domingo, 1 de abril de 2012

Paraná define política ambiental com incentivo ao produtor rural

Da AEN

Governo do Paraná promove incentivo ao produtor rural (Fonte: Reprodução/Metropoliononline)
O governo do Paraná encaminhou para a Assembleia Legislativa dois projetos de lei que definem as diretrizes da nova política ambiental do estado. As propostas têm como objetivo recuperar e reduzir progressivamente os impactos ambientais causados pela atividade humana.  
As duas propostas de lei darão suporte ao programa Bioclima Paraná, um amplo projeto ambiental que está em fase final de elaboração e estabelecerá estratégias para aliar a expansão da atividade econômica com a preservação do meio ambiente. O texto deverá ser finalizado até a realização da Conferência Rio+20, que acontece em junho no Rio de Janeiro.
Um dos projetos enviados ao legislativo prevê o pagamento por serviços ambientais prestados por produtores rurais que efetivamente contribuam para a conservação da vegetação nativa, além do que já é determinado por lei. Atualmente é obrigatório que sejam mantidos 20% da propriedade com mata nativa. Para ter direito ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), as áreas conservadas devem ser registradas em um cadastro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O produtor também precisa apresentar certidões negativas de débitos ambientais e a averbação das áreas na matrícula do imóvel. Em caso de áreas urbanas, o terreno deve estar em concordância com o Plano Diretor Municipal.
O incentivo financeiro será suspenso imediatamente se o beneficiário cometer algum dano ao meio ambiente de sua propriedade. A fiscalização será realizada pelo IAP, que fará visitar às propriedades contempladas para avaliar o desempenho e avanços ambientais.

Madrugada violenta no Campo do Santana


Do Bem Paraná
Três pessoas foram mortas, entre elas uma criança de 11 anos, na madrugada deste domingo (01), no bairro Campo do Santana, em Curitiba. O primeiro a ser atingido pelos tiros que vieram de um carro foi Cristiano César Campos, de 27 anos.
O homem foi encaminhado ao Hospital Cajuru, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Junior Roloff, 21, e Jeferson Andrade da Silva, de apenas 11 anos, também foram alvejados e mortos. Leori Gomes de Paulo ficou ferido e foi levado ao Hospital Evangélico. Todos estavam em um bar localizado na rua Flora Pilato no momento do crime.
O delegado Rubens Recalcatti, da Delegacia de Homicídios, afirmou que, de acordo com o depoimento de testemunhas, a criança teria sido, em princípio, atingida apenas na perna. Cristiano teria se jogado na frente da esposa para salvá-la dos tiros quanto foi acertado pelas balas da arma calibre 32.
O atirador, porém, voltou ao bar e, em nova investida, acertou a cabeça do menino de 11 anos e Junior, também assassinado. “Temos informações de que a mãe dessa criança teria um marido que está preso”, destacou Recalcatti. “A pergunta que fica é: o que uma criança de 11 anos estava fazendo na rua?”, questionou o delegado.

Acidente com táxi deixa três feridos

Da Redação com informações da Banda B
Acidente aconteceu no bairro Capão da Imbuia
Um capotamento possivelmente causado pela falta de sinalização movimentou os moradores que moram nas proximidades da rua Professora Olga Baster e Francisco Motta Machado, no bairro Capão da Imbuia, no fim da tarde de sábado (31). O acidente envolveu um automóvel e um táxi de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Ao todo, três pessoas ficaram feridas; todas passageiras do táxi. De acordo com testemunhas, o carro teria avançado a preferencial, batendo no táxi, que capotou e parou de cabeça para baixo no meio fio.

Quem é Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil

Dilma sucederá Lula e comandará o País a partir de janeiro de 2011. Foto: Roberto Stuckler Junior/Divulgação Dilma sucederá Lula e comandará o País a partir de janeiro de 2011
Foto: Roberto Stuckler Junior/Divulgação

Comentar 297
Candidata: Dilma Rousseff (PT)
Nascimento: 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte (MG)
Estado Civil: Divorciada
Profissão: Economista
Formação: Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalhou na FEE (Fundação de Economia e Estatística). Depois, organizou debates no IEPES (Instituto de Estudos Políticos e Sociais) e, com Carlos Araújo, ajudou a fundar o PDT do Rio Grande do Sul.
Histórico de filiações políticas e partidárias: Polop, Colina, VAR-Palmares, PDT e PT
Cargos relevantes: Secretária da Fazenda de Porto Alegre; Diretora-geral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Presidente da FEE; Secretária de Minas, Energia e Comunicação; Ministra de Minas e Energia e Ministra Chefe da Casa Civil.
Dilma Rousseff em resumo
Prestes a terminar seu mandato, que durou oito anos - a completar em dezembro -, o presidente Lula viu-se incumbido a escolher um dos companheiros petistas para a sucessão no Palácio do Planalto. Preferiu olhar para dentro de seu governo e eleger um de seus ministros.
Dilma Rousseff, hoje com 62 anos, já havia sido Secretária de Minas, Energia e Comunicação e Ministra de Minas e Energia, antes de assumir o Ministério da Casa Civil.
Conhecida como "a mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)", a ex-ministra foi a escolhida de Lula, um presidente que tem 85% de aprovação de seu governo e que deu ao PT o comando do País pela primeira vez.
Filha de um búlgaro, Pétar Russév, e de uma mineira, de quem herdou o nome, Dilma viu-se ligada à política desde muito cedo, mesmo não sabendo disso. Seu pai, que se naturalizou brasileiro com o nome Pedro Rousseff, foi ligado aos movimentos de transformações na Europa e deixou à filha o espírito libertário, além do gosto pela leitura.
Dilma Vana Rousseff nasceu sete dias antes do Natal de 1947. Teve uma infância tranquila e sem muitas dificuldades financeiras, com jantares servidos à francesa, em uma casa em Belo Horizonte. Por lá, ao lado dos dois irmãos Igor e Zana, ela ficou até a juventude. Neste período, estudou em colégios particulares de freiras, exclusivos para moças.
Mais tarde, em 1964, ano do golpe militar, Dilma entrou no Colégio Estadual Central. Nesta escola, que era pública e tinha turmas mistas, iniciou a militância na Política Operária (Polop), organização de esquerda com forte presença no meio estudantil, à qual já pertencia seu namorado, Cláudio Galeno. Eles se casariam três anos depois, apenas no civil e sob os olhares de poucos amigos e familiares.
No mesmo ano de seu casamento, em 1967, Dilma ingressou no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e aderiu ao Comando de Libertação Nacional (Colina) - organização que combatia a ditadura.
A participação na luta pelo fim da ditadura deixou marcas no corpo e na memória da ex-ministra. Em 1968, Dilma e Galeno começaram a ser perseguidos em Minas - fato que os separou por conta da distância causada pela clandestinidade.
Em Belo Horizonte, a família não sabia que Dilma pertencia aos grupos considerados "subversivos". A informação só veio quando a moça intelectual de óculos foi presa no centro de São Paulo, em 1970.
Antes disso, em 69, ela se tornou membro do VAR-Palmares (fruto da fusão entre Colina e VPR). Lá, ela conheceu aquele que viria a ser seu segundo marido, o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo - com quem mais tarde fundou o PDT no Rio Grande do Sul.
Tortura e fim da ditadura
As sessões de tortura e a prisão duraram por quase três anos. De janeiro de 1970 a dezembro de 1972, Dilma passou os dias nos porões da Operação Bandeirantes (Oban) e do Departamento de Ordem Política e Social (Dops).
Nestes dois departamentos, criados na Ditadura Militar, a jovem de vinte e poucos anos sofreu torturas, de diversas formas, e foi considerada pelos colegas de militância como uma pessoa bastante forte. Ao ser libertada, Dilma voltou à sua casa da infância para se recuperar ao lado da família. Como consequência, desenvolveu hipertiroidismo e depois, hipotiroidismo. Fez tratamento e conseguiu colocar os hormônios "no lugar". Neste período, ela estava dez quilos mais magra e com 25 anos. Em sua ficha do Dops, ela era apontada como "terrorista".
A partir daí, a mineira retomou os objetivos de vida e continuou estudando. Em 73, foi morar em Porto Alegre, onde Carlos Araújo cumpria pena na prisão. Em 74, Araújo foi libertado e retomou a advocacia, enquanto Dilma ingressava na Faculdade de Ciências Econômicas Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 75, ela começa a trabalhar na Fundação de Economia e Estatística (FEE), órgão do governo gaúcho.
Em março de 1977, quando Dilma tinha 29 anos, Paula Rousseff Araújo nasceu. Mãe de primeira viagem, a ex-ministra tinha dificuldade para trocar as fraldas e fazê-la parar de chorar. Estava no último ano de faculdade e se dividia entre os estudos e a filha.
Além de Paula, nasceu também em Dilma a esperança de que o fim da ditadura estava por vir. Ela, então, ao lado do marido, engajou-se na campanha pela Anistia e organizou debates no Instituto de Estudos Políticos e Sociais. Mais tarde, fundou o PDT com Carlos - de quem se separou, após 25 anos de casamento, em 1994.
Câncer e braveza
Considerada pela mídia como um "general", Dilma humanizou-se diante das câmeras ao relatar que estava com câncer linfático, em abril de 2009. A mulher com fisionomia sisuda e bastante séria teve de se submeter às sessões de quimioterapia e logo se recuperou.
A partir daí, começou a aparecer sempre ao lado do presidente Lula, que a considera "uma mulher competente e de fibra". Por outro lado, Dilma, em suas aparições, retribui o carinho e define o presidente como uma pessoa extremamente afetuosa, de quem herdou a capacidade de dialogar. Em 2009, a "mãe do PAC" foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do País pela revista Época.
O ar de "braveza" foi desaparecendo aos poucos, junto às suas mudanças fisionômicas, que começaram em 2008. Ajudada pelas cirurgias plásticas, as linhas de expressão, as olheiras e os olhos caídos deram espaço a um olhar mais vivo, um rosto mais liso e um corte de cabelo mais moderno, definido pelo hair stylist Celso Kamura como "iluminador".
Mas as mudanças não aconteceram só externamente. Ela aprendeu com Lula uma forma mais leve de se comunicar com a população. Vez ou outra Dilma ainda escorrega no "discurso técnico", mas tem evoluído. Hoje, ela sorri mais.

Agricultores são agredidos e amarrados durante assalto: Bandidos levaram moto e caminhonete.

Uma família de agricultores foi vítima de assaltantes na tarde de hoje (1º) em uma propriedade rural na Região do Aeroporto em Cascavel.
Depois de amarrar, agredir e trancar os moradores em um quarto, os bandidos levaram uma moto e uma caminhonete.
De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar na região, os assaltantes fugiram passando pela estrada do aeroporto com os veículos no sentido à cidade de Cascavel.
A PM fez rondas na área na tentativa de localizar os suspeitos.
Essa é a terceira vez em menos de 15 dias que os marginais assaltam famílias de agricultores na mesma localidade.
A polícia não descarta a possibilidade de que ladrões sejam os mesmos envolvidos nas situações anteriores.
via cgn 

Capotamento de veículo deixa uma pessoa ferida próximo a Mercedes.

Um acidente foi registrado hoje (1º) por volta das 16 horas na rodovia Br-163, proximidades de Mercedes.
Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal de Quatro Pontes, Evanildo da Silva Rezende, de 31 anos de idade, conduzia um veículo Escorte com placas de Terra Roxa.
Ele perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou por várias vezes.
O carro acabou parando no meio de um matagal.
O corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionado para prestar socorro ao motorista que sofreu ferimentos no acidente.
Evanildo, que é morador no interior de Mercedes e segundo a Polícia não tinha habilitação, foi encaminhado para um Hospital em Marechal Rondon.
Como não foi atendido, ele foi levado para o Pronto Atendimento de Mercedes e mais tarde encaminhado para outro hospital.

Exigência de placa refletivas começa hoje

O uso de placas e tarjetas refletivas em carros e motos será obrigatório a partir deste domingo (1º) em todo o País. A determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vale para veículos novos que forem emplacados pela primeira vez e para usados que forem transferidos de município.

No Paraná, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), são emplacados, em média, 30 mil veículos todos os meses. Em 2011, a autarquia registrou 377 mil emplacamentos.

De acordo com coordenador de veículos do Detran, Cícero Pereira da Silva, a medida deve facilitar a fiscalização e aumentar a segurança no trânsito, já que a película especial que reflete a luz favorece a visibilidade em dias chuvosos ou à noite. "A mudança ajuda na identificação e também permite visualizar melhor a distância dos demais veículos", explica.

Motos com placa maior

A regra já estava em vigor para motos e motocicletas, mas agora altera também os tamanhos das placas destes veículos. A altura passará dos atuais 13,6 cm para 17 cm e o comprimento de 18,7 cm para 20 cm. Com isso, o tamanho de letras e números (com exceção da cidade de origem) vai de 4,2 cm para 5,3 cm de altura, quase do tamanho das placas de automóveis.

Os motoristas flagrados com o modelo antigo, nos casos previstos pela lei, serão punidos com multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração média, além de apreensão do veículo até a devida adequação.
via Bonde com AEN

Motociclista morre atropelado por caminhão

Londrina - Um jovem de 21 anos perdeu a vida anteontem à noite, por volta das 22h20, após colidir a motocicleta que conduzia na lateral de um caminhão, cair e ter o corpo atropelado pelo veículo. O acidente aconteceu na PR-092, entre as cidades de Arapoti e Calogeras (Norte).

Carlos Júnior Lopes não resistiu aos ferimentos e morreu no local, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O acidente também deixou ferido o passageiro da motocicleta, um adolescente de 17 anos. Ele foi socorrido por agentes da Defesa Civil de Arapoti e encaminhado para o Hospital 18 de Dezembro, onde foi submetido a cirurgia.

Segundo o soldado Jackson Ferreira, da PRE, o acidente ocorreu quando os condutores dos veículos envolvidos estavam saindo do posto de combustíveis ao mesmo tempo. ''Quando o motociclista se deparou com o caminhão, se desgovernou e caiu na pista. Foi quando o rodado passou por cima dele'', relatou o policial, informando ainda que o condutor do caminhão também teve que ser conduzido ao hospital. ''Ele entrou em estado de choque e teve que ser medicado'', explicou.
via bonde

Correios vão oferecer novo serviço de entrega rápida

Brasília - A partir de amanhã (2) os Correios começam a oferecer o serviço Sedex 12, que garante a remessa de documentos e mercadorias até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem. O novo serviço não estará disponível para as cidades que já têm o serviço de Sedex 10 (com entrega até as 10h do dia seguinte), e, na primeira fase estará disponível apenas para os estados de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e interior de São Paulo.

A fase de testes deve durar cerca de quatro meses e vai abranger 132 cidades. Segundo o chefe do departamento de encomendas dos Correios, Ricardo Fogos, depois da primeira fase haverá uma avaliação do serviço e a previsão é que o Sedex 12 seja estendido para todo o país.

O objetivo do novo serviço, de acordo com Fogos, é entregar encomendas expressas em locais onde não há condições operacionais para que a entrega seja feita até as 10h. "Estamos ampliando a oferta de serviço para entrega matinal para clientes que precisam ter uma mercadoria ou documento à disposição para ser utilizado ao longo do dia". O novo serviço vai oferecer facilidades como a possibilidade de rastreamento do objeto postado, aviso de tentativa de entrega e seguro automático por extravio, dano ou avarias.

O novo serviço faz parte das comemorações dos 30 anos do lançamento do Sedex, que entregou de mais de 2 bilhões de objetos. Atualmente, existem também os serviços de Sedex Hoje, Sedex Mundi e o e-Sedex.
via Agência Brasil

Torcedor morto em GO será enterrado neste domingo

O corpo do torcedor do Goiás, Diego Rodrigo Costa de Jesus, de 23 anos, será enterrado na tarde deste domingo,no Cemitério Parque, em Goiânia, segundo informações da administração do cemitério.

O corpo foi retirado do Instituto Médico legal (IML) no início da tarde deste domingo e levado para a residência do rapaz, no Parque Vila Aurora, para o velório. O enterro está marcado para as 17 horas.

Diego foi atingido por um tiro durante briga de torcedores do Goiás e do Vila Nova, no fim da tarde do sábado, no Parque Vaca Brava, em Goiânia. Ao perceber que um dos integrantes do grupo rival estava armado com um revólver, Diego tentou correr, mas por ser portador de deficiência física, acabou sendo atingido.
via folha web

Motorista perde o controle da direção e bate em semáforo em Curitiba Acidente foi no início da manhã deste domingo (1º), no bairro Barreirinha. Motorista de 18 anos e passageiro, de 21, foram socorridos pelo Siate.

s
Acidente em frente ao terminal do Barreirinha (Foto: Edson Lima/ RPCTV) 
Uma motorista de 18 anos perdeu o controle da direção, subiu na calçada e bateu o carro contra um semáforo e um poste de energia, em frente ao terminal de ônibus do bairro Barreirinha, em Curitiba. O acidente foi por volta das 6h10 deste domingo (1º). A jovem e um passageiro de 21 anos foram socorridos pelo Siate e encaminhados para o Hospital Evangélico com ferimentos leves e moderados (Foto: Edson Lima/ RPCTV)

Claudia Leitte brinca de 1º de abril e posta: 'estou grávida de gêmeos' Pouco depois de colocar a falsa mensagem, a cantora se arrependeu e esclareceu que só está esperando uma criança.

Claudia Leitte em evento em São Paulo (Foto: Amauri Nehn / AgNews) 
Claudia Leitte em evento em São Paulo
(Foto: Amauri Nehn / AgNews)
Claudia Leitte postou em seu Twitter, na madrugada deste domingo, 1º de abril, que estava esperando gêmeos. Mas logo depois desmentiu a mensagem e esclareceu que quis fazer apenas uma piadinha de 1º de abril.

"Estou grávida de um casal de gêmeos", escreveu a cantora, voltando atrás minutos depois, após receber várias mensagens de fãs: "Que feio! Hoje é 1º de abril, gente! Tem só um bebê aqui na barriguinha, viu? Uma galera caiu, mas fiquei toda esmorecida quando começaram com parabéns! Não quero mais brincar de dia da mentira! Meu coração ficou todo apertado com os parabéns! Ok! Recebo a metade deles, afinal tem um bebê aqui!"
Claudinha anunciou sua gravidez no final de janeiro deste ano.
via ego/g1

Paraná define política ambiental com incentivo ao produtor rural

O Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa dois projetos de lei que definem as diretrizes da nova política ambiental do Paraná. As propostas têm como objetivo recuperar e reduzir progressivamente os impactos ambientais causados pela atividade humana. “O propósito é dar ao Paraná instrumentos modernos e de fácil aplicação para avançar na conservação da biodiversidade”, disse o governador Beto Richa.

Segundo ele, o governo estadual quer estimular o desenvolvimento econômico e social dos paranaenses e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente adotando medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “O desenvolvimento deve caminhar junto com a preservação e a proteção ambiental”, afirmou o governador.

As duas propostas de lei darão suporte ao programa Bioclima Paraná, um amplo projeto ambiental que está em fase final de elaboração e estabelecerá estratégias para aliar a expansão da atividade econômica com a preservação do meio ambiente. O texto deverá ser finalizado até a realização da Conferência Rio+20, que acontece em junho no Rio de Janeiro.

COMPENSAÇÃO - Um dos projetos enviados ao legislativo prevê o pagamento por serviços ambientais prestados por produtores rurais que efetivamente contribuam para a conservação da vegetação nativa, além do que já é determinado por lei.

Atualmente é obrigatório que sejam mantidos 20% da propriedade com mata nativa. Para ter direito ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), as áreas conservadas devem ser registradas em um cadastro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O produtor também precisa apresentar certidões negativas de débitos ambientais e a averbação das áreas na matrícula do imóvel. Em caso de áreas urbanas, o terreno deve estar em concordância com o Plano Diretor Municipal.

O incentivo financeiro será suspenso imediatamente se o beneficiário cometer algum dano ao meio ambiente de sua propriedade. A fiscalização será realizada pelo IAP, que fará visitar às propriedades contempladas para avaliar o desempenho e avanços ambientais.

Para o presidente da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Ágide Meneguetti, a implantação do mecanismo era muito aguardada pelos agricultores paranaenses. “Vários países têm essa legislação e acho importante que o Paraná também tenha”, disse. A entidade participou com sugestões para a elaboração da proposta de legislação.

Os critérios para estabelecer o valor do financeiro serão baseados no tamanho do imóvel, da área de cobertura vegetal nativa conservada e a região onde estiver inserida a propriedade. O benefício será pago em dinheiro e a equação para definir os critérios serão regulamentos por decreto governamental até 90 dias após a legislação entrar em vigor.

O dinheiro será então destinado ao Biocrédito, mecanismo criado para agregar os recursos públicos e privados que serão captados.

MUDANÇA CLIMÁTICA - O outro projeto, que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas, tem como metas a proteção das fontes naturais de água, redução dos gastos de energia, investimento em energias alternativas, captura de carbono, educação ambiental, ampliação da coleta seletiva de lixo, entre outras.

“Assim, o governo irá fomentar políticas e programas públicos para conscientização, apoio a pesquisa e incentivo ao produtor que preservar efetivamente o meio ambiente”, afirma o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.

O projeto que institui a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas determina ainda que, em até dois anos, seja elaborado o Plano Estadual sobre Mudanças Climáticas, com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa no Paraná.

Segundo o secretário Jonel Iurk, as propostas seguem as metas estabelecidas pelo plano de gestão do governador Beto Richa. “A idéia é compensar e reduzir os impactos da degradação ambiental no Paraná”, disse.

Iurk reforça que a intenção do governo é conciliar desenvolvimento socioeconômico com preservação ambiental. Para ele, o pagamento por serviços ambientais será um importante incentivo para conservar os remanescentes da floresta com Araucária no Paraná.

Clóvis Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), explica que as duas legislações ajudarão no diagnóstico da situação ambiental do Paraná e vão contribuir para definir as prioridades de ação. “É o reconhecimento que área ambiental preservada deve dar retorno. Temos um passivo imenso de áreas com vegetação nativa que precisava de uma resposta”, disse Borges. Segundo ele, existem cerca de mil áreas que poderiam receber o incentivo de compensação ambiental no Paraná.

REDUÇÃO DE EMISSÕES - A Política de Mudanças Climáticas trabalhará em duas diretrizes: mitigação e adaptação. A primeira envolve propostas de redução das emissões na sua origem ou por meio da captura de diferentes gases.

Para isso, o governo criará mecanismos que permitam que setores responsáveis pela emissão de poluentes possam compensar possíveis danos investindo em projetos de conservação e recuperação de florestas.

Também serão criados mecanismos para o aumento da matriz energética renovável, estímulo ao transporte sustentável e consumo de produtos comprometidos com o meio ambiente.

Outra medida prevista é o incentivo fiscal e financeiro para que as empresas que reduzirem emissões possam obter selos de reconhecimento público e a tenham a validade de licença de operação prorrogada em um ano.

A segunda diretriz é a Adaptação, na qual é prevista a intervenção humana nos impactos causados pelas mudanças climáticas. Um exemplo é o deslocamento da população numa enchente. Com a elaboração de um Mapa de Vulnerabilidade Climática, o governo pretende diagnosticar as áreas mais suscetíveis do estado e definir as ações pertinentes.

De acordo com André Rocha Ferretti, coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, as mudanças climáticas representam o maior desafio para a humanidade. Para ele os projetos de lei são urgentes e da mais ampla relevância para a sociedade paranaense, servindo de exemplo para o Brasil e para o mundo.

ORIGEM - Os critérios para estabelecer o valor do financeiro que será pago serão baseados no tamanho do imóvel, da área de cobertura vegetal nativa conservada e a região onde estiver inserido a propriedades. O benefício será pago em dinheiro e a equação para definir os critérios serão regulamentos por decreto governamental até 90 dias após a legislação entrar em vigor.

Os recursos investidos na implementação da Política Estadual de Mudanças Climáticas e do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) serão repassados através dos Fundos Estaduais de Recursos Hídricos e o do Meio Ambiente. O dinheiro será destinado ao Biocrédito, mecanismo criado para agregar os recursos públicos e privados que serão usados para estimular ações de preservação.

Um dos recursos financeiros será originado do licenciamento ambiental. Outra parte terá origem no plano de controle de poluição veicular. Além disso, o Estado pretende captar doações de entidades nacionais e internacionais.
via ae noticias 

Mãe flagra esposo abusando de enteada no Paraná

A Polícia Militar prendeu na noite de sábado, em Andirá (36 km ao oeste de Jacarezinho), um homem de 35 anos por tentar manter relações sexuais com a enteada de 14 anos.

De acordo com a mãe da vítima, que saiu de casa para buscar um litro de cachaça para o companheiro, ao retornar do bar ela presenciou o esposo tentando a abaixar o shorts da adolescente.

Enfurecido com o flagrante, o agressor tentou agredir fisicamente a esposa com um martelo utilizado na construção civil. A PM foi acionada e prendeu o homem em flagrante por volta das 21h.

A menina foi encaminhada para o Pronto Socorro de um hospital da cidade por causa de escoriações pelo corpo causadas pelo padastro durante a tentativa de estupro.
via bonde

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES EM PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS NA DEFESA CIVIL DEIXA O ÓRGÃO SEM MOTORISTAS



Segundo o secretário da saúde, houve uma denúncia de irregularidade de pagamento de hora extra, em razão disso, foi suspensa a remuneração desta com a saúde pública até o fim das investigações. Com essa situação, o sargento Tadeu, enviou um documento para a Secretaria de Saúde informando que estará inoperante o uso de ambulâncias por não haver motoristas durante os dias 29 de Março, 2, 6, 10, 14, 18, 22, 26 e 30 de Abril. Para evitar que a população seja totalmente prejudicada em relação a isso, houve um acordo com o SAMU, para que sejam efetuadas novas escalas de funcionários perpetrando a aceitação destes, assim sendo, a continuação de seus atendimentos.
via assai online

Jovem é atropelada em frente a casa noturna de Londrina

Uma jovem de 19 anos foi atropelada por volta das 5h deste domingo (1º). Ela estava em frente a uma casa noturna localizada na rua Prefeito Faria Lima, nas proximidades da rotatória com a avenida Aniceto Espiga.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Londrina, Ingrid Sonia Canin sofreu ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital da Zona Sul. O seu quadro não é preocupante.

O motorista do veículo que a atropelou não permaneceu no local para prestar os primeiros socorros.
via bonde

Incêndio atinge loja de móveis na av. Maringá

Um incêndio de proporções ainda desconhecidas se iniciou na manhã deste domingo (1º) no interior de uma loja de móveis localizada na avenida Maringá.

Os homens do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para combater as chamas por volta das 11h15. A coluna de fumaça pode ser vista de bairros vizinhos.

O estabelecimento fica no trecho entre a avenida Castelo Branco e a rua Prefeito Faria Lima. 
fonte: bonde

Mulher sofre queda de moto e morre na entrada de Londrina

Uma mulher de 35 anos sofreu uma queda de moto na BR-369, próximo ao pontilhão da PR-445 e morreu no local no início da noite deste sábado.

O acidente aconteceu por volta das 18h20 e a vítima foi socorrida pelo Siate com o apoio do Samu. A mulher foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) para identificação.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher conduzia o veículo no sentido Cambé- Londrina quando perdeu o controle da motocicleta com placa de Londrina.

O trânsito ficou complicado no local após o acidente. No entanto, a PRF afirmou que o motivo do congestionamento não foi a queda de moto, mas os veículos que trafegavam lentamente e até paravam na pista para ver a vítima fatal.

Durante o congestionamento, uma outra queda de moto foi registrada no sentido contrário. A polícia acredita que o acidente ocorreu pela falta de atenção do condutor no trânsito.
via folha de londrina

Corpo de Bombeiros procura adolescente de Assai afogado no rio Tibagi

Equipe do Corpo de Bombeiros de Ibiporã esteve vasculhando o rio Tibagi, nas proximidades do Café Forte, na divisa entre os municípios de Assaí e Londrina, em busca de um adolescente de 13 anos que teria afogado na tarde deste sábado, 31 de março.
O sumiço do garoto – que mora na Vila Nova Esperança, em Assaí – foi reportado por familiares seus à Defesa Civil, que repassou o caso ao Corpo de Bombeiros de Ibiporã.
via revelia 

Paraná deve transferir 8.500 detentos até 2013 Mulheres terão preferência nas transferências; governo deu prazo até 2013

O Paraná assinou um decreto que estabelece como meta a transferência de 8.534 presos que estão em delegacias para unidades prisionais do Estado.

Segundo a determinação do governador, até o final de 2013, os presos de 29 carceragens geridas pela Secretaria da Segurança Pública devem ser transferidos para o Sistema Penitenciário Estadual.

Com a mudança, a responsabilidade de guarda fica a cargo da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Até junho, cerca de 2.500 detentos deverão passar para unidades prisionais. A transferência prioritária será de mulheres.

Cerca de 660 presas que estão em delegacias na região de Curitiba e no interior serão transferidas para uma unidade feminina no Complexo Penitenciário de Piraquara. De acordo com o decreto, as unidades transferidas serão transformadas em estabelecimentos penais de regime semiaberto, órgãos de execução penal e unidades de ressocialização, educação e capacitação profissional de presos. O processo de mudança se dará de acordo com a contratação de agentes de cadeia e alteração de contratos de prestação de serviços, principalmente na área de alimentação. Contratos com diversas organizações não governamentais devem ser firmados
fonte: r7

Plantão policial / Terceira companhia


ASSAI

APÓS SOLICITAÇÃO OS POLICIAIS DESLOCARAM ATÉ AVENIDA RIO DE JANEIRO X RUA MÉXICO, ONDE NO LOCAL DEPARARAM COM SRº MARCELO APARECIDO MANOEL DE 34 ANOS CAIDO, SEGUNDO INFORMAÇÕES O MESMO HAVIA SIDO AGERDIDO POR VÁRIAS PESSOAS. ENTÃO FOI ENCAMINHADO PARA HOSPITAL PRO-VIDA PARA ATENDIMENTO MÉDICO.

ASSAÍ

EM PATRULHAMENTO OS POLICIAIS ABORDARAM O SRº CARLOS HENRIQUE DE LIMA CONDUZINDO UMA MOTOCICLETA, E AO REALIZAR UMA REVISTA PESSOAL FOI ENCONTRADO COM O MSMO UMA PEQUENA  QUANTIA DE "MACONHA" ENTÃO FOI ENACAMINHADO PARA DELEGACIA PARA PROVIDENCIAS. 
via a gazeta assai 

Corpo é encontrado dentro de tambor na marginal da BR-277

O corpo de um homem, não identificado, foi encontrado por volta das 15h deste sábado (31), dentro de um tambor num rio à beira da BR-277, no sentido Campo Largo, região metropolitana de Curitiba.
A Polícia Militar não conseguiu retirar o tambor que estava boiando no rio e solicitou apoio do Corpo de Bombeiros, que conseguiu retirar o cadáver com sucesso.
O corpo aparenta estar em estado de decomposição e foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba.
via banda b

Filho se apresenta e diz que matou o pai por achar que ele estava sequestrando a mãe

A morte de Jacir Pires Leite, de 49 anos, na Linha Verde, na última quinta-feira (29), esta preste de ser elucidada. Nas últimas horas Jefferson Leite apresentou-se no 10° Distrito Policial e confessou que matou o próprio pai.
Divulgação

Segundo a polícia, o rapaz disse ter jogado a arma do crime num matagal. Ele diz que matou o pai porque achou que ele estava sequestrando sua mãe. A polícia ainda apura, mas acredita que a família vinha se desentendo há algumas semanas, depois que o casal se separou e o pai arranjou uma nova namorada.
Jefferson garante que seguiu o pai, crente que a mãe estava dentro do carro. O rapaz prestou depoimento e foi liberado, devido a estar fora do período de flagrante.
via banda b

Parentes e amigos de estudante morto na Austrália protestam em SP

São Paulo – Parentes e amigos do estudante Roberto Laudisio Curti, morto pela polícia da Austrália no dia 18, organizaram um protesto, hoje (31), em frente ao consulado daquele país, em São Paulo. Suspeito de furtar um pacote de biscoitos, o jovem de 21 anos foi morto, após ser alvejado por disparos de armas elétricas, conhecidas como tasers.

Os manifestantes depositaram pacotes de biscoitos e levantaram faixas e cartazes em frente ao edifício onde fica a representação diplomática da Austrália. Depois, o grupo saiu em passeata pela Avenida Paulista, região central da cidade. “O objetivo dessa manifestação é tentar agilizar a vinda do corpo para cá e para ver se a polícia faz algum tipo de retratação” disse, emocionada, Patrícia Luadisio, tia de Roberto.

Amigo de infância da vítima, Victor Alvarenga está indignado e reclama da falta de informações sobre o caso. “A gente está cobrando uma resposta para a família, acima de tudo”. Um primo de Roberto, Eduardo Laudisio, reclamou da “brutalidade” da abordagem policial. “Eu acho que eles deviam ter autocontrole com o uso dessa arma [taser]. Prender ele talvez fosse justo, mas matar é injustificável”.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou no dia 20 uma nota cobrando explicações das autoridades australianas sobre as circunstâncias da morte do estudante brasileiro. Curti estava morando temporariamente na casa de uma irmã, em Sidney, casada com um australiano, para estudar inglês. A outra irmã do rapaz, que vive no Brasil, viajou à Austrália para acompanhar as investigações do caso.

O cônsul-geral do Brasil na Austrália, Américo Fontenelle, acompanha pessoalmente as investigações e a assistência prestada à família de Curti, segundo o Itamaraty.
fonte: correio brasiliense

Hugo Chávez volta a Cuba para segunda fase de radioterapia

CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, viajará este sábado a Cuba para se submeter à segunda fase de radioterapia para tratar um câncer recorrente que sofre desde o ano passado. Ele está confiante de que, depois do tratamento, a enfermidade "não vai voltar".

"Saio esta tarde de novo para Havana (...) para continuar meu tratamento de radioterapia", disse Chávez no palácio de Miraflores momentos antes de partir a Cuba e antecipou que voltará à Venezuela na próxima quarta ou quinta-feira.

"Irei cumprir com um compromisso, com uma batalha que me trouxe a vida, uma nova batalha e peço a Deus e a Cristo Redentor que me ajudem, além do amor do povo, para vencê-la", afirmou em discurso transmitido em cadeia de rádio e televisão.

O presidente, de 57 anos, explicou que se submeterá a sessões de radioterapia durante os próximos cinco dias e depois deverá descansar alguns dias na Venezuela antes de o tratamento, que se prolongará, pelo menos, por mais três semanas.

"São cinco sessões de radioterapia (...), durante cinco dias consecutivos e depois, dois dias de repouso, outra sessão e mais outra até a quinta. Com isso, tenho fé de que a ameaça que estava dentro de mim, não vai voltar", comentou.

Chávez, que não deixou as funções de Estado desde que teve o câncer diagnosticado e despachou de Caracas e Havana, onde se submeteu, há uma semana, à primeira fase da radioterapia.

O presidente começou este tratamento depois de ser operado em fevereiro de um segundo tumor cancerígeno na mesma área de onde foi retirado o primeiro, em junho de 2011.

Em outubro, Chávez deu por superada sua enfermidade, depois de ter se submetido a quatro sessões de quimioterapia, mas, quatro meses depois, anunciou a recorrência da doença.

O presidente, no poder desde 1999, espera ser reeleito para um terceiro mandato de seis anos nas eleições de 7 de outubro, quando enfrentará o governador do rico estado de Miranda (norte), Henrique Capriles Radonski.
fonte: correio brasiliense