O assunto precisa ser debatido entre os profissionais de comunicação, saúde, educação e também entre os grupos de jovens e adolescentes.
Fonte: Childhood Brasil