sábado, 7 de abril de 2012

Carro voador é testado com sucesso na Holanda




Carro voador
Um "carro voador" de três rodas, que pode chegar a 180 km/h tanto em terra quanto no ar, foi testado com sucesso pela primeira vez na Holanda, anunciou nesta terça-feira o construtor holandês.

"O primeiro voo do protótipo PAL-V foi realizado com êxito em uma base militar holandesa no mês passado", disse à AFP Robert Dingemanse, diretor da sociedade PAL-V, instalada em Raamsdonksveer (leste).

O êxito do voo foi confirmadopela Universidade de Delft e pelo laboratório nacional aeroespacial, que desenvolveu o aparelho em colaboração com os engenheiros do PAL-V.

A autonomia do PAL-V (Personal Air and Land Vehicle), um avião bimotor similar a um helicóptero, é de 1.200 km em terra e de 500 km no ar. Suas hélices podem ser recolhidas quando o veículo estiver em terra.

O PAL-V, capaz de voar a 1.200 metros de altura, será comercializado a partir de 2014 ao preço de 250.000 a 300.000 euros (325.000 a 390.000 dólares), segundo Robert Dingemanse. "O que faz dele algo único é que respeita as normas governamentais ao mesmo tempo em seus trajetos por terra e por ar", destacou. "Portanto, não são necessárias novas infraestruturas", acrescentou.

No entanto, o PAL necessitará de 165 metros para decolar. "Antes, a viagem aérea se baseava em transportes coletivos", lembrou Jacco Hoekstra, decano da faculdade de engenharia aeroespacial da universidade de Delft. "Agora se tornará algo muito mais pessoal", acrescentou.

Outras empresas se lançaram a desenvolver carros voadores, entre elas a americana Terrafugia. A Moller International, também dos Estados Unidos, desenvolve um avião pessoal com decolagens e aterrissagens verticais.

Fonte: AFP - France Press Agency
TAGs:

 
via Sulnews

"Ai se eu te pego"é eleita a 95ª música mais popular do mundo


Termômetro mundial da indústria da musical, a Billboard norte-americana elegeu em sua 95º posição a música “Ai se eu te pego” do cantor sertanejo Michel Teló como uma das mais Populares do mundo nesta semana.
Uma das mais famosas revistas de músicas, a Billboard elege diariamente os hits mais tocados, por rádio, e também os discos mais vendidos por todo o mundo. Michel apareceu na tabela que escolhe os 100 mais “quentes” da música.
Em 2011, o também cantor sertanejo Luan Santana também esteve na parada da Billboard, ocupando a 26º posição do ranking social 50.
via Campo Grandenews

Adolescente adotado mata os dois irmãos em Campo Grande


Um adolescente de 15 anos, é suspeito de ter assassinado seus irmãos em Campo Grande/MS. As vítimas foram o universitário de 21 anos, Rodrigo dos Santos Vilar, e Walquíria dos Santos Vilar, de 22.
De acordo com a polícia, foi encontrada a arma do crime, calibre 38, na churrasqueira da casa, com três tiros deflagrados. Testemunhas, que residem na redondeza, contaram que após ouvir os disparos, o jovem fugiu correndo e chorando.
De acordo com as informações preliminares, o pai das vítimas é policial civil aposentado, Paulo Vilar, de 51 anos, e tinha saído para levar sua esposa, Sônia, ao trabalho. Segundo o Vizinho, padrinho autor do crime, o jovem já entrou em contato e diz que deseja se entregar. “Ele estava chorando muito e arrependido”, contou.
O padrinho também disse que o adolescente não sabe explicar porque cometeu o crime. Ele informou que o adolescente apenas disse que pulou a janela do quarto do pai e pegou a arma e assassinou o irmão com um tiro no peito, enquanto dormia. Como a irmã ouviu o barulho e tentou fugir, ele correu atrás dela e a matou na varanda da casa, efetuando dois disparos, um no peito e o outro na nuca.
A namorada do autor do crime, uma adolescente de 16 anos, I. S., está inconformada com a sua atitude. “Ele era amoroso, mas quando brigava, muitas vezes, extrapolava. Nossa, uma pessoa que mata os próprios irmãos imagina o que faria comigo?”, desabafou.
Adoção
Vizinhos contaram que a mãe do adolescente adotado tinha perdido um filho há uns quinze anos atrás, em um possível acidente de caminhão. Por isso a família resolveu adotar esse menino, e a tragédia maior é que quinze anos depois, ele cresce e mata os dois irmãos.
Apresentação
Por volta das 10h desta manhã, o adolescente finalmente se entregou e está no 5º DP de Campo Grande para prestar esclarecimentos. Enquanto o pai se dirigiu ao departamento de polícia, a mãe encontra-se na companhia de amigos e familiares, ao lado de sua residência. 
via Midiamaxnews

Chuva em Teresópolis deixa 414 fora de casa e um desaparecido

Queda de Barreira em Teresópolis (Foto: Tássia Thum/G1) 
Uma das quedas de barreiras na rodovia Rio-Teresópolis, a BR-116 (Foto: Tássia Thum/G1)

 

Vinte deslizamentos foram registrados entre 50 ocorrências pela Defesa Civil de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, devido às fortes chuvas que atingiram o município nesta sexta-feira (6), de acordo com a prefeitura. Cinco pessoas morreram e já foram identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML) e uma pessoa está desaparecida, no bairro Ermitage. Outras 15 ficaram feridas e o número oficial de desalojados e desabrigados, até 11h deste sábado (7), era de 414. Os bairros mais atingidos por deslizamentos de terra são Bom Retiro, Coreia, Perpétuo, Pimentel, Quinta Lebrão, Santa Cecília e Vale da Revolta.
Os cinco mortos, de acordo com o IML, são: Joyce Rosa de Araújo, 16 anos, encontrada na Quinta Lebrão; Jaílson da Cunha, 26, morto no bairro Pimentel; Rosângela Moraes de Oliveira, 26, em Santa Cecília; e Keila Pires, 26, e Maria Helena, 54, ambas achadas no Bom Retiro.
Os desalojados contam com cinco pontos de apoio para atendimento da população. Segundo a prefeitura, eles já começaram a retornar para suas residências nesta manhã.
A Defesa Civil trabalha em estado de atenção e mantém equipes nas ruas fazendo o trabalho de avaliação de danos e vistorias. A concessionária de energia Ampla informa que alguns bairros estão sem luz devido à queda de árvores e barreiras, além da incidência de descargas atmosféricas, que afetaram a rede elétrica. A distribuidora diz que duplicou o número de equipes para restabelecer o fornecimento.
Apoio
Em nota, a prefeitura de Teresópolis diz que recebeu apoio do Governo do Estado, com dez caminhões e cerca de 80 homens para auxiliar na limpeza do município, e já pediu o envio de retroescavadeiras e caminhões pipa, entre outras máquinas, além de mais homens.
No Twitter, o Governo do Estado informou que 150 bombeiros atuam no local, trinta deles enviados da capital como reforço. Quatro geólogos do Departamento de Recursos Minerais (DRM) também foram chamados para avaliar os riscos de deslizamento. A Defesa Civil estadual enviou 600 colchonetes, lençóis e cobertores para a região.
Depois do temporal, Teresópolis amanheceu com tempo nublado, mas seco, sem chuva neste sábado. O sol chegou a reaparecer e há uma leve neblina na entrada da cidade. Segundo o quartel do Corpo de Bombeiros do município, não chove na região desde as 2h30. O Instituto de Metereologia (Inmet), no entanto, prevê pancadas de chuva em todo o estado.
Também na chegada à cidade, na localidade conhecida como Soberbo, próximo ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, houve um deslizamento, mas sem interdição da Rodovia Rio-Teresópolis, que está suja de barro.
Nesta manhã, ainda era possível ver os sinais de destruição provocados pela força da água. Na Rua Flávio Bertoluzzi de Souza, próxima a feirinha do alto, os canteiros ficaram destruídos e as pedras ocupam as calçadas. Um carro foi destruído devido à queda de um muro.
Rua em Teresópolis (Foto: Tássia Thum/G1) 
Muro destruiu car
ro no bairro Granja Guarani (Foto:
Tássia Thum/G1)
A Rio-Teresópolis, principal ligação entre a capital e a cidade da região serrana, que chegou a ficar quase 3 horas fechada nos dois sentidos, reabriu ainda na noite de sexta. De acordo com a CRT, concessionária responsável pela via, a interdição ocorreu por medida preventiva, por causa da chuva forte.
O prefeito de Teresópolis informou também que os dois hospitais da cidade, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão de prontidão para atender as vítimas dos deslizamentos.
“A prefeitura está toda em alerta. Caiu umas barreiras no Rosário, mas a prefeitura já está tirando. Na Fonte Santa, onde teve muita água, o acesso já está sendo liberado”, explicou o prefeito, na sexta.
Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil, o sistema de alerta sonoro da cidade foi acionado nos bairros de Perpétuo e Rosário, e moradores estão sendo orientados a seguir para os pontos de apoio.
Friburgo
Em Nova Friburgo, também na Região Serrana, a chuva forte do fim da tarde de sexta provocou um deslizamento de terra na RJ-142, estrada que liga os distritos de Mury a Lumiar.
Mapa copm a localização de Teresópolis (Foto: Arte/G1)

Segundo a Defesa Civil do município, em quatro horas choveu mais do que o esperado no município para o mês inteiro. Mais cedo, o Rio Bengalas, no Centro da cidade, chegou a transbordar, mas as águas já retornaram ao nível normal.
Todos os rios da Região Serrana estão em estágio de atenção, ainda de acordo com o Inea. A Defesa Civil do estado informou que as equipes estão mobilizadas nos dois municípios.
Em janeiro de 2011, a chuva que devastou municípios da Região Serrana deixou mais de 900 mortos
via G 1

Desde janeiro pesquisas eleitorais tem que ser registadas


As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012 ou aos candidatos devem registrar cada pesquisa na Justiça Eleitoral a partir do dia 1º de janeiro e até cinco dias antes da divulgação de cada resultado.
Essa exigência foi estabelecida pelo art. 33 da Lei nº 9.504/1997 e pormenorizada na Resolução – TSE nº 23.364/2011.
Para o registro de pesquisa, é obrigatória a utilização do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), disponível nos sítios dos Tribunais Eleitorais, sítios nos quais também pode ser acessado o manual pertinente ao sistema.
O registro de pesquisa será realizado apenas via internet, pelas entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012.
O registro de pesquisa poderá ser realizado a qualquer tempo, independentemente do horário de funcionamento do Cartório Eleitoral.
Na hipótese de a pesquisa abranger mais de um Município, o sistema gerará registros individualizados por Município e será criado um protocolo para cada localidade.
As informações e os dados registrados no sistema de pesquisa ficarão à disposição de qualquer interessado, pelo prazo de 30 dias, nos sítios dos Tribunais Eleitorais.
Fonte: TRE/MS

Idoso morre após capotamento de caminhonete

O feriado de Páscoa fez mais uma vítima fatal na manhã deste sábado (7).
Um idoso trafegava pela PR-160, no trecho entre Cornélio Procópio e Leópolis, quando perdeu o controle de sua caminhonete, que acabou capotando diversas vezes.

Natalino Sanches, de 68 anos, tentou fazer uma ultrapassagem em alta velocidade mas não conseguiu concluir a manobra. Ao tentar voltar para o seu lado da pista, o veículo se desgovernou e foi parar fora da estrada após capotar.

O Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio foi acionado para atender a ocorrência. Os socorristas tentaram tirar Sanches das ferragens, mas devido à gravidade dos ferimentos ele morreu no local.
A sua esposa, que estava em outro carro, ao perceber que a caminhonete não a seguia mais retornou e pediu ajuda. O corpo foi encaminhado ao IML de Londrina.

Em dois dias, este foi o terceiro acidente fatal na região de Cornélio Procópio. Na sexta-feira quatro pessoas morreram na PR-396 e oito ficaram feridas.

(com informações e imagens de Reginaldo Tinti/ Anuncifácil)

Homem de 33 anos desaparece em represa de Porecatu


de O Diário
Um morador de Arapongas (37 km de Londrina) desapareceu enquanto nadava com amigos em uma represa da Fazenda Rancho Alegre, em Porecatu (79 km de Londrina).
A Polícia Militar da cidade registrou a ocorrência, por volta das 13h deste sábado (7) e acionou o Corpo de Bombeiros de Cambé (16 km de Londrina) para fazer as buscas.
De acordo com dados da PM, Ivan Abelardo dos Santos, 33 anos, estava com um irmão e uma terceira pessoa na represa. Ao mergulhar, não voltou à superfície e desapareceu nas águas. O Corpo de Bombeiros de Cambé informou que, por volta das 14h, dirigia-se a Porecatu para iniciar as buscas por Santos.
O homem já é a terceira pessoa desaparecida em cerca de 24 horas.Na tarde desta sexta-feira (6), duas amigas se afogaram no Rio Tibagi, em Assaí (43 km de Londria). Os bombeiros já estão no segunda dia de buscas, mas até às 11h deste sábado (7), não haviam encontrado ninguém.

Poderosas em guerra


GIBA 1
A criação do bloco parlamentar entre PR e PTB no Senado, totalmente arquitetada e coordenada pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) serviu, acima de tudo, para mostrar ao novo líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB-AM) quem manda no galinheiro, a se usar uma expressão popular, mas sempre em voga entre os congressistas. Na outra ponta, serviu também, à medida em que ela articulou o encontro dos senadores dos dois partidos com Dilma, para Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil, atropelar Ideli Salvatti e mostrar que permanece em cena, embora venha enfrentando problemas particulares. Na seqüência, Ideli, já debaixo do tsunami das lanchas-patrulha do Ministério da Pesca e enfraquecida, ficou possessa com a interferência. Um assessor comentou: “Ela quer mostrar que a Dilma da Dilma está em campo”.

Depois do Demóstenes, DEM quer fundir com o PSDB

A oitava bancada da Câmara dos Deputados. Apenas quatro senadores. Somente uma governadora de Estado. Dois escândalos de corrupção recentes. Ex-todo-poderoso do Congresso, ainda sob o nome de PFL (Partido da Frente Liberal), o Democratas passa por uma crise de representatividade. Às vésperas de uma eleição municipal, que poderia redimir a legenda, não faltam integrantes mais ansiosos por uma eventual fusão com o aliado PSDB do que por crescer nas urnas.
O cenário mais provável é de tentativa de fusão com o PSDB após as eleições municipais. “A diferença deve ser na forma”, disse um parlamentar da legenda que não quis se identificar. “Se ACM Neto ganhar a eleição em Salvador, se José Serra se eleger prefeito com um vice nosso, o cenário é um. Se isso não acontecer, as condições devem ser mais difíceis.

Samek hoje com Dilma para definir seu futuro


A expectativa sobre a disposição de Jorge Samek, diretor geral da Itaipu Binacional e ser o candidato do PT à Prefeitura de Foz do Iguaçu deve ter uma resposta neste sábado (7). Samek tem uma reunião agendada com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília (DF), que deve definir seu futuro.
Há um grupo político na cidade que defende sua candidatura de forma incondicional, que chegou a criar, inclusive, um perfil no twitter para divulgar suas atividades. Caso Samek fique fora do páreo, o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla e o assistente da direção, Joel de Lima, podem entrar na disputa.
via fabio campana 

Segundo o Ibope, hoje são estes os grandes eleitores de Curitiba

A pesquisa Ibope mostra que os nomes que mais influenciam o voto em Curitiba são os da lista abaixo. Significa que o apoio de Lula pode influenciar o voto de 42% dos curitibanos. Beto Richa exerce influencia direta sobre 37%. E observem, hoje Alvaro Dias tem mais influência que Requião em Curitiba.
Lula 42%
Beto 37%
Dilma 36%
Gleisi 30%
Alvaro 20%
Requião 17%
Osmar Dias 17%
Jaime Lerner 12%
via fabio campana 

Fruet tem 26%, Ratinho Jr, 24% e Ducci 16% no Ibope/CBN


Da Redação CBN — No cenário mais completo da primeira pesquisa Ibope – CBN Curitiba deste ano, Gustavo Fruet (PDT) e o Deputado Federal pelo PSC, Ratinho Jr, aparecem tecnicamente empatados na primeira colocação. Fruet tem 26% e Ratinho Jr. 24% das intenções de voto.
Segundo plano
O atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), fica num segundo patamar, com 16% das menções dos eleitores em Curitiba. Em seguida aparecem Rafael Greca (PMDB) com 7%, Dr. Rosinha (PT) com 4% e Renata Bueno (PPS) com 2%. Brancos e nulos representam 9% dos entrevistados, enquanto 11% ainda estão indecisos com relação ao voto.
Sem Ratinho
Em um segundo cenário, Fruet fica em primeiro lugar com 37% e Luciano Ducci vem em segundo lugar com 22% das menções. Rafael Greca aparece com 11%, enquanto Renata Bueno alcança 4% das intenções de voto. Diante deste cenário, 13% dos entrevistados declaram a intenção de votar em branco ou nulo e 14% não sabem em quem votariam.
Forças principais
No cenário com as principais forças da corrida eleitoral neste momento, Fruet aparece tecnicamente empatado com o Deputado Federal Ratinho Jr, respectivamente com 32% e 27% das intenções de voto cada um. Luciano Ducci obtém 18% das menções, enquanto 12% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou de anular o voto. Os eleitores que, neste cenário, ainda não sabem em quem votariam, representam 11% do eleitorado.
Três cenários
Neste momento, em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados três cenários de intenção de voto, considerando possíveis nomes para a disputa.
Registro
A pesquisa está registrada no TRE do Paraná com o número 00001/2012, e foi realizada dos dias 27 a 29 de março, com 812 entrevistas. A margem de erro é de até 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança apontado pelo instituto é de 95%.

Esquadrilha da Fumaça faz show em Londrina neste domingo

A Esquadrilha da Fumaça será uma das grandes sensações na programação da ExpoLondrina neste domingo (8). A apresentação, que deve durar cerca de 40 minutos, está marcada para 16 horas. O show, com sete aeronaves, contará com diversas acrobacias que todos os anos encantam os visitantes.

Após a apresentação, os capitães que irão se apresentar em Londrina darão autógrafos na Casa do Criador. A atividade está prevista para ter início às 18 horas. A Esquadrilha da Fumaça comemora, este ano, seis décadas.

Salva de tiros

Antes da apresentação da Esquadrilha da Fumaça será realizada uma salva de 15 tiros, disparados por um canhão Krupp, de fabricação alemã. O canhão, pertencente ao Batalhão do Exército de Guarapuava, foi apreendido pela Força Expedicionária Brasileira na última Guerra Mundial. A salva de tiros – de pólvora seca – será na pista central do Parque Ney Braga, às 15 horas.
via bonde

Garotas de 19 e 20 anos de Assaí somem no rio Tibagi

Duas garotas - identificadas como Franciele da Cruz Lourenço, de 20 anos, e Cíntia Gomes, 19 - desapareceram nas águas do rio Tibagi, na seção Café Forte, na divisa dos municípios de Assaí e Londrina.
Segundo informações colhidas nas proximidades do afogamento, uma delas havia caído na água e a outra tentou auxílio, quando também desapareceu.
Até o começo da noite desta sexta-feira, os corpos ainda não haviam sido encontrados.
O serviço de buscas foi realizado por equipe do Corpo de Bombeiro de Londrina, com colaboração também da Defesa Civil de Assaí, a partir dos agentes Claudinei, Carvalho e o sargente Euclides Tadeu da Silva.
Apesar do difícil acesso às margens do rio Tibagi onde aconteceu o desaparecimento das duas assaienses, dezenas de curiosos também acompanharam o trabalho da equipe da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Everaldo Ferreira dos Santos, e o secretário municipal de Saúde, Jorge Torquato Júnior, também estiveram por lá.
A jovem Franciele Lourenço trabalhava na panificadora Pão & Pão, localizada na região central da cidade.
O desaparecimento no rio Tibagi registrado na tarde desta sexta-feira, 6, acontece na mesma semana na qual foi encontrado o corpo do jovem assaiense Leonardo Carlos dos Santos, de 14 anos.
via revelia 

Marcha de 21/4 vai protestar contra violência policial

No dia 21 de abril, quando está marcada mais uma Marcha Nacional contra a Corrupção, em Curitiba o movimento será acrescido com um protesto também contra a violência policial. ONGs e familiares de pessoas que foram vítimas de ações de policiais estão organizando uma grande mobilização para o dia.

Walkyria Bettânia Correia Alves, da ONG Mulher novo Milânio, explica que a idéia surgiu em função do grande número de mães que vem procurando a entidade para denunciar agressão, morte ou tortura de seus filhos por policiais. De acordo com ela, aproximadamente 50 mães já confirmaram presença na manifestação, que conta também com o apoio de outras dez ONGs ligadas à defesa dos direitos humanos.

"Mais de 50 pessoas nos procuraram para denunciar policiais militares por abuso de autoridade. São pessoas que não tinham cometido nenhum crime, que não vendiam drogas, que não tinham sequer entrado em conflito com policias, mas foram assassinados por policiais", diz Walkyria.

Como exemplos , ela cita o caso recente do servente de pedreiro Ismael Ferreira da Conceição, de 19 anos, que foi preso e torturado por cinco PMs, que suspeitavam de sua participação em um crime, no bairro Uberaba no início de março. Hoje a família briga na justiça para punir os responsáveis.

Outro caso citado é de Márcio Gustavo de Camargo, 30 anos, morto por dois PMs em novembro de 2008. Marcio tinha saído para a frente de casa, para atender o celular, quando foi alvejado com dois tiros nas costas. Ele teria sido confundido com um suspeito que morava próximo. Márcio era jogador de futebol , trabalhava com o pai e cuidava da mãe, que estava com câncer, e não tinha qualquer passagem pela polícia. O Ministério Público denunciou os dois policiais e caso também continua na justiça.

"Se eles eram suspeitos de algum crime, por que a polícia não prende e investiga? Não, estas pessoas não foram sequer levadas para uma delegacia. É um absurdo que estejam matando pessoas de bem, que não devem nada à justiça", diz Walquíria. De acordo com ela, o movimento reconhece que há bons e maus policiais. "Não queremos generalizar. Há bons policiais, que defendem o cidadão, mas há também os maus, que não têm ética, não têm respeito por ninguém", afirma.

Em agosto do ano passado, a Delegacia de Homicídios divulgou um levantamento, não oficializado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), que mostrava que 15 pessoas tinham sido mortas em confrontos com PMs no primeiro semestre de 2011. O número 36,6% em relação ao mesmo período de 2010, quando houve 11 mortes nessas circunstâncias.

A Manifestação

Walquíriua explica que no dia 21 de abril serão feitas três manifestações conjuntas: a Marcha contra a Corrupção, o Basta à Violência Policial e uma homenagem à Tiradentes. Os manifestanets se concentram a partir de 10 horas na Praça Santos Andrade e às 12h30 saem em passeata até o Palácio do Governo, nmo Centro Cívico, onde devem permanecer a tarde toda.

Essa será a terceira Marcha contra a Corrupção realizada pelo Movimento Brasil Contra a Corrupção; A primeira aconteceu dia 7 de setembro e a segunda em 12 de outubro de 2011. O movimento é organizado pelas redes sociais e diversas cidades já confirmaram participação.
via bonde 

Bicheiro controlava bancada multipartidária

 A investigação da Polícia Federal que desmantelou a máfia dos caça-níqueis montada em Goiás e nos arredores de Brasília mostra que o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, apontado como chefe do esquema, controlava uma bancada multipartidária no Congresso Nacional, além de manter ligação indireta com pelo menos dois governadores. Além do senador Demóstenes Torres (GO), ex-DEM, Cachoeira era próximo de parlamentares de mais cinco partidos: PT, PSDB, PP, PTB e PPS.

Os grampos da Polícia Federal na Operação Monte Carlo, que desbaratou o esquema de Cachoeira, revelam que ele tinha relações de intimidade com os parlamentares, com quem tratava de negócios e falava sobre quantias em dinheiro, devidas e a receber.

Os deputados goianos Rubens Otoni (PT), Carlos Alberto Leréia (PSDB), Sandes Júnior (PP) e o Stepan Nercessian (PPS-RJ), flagrados em conversas com Cachoeira, já respondem a processos na Corregedoria da Câmara. O líder do PTB, Jovair Arantes (GO), admitiu que é amigo de Cachoeira e pediu o apoio dele à pré-campanha à Prefeitura de Goiânia.

O petista Rubens Otoni teve de explicar uma doação não declarada de R$ 100 mil de Cachoeira à campanha dele à Prefeitura de Anápolis. Otoni disse que Cachoeira queria a ajuda dele para desenrolar a papelada de um laboratório na cidade.

O tucano Carlos Alberto Leréia ainda não explicou um depósito de Cachoeira destinado a ele, rastreado pela Polícia Federal, no valor de R$ 100 mil. Leréia usava um dos telefones Nextel, cedidos por Cachoeira e habilitados nos Estados Unidos, para dificultar grampos. O tucano disse que só vai se pronunciar depois que sua defesa tiver acesso ao inquérito. Ao contrário da direção do DEM, que cobrou a expulsão imediata de Demóstenes, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), pediu um tempo para que o tucano se explique. "Não prejulgamos ninguém, mas desejamos esclarecimentos".

Leréia é aliado do governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB, que teve de dar explicações sobre a proximidade ao contraventor. Ele admitiu que esteve com Cachoeira em "reuniões festivas", inclusive na casa de Demóstenes. A chefe de gabinete de Marconi, Eliane Pinheiro, pediu exoneração do cargo depois de aparecer em conversas em que passava informações sigilosas sobre operações policiais que tinham como alvo o esquema do contraventor.

Outro governador indiretamente envolvido é o petista Agnelo Queiroz, do Distrito Federal. Grampos da Polícia Federal indicam que um integrante do governo dele participou de uma operação para direcionar um contrato milionário, estimado em R$ 60 milhões, para a máfia dos jogos.
via agencia estado 

Richa deixa decisão sobre candidatura para PSDB Londrina

Apesar do secretário estadual de Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB), indicar que não pretende disputar a próxima eleição municipal em outubro, o governador Beto Richa não descartou a candidatura própria dos tucanos em Londrina.

Durante a entrevista, ele declarou que a definição será tomada pelos integrantes do PSDB da cidade. "A decisão é local e eu respeito. O PSDB de Londrina é um partido histórico e temos que valorizar os companheiros que são liderados pelo secretário e deputado Hauly. Eles vão saber qual o melhor caminho para formar uma coligação para vencer as eleições municipais", comentou Richa.

Questionado sobre a candidatura própria do partido, ele respondeu: "Vamos conversar com os demais partidos e ver qual é o melhor caminho."
via bonde

Barbosa homenageia Requião por 'direito de resposta' Projeto de senador assegura espaço proporcional em veículos de comunicação para ofendidos. Encontro será nesta sexta em Londrina

 
Arquivo/Folha de Londrina
O prefeito Barbosa Neto, secretários municipais e assessores da administração homenageiam o senador Roberto Requião (PMDB), pela proposição do projeto de lei que regulamenta o direito de resposta em veículos de comunicação. A homenagem está marcada para a tarde desta sexta-feira (6).

O projeto 141/2011, com relatoria do senador Pedro Taques (PDT/MT), foi aprovado por unanimidade no dia 14 do mês passado e teve ampla repercussão na imprensa. Garantia  de direito de resposta sem ameaça à liberdade de imprensa. Esse foi o argumento que garantiu a unanimidade na aprovação.

A proposta assegura ao ofendido a divulgação de resposta gratuita e proporcional ao agravo, mas impede o exercício desse direito em caso de retratação espontânea do veículo, resguardando, entretanto, a possibilidade de ação de reparação por dano moral.

O prefeito também é jornalista, assim como Roberto Requião. Ele entregará uma placa ao senador em reconhecimento e mérito ao projeto de lei. "Antes não existia um marco regulatório, portanto a iniciativa do Requião é mais do que necessária. O direito de resposta precisava de regulamentação desde que o Supremo Tribunal Federal revogou a Lei de Imprensa, em 2009", destacou Barbosa Neto.
via bonde 

Advogados pedem remoção de Cachoeira de presídio

Os advogados do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar um esquema de jogos ilegais, pediram à Justiça sua remoção do presídio federal localizado em Moçoró, no Rio Grande do Norte. A defesa argumenta que Carlinhos Cachoeira não deveria ser submetido aos rigores do sistema prisional federal, com diversas restrições que não são aplicadas em outros presídios.

No pedido, a defesa não pede a transferência para alguma penitenciária específica. Pede apenas que Cachoeira seja transferido para alguma penitenciária que fique mais próxima da família, que vive em Goiás, e dos advogados, sediados em São Paulo.

Dora Cavalcanti, uma das advogadas que defende Carlinhos Cachoeira, argumenta que as normas de segurança estabelecidas no presídio federal atrapalham o trabalho da defesa. "Não podemos entrar com nenhuma anotação. Mesmo se tivéssemos uma memória de elefante teríamos dificuldade para discutir com nosso cliente partes do processo", diz. Além de Dora Cavalcanti, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos faz a defesa do empresário suspeito de chefiar a chamada "máfia dos caça-níqueis".

Ela afirma que é a primeira vez que Carlinhos Cachoeira é preso e argumenta que seu cliente não tem se comportado mal ou tentado cometer alguma irregularidade dentro do presídio, como contrabandear um celular para dentro da carceragem.

Cachoeira está preso desde 29 de fevereiro. Sua transferência para a penitenciária de segurança máxima de Mossoró foi pedida pelo Ministério Público e deferida pela Justiça Federal em Goiás. O pedido de transferência, protocolado na terça-feira, foi encaminhado para parecer do MP e deverá ser decidido apenas na próxima semana. Pelo menos até lá, Carinhos Cachoeira continuará submetido ao rigor do sistema federal.

Os advogados de Cachoeira pediram um habeas corpus no final de março. A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou, por unanimidade, o pedido de liberdade. Os desembargadores julgaram que era preciso manter Cachoeira preso para garantir a manutenção da ordem pública.

De acordo com informações do Ministério da Justiça, o Sistema Penitenciário Federal tem rotinas rígidas de controle de acesso, trânsito e permanência de pessoas nos presídios. Pelas regras, é permitida uma visita por semana com duração de três horas. A visita íntima é quinzenal, com duração de uma hora. Durante a maior parte do dia, o preso fica em cela individual.
via agencia estado 

Requião lança Cheida para prefeitura de Londrina Senador afirma que candidatura só depende do deputado estadual, e sugere ex-ministra do PT como vice

Reprodução/Twitter
Reunido com diretório do PMDB, Requião recomenda candidatura de Cheida à prefeitura de Londrina
O senador Roberto Requião (PMDB) esteve em Londrina nesta sexta-feira (6) em reunião com o diretório municipal do partido. Durante o evento, o ex-governador lançou o nome do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida para concorrer à prefeitura de Londrina nas próximas eleições. "Só depende dele", afirmou.

Pouco depois da reunião, fez o anúncio no Twitter. "Cheia candidato do PMDB em Londrina .Consenso do Diretório. Vice do PT ou PDT é solução natural", escreveu, sugerindo o nome da ex-ministra Márcia Lopes, pré-candidata do PT, como vice.

O outro partido citado por Requião é o do prefeito Barbosa Neto que, apesar de ainda não confirmar, deve concorrer à reeleição.
via bonde