segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mais um carregamento de cigarros é apreendido no interior de Entre Rios do Oeste.

No início da noite de ontem, agentes da Polícia Federal, apreenderam no interior do município de Entre Rios do Oeste, na comunidade de Vista Alegre, grande quantidade de cigarros, de origem estrangeira.
Cerca de 400 caixas de cigarros foram apreendidas durante a operação.
O contrabando foi encaminhado para a receita federal e não existem informações sobre prisões.
A apreensão foi feita pela equipe da Delegacia de Polícia Marítima de Foz do Iguaçu.

(Rádio Educadora)

Ministério Público faz alerta sobre e-mails falsos

Ministério Público do Estado do Paraná e o Ministério Público Federal emitiram em conjunto um alerta sobre a circulação de um falso e-mail em nome do Ministério Público, com suposta intimação para comparecimento em audiência.
O conteúdo da mensagem induz o usuário a clicar em um link.
Ao clicar no link, um programa invade o computador e captura informações pessoais, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito, é automaticamente instalado na máquina.
O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal esclarecem que não utilizam mensagens eletrônicas para fazer qualquer tipo de intimação ou notificação e orienta que os falsos e-mails sejam apagados imediatamente, sem que sejam abertos. Caso o e-mail já tenha sido aberto, o usuário não deve, em hipótese alguma, clicar em links ou autorizar a instalação de programas recebidos por meio da mensagem.
Acesse www.administracao.mp.pr.gov.br para ler algumas dicas do Departamento de Tecnologia da Informação do MP-PR sobre segurança na internet.




(Eraldo Ferraz/com Assessoria)

Paraná em Ação realizou mais de 50 mil atendimentos em Toledo

Foi realizado em Toledo no último fim de semana mais uma edição do Programa Paraná em Ação.
De sexta-feira, 27, a domingo, 29, cerca de 17 mil toledanos aproveitaram o fim de semana para confeccionar documentos, fazer exames de saúde e prestigiar as atividades recreativas.
O evento, que também ofereceu serviços gratuitos, desde emissão de documentos, regularização de divórcios, encaminhamentos para casamento coletivo, a atividades culturais, recreativas, educacionais e exames preventivos de saúde, aconteceu no Centro de Eventos Deziré Resfoco.
No total, foram realizados 54.227 atendimentos.
A ação contou com a colaboração de 300 pessoas, entre funcionários do município, do estado e voluntários.
Segundo o último levantamento realizado em 2011, em Toledo foi realizado o maior mutirão de serviços, superando Curitiba, com 12 mil pessoas e Maringá, com 14 mil.
O Programa Paraná em Ação tem por objetivo oferecer serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social da população.
Até o final de 2011 o Programa da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade do Estado recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas e realizou mais de 5,5 milhões de atendimentos, em 95 edições organizadas em diversas regiões do Paraná.


(Eraldo Ferraz/com Assessoria)

Mais um ataque de onça preocupa agricultores de município do oeste.

O proprietário de um sítio se assustou quando foi tratar o gado em Santa Tereza do Oeste.
De acordo com Auzenir Antônio Renosto, quando ele chegou ao local se deparou com uma vaca morta. Segundo o agricultor, a vaca foi vítima de uma onça, que está atacando o gado já há algum tempo.
Auzenir acionou o instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para tomar providência sobre o caso, porém segundo os técnicos, os responsáveis pela situação são os próprios donos das terras.
Orientados pelo Instituto Chico Mendes, eles devem cercar a área.
Um felino, com aproximadamente quatro anos, já foi recuperado no início deste ano por uma equipe do Projeto Carnívoros do Iguaçu, na mesma propriedade quando atacou e matou um bezerro.
Após a implantação de um chip no animal, ele foi solto.

(Rádio Educadora/Com Catve)

Governador Beto Richa pede desculpas por declarações sobre a Polícia Militar.

O governador Beto Richa pediu desculpas publicamente sobre a declaração dada na semana passada, de que a exigência de curso superior para policiais militares resultaria em insubordinações na tropa.
Tenho humildade suficiente para reconhecer um erro e pedir desculpas.
Foi o primeiro grande deslize que cometi na minha vida pública, fui pego de surpresa na entrevista e cometi um ato falho, disse Richa.
Não é o que eu defendo, não é o que eu penso, disse ontem o Governador do Paraná.
Apesar das desculpas, Richa disse ter sido mal interpretado.
Ele afirmou que não podemos restringir e discriminar jovens que tem o desejo de entrar na polícia militar.


(Rádio Educadora/Com Inf. Bonde)

Ministério Público oferece denúncia contra ruralista que matou policial em Cascavel.


O Ministério Público Estadual ofereceu denuncia hoje(30) contra Alessandro Meneghel em virtude do crime cometido contra o Policial Federal Alexandre Drummond.
Os autos já encontram-se conclusos no gabinete do Juiz de Direito de Cascavel para o recebimento da denúncia.
O agente da Polícia Federal de Cascavel, Alexandre Drummond Barbosa, foi morto com tiros de pistola e espingarda calibre 12, na madrugada do último dia 14, em frente uma casa noturna, na Rua Paraná, no centro de Cascavel, região Oeste do Paraná.
Socorristas e o médico do Siate chegaram a prestaram atendimento ao policial, mas ele não resistiu os ferimentos e morreu na ambulância, antes de chegar no hospital.
O ruralista Alessandro Meneghel foi preso em seguida e assumiu a autoria do crime.
Ele encontra-se preso na penitenciária de Catanduvas.

(Rádio Educadora)

Eleições se aproximam, e deputados começam a aparecer


Com a proximidade das eleições municipais de outubro de 2012, o deputado federal Ratinho Júnior começa a aparecer em visita a Assaí.
Nas eleições de 2010, ele havia conquistado mais de mil votos na cidade. No entanto, até agora não se tem notícia do que o deputado conseguiu fazer por seus eleitores assaienses.
Bem verdade, tal postura não é apenas privilégio do deputado Ratinho Júnior, de Curitiba.
O eleitorado assaiense também desconhece a atuação principalmente dos deputados João Arruda (Curitiba), Luiz Nishimori (Maringá), Alfredo Kaefer (Cascavel) e de André Vargas (Londrina) – que tiveram votos na cidade.
Por ocasião da candidatura a deputado estadual e depois federal, o atual prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto (PDT) havia conquistado também mais de mil votos em Assaí.
Quanto à sua atuação, tem-se notícia de apenas  emendas parlamentares de Barbosa Neto voltadas à implantação de um barracão ecológico (no valor de R$ 140 mil) e obras de recape asfáltico principalmente em ruas da Vila Prudêncio (R$ 100 mil).
No que se refere a deputados com boa votação na cidade, se seu trabalho não tem aparecido perante a comunidade é culpa também dos prefeitos.
No intuito de prestigiar os deputados de sua base (no caso de Assaí, o federal Alex Canziani, e o estadual Luiz Cláudio Romanelli), muitas vezes alguns prefeitos até ignoram emendas apresentadas por outros parlamentares.
Por essa razão, do próximo prefeito, espera-se que, logo após as eleições, ele possa convocar os principais representantes da cidade junto à Assembléia Legislativa do Paraná e Câmara dos Deputados para  discussão de um projeto estratégico para Assaí e cidades da região.
É preciso esquecer bandeiras, partidos e ideologias políticas, para que, juntos, possamos avançar rumo a um local melhor para se viver.

Nany Maia pretende ser candidata a vereadora nessas eleições


Luma, Renata, Nany Maia, Loane, Leidy, Vivian e Paulinha

A jovem assaiense Eliana Maia, a Nany, pretende ser candidata a vereadora nas próximas eleições de 7 de outubro de 2012.
Ela decidiu colocar o nome como pré-candidata a vereadora pelo PSD (Partido da Social Democracia) após convite feito por lideranças políticas da cidade, acompanhado do apoio da família e manifestações favoráveis da parte de amigos e conhecidos.
Seu partido - o PSD - tem como presidente do diretório municipal o ex-vereador Luiz Minoru Shirai, que faz parte do grupo que apóia a chapa dos pré-candidatos Luiz Alberto Mestiço, do PSDB (prefeito) e Mário Sato, do DEM (vice-prefeito).
Ainda na condição de estreante na vida política, o nome de Nany Maia tem tido uma boa aceitação principalmente entre as mulheres que querem participar do processo eleitoral, desejando que suas vozes sejam ouvidas e também anseiam por uma representação feminina na Câmara de Vereadores.
Ela - que é colaboradora do portal Revelia - tem também um pé na política por parte de família, uma vez que sua irmã Ivone Maia Baroto já atua em seu segundo mandato como vereadora de Jataizinho (PR).
Na noite desta segunda-feira, 23, a pré-candidata a vereadora de Assaí, Nany Maia, se encontrou com um grupo de amigas na Pizzaria Supimpa, onde discutiu política e ouviu sugestões para seu projeto político.

Dois morrem em grave colisão na BR-369 Motorista entrou na contramão após abastecer em posto de gasolina no local



Duas pessoas morreram em um grave acidente por volta das 5h30 desta segunda-feira (30), nas proximidades da Sadia, na rodovia BR-369. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Cambé, um veículo Gol, de Londrina, parou para abastecer no posto de gasolina que fica no local e, ao retornar para a pista, entrou na contramão, colidindo frontalmente com uma picape Strada, com placas de Arapoti.
Os dois passageiros do Gol, Vanderley Vaio e Aldo Hiroshi Inoi, morreram no local. O motorista foi encaminhado à Santa Casa de Cambé e passa bem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a picape pegou fogo após a colisão, mas o motorista já havia sido retirado do veículo e encaminhado ao hospital.
O trânsito no local foi normalizado por volta das 8 horas.
jornal de londrina 

Morte do jornalista no MA foi planejada, diz secretário

Jornalista e Blogueiro, Décio de Sá foi morto a tiros em restaurante no Maranhão

A juíza Alice de Souza Rocha decretou a prisão temporária de Fábio Roberto Cavalcante Lima e de Valdênio José da Silva. Os dois são suspeitos de participar do assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido na segunda-feira (23) em um bar em São Luís do Maranhão, ao dar fuga ao executor do homicídio. A Justiça maranhense também autorizou a polícia a fazer uma operação de busca e apreensão nos endereços dos dois suspeitos.
De acordo com a sentença judicial, os policiais que investigam o crime chegaram à dupla por causa de informações via Disque-Denúncia e depoimentos de testemunhas que viram o crime e a fuga dos executores do jornalista. A sentença informa que Fábio já tem uma condenação na justiça maranhense. A dupla havia sido presa na noite de quarta-feira (25) em uma casa em uma favela de São Luís.
Ainda na manhã desta sexta, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluízio Mendes, decretou sigilo nas investigações. Mendes disse, em entrevista coletiva, que o crime é de difícil solução, que as investigações contam com apoio da Polícia Federal e que Décio não saiu da sua rotina normal no dia em que foi assassinado.
“Só iremos divulgar alguma informação assim que tivermos algo concreto. Qualquer informação desencontrada pode atrapalhar a nossa investigação. Quem executou o jornalista Décio Sá é arquivo vivo”, comentou Mendes. Na coletiva, Mendes afirmou que o jornalista não foi atraído para o local do crime. Segundo ele, os executores do homicídio estudaram a rotina diária do jornalista. O crime foi “meticulosamente planejado” e não foi montado em 24 horas.
O secretário disse ainda que estão sendo analisados mais de 22 mil itens recolhidos durante as investigações. “Temos mais pessoas envolvidas nesse assassinato, e vamos chegar a todas elas”, disse o secretário.
estadão 

Dilma convida Brizola Neto para assumir Ministério do Trabalho

Brizola Neto (à esq.), convidado para assumir o Ministério do Trabalho, ao lado do ex-ministro Carlos Lupi
Após conversar com o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, a presidente Dilma Rousseff convidou nesta segunda-feira (30) o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) para assumir a pasta.
Brizola Neto é favorito para o posto há meses, mas enfrentava resistência dentro de seu próprio partido, que comanda o ministério.
Dilma queria nomear o ministro hoje para evitar passar o feriado do Dia do Trabalho sem um titular na pasta.
Lupi comandou o posto desde o governo Lula, mas teve de deixar a pasta no ano passado. Desde então, o ministério é tocado interinamente por Paulo Roberto Santos Pinto.
1º DE MAIO
A escolha ocorre um dia antes das comemorações do Dia do Trabalho, nesta terça-feira (1º).
Dilma não deve participar das comemorações em São Paulo. Enviará Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) em seu lugar e fará pronunciamento em rede nacional de rádio e TV.

Novo sistema de pedido de visto para os EUA começa a funcionar

Do G1
Começou a funcionar nesta segunda-feira (30) o novo sistema de cadastro para solicitação de vistos para os Estados Unidos. O pedido pode ser feito pela internet. Os solicitantes vão receber um número para monitorar o andamento do pedido em seu passaporte – se já foi liberado, se ainda está tramitando etc. Quem fez o agendamento para antes do dia 31 de maio poderá ser atendido pelo sistema antigo, caso queira.
Desde 2009, São Paulo é o maior emissor de vistos para turistas do mundo, segundo o Departamento de Estado dos EUA. Foram pedidos 945 mil documentos no ano passado, 51% a mais do que em 2010. A expectativa do consulado norte-americano em São Paulo é conseguir processar até 1,8 milhão de pedidos de visto por ano até 2013.
Além disso, a inauguração de dois novos centros de solicitação de vistos para os Estados Unidos deve reduzir o tempo de espera do documento pela metade, segundo o cônsul-geral dos EUA em São Paulo, William Popp. “Hoje leva em torno de 40 dias para tirar o visto. Temos o objetivo em 2012 de chegar a um tempo de espera de menos de 20 dias com o novo sistema”, ressaltou.
Os postos vão ser abertos ao público a partir de 7 de maio, em dois endereços: na Avenida José Maria Whitaker, 370, no bairro da Saúde, Zona Sul; e na Avenida São Gualter, 308, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste.
A criação dos postos faz parte de um plano maior, de divisão do pedido de visto em duas etapas. Até agora, o solicitante em São Paulo era obrigado a ir até o consulado dos EUA, localizado na Zona Sul, e gastar em média três horas com fila, entrega de documentos, recolhimento de digitais, fotos e outros procedimentos. Agora, ele agenda duas datas – uma para entregar os papéis e as digitais e outra para fazer a entrevista com o vice-cônsul americano.
A expectativa do Departamento de Estado dos EUA é reduzir a espera para no máximo 30 minutos nos novos postos. A instituição admite que podem ser formadas filas, mas que a espera de tempo deve ser reduzida ao longo do ano, ao mesmo tempo em que a capacidade de atendimento vai crescer.
Somados, os dois centros de visto terão 49 balcões de atendimento, mais do que o dobro dos 20 atualmente disponíveis no consulado. “Dividir as duas funções vai nos dar capacidade para atender mais pessoas no mesmo espaço. Até agora, chegamos quase no limite [de lotação]“, afirma Popp.
O solicitante passará a pagar uma taxa única pelo visto, de US$ 160. O pagamento poderá ser feito por boleto gerado no site ou telefone, diferentemente do que ocorre hoje, em que é obrigatório pagar no Citibank com o passaporte.
Quem for pedir visto também não precisa mais se preocupar em levar foto 5×7, que passarão a ser tiradas no centro de atendimento, sem custo. É obrigatório para todos que forem retirar o visto pela primeira vez fazer uma entrevista com um vice-cônsul, que precisa ser agendada até oito dias após a entrega dos papéis nos novos postos. Quem estiver renovando o documento vencido fica isento de fazer a entrevista em quase todos os casos.
O gerenciamento dos novos postos é terceirizado e vai ser feito por uma empresa americana, a CSC, que é a mesma que cuida do sistema em outros países, como México e Chile. A meta é atender até 4,5 mil pedidos de visto por dia até o fim de junho, 30% a mais do que a média atual de 3,5 mil, afirma o cônsul-geral.
Os novos postos de atendimento vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. Além de São Paulo, que terá duas unidades, haverá postos no Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. O sistema de Minas Gerais está em fase de implantação, enquanto em Brasília a embaixada vai adotar a mudança em data não definida.

120 mil paranaenses ainda nao enviaram declaração de IR


Mais  da metade do dia já se passou e, cerca de 120 mil paranaenses ainda não enviaram a declaração do Imposto de renda 2012. Quem ainda não mandou tem até às 23:59h de hoje, para encaminhar.

Idosa leva garrafada na cabeça em Rolândia

Uma idosa de 63 anos foi agredida, por volta das 15h deste domingo (29), na residência onde mora, na rua Lagoa Negra, no jardim do Lago, em Rolândia.

Irene Aparecida de Moraes levou uma garrafada na cabeça do próprio marido. Após desferir o golpe, o homem tentou enfiar parte do objeto no tórax da idosa.

Familiares que estavam na casa conseguiram apartar a briga e evitar uma tragédia. Irene sofreu um corte extenso na testa e ferimento superficial no tórax.

Ela foi atendida por socorristas do Siate e encaminhada para o Hospital São Rafael. O agressor foi levado à Delegacia de Rolândia para prestar esclarecimentos.
bonde

Assessora de Eloir, cunhada de Bonato depõe no Gaeco

Duas pessoas prestam depoimento no Gaeco, na sede do Ministério Público de Londrina na manhã desta segunda-feira (30). Segundo informações da rádio CBN Londrina, o vereador Roberto Kanashiro (PSDB) e Silvana Bonato falam na posição de testemunhas sobre a investigação no caso de suborno, denunciado pelo vereador Amauri Cardoso (PSDB).

Silvana é funcionária do gabinete do vereador Eloir Valença (PHS) desde 2010 e cunhada de Ludovico Bonato, preso em flagrante na última semana, acusado de negociar propina juntamente com o ex-secretário Marco Cito na tentativa de evitar a abertura de uma CP contra o prefeiro Barbosa Neto.

Na saída do MP, Kanashiro disse à imprensa que foi questionado durante o depoimento se tinha conhecimento sobre as reuniões entre Cito e Bonato com Amauri Cardoso. Segundo o vereador, ele foi surpreendido pelas denúncias e afirmou que durante todo o mandato nunca foi abordado por ninguém relacionado à administração de Barbosa Neto.

Já a saída de Silvana foi bastante tumultuada. Ela não quis falar com a imprensa e apenas declarou que não tem nenhuma ligação com o possível pagamento de propina. Silvana deixou o MP acompanhada da chefe de gabinete do vereador Eloir Valença.

Por volta das 11h, os vereadores Joel Garcia e Marcelo Belinati chegaram à sede do Gaeco também para prestar esclarecimentos sobre o caso. Além dos dois devem dar depoimento ao delegado Alan Flore nesta segunda os vereadores Roberto Fu, Gerson Araújo e Eloir Valença. Sebastião dos Metalúgicos que também deveria prestar depoimento hoje pediu para ser ouvido na quarta-feira, pois está viajando. (Com informações da CBN Londrina)