terça-feira, 24 de abril de 2012

Vale arrenda mina da Petrobras para produzir potássio e reduzir dependência da importação de fertilizantes

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (23) que é estratégico para o Brasil aumentar a produção de fertilizantes para reduzir a dependência externa, baratear custos e melhorar a competitividade da agricultura brasileira. A declaração foi feita em Rosário do Catete (SE), na cerimônia de assinatura de contrato entre a Petrobras e a Vale para arrendamento de reservas de potássio em Sergipe.
“Fertilizante é algo crucial para nossa segurança alimentar, para a capacidade de abastecer nossa população, [para] assegurar que nossa agricultura continue competitiva e [para] baratear o custo da nossa produção. Um país que tem tecnologia para transformar carnalita em potássio não pode depender, como dependemos, de 90% da oferta de potássio de países do exterior”, disse a presidenta.
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, informou que Rosário do Catete será a maior planta de extração de potássio no Brasil e terá papel importante para a redução da dependência do Brasil na importação de fertilizantes. “O Brasil, atualmente, importa 70% dos fertilizantes que utiliza e atinge 90% na importação de potássio. A oferta de fertilizantes vem aumentando, mas a demanda também cresce, pois o Brasil é hoje o quarto maior mercado consumidor de adubos no mundo”.
O contrato entre a mineradora Vale  e a Petrobras, que detém os direitos de exploração da jazida, para uso da mina da carnalita faz parte do plano de expansão da Vale na área de fertilizantes. O acerto entre as empresas permite a exploração, por 30 anos, das reservas de carnalita, minério do qual se extrai o cloreto de potássio.
Edição: Vinicius Doria
Foto: Roberto Stucker Filho/Presidência da República
www.agenciabrasil.ebc.com.br
MEC divulga municípios selecionados para transporte escolar à pessoas com deficiência
 
André Vargas e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, reunidos na semana passada
O Ministério da Educação, por meio da SECADI - Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – divulgou os municípios contemplados para adquirirem veículos para o transporte escolar destinado a pessoas com deficiência, pelo programa chamado BPC na Escola - Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.
No Paraná, foram selecionados 46 municípios que poderão adquirir entre um até 11 veículos para transporte escolar para pessoas com deficiência, como é o caso da cidade de Curitiba. Londrina pode adquirir até cinco unidades, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa três unidades cada; Cascavel, Colombo, Guarapuava, Maringá, medianeira e São José dos Pinhais, duas unidades e os demais contemplados, uma unidade de transporte (Clique aqui e veja lista completa).
O objetivo do programa é garantir as condições de acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência já que, segundo o MEC, um dos principais motivos para o não acesso das pessoas com deficiência à escola, é a falta de transporte acessível.
No Sul do país, de acordo com o MEC, 23% das pessoas com necessidades especiais estão fora da escola. E, em boa parte, isso ocorre por falta de uma forma de acesso mais adequada, por isso a importância do programa.
A medida também vai ao encontro do Decreto nº. 6.949 de agosto de 2009, que ratifica a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2006), ao Plano Nacional da Educação Especial e à resoluções do Conselho Nacional de Educação, que visam assegurar às pessoas com deficiência o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.
“O objetivo do programa é promover o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência, prioritariamente, de 0 até 18 anos de idade, que são beneficiárias do BPC. Para tanto, precisam de transporte escolar adequados às suas condições e é isso que etapa sendo garantido hoje pelo MEC”, reforça do deputado André Vargas.
No entanto, alerta Vargas, os municípios precisam fazer a adesão no próprio site do MEC (clique aqui e veja o roteiro) para que a solicitação seja analisada. 
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Gaeco prende acusados de oferecer propina para barrar Comissão Processante

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu na tarde desta terça-feira (24) o ex-secretário de Governo de Londrina, Marco Cito, e o representante da Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem da Região Metropolitana de Londrina (Cooprelon), Ludovico Bonato.
            Cito é acusado de ter oferecido R$ 40 mil em propina ao vereador Amauri Cardoso (PSDB) para que votasse contrário à abertura de Comissão Processante (CP) contra o prefeito municipal (caso Centronic), nesta tarde, na Câmara. A situação foi comunicada pelo vereador ao Gaeco e o flagrante foi feito, logo após Bonato entregar R$ 20 mil em dinheiro a Cardoso. Cito foi preso na sequência, quando saía da Prefeitura.
            Os dois presos foram ouvidos no Gaeco e devem ser levados para o Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina.

Casos de dengue caíram 94% desde agosto de 2011 Estado registrou três casos graves, que evoluíram bem com recuperação total dos pacientes

Compare Produtos, Lojas e Preços
Arquivo Londrix
A Secretaria da Saúde vai aproveitar o período de maio a julho, em que há queda significativa de casos de dengue no Estado, para planejar as atividades e qualificar profissionais para o controle do mosquito transmissor da doença e a assistência aos doentes. O planejamento será baseado no mapa da dengue no Paraná, que aponta uma queda significativa no número de casos da doença, mas ao mesmo tempo mostra a inclusão de novos municípios na lista dos que enfrentaram epidemias de dengue. Dados divulgados esta semana durante a reunião mensal do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue mostram que o número de casos de dengue no Paraná caiu 94% no período entre agosto de 2011 e 23 de abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram confirmados 1.361 casos, dos quais 1.219 autóctones (em que a infecção ocorreu dentro do Estado) e 142 importados. Foram apenas três casos graves, todos com pacientes curados. “O mapa da dengue mudou e não houve nenhum óbito no Paraná”, afirmou o coordenador da sala de situação da dengue, Ronaldo Trevisan.
Segundo ele, municípios com registro histórico de poucos casos, como Francisco Beltrão, enfrentaram epidemias. O município confirmou o maior número de casos, 444, seguido de Toledo (97), Alto Piquiri (79), Diamante do Norte (69). A situação também é preocupante em Jaguapitã e Boa Vista da Aparecida, devido à alta incidência de casos em relação à população.
O Estado já enviou para esses municípios equipamentos e profissionais das regionais de saúde para realizar ações de bloqueio. Além disso, as equipes das regionais prestam todo o suporte para intensificar as ações de prevenção e mobilização.
Atualmente, 263 municípios paranaenses são considerados infestados e 114 já tiveram casos confirmados. O risco da doença é considerado iminente durante todo o ano.
Trégua no inverno
Com a chegada do frio, a tendência é haver redução no número de casos. Com temperaturas mais baixas o inseto se desenvolve de maneira mais lenta. Os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver até 450 dias à espera de um dia ideal para eclodirem.
A orientação da Secretaria da Saúde é para que os municípios se mantenham em alerta. “A visitação casa a casa deve ser mantida pelos municípios e o Estado também vai ampliar o número de capacitações para preparar a vigilância e a retaguarda de atendimento para uma possível epidemia”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Aliado aos treinamentos sobre manejo clínico dos doentes, a Secretaria também distribuirá para as regionais de saúde um manual prático sobre as estratégias voltadas ao controle do mosquito.
Ele ressaltou que o Plano Estadual de Saúde, sob apreciação do Conselho Estadual de Saúde, prevê ações integradas de combate a dengue para os próximos três anos. As regionais de saúde deverão elaborar um relatório sobre a situação de cada município que enfrentou epidemia ou surto de dengue neste ano. O documento será apresentado ao Comitê Gestor e ao controle social, servindo como base para melhorar a qualidade dos planos de contingência municipais e estadual.
De acordo com o coordenador da Dengue na Regional de Londrina, José Carlos Moraes, é necessário realizar um trabalho de sensibilização da população. “O fumacê deve ser usado de forma cautelosa, complementando as outras atividades recomendadas. Não adianta matar o mosquito adulto e, uma semana depois, o problema voltar por conta dos ovos e larvas que não foram eliminados”.
O Laboratório de Climatologia da Universidade Federal do Paraná (Laboclima - UFPR) mantém 18 estações climáticas para monitorar as regiões do Estado que apresentam situação propícia para o desenvolvimento do Aedes aegypti.
A equipe da UFPR analisa condições como umidade relativa do ar, temperatura e índice pluviométrico de cada região e emite um relatório apontando os principais pontos de risco no Estado. Os dados têm validade de dez dias e permitem um trabalho focal de eliminação dos criadouros do mosquito. Nesta semana, nove estações indicam estado de alerta, a maioria na região noroeste e oeste do Estado.
A sintomatologia da dengue é bastante parecida com a de outras doenças, o que pode causar falhas na escolha do tratamento. “O diagnóstico deve ser confirmado preferencialmente por exames laboratoriais, mas o médico tem que estar atento e respeitar o protocolo de atendimento preconizado sempre que haja suspeita de dengue”, explicou o médico da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores, Enéas Cordeiro.

Mais de 24 milhões deverão ser vacinados contra a gripe Campanha nacional será aberta em 5 de maio e se estenderá até o dia 25

 
O Ministério da Saúde anunciou a meta de imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, marcada para o período de 5 a 25 de maio. A dose vai proteger também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína.
A meta representa 80% do público-alvo definido pela pasta, que inclui idosos a partir de 60 anos (20,5 milhões), crianças entre 6 meses e 2 anos (4,3 milhões), grávidas em qualquer período da gestação (2,1 milhões), povos indígenas (586 mil) e trabalhadores de saúde (2,4 milhões).
Cerca de 500 mil presos também devem receber a vacina. Esta será a primeira vez que o grupo será imunizado durante a campanha. Além de doses contra a influenza, os presos vão receber proteção contra a hepatite B, a difteria, o tétano tipo adulto, o sarampo, a caxumba, a rubéola e a febre amarela.
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses. Serão usados 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. A data de 5 de maio será o dia de mobilização nacional, em que os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.
A expectativa, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, é um alto comparecimento da população aos locais de vacinação. Segundo ele, o ministério investiu R$ 260,3 milhões em 33,9 milhões de doses.
Jarbas lembrou que a vacina protege contra as três cepas (subtipos) de vírus que mais circularam no país no ano anterior, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O secretário ressaltou que a vacina é segura e que não há risco de contrair nenhum tipo de gripe. “Isso é lenda urbana”, disse.
As reações adversas, de acordo com Jarbas, são leves e incluem dor ou sensibilidade no local da injeção. Apenas pessoas com alergia severa à proteína do ovo devem procurar um médico antes de serem imunizadas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que dois grandes feriados este ano levaram a campanha a começar um pouco mais tarde. Ele garantiu, entretanto, que a imunização será feita dentro do prazo necessário para proteção do público-alvo.
Segundo Padilha, ainda que nem toda a população receba a dose, a vacinação de grupos específicos possibilita a quebra da cadeia de transmissão e acaba protegendo o restante das pessoas.
Em 2011, de acordo com dados do ministério, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.
agencia brasil 

Aterro do Igapó ganha iluminação nova Deverão ser recuperadas 46 luminárias ao longo do Igapó 2 e instalados 12 postes no Aterro



Luiz Jacobs/Prefeitura
Entorno do Igapó: cartão postal londrinense
A Secretaria Municipal de Obras está executando serviços para melhor iluminação do aterro do Lago e no Lago Igapó 2. No aterro já foram instalados seis postes e está prevista para esta semana ainda a instalação de mais seis, totalizando cerca de 60 refletores que irão iluminar as quadras de vôlei e futebol. Também está prevista a restauração das pontes de madeira instaladas no local.
Já no Igapó 2 foi realizada a restauração da iluminação através da troca de lâmpadas de 40 luminárias instaladas na pista de caminhada, nas margens do lago, que apresentavam defeito ou estavam queimadas.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Bruno Morikawa, o serviço proporcionou não só a melhoria como a execução da benfeitoria em lugares onde a iluminação não existia, como por exemplo, no aterro do Lago. “O objetivo é proporcionar a utilização noturna dos espaços, como no caso do aterro que ainda não tinha iluminação, e principalmente que a população possa utilizar estes espaços para lazer e atividades físicas, com mais tranqüilidade e segurança”.
De acordo com o secretário as obras estão sendo realizadas com recursos próprios da Secretaria de Obras, com material que já havia em estoque e o serviço está sendo efetuado pelos próprios funcionários da Secretaria.
londrix

Plantão policial / Terceira companhia


SANTO ANTONIO DO PARAISO
COMPARECEU AO ORGÃO POLICIAL MILITAR O SRº MARCOS HENRIQUE PEREIRA DE CAMARGO RELATANDO QUE OCORREU O EXTRAVIO DA PLACA DIANTEIRA DO VEICULO MARCA/ PEGEOUT MODELO 307 PLACA AAU-2243 MUNICIPIO DE EMPLACAMENTO DE CONGONHINHAS QUE O VEICULO SUPRA CITADO ENCONTRA-SE LICENCIADO EM NOME DE SUA IRMÃ STELLA MARIA DE CAMARGO ,DIANTE DO EXPOSTO VEM REGISTRAR O BOLETIM DE OCORRÊNCIA PARA ADOTAR AS PROVIDÊNCIAS CABIVEIS AO FATO

ASSAI 
EM CUMPRIMENTO AO MANDADO JUDICIAL EXPEDIDO PELA JUIZA DE DIREITO DRª SONIA LEIFA YEH FUZINATTO JUIZA DA COMARCA DE ASSAÍ -PR REALIZAMOS O CUMPRIMENTO DE BUSCA NA RESIDÊNCIA DI SRº REGINALDO , QUE FICA NA RUA RUI BARBOSA S/Nº VILA NOVA ESPERANÇA ,NADA DE ILICITO FOI ENCONTRADO SOMENTE FOI LOCALIZADO SEU FILHO " J. DE J.C. " 14 ANOS ,ESTE QUE CONSTA EM SEU DESFAVOR MANDADO DE APREENSÃO . FOI APREENDIDO E ENCAMINHADO A DEL. DE POLICIA PARA QUE FOSSE TOMADA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS

ASSAI
COMPARECEU A SEDE DA 3ª CIA O SRº EDSON O QUAL PASSOU A RELATAR QUE HOJE PELA MANHÃ DEIXOU SEU VEICULO FIAT/UNO DE PLACAS AKZ-6702 ESTACIONADO NA R. PRES. KENNEDY PRÓXIMO DO PORTÃO DE ENTRADA DA GARAGEM DA PREFEITURA MUNICIPAL  E QUE POR VOLTA DAS 12:40 HRS FOI INFORMADO POR UM OUTRO FUNCIONÁRIO  QUE TRABALHA NA GARAGEM DA PREFEITURA DE QUE O CAMINHÃO ( TAMBEM DA PREFEITURA MUNICIPAL ) DE PLACAS AGT-2343 CONDUZIDO PELO SENHOR JOÃO DE OLIVEIRA PAES( JOANICA) QUE ESTAVA CARREGADO COM UMA CARGA DE BAMBU ,QUANDO SAIA DA GARAGEM AO MANOBRAR NO CRUZAMENTO DA RUA PRE. KENNEDY COM A R. NITEROI PARTE DA CARGA ( TRASEIRA DO CAMINHÃO ) QUE ESTAVA FORA DA CARROCERIA, ACABOU POR COLIDIR COM SEU VEICULO FIAT/UNO. OCASIONANDO AVARIAS EM TODA A LATERAL ESQUERDA DO VEICULO INFORMA AINDA QUE OUTRO VEICULO TAMBEM VEIO A SER DANIFICADO ,VW/GOL PORÉM EM MENOR PROPORÇÃO . A VITIMA FOI ORIENTADA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS 

ASSAI
FOMOS INFORMADOS PELO SOLICITANTE E VITIMA QUE EM DATA DE 23/04/2012 PELA MANHÃ QUANDO FOI OLHAR SUA CASA QUE FICA NA ESTRADA VELHA PERCEBEU QUE HAVIAM QUEBRADO OS VIDROS DA JANELA E TAMBEM FURTARAM UMA ANTENA COM O CANO ;E QUE  AO VERIFICAR NAS PROXIMIDADES AVISTOU A ANTENA INSTALADA NA CASA DO ADOLESCENTE " J. C. DA C. 16 ANOS " DIANTE DO FATO FORAM ENCAMINHADOS A DE. DE POLICIA PARA QUE FOSSEM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.
     OBS# A AVÓ DO ADOLESCENTE FOI CONDUZIDA PARA A DEL. DE POLICIA PORQUE A MESMA É AGREDIDA COM FREQUENCIA PELO ADOLESCENTE EM QUESTÃO 

JATAIZINHO 
EM PATRULHAMENTO NA AVENIDA SANTO CARDIM ESQUINA COM A RUA EDSON PALHANO ,UMA HONDA C100 BIZ DE PLACA DHC 7776 AO AVISTAR A VIATURA EMPREENDEU FUGA ,PONDO EM RISCO OS TRANSEUNTES E A SUA PROPRIA VIDA E TAMBEM A DESTA EQUIPE , EM ACOMPANHAMENTO TATICO NOTAMOS POR DIVERSAS VEZES O MESMO SEGURA COM UMA DAS MÃOS ALGUMA COISA EM SUA CINTURA ,APÓS PERCORRER POR VARIAS RUAS DO CJ. ANTONIO JOSÉ VIEIRA O EMSMO SEGUIU EM DIREÇÃO  A VILA FREDERICO .DO OUTRO LADO DA CIDADE , E NA ESQUINA DAS RUAS RIO GRANDE DO SUL ESQUINA COM A RUA DAS PEDREIRAS ONDE EXISTE UMA POÇA D'AGUA O MESMO VEIO A SE DESIQUILIBRAR-SE EM FRENTE A VIATURA ,VINDO ESTA A PARAR COM O PARA-CHOQUE EM CIMA DA REFERIDA BIZ E COM A QUEDA VEIO A DANIFICAR A MESMA. FOI CONSTATADO QUE SE TRATAVA DA PESSOA DE SILAS FELIPE DE SOUZA CARDOSO DE 18 ANOS E QUE ESTE NÃO É HABILITADO E DEVIDO A QUEDA DO MESMO NAS PROXIMIDADES DE UM MONTE DE LIXO NÃO FOI ENCONTRADO NADA COM O MESMO. DIANTE DOS FATOS O MESMO FOI CONDUZIDO JUNTAMENTE COM A BIZ AO DESTACAMENTO  POLICIAL MILITAR PARA AS PROVIDÊNCIAS CABIVEIS AO FATO .NADA MAIS  

Metade dos contribuintes de Londrina ainda não prestou contas com o Leão Até o domingo, 109.039 pessoas tinham enviado a declaração do IRPF. Prazo termina na próxima segunda-feira

Faltando sete dias para o final do prazo para declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), 50% dos contribuintes da região de Londrina ainda não prestou contas com o Leão. Segundo balanço da Receita Federal, 109.039 pessoas haviam encaminhados a documentação até domingo (22). O prazo termina na próxima segunda-feira (30).
Para o delegado-adjunto da Receita Federal de Londrina, David de Oliveira, o ritmo do envio de declarações está dentro do esperado. Segundo ele, muitos contribuintes recorrem à ajuda de contadores e os escritórios acabam fechando lotes de envio. 
“É comum também que o contribuinte precise apresentar novos documentos ou esclarecer algumas informações para os contadores. Por isso, esses profissionais acabam utilizando todo o prazo dado. Alguns escritórios chegam a enviar 200 declarações por dia no final do prazo”, disse.
No começo desta segunda-feira (23), a Receita recebia uma média de 68 mil declarações por hora. No Brasil, 13,4 milhões já enviaram a prestação de contas. O maior volume deve ser registrado no fim de semana.
“Como o prazo para enviar a declaração é uma segunda-feira, não acredito que ocorrerá, como no ano passado, uma concentração de envio no último dia”, disse Oliveira.
 fonte: jornal de londrina

Menores são apreendidos logo após praticarem roubo Adolescentes usaram arma de mentira para assaltar panificadora no Bairro Parque Verde...

Dois menores de 17 anos foram apreendidos na noite desta segunda-feira (23), pelo Pelotão de Choque da Polícia Militar, acusados de assaltar uma panificadora no Bairro Parque Verde, em Cascavel. A dupla foi pega com R$ 230,00 levados do estabelecimento e também com o simulacro de uma arma.
Os suspeitos foram reconhecidos pela vítima. Eles foram apreendidos em flagrante, ainda na rua, quando retornavam para a casa deles no Bairro Santa Cruz.
O comerciante Luciano Tamezava disse que em um ano é a segunda vez que a panificadora é assaltada. Ele elogiou a ação da polícia, que agiu mais rápido do que a primeira vez.
“Na primeira vez a gente também recuperou o dinheiro, mas na época houve demora no atendimento. Hoje eles foram muito eficientes, o que dá sensação de conforto para gente que vive uma sensação de terror, pois toda semana têm acontecido eventos desse tipo”.
Segundo o tenente da Polícia Militar, Algert Sitarz, essa sensação de segurança relatava pela vítima, se deve ao trabalho de prevenção realizado pela polícia, que é definido baseado em estatísticas. 
“Primeiramente nós trabalhamos com estatísticas levando em consideração os locais e dias alternados que se apresenta a maior probabilidade de crimes. Além disso, fazemos o trabalho preventivo, que foi o que aconteceu hoje. Assim que recebemos a ligação da vítima mobilizamos as equipes e conseguimos localizar os adolescentes”.
Os adolescentes já possuem passagem pela polícia: um deles por porte ilegal de arma de fogo e o outro por roubo. Os dois foram encaminhados à 15ª SDP (Subdivisão Policial).
fonte: cgn 

Mais de 1,5 tonelada de parafina chinesa são abandonadas Secretaria de Meio Ambiente recolheu parte do material...

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel encontraram 1.700 quilos de parafina granulada (usada na fabricação de velas) de origem chinesa em sacos de 50 kg, abandonados em terrenos baldios em três pontos diferentes da cidade.
“Pelo cheiro a população se incomodou e estava na beirada da via pública. Então recebemos a informação, fizemos a vistoria e encontramos o material em três locais distintos”, fala o fiscal da secretaria de Meio Ambiente Vanderlei Marques.
O primeiro ‘lote’ que continha 500 kg, deixados a margem da estrada de acesso ao aterro sanitário, foi encontrado e recolhido pelos fiscais na última sexta-feira (20). Na manhã desta segunda-feira (23), após denúncias de moradores, devido ao mau cheiro, foram encontrados mais 1.200 kg do produto em dois locais diferentes: 600 kg em um fundo de vale, na esquina das Ruas Sete de Setembro e Sérgio Djalma de Holanda; outros 600 kg em um lote baldio, na esquina das Ruas Belo Horizonte e Tancredo Neves.
Porém, na parte da tarde, quando os fiscais foram recolher a parafina em um dos pontos, o material já havia sido retirado. Ainda não se sabe qual será o destino para os 1.100 kg recolhidos. Os fiscais vão investigar para descobrir quem é o responsável pela importação do produto e porque abandonou em terrenos baldios.
cgn 

Suspeito de estuprar a própria irmã e sobrinhas é preso na RMC

Um homem suspeito de estuprar pelo menos três mulheres da mesma família foi preso pelos policiais da Delegacia de Bocaiúva do Sul, região metropolitana de Curitiba, neste final de semana.
Segundo o delegado Omero Vieira Neto, Adel , o vulgo “Del”, é acusado de estuprar a irmã de 28 anos e as duas filhas dela de dois e quatro anos. “Fizemos as diligências e encontramos provas de que o estupro foi realizado. Ele cometeu os atos e ainda é suspeito de estuprar outra irmã”, disse o delegado à Banda B.
Adel foi autuado por estupro de vulnerável e está à disposição da justiça. A polícia agora busca provas de outros abusos cometidos por ele.
banda b

Mulher é flagrada tentando entrar em presídio com maconha nas partes íntimas

O flagrante aconteceu durante a revista na PEP II (Penitenciaria Estadual de Piraquara), antes do contato com os presos. Silmara Aparecida dos Santos foi detida com 130 gramas de maconha alojadas dentro o órgão genital. O fato aconteceu na no sábado (21). Ela foi encaminhada para a Delegacia de Piraquara e autuada em flagrante por tráfico.
"Ela disse que estava levando a droga para o marido, que está preso e é viciado. É muito comum esta prática, entretanto a revista é detalhada", disse o superintendente Danilo da DP de Piraquara. Silmara foi encaminhada para uma carceragem feminina.
banda b

PRF apreende 357 kg de maconha e 10 kg de haxixe no final de semana

A Polícia Rodoviária Federal realizou cinco apreensões de drogas no domingo (22), durante fiscalizações realizadas no norte e no oeste do Paraná. Ao todo, foram retirados de circulação 357 quilos de maconha e 10 quilos de haxixe. Sete pessoas foram presas e duas adolescentes apreendidas, nessas abordagens.
A maior apreensão aconteceu por volta das 14h na BR 376, em Mauá da Serra. Os policiais abordaram um utilitário com placas do Paraguai e encontraram 139 quilos de maconha escondidos em um fundo falso no assoalho do veículo. No carro, estavam duas mulheres e um homem, que foram presos, uma adolescente de 17 anos, que foi apreendida e uma criança de três anos, encaminhada ao Conselho Tutelar. Todos eram paraguaios. 
No mesmo horário, mas dessa vez em Marialva, região metropolitana de Maringá, aconteceu, também na BR 376, uma outra apreensão. Os policiais flagraram um carro levando 91 quilos de maconha, também em fundo falso no assoalho. Foram presos o motorista e a passageira, ambos paraguaios. 
Outros 96 quilos de maconha e 10 quilos de haxixe foram apreendidos na BR 376, também em Marialva, durante a madrugada de domingo. As drogas estavam em uma Strada. O motorista foi preso e a passageira, uma adolescente de 16 anos, apreendida. 
Também no domingo, a PRF apreendeu 21 quilos de maconha em um ônibus abordado durante a madrugada, na BR 277, em Cascavel, mas não foi localizado o proprietário da droga. Outros 10 quilos da droga foram apreendidos na BR 163, em Lindoeste. A maconha estava na mochila de um passageiro do ônibus, de 22 anos, que foi preso.
banda b

Homem assassinado em pracinha no Bacacheri era soldado da aeronáutica

Durante a madrugada desta segunda-feira (23), um homem de 23 anos foi assassinado numa pracinha na rua Moreno Roseira Penteado de Almeida, no bairro Bacacheri, em Curitiba. No momento do crime, não se tinha a identificação do suspeito, que foi feita pelos familiares do rapaz na tarde de hoje. Trata-se de Adriano Eder Silva, de 23 anos, soldado da aeronaútica.
O soldado foi morto com vários tiros na cabeça. "Não sabemos ainda se a morte deste rapaz está relacionada com o uso de drogas ou bebida, já que a praça acaba sendo muitas vezes usada desta forma", afirmou à Banda B a tenente Barbara, do 20° Batalhão da Polícia Militar, durante a madrugada de hoje no local do crime.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Curitiba.

 banda b