segunda-feira, 16 de abril de 2012

Para Rosinha, dá para reverter no “convencimento”

A diferença de apenas 105 votos de certa forma animou os que defendem o lançamento de candidatura própria do PT. “A Chapa 1 indicará 171 delegados ao Encontro do PT. Nós, 129. A diferença é apenas 44. Ou seja temos que convencer 23 deles a optar pela candidatura própria”, disse ontem o pré-candidato a prefeito do partido, deputado federal Florisvaldo Fier, o doutor Rosinha.

Na avaliação dos defensores da candidatura própria do PT, porém, há uma incompatibilidade de ideias e perfis entre o PT e a candidatura de Gustavo Fruet (PDT) , já que o ex-deputado era até há pouco tempo do PSDB, e como parlamentar tucano, foi um dos principais líderes da oposição ao governo Lula na Câmara Federal. Além disso, teve papel de destaque da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o caso do “mensalão”. Na avaliação dos contrários à aliança, fatalmente o PSDB vai explorar essa contradição na campanha, desgastando Fruet.

O ministro Paulo Bernardo (PT) garantiu  ontem, no entanto, que teve carta branca do ex-presidente Lula para negociar uma possível aliança com Fruet. “O Lula vai deixar a votação transcorrer e depois vai tomar parte na campanha. Está disposto a conversar”, disse Bernardo.  “Nossa diferença com o Gustavo sempre foi política. Ele teve um rompimento no PSDB e hoje é nosso aliado até porque o PSDB não o quis como candidato.”. 
fonte: bem parana 

Aluna vítima de bala perdida passa bem Ela foi submetida a uma cirurgia para drenar o sangue na região da nuca

A estudante Damares Gonçalves, 19 anos, atingida por uma bala perdida na última sexta-feira (13) enquanto fazia aulas de direção no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, passa bem. Ela foi submetida a uma cirurgia para drenar o sangue na região da nuca, segundo a assessoria de imprensa do Hospital Cajuru, que  não informou se houve alguma lesão na coluna da jovem.

A aluna da autoescola foi atingida por uma bala perdida após bandidos assaltarem uma pizzaria e trocarem tiros, provavelmente com o dono do estabelecimento, na rua Sétimo Simeonato, no bairro Capão da Imbuía, em Curitiba.

Apesar de a bala ter acertado a região da cabeça, ela estava consciente e foi encaminhada ao hospital em estado grave, no entanto sem risco de morte.

O instrutor Tiago, que dava aula para Damares no momento do tiroteio, disse que se assustou com a troca de tiros e agradeceu a Deus por nada de pior ter acontecido. “Acredito que nascemos de novo. Estava aqui trabalhando e poderia ter morrido sem ter feito nada. Infelizmente estamos sujeitos a este tipo de situação”, descreveu.

O caso é investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba.
bem parana 

No PR, 75,8% dos prefeitos aptos à reeleição já declararam candidatura Dos 399 prefeitos, 219 poderiam concorrer, segundo estudo da CNM

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fez estudo sobre quantos prefeitos podem ou devem se candidatar à reeleição. Em todo o país, dos 5.563 municípios, em 3.302 (59,35%) os atuais prefeitos podem concorrer a um novo mandato. Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, consultados pela CNM no mês de março, 2.418 (73,13%) prefeitos anteciparam que pretendem concorrer; outros 500 (15,14%) não concorrerão e, 333 (18,88%) ainda estão indecisos. Em 51 municípios a CNM não conseguiu contato com os atuais prefeitos. Ao analisar o resultado da pesquisa nos três estados do Sul, o presidente da CNM, adianta o Paraná é o que tem o maior percentual de candidatos à reeleição. O Estado tem um total de 399 Municípios. Destes, em 219  (54,8%) os atuais prefeitos poderiam concorrer. Do total, 166 , ou seja 75,8% dos aptos, já manifestaram que são candidatos. Em Santa Catarina, dos atuais prefeitos dos 293 municípios, 198 têm direito a reeleição Na pesquisa da CNM, 137 (69,19%) já confirmaram disposição de concorrer. No Rio Grande do Sul, 303 dos atuais prefeitos dos 496 municípios gaúchos podem concorrer. Até agora, 182 (60,0%) confirmaram que são candidatos.
 As últimas eleições municipais, a partir do ano de 2000 - fato que se repetiu em 2004 e 2008 -, têm se caracterizado pelo número crescente de prefeitos que buscam um segundo mandato. Pesquisa de Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que nos anos citados, 60% deles buscaram a reeleição e que o mesmo porcentual – 60%  - alcançaram sucesso, saíram vitoriosos.  Nas eleições municipais anteriores, a quantidade de prefeitos que se candidataram a reeleição foram, em 2000 de 62%, em 2004 de 63,3% e em 2008, 76,9%, demonstrando que mais da metade dos prefeitos que podem se candidatar acabam optando por isso.
“A análise por Estado indica que a proporção nacional se repete na maioria das unidades da federação. A média dos atuais prefeitos que pretende concorrer fica em torno de 70%”, informa. O Estado com o maior número proporcional é o de Rondônia. Dos 36 prefeitos, 32 já decidiram concorrer e somente 2 indicaram que não participarão do pleito. No Amapá, dos 7 municípios onde pode haver reeleição, 6 já decidiram concorrer e somente um (1) disse não.
O Estado de Minas Gerais que tem o maior número de Municípios, 853 e em 457 os atuais prefeitos podem concorrer a novo mandato.  Porém, ouvidos pela CNM, 319 (69,8%) confirmaram que concorrerão; 53 (11,6%) já disseram não e 81 (17,73%)  estão indecisos.
Em outro Estado que tem grande número de municípios, São Paulo – 654 no total-, pode haver reeleição em 350. Destes, em 278 (79,43%) os atuais prefeitos irão concorrer, em 27 (7,71%) não irão e em 45 (12,86%) ainda estão indecisos. Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, em 63 deles pode haver reeleição. Dos atuais prefeitos, 39 (61,6%) irão a reeleição, 9 (14,9%) decidiram não ir e,  em 11 (17,4%) ainda estão indecisos.
Na Região Nordeste cabe destacar a Bahia com seus 417 municípios. Desse total, em 264 municípios pode haver reeleição. Na consulta da CNM, 202 prefeitos (76,52%) confirmaram que concorrerão; em 27 não vão concorrer e em 30 ainda estão indecisos. Outro Estado do Nordeste que chama a atenção é o Maranhão que possui 217 municípios. Deste total pode haver reeleição em 131. Até o momento, 103 (78,6%) já decidiram concorrer. 12 disseram que não e em 9 ainda estão indecisos.
bem paraná 

Bebê recebe leite na veia em vez de soro

Um bebê de quatro meses recebeu leite na veia ao invés de soro, na noite deste sábado, dia 14, no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. Após o ocorrido, a menina sofreu duas paradas cardíacas e está internada em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
De acordo com o gerente de relações institucionais do hospital, Paulo Carvallho, o erro foi cometido por uma técnica de enfermagem, cujo nome não foi divulgado.
Fonte: BAND

Câmara aprova mudança de horário das sessões

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou o projeto que prevê a mudança do horário das sessões plenárias para o período da manhã. A proposta, que altera o regimento interno da Casa, de autoria de diversos vereadores, foi analisada em primeiro turno na tarde desta segunda-feira (16). Se for aprovada também em segundo turno, nesta terça (17), as sessões plenárias passam a ser realizadas das 9h ao meio-dia. Hoje, elas acontecem das 14h30 às 17h30, três vezes na semana: segunda, terça e quarta-feira.

Os dias não foram alterados. Entre as justificativas está a implantação da TV Câmara. O projeto também prevê que as reuniões das comissões acontecerão de segunda a sexta-feira, em horário que não interfira nos trabalhos das sessões ordinárias. O texto ainda estabelece mecanismos que visam melhoria para aferição dos critérios de justificativas de falta dos vereadores, que podem ter descontado 1/30 de seus subsídios por sessão.

"A mudança de horário vem ao encontro da possibilidade de ocuparmos o horário ocioso da TV Sinal, que vai da meia-noite até o meio-dia, para transmitirmos as sessões plenárias ao vivo, ampliando a transparência do Legislativo", avalia o presidente, vereador João Luiz Cordeiro (PSDB).

Na semana passada, foi firmado convênio com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para que o Legislativo Municipal utilize parte da grade da TV Sinal sem custo de transmissão.

"Queremos, ainda neste primeiro semestre, desenvolver o projeto técnico e, em seguida, executá-lo dentro das possibilidades da nossa Casa. A ideia é deixar a estrutura pronta para que na próxima legislatura possa ser aprimorada", acrescentou João Cordeiro.

Com relação às presenças dos vereadores nas sessões plenárias, será atribuída falta para aquele que deixar de comparecer e desconto de 1/30 de seu subsídio por sessão, salvo justificativa por motivo justo e comprovado. "Somente em casos de doença, luto, gala, desempenho de missões oficiais da Câmara ou do município, mediante requerimento apresentado até três dias úteis após e deferido pela Mesa da Casa, será possível justificar", disse o primeiro-secretário, vereador Celso Torquato (PSD), que apresentou o projeto na tribuna.

O requerimento de justificativa de falta deve estar acompanhado de documento comprobatório que motivou a referida ausência, ficando apenas o presidente da Casa dispensado da justificativa por escrito às sessões, para atender as atribuições inerentes ao cargo. "Com relação às faltas, a alteração no projeto original é urgente, tendo em vista a necessidade de dar aplicabilidade à nova disposição incorporada à Lei Orgânica Municipal (LOM), que possibilita a implantação de desconto no subsídio dos vereadores face à ausência não justificada à sessão plenária", informou Torquato.

O líder da oposição, vereador Jonny Stica (PT), pediu o compromisso da Mesa quanto ao início das transmissões das sessões plenárias ao vivo, o que justificaria, na opinião da bancada, a necessidade da mudança de horário.

O líder do prefeito, vereador Roberto Hinça (PSD), afirmou que é unânime a vontade de implantar a TV Câmara, porém não há como prever uma data específica, por ser preciso vencer procedimentos legais, aos quais não é possível estabelecer um prazo fixo, como, por exemplo, o processo para a contratação da empresa para proceder a produção das imagens. A oposição decidiu, então, votar contra a alteração do horário.

O placar final foi de 26 votos favoráveis e seis contrários. (com informações da Câmara Municipal de Curitiba)

Barbosa está proibido de distribuir benefícios

A promotora de Justiça Susana Broglia Feitosa de Lacerda, da 41ª Zona Eleitoral de Londrina, emitiu recomendação, na última quinta-feira (12), para que o prefeito Barbosa Neto e os secretários municipais não distribuam valores ou benefícios neste ano eleitoral. Estão restritos doações de alimentos, medicamentos, materiais de construção e passagens rodoviárias.

Se houver necessidade de socorrer a população em situações de emergência, o MP recomenda que seja observado o critério da impessoalidade e que a Promotoria Eleitoral seja informada. O Ministério Público também recomenda que sejam suspensos os repasses de recursos a entidades vinculadas a pré-candidatos.

A Promotoria solicita ainda, no mesmo documento, que em quinze dias o MP seja informado sobre os programas sociais mantidos este ano e quantas famílias são beneficiadas. Os infratores estão sujeitos a multas que vão de R$ 5,3 mil a R$ 106 mil e à cassação do registro ou diploma do candidato, além de inelegibilidade decorrente de abuso de poder.

Reajustes

A Prefeitura de Londrina tinha até o último dia 10 para conceder benefícios ao servidor público municipal. Pela Legislação Eleitoral, o poder público precisava conceder a reposição ou qualquer outro tipo de benefício com até 180 dias de antecedência da realização das eleições.

Dias antes, a atual administração enviou um projeto de lei à Câmara, para a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) aos professores da Rede Municipal de Educação. A matéria, enviada no 'afogadilho', obrigou os vereadores a votarem sem a devida discussão.

Eles também preferiram não apresentar emendas para deixar a votação mais ágil. Para a segunda discussão, os parlamentares realizaram uma sessão extraordinária na segunda-feira passada (9). O prefeito precisou sancionar o projeto na segunda mesmo, para evitar qualquer tipo de pendência com a Justiça Eleitoral.

Outra matéria polêmica, também enviada ao Legislativo no 'afogadilho', trata das perdas salariais dos auxiliares da Secretaria Municipal de Saúde. Os vereadores ficaram com receio de votar o projeto na última semana, pela ausência de um parecer da Procuradoria Jurídica do Município, que poderia embasar a discussão.

Apesar de garantir que a reposição não infringe a Legislação Eleitoral, por se tratar de perdas salariais e não de reajustes, o prefeito Barbosa Neto preferiu retirar a medida da pauta da Câmara e esperar pelo aval do Tribunal Superior Eleitoral.

Detentos mantêm parentes e agentes reféns em presídio

Cerca de 120 famílias e três agentes prisionais estão sob controle de detentos no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), em Aracaju. As negociações continuam em andamento para acabar com a rebelião, que começou na tarde de domingo (15). Não há registro de mortos ou feridos.

Os internos exigem agilidade nos processos e nas audiências judiciais, mudança do comando do presídio e anulação do contrato com a empresa responsável pela gerência da unidade prisional.

Os rebelados estão encapuzados dentro dos pavilhões e em parte da laje do presídio munidos de duas escopetas e armas brancas. Não houve corte de energia e água no local.

Mais de 150 policiais civis e militares, além do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão mobilizados.

Uma comissão composta pelo secretário de Justiça e de Defesa ao Consumidor, Benedito Figueiredo, o secretário de Segurança Púbica, João Eloy de Menezes, o juiz Hélio Mesquita e o promotor de Justiça José Cláudio, além de representantes da Polícia Militar e Defensoria Pública negociaram com os presos.
agencia estado 

Hillary está no Brasil, 5 dias após Dilma voltar dos EUA

Cinco dias após o retorno da presidenta Dilma Rousseff dos Estados Unidos, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, está nesta segunda-feira (16) e amanhã em Brasília. Em pauta, o fortalecimento das parcerias entre os dois países nas áreas comercial, política, diplomática, além de direitos humanos, ciência e tecnologia. A Conferência Rio+20 - em junho, no Rio - também será tema das conversas.

Hillary tem reuniões com Dilma, ministros, como o chanceler Antonio Patriota, e empresários. De manhã, ela participa de encontro com cerca de 150 empresários brasileiros e norte-americanos. A reunião é organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Câmara Americana de Comércio (Amcham).

A expectativa, de acordo com os empresários, é que Hillary proponha maior parceria no setor privado e ressalte a importância das empresas brasileiras e norte-americanas partilharem projetos de inovação tecnológica. Porém, antes de Hillary, os empresários se reunirão com o secretário do Interior dos Estados Unidos (cargo equivalente ao de ministro), Ken Salazar.

O ministro pretende destacar a importância do turismo no aumento das relações econômicas bilaterais. Também deverá explicar como funcionarão os novos consulados dos Estados Unidos no Brasil – em Belo Horizonte (MG), e Porto Alegre (RS). Os empresários esperam dele também informações sobre as medidas para facilitar a concessão de vistos aos brasileiros.

Os Estados Unidos são o segundo principal parceiro comercial do Brasil. Em 2011, o fluxo de comércio entre os dois países atingiu US$ 60 bilhões, representando aumento de 37% em relação ao registrado em 2007. O Brasil é a sexta maior fonte de visitantes para os Estados Unidos.

À tarde, Hillary conversa com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, durante a 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global (DPG) Brasil-Estados Unidos. O grupo foi criado em 2010 e prevê encontros anuais. A ideia é analisar de forma coordenada propostas comuns em várias áreas - educação, ciência e tecnologia, inclusão social e direitos humanos.

Amanhã (16), a secretária de Estado norte-americana se reúne com Dilma Rousseff durante a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto ( cujo nome em inglês é Open Government Partnership). O encontro é presidido pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos. Estarão presentes representantes de 42 países.

Confirmaram presença na conferência o primeiro-ministro da Geórgia, Nikoloz Gilauri; o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete; o vice primeiro-ministro da Líbia, Omar Abdelkarim; o ministro das Relações Exteriores da Estônia, Urmas Paet, o ministro das Relações Exteriores do mesmo país, Edgars Rinkevics, além do ministro das Relações Exteriores da Libéria, Augustine Ngafuan.

A conferência foi criada formalmente durante uma reunião paralela no ano passado, quando os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama, dos Estados Unidos, conversaram na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. A parceria é um fórum de participação voluntária que reúne governos e entidades da sociedade civil. O principal objetivo é fortalecer políticas nacionais de transparência e combate à corrupção por meio do intercâmbio de experiências entre seus participantes.

A visita de Hillary é cercada por cuidados da segurança norte-americana. O acesso aos locais nos quais ela estará é feito com duas a quatro horas de antecedência.
fonte: agencia estado 

Em 43 dias, três bebês são vítimas de erro médico

O Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, abriu procedimento para apurar erro médico que teria causado duas arritmias cardíacas em um bebê de quatro meses. Davi Emanuel Souza Lopes, que está internado há cerca de uma semana para tratamento de pneumonia, teria recebido leite na veia em vez de soro e terá de se recuperar no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade. Este é o terceiro erro médico com crianças em hospitais da região metropolitana da capital mineira em pouco mais de um mês.

De acordo com a direção do hospital, uma técnica de enfermagem teria trocado um soro que deveria ser ministrado na veia do bebê por leite e horas depois a criança começou a passar mal e sofreu duas bradicardias (redução na frequência cardíaca). Segundo o hospital, ela recebeu atendimento e não corre risco de morrer.

Ao contrário do que ocorreu com Artur Felipe Alves de Oliveira, de um mês, que não resistiu ao receber leite na veia em vez de soro. A morte ocorreu em 2 de março, no Hospital Municipal de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A técnica de enfermagem responsável pela troca foi afastada e a Secretaria Municipal de Saúde instaurou sindicância para apurar o caso.

Já na semana passada Alan Breno Castro, de dois anos, teve de ser submetido a uma cirurgia para colocação de uma sonda após ingerir ácido tricloroacético, usado para cauterização de verrugas. Ele foi levado ao Hospital Infantil São Camilo no domingo passado para fazer uma tomografia depois de levar uma queda mas, em vez de sedativo, uma enfermeira deu o ácido ao garoto, que continua internado e tem risco de sofrer sequelas.
bonde

Brasileira que matou filho na Argentina comete suicídio

Morreu na madrugada desta segunda-feira (16) a brasileira Adriana Cruz, a mulher que confessou ter matado seu filho de seis anos afogado em uma banheira, na casa onde viviam, na Argentina. Adriana, que estava presa desde o dia 21 de março, morreu depois de tentar se enforcar com uma meia ontem à noite, no banheiro do presídio, segundo relato do juiz responsável pela causa, Juan Pablo Masi, à imprensa local.

Adriana chegou a ser hospitalizada após sofrer uma "parada cardíaca e dano cerebral irreversível", como resultado do enforcamento, mas faleceu por volta das 5h30 da manhã (horário de Brasília), informou o diretor do hospital, Egídio Meliá.

Adriana, que tinha 46 anos, havia sido presa um dia após ter matado o filho Martín Vázquez na mansão onde residiam, em um bairro fechado perto de Buenos Aires, no município de San Vicente. Quando foi detida, ela disse a um canal de televisão que tinha matado o filho para vingar-se do marido argentino, de quem estava se divorciando. Adriana tinha outras duas filhas adolescentes.
bonde

Homem morre ao ser levado pela chuva para dentro de rio

Um homem de 50 anos morreu após ser levado pela chuva para dentro do Rio Belém, em Curitiba. O acidente aconteceu por volta das 18h30 de sábado (14), durante forte temporal.

O Corpo de Bombeiros informou ao G1 Paraná que o corpo foi encontrado pela Polícia Militar (PM), que fazia rondas no local por causa da forte chuva.

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), pelo menos 11 mil domicílios ficaram sem luz após o temporal. O problema foi causado por falhas em três alimentadores de energia.

Uma árvore caiu sobre um carro no bairro Pinheirinho. Houve alagamentos em Campo Largo e em Colombo, na Região Metropolitana. Algumas ruas em Curitiba também ficaram alagadas. Ninguém ficou ferido. (com informações G1 Paraná)

Caminhoneiro morre em capotamento na PR-562

Um caminhoneiro de 42 anos morreu em um capotamento por volta das 8h desta segunda-feira (16), na PR-562, entre as cidades de Coronel Vivida e Vista Alegre, municípios próximos a Pato Branco.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, Roseni Alves de Oliveira dirigia um caminhão com placas de Coronel Domingo Soares, quando perdeu o controle do veículo e capotou. O motorista não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
bonde

Ocorrencias policiais

SANTO ANTONIO DO PARAISO
COMPARECEU NESTE D.P.M O SR PAULO PINHA DIZENDO QUE EM DATA DE 14/04/2012 ESTAVA EM DESLOCAMENTO A FAZENDA BONANZA NO MUNICIPIO DE (SANTO ANTONIO DO PARAISO) COM SEU VEÍCULO MERCEDES BENZ CARROCERIA ABERTA DE PLACAS BXJ 4592 DE CAMBÉ CARREGADO COM ADUBO CONFORME NOTA FISCAL Nº 17260 E EMITIDA POR BELLA AGRICOLA E CTRC Nº 200365.QUANDO EM UMA ESTRADA RURAL PRÓXIMO A FAZENDA SÃO FRANCISCO O MESMO VEIO A TOMBAR COM A REFERIDA CARGA, DIANTE DOS FATOS O MESMO FOI ORIENTADO QUANTO AOS PROCEDIMENTOS.

CONGONHINHAS 
NO LOCAL O SOLICITANTE O SRº LUIZ CARLOS FARIA RELATOU A EQUIPE VEIO A COLIDIR SEU VEÍCULO FORD/DEL REY DE PLACA CPU6541 COM UM OUTRO VEÍCULO UM GM/CHEVETTE DE PLACA BPL6778 ,VINDO A CAUSAR DANOS EM AMBOS OS VEÍCULOS; E QUE QUE SUA FILHA DE TRÊS ANOS DE IDADE SOFREU UMA PEQUENA ESCORIAÇÃO,SENDO QUE ESTÁ JÁ HAVIA SIDO ENCAMINHADA PARA O HOSPITAL LOCAL. SENDO ASSIM AMBAS AS PARTES FORAM ORIENTADAS .

JATAIZINHO 
MEDIANTE SOLICITAÇAO NOS DESLOCAMOS AO ENDEREÇO DESCRITO ACIMA, ONDE HAVIA INFORMAÇOES DE QUE HAVIA NO LOCAL UMA PESSOA FERIDA POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO, AO CHEGAR NO LOCAL CONSTATAMOS QUE A PESSOA DE DIEGO DOS SANTOS AUGUSTO, PORTADOR DO RG. 9.838.639-4, 25 ANOS JA ENCONTRAVA-SE EM OBITO, DIANTE DISTO FOI FEITO ISOLAMENTO DO LOCAL, SOLICITADO APOIO DA RP DE ASSAI COMPOSTA PELO CB R. SILVA E SD ARRUDA, FEITO CONTATO COM IML-LONDRINA E TAMBEM DELEGACIA DE POLICIA CIVIL URAI, FEITO LEVANTAMENTO NO LOCAL DE CRIME, FOI ENCONTRADO 05 CAPSULAS DEFLAGADAS DE CALIBRE 9 MM, TIRADO VARIAS FOTOS DA VITIMA, NO LOCAL TAMBEM FOI TENTADO COLETAR MAIORES DADOS DO FATO OCORRIDO, MAS NINGUEM SE MANIFESTOU, POSTERIORMENTE A VITIMA FOI RETIRADA DO LOCAL PARA O IML, E ENCAMINHADO FOTOS E CAPSULAS PARA A DELEGACIA DE POLICIA CIVIL DE URAI PARA SEREM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDENCIAS QUANTO AO FATO.
a gazeta assai 

Grávida de seis meses é agredida em Londrina

Uma jovem de 25 anos, grávida de seis meses e duas semanas, foi agredida, por volta das 16h30 deste domingo (15), na rua Serra das Araras, no jardim Bandeirantes, na Zona Oeste de Londrina.

Ela contou ao Corpo de Bombeiros que bateu a barriga em um carro após ser empurrada pelo suposto agressor. A jovem reclamou de forte dor no abdômen e perda de líquido.

A grávida foi atendida por socorristas do Siate e encaminhada às pressas para o Hospital Universitário de Londrina. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o suposto empurrão.

Com informações do Portal Bonde.

Senador deve sair de UTI hoje

São Paulo - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ser submetido a um cateterismo e a uma angioplastia com a colocação de stent na madrugada de ontem. Segundo boletim médico divulgado no início da tarde de ontem, ele seguiria na UTI até hoje.

De acordo com o hospital, o estado de saúde do presidente do Senado é estável. A equipe médica que assiste o senador José Sarney é coordenada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, o mesmo médico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

José Sarney deu entrada no final da tarde de sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de exames de rotina. Segundo nota divulgada pelo hospital, os exames estavam agendados para a semana que vem, mas foram antecipados porque o senador se sentiu mal na sexta-feira.

Após passar pelas primeiras avaliações (ecocardiograma e eletrocardiograma), os médicos detectaram alterações compatíveis com o quadro de insuficiência coronária.
Folhapress

PT vai de Fruet nas eleições de Curitiba Com apoio dos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, decisão foi tomada em eleições internas

 
Curitiba - Ao contrário das eleições municipais mais recentes realizadas em Curitiba, neste ano o Partido dos Trabalhadores (PT) vai abrir mão da candidatura própria para apoiar um outro pré-candidato a prefeito, o ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT). O primeiro passo decisivo nesta direção foi tomado ontem, durante eleição interna no partido para escolha dos delegados que representarão todos os filiados em encontro municipal em Curitiba, marcado para os próximos dias 27 e 28 de abril.

A chapa 1 (Uma aliança para mudar Curitiba com você), que como o próprio nome aponta era defensora da aliança com Fruet, venceu a disputa interna do PT por 57% votos contra 43%, daqueles que defendiam a candidatura própria da legenda, na chapa ''Candidatura própria já''. Estavam aptos a votar mais de 2,6 mil filiados ao PT em Curitiba. Com sete de dez urnas apuradas, a diferença chegou a ser de menos de dez votos. Mas ainda faltavam os três maiores colégios eleitorais. A apuração fechou então em 1.093 votos para a aliança e 817 pela candidatura própria.

Na aliança com o PDT, o PT deve indicar o vice-prefeito para as eleições na Capital. O nome mais cotado para ser o indicado é o do deputado federal Angelo Vanhoni, que faz parte do campo majoritário, mas também são lembrados outros petistas, como a presidente do diretório municipal, Roseli Isidoro, André Passos e o vereador de Curitiba Pedro Paulo. Mais do que chegar com mais força para a disputa de outubro na prefeitura, a aliança do PT com o PDT de Fruet está de olho nas eleições de 2014, quando a ministra Gleisi Hoffmann pode sair candidata ao governo do Estado e assim, busca construir uma grande corrente de apoio em torno de seu nome.

Entre os principais defensores da aliança com o pedetista estava o casal de ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, que votou pela manhã. Gleisi destacou que a candidatura própria não é mais fundamental para o PT, que hoje tem o governo federal e já mostrou a sua força, precisando valorizar os partidos da base aliada da presidente Dilma Rousseff. ''Se eles são bons para dar sustentação ao governo federal e nos ajudar a governar o País, por que não fazermos alianças para que eles governem nossa cidade?'', argumentou, referindo-se ao PDT.

A corrente do PT que defendia a candidatura própria, tendo a frente o deputado federal Dr. Rosinha e o deputado estadual Tadeu Veneri, ambos que se colocaram como pré-candidatos do partido, argumentava que há nomes fortes dentro da legenda para fazer frente aos outros pré-candidatos. Havia também uma certa resistência ao nome de Fruet, que enquanto era deputado federal pelo PSDB travou diversos confrontos com o PT e fez duras críticas ao governo do então presidente Lula, principalmente no escândalo do mensalão.

No entanto, depois de votar, Dr. Rosinha já havia antecipado que, independentemente do resultado da eleição interna, o PT de Curitiba estará unido para as eleições de outubro. ''Durante todo meu tempo de militância fui minoria e sempre respeitei a escolha da maioria'', afirmou.
folha web

Corpo de jovem é enterrado

São Paulo - O corpo do estudante Roberto Laudisio Curti, 21 anos, foi enterrado ontem, no Cemitério do Araçá, em São Paulo. Beto, como era conhecido pelos amigos, foi morto na madrugada de 18 de março em Sydney (Austrália), após a polícia local o atingir com disparos de Taser (pistola de choque) e com spray de pimenta. Ele era suspeito de furtar um pacote de bolachas de uma loja de conveniência. As autoridades australianas não dão informações sobre o caso. A família contatou advogados para acompanhar a investigação e, se de fato houver erro, processar o governo australiano. (Folhapress)

Denúncias de violência contra criança crescem 120%

Segundo a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, no ano passado chegaram até o órgão 3.188 casos contra 1.449 em 2010. Os números mostram que a subnotificação pode estar diminuindo. Para o Ministério Público, a maioria dos municípios paranaenses não tem estrutura adequada para atendimento das ocorrências
As denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Paraná feitas ao Disque 100, canal de comunicação da Secretaria dos Direitos Humanos (SNDH) da Presidência da República, cresceram 120%. Segundo os dados, foram registrados 3.188 denúncias no ano passado e 1.449 em 2010.

Esses dados deixaram o Estado em 11º lugar no ranking do órgão. Em primeiro aparece São Paulo, com 10.496, seguido por Bahia (9.395) e Rio de Janeiro (9.120). Em todo o Brasil foram registradas 82.281 denúncias de violência contra criança e adolescente no ano passado. O órgão não divulga o número de registros por cidade.
folha web