quarta-feira, 4 de abril de 2012

Conselho Estadual do Trabalho debate salário mínimo estadual

O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, e o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Denílson Pestana da Costa, reuniram-se terça-feira (03) com representantes das centrais sindicais dos trabalhadores e dos empresários para promover ampla discussão tripartite e possibilitar um consenso em relação ao valor do reajuste do novo salário mínimo regional do Paraná. Segundo Romanelli, é meta do governo estadual manter a política do piso regional. "O salário deve ajudar na superação da desigualdade social, mas também manter a competitividade do Paraná", diz.

Governo, centrais sindicais e o setor patronal marcaram uma nova reunião para esta quinta-feira (5). O diretor de pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, apresentará uma contraproposta às propostas apresentadas pelos trabalhadores e pelos empresários.

O objetivo, segundo Suzuki, é contribuir na formulação de uma proposta consensual tripartite sobre o valor do reajuste. "O que vamos apresentar é uma proposta de um reajuste um pouco menor para este ano e um pouco maior em 2013", disse.

Atualmente, o salário mínimo regional varia entre R$ 708,14 e R$ 817,78. O piso regional estadual é referência para as categorias não sindicalizadas. "Hoje, aproximadamente 5% das pessoas que trabalham com carteira assinada não possuem sindicatos que defendam suas profissões, por isso existe o piso regional para proteger esses trabalhadores", destacou Romanelli.

O salário mínimo regional é dividido em quatro faixas, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações:

Grupo I: Trabalhadores da agricultura, setores florestal e pesca.

Grupo II: Trabalhadores em serviços administrativos, domésticos e gerais, vendedores do comércio e trabalhadores em reparação/manutenção.

Grupo III: Trabalhadores na produção de bens e serviços industriais.

Grupo IV: Técnicos de nível médio.
via Folhaweb com AENotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário