quarta-feira, 25 de abril de 2012

Portadora de HIV morre e IML demora 15 dias para liberar corpo; família aponta descaso

Uma família denuncia um suposto descaso do Instituto Médico Legal de Curitiba (IML) com uma portadora de HIV terminal que morreu no Centro Municipal de Urgências Médicas (Cemu) do Pinheirinho, em Curitiba, no começo deste mês. Silmara Kaires de Lima teria saído de casa no dia 4 de abril para buscar ajuda no Cemu. Ao procurar Silmara, a família teria sido informada que a vítima morreu e o corpo foi encaminhado ao IML. Ao chegar lá, veio a surpresa: os funcionários disseram não ter encontrado o corpo de Silmara.
De acordo com uma prima de vítima, identificada como Jaqueline, a família esteve duas vezes no IML para procurar o corpo, mas apenas duas semanas depois veio a notificação de que Silmara estava lá. “Só depois de muito apelo nosso, eles foram procurar direito e alegaram que estavam procurando em morte violenta, não em mortes naturais. Só que já haviam se passado quinze dias”, afirmou.
A família garante ainda que, devido às condições do corpo, não fará nem o velório. “Não podemos nos despedir direito dela, não dá para entender o que aconteceu”, lamentou Jaqueline.
A Banda B entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, responsável pelo IML, e aguarda retorno.
banda b

Após assalto e agressão, Padre de cidade da Costa Oeste resolve deixar a região.


Um padre que responde pela Igreja Católica da Vila C, em Foz do Iguaçu, reconheceu por meio de fotografias, um dos assaltantes responsáveis pelo roubo ocorrido na paróquia e pelas agressões contra ele.
De acordo com o Grupo de Diligências Especiais, o assaltante é Juliano Cruz dos Santos, que fugiu da cidade logo após praticar o crime.
O assalto aconteceu no último dia 21, quando dois homens entraram na igreja na Rua Aracaju, renderam o padre, o agrediram e fugiram em seguida.
A Polícia Civil iniciou as investigações logo após o crime.
O padre, de acordo com o delegado, que está a frente do inquérito, também não está mais na cidade.
Os policiais estão organizando uma operação com o objetivo de prender os envolvidos no crime.
Contra Juliano já existe mandado de prisão em aberto.

(Rádio Educadora/Com Cultura-Foz)

Foragido é preso ao visitar mulher em maternidade da fronteira



Um homem de 24 anos, foragido do regime semiaberto, foi preso durante a tarde da última segunda-feira, dia 23 de abril, pela Polícia Federal de Ponta Porã, cidade localizada na fronteira com o Paraguai. Segundo informações divulgadas pela polícia, o homem foi encontrado após denúncia anônima em uma maternidade enquanto visitava sua mulher que está grávida.
Segundo a polícia, ao ser abordado pelos policiais, o homem forçou um sotaque paraguaio, disse que não falava português e ainda apresentou documento falso em nome de um morador do país vizinho.
Ainda de acordo com a polícia, durante a conversa ele confessou ser foragido do presídio semiaberto. Ele foi preso em flagrante por uso de documento falso e foi levado para delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã, onde está a disposição da justiça.
 
Fonte: Dourados News

Homem confessa crime para atendente de telemarketing em MS

Clique na Imagem para ampliá-la Suspeito foi preso por policiais militares no mesmo dia do crime(Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
A Polícia Civil em Campo Grande está finalizando o inquérito sobre a morte de uma manicure, de 32 anos, assassinada a golpes de canivete no dia 19 de abril. O marido, que é o suspeito do crime, foi preso no mesmo dia e, antes de ser detido, confessou o crime para um primo e até para uma atendente de telemarketing. Na gravação feita pela empresa, divulgada pela Polícia Civil, o homem diz que acabou de matar a mulher e que iria se entregar.
A mulher foi morta com pelo menos 5 golpes de canivete. O crime aconteceu na casa dela, no bairro Nova Lima, onde também estavam 2 dos 5 filhos do casal. Segundo a Polícia Civil, ela e o suspeito estavam separados há um mês e ele não aceitava o fim do relacionamento.
Conforme registro da ocorrência na Polícia Civil, no dia 19 de abril, o suspeito foi até a casa da mulher e os dois discutiram. Segundo a delegada Rozely Molina, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a menina de 12 anos chegou a dizer para o pai que ele não poderia entrar na casa. O alerta referia-se a uma medida protetiva expedida no dia 8 de abril, depois que a manicure registrou boletim de ocorrência por ter sido ameaçada pelo marido.
De acordo com a polícia, o marido já estava sendo considerado foragido quando recebeu a ligação da atendente de telemarketing, no mesmo dia. Na gravação, ele diz que vai se entregar, pois “está dando maior rolo”. A funcionária da empresa não acredita na confissão, mas ele insiste; “sério, vou mentir isso para quê?”.
Antes de se entregar, segundo a polícia, o suspeito também havia confessado o crime para um primo e disse que iria se matar. No encontro com essa testemunha, ele foi preso por policiais militares. A delegada diz que a gravação serve como mais um elemento de confissão, pois reafirma o que já consta no inquérito.
Para a investigação, segundo Rozely, é uma forma de assegurar que ele não mude a versão, dizendo que foi forçado a confessar o crime. O homem está detido na 4º Delegacia de Polícia.
A delegada conta que a gravação foi entregue ao Instituto de Criminalística, mas a polícia não tem dúvidas de que a voz é do suspeito. “Ele mostra uma frieza, porque acabou de cometer um crime e relatou os fatos com tamanha crueldade”, disse a delegada. No dia que foi preso, ele disse ao G1 que estava arrependido.
Rozely diz que ele será indiciado por homicídio doloso, mas ainda não definiu as qualificadoras a serem utilizadas (motivo torpe, sem chance de defesa ou emprego de meio cruel). A polícia ainda irá interrogar algumas testemunhas e procura pelo canivete usado para matar a mulher Somente o cabo foi encontrado na casa.
Veja o diálogo:
Suspeito - Acho que não vai dar para falar com você agora.
Atendente - Não vai dar seu ...?
Suspeito - Não, acabei de fazer uma cagadinha aqui... acabei de matar minha esposa.
Atendente - Oi?
Suspeito - Acabei de matar minha esposa e está dando o maior rolo. Acho que eu vou até me entregar agora.
Atendente - Ah é, até parece.
Suspeito - Estou falando sério mesmo, não estou brincando não.
Atendente - Sério? Eu não acredito...
Suspeito - Dei 4 ou 5 facadas, parece. Sério. Eu vou mentir isso para quê?
Acabou de falecer agora, ela. Eu estou indo para a fazenda.
Suspeito - Ela morreu lá no Nova Lima, com 5 facadas.
Atendente - Por que?
Suspeito - É briga de marido e mulher.
Atendente - Sério?
Suspeito - Por isso que eu mudei de endereço. Eu ia mudar para cá, aí não deu mais certo. A gente começou a brigar e aconteceu isso. Tchau.
Atendente - Tá bom então seu..., obrigada.

Fonte: G1

Acusado de estupro em RS é preso em MS


Os policias chegaram até Paulo após o recebimento de uma denuncia anônima
A Polícia Militar de Naviraí (MS) prendeu ontem (23) Paulo Roberto de Almeida, de 38 anos, vulgo “Gaúcho”. Ele é acusado de ter cometido o crime de estupro no estado do Rio Grande do Sul.
Os policias chegaram até Paulo após o recebimento de uma denuncia anônima informando que um foragido estaria morando em uma residência localizada na Rua Hortência, no bairro Sol Nascente.
Então um policial do serviço reservado começou a vigiar a casa do suposto foragido e pediu apoio de uma guarnição da PM.
Havia um mandado de prisão contra ele expedido em dezembro do ano passado, pela 2º Vara judicial da cidade de Taquari (RS). Paulo recebeu voz de prisão e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Naviraí.

 
Fonte: Correio do Estado

Paraná espera vacinar 1,3 milhão de pessoas contra três tipos de gripe

O Governo do Paraná espera vacinar 1,3 milhão de pessoas contra gripe, na campanha nacional que será realizada de 5 a 25 de maio. Esse número corresponde a 80% dos 1,6 milhão de paranaenses considerados mais sujeitos a contrair a doença: gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.

Mais de 2 mil unidades de saúde no Estado terão a vacina à disposição. Os horários de atendimento e a instalação de postos volantes serão definidos pelos municípios.

A campanha  visa proteger contra os três tipos de vírus mais circulantes no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) sazonal e influenza B. “A vacina reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

CRIANÇAS – As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacinação deverão receber a vacina em duas doses (a segunda 30 dias após a primeira). Já as que receberam as doses na campanha passada e os demais grupos serão imunizados com apenas uma dose. “O inverno está chegando e é importante que as crianças já estejam protegidas. Um simples resfriado não é motivo para a vacinação ser adiada”, explica Ivana Kaminski, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

A aplicação só deve ser adiada se a criança apresentar febre acima de 38º ou se o médico o recomendar. A imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

MEDICAMENTO – Desde 2011, a Secretaria da Saúde faz um acompanhamento das síndromes respiratórias e disponibiliza o medicamento oseltamivir para todos os casos em que é recomendado.

Recomendações para prevenção de infecções respiratórias:

• Higienize as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;

• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;

• Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);

• Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;

• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;

• Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;

• Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;

• Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;

• Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;

• Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.

Vândalos prejudicam abastecimento de água em Fazenda Rio Grande

Vândalos causaram prejuízos para o abastecimento de água da população de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Na madrugada desta quarta-feira (25), a estação elevatória da captação da Estação de Tratamento de Água Despique foi invadida e teve o quadro de comando totalmente destruído, afetando o abastecimento de 50 mil pessoas.

Técnicos da Sanepar começaram a trabalhar no local no início da manhã e estima-se que o abastecimento esteja normalizado à noite. A empresa ainda não avaliou o custo dos reparos. Esta é a segunda invasão a instalações da empresa neste mês. Na primeira invasão, em 2 de abril, a ação dos vândalos não afetou o abastecimento.

Para reduzir o impacto de situações com esta, a Sanepar recomenda aos clientes que instalem caixas d’água em seus imóveis. A capacidade de armazenamento deve ser de 24 horas, considerando o número de moradores da residência.

Acidente no interior do Paraná mata casal de idosos: Mulher tinha 101 anos de idade.

Uma mulher de 101 anos e um homem de 76 morreram em um acidente no final da tarde de ontem, na PR-498, em Floraí, interior do Paraná.
Kitie Ito e Yoshikazu Miamoto estavam em um veículo Voyage com placas de Floraí quando colidiram frontalmente contra uma caminhonete S-10.
Kitie não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já Miamoto, que conduzia o veículo, chegou a ser socorrido, mas faleceu no hospital.
Outras duas pessoas que também estavam no Voyage ficaram feridas.
Nair Noriko Ito Miamoto, de 70 anos e uma adolescente de 15 sofreram ferimentos graves.
Elas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Floraí.


(Rádio Educadora/Com Inf. Bonde)

Ladrões arrombam agência bancária na madrugada

Uma agência bancária do Sicredi foi arrombada por ladrões, na madrugada de hoje , em Bom Jesus do Sul, a 190 quilômetros de Cascavel.
Seis homens encapuzados que ocupavam um Vectra seriam os autores do crime.
De acordo com a polícia, apesar da porta e do sistema de alarme terem sido danificados, os ladrões não tiveram tempo para chegar ao cofre.
Os ladrões fugiram e não foram localizados pela polícia que realizou buscas na região.
Arnaldo Santos com inf/ CGN

Acerto de contas acaba em morte em Terra Roxa

As 11h45min de hoje a Polícia Militar de Terra Roxa foi acionada para atender uma solicitação de homicídio que teria ocorrido em uma propriedade rural.
Uma equipe foi até o local informado, onde encontrou já morto o jovem Gilmar Cardoso da Silva, de 20 anos de idade.
Ele apresentava uma perfuração de faca no tórax e outra, aparentando ser de uma arma de fogo, na cabeça.
O seu corpo foi encaminhado até o IML de Toledo para aos exames de praxe.
Segundo o comando da PM de Terra Roxa, o crime pode ter ocorrido por causa de acerto de contas, uma vez que o jovem assassinado era conhecido como chefe do tráfico naquela região, especialmente na localidade conhecida como São Sebastião.
As investigações prosseguem na tentativa de prender o autor ou autores do crime.


Arnaldo Santos.

Internet e telefonia celular ficam fora do ar no Paraná e mais três estados (foto)


Nesta quarta-feira, os sistemas de internet e telefonia da GVT, Tim e Vivo ficaram instáveis nos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em algumas cidades do sul do País, inclusive, os serviços pararam de funcionar.
Segundo comunicado oficial da GVT, problema foi causado pelo rompimento de três pontos da rede de longa distância.
O cabo envia dados para várias operadoras de telefonia e banda larga que operam na região.
Por isso, tanto a empresa quanto a Vivo e a Tim foram afetadas.
A empresa afirmou que equipes já foram enviadas para sanar o problema.
Ainda no comunicado oficial, a GVT não confirmou um horário para a volta dos serviços.
Procurada, a Vivo não retornou o contato para relatar os motivos da interrupção dos serviços.
A assessoria da Tim confirmou a existência da falha.
Não é a primeira vez que problemas na infraestrutura de fibra óptica prejudicam usuários de operadoras na região Sul.
Em dezembro do ano passado, um duplo rompimento de cabos causou instabilidade em serviços de voz e dados da Oi, GVT e TIM por algumas horas.
Na ocasião, o problema afetou tanto o fornecedor principal da infraestrutura de transmissão de fibra óptica, quanto a de redundância, fornecida por outra empresa.

(Ricardo Santos c/Uol Notícias)

Vereador afirma que prefeito está por trás da propina

Em discurso no plenário da Câmara Municipal de Londrina, o vereador Amauri Cardoso (PSDB) disse que acredita que o prefeito Barbosa Neto está por trás do suborno oferecido pelo representante da Cooprelon, Ludovico Bonato. "Tem um nome que eu acredito que está por trás de tudo isso. Barbosa Neto. Foi através dele que o Marco Cito falou. Foi através dele que o Bonato falou, que tem menos culpa nesta história, mas foi ele que levou o dinheiro e espalhou em cima da minha mesa de trabalho", disparou
De acordo com o vereador, Bonato foi escolhido por causa da afinidade no passado entre os dois. No início do discurso nesta terça-feira (24) após prestar esclarecimentos no GAECO, ele lembrou que comentou com o assessor do prefeito, Alisson Tobias de Carvalho, o "Pinguim", que tinha uma gratidão com uma pessoa ligada ao gabinete do líder o Executivo.

"Eu disse para ele: o Bonato foi o cara que me encaminhou e me apresentou até o Cleber Tóffoli, secretário de Educação (em 1989)", relatou. "Foi dizer isso e, a partir daí, eu comecei ter contato com o Bonato, que fazia muito tempo que eu não via. Ele ligava direto", acrescentou.

Com a proximidade da Comissão Processante (CP) da Centronic, começaram as insinuações. Neste momento, Cardoso procurou o Ministério Público. "Eu tinha que deixar eles falarem para ver quem estava por trás. Mas, eu não sabia como gravar a conversa", recorda. A partir deste momento, o vereador passou a usar um relógio que filmava com qualidade e um chaveiro com capacidade de gravar 40 minutos de áudio.

Na segunda-feira (23), Cardoso foi procurado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) por Bonato e Marco Cito, ex-secretário de Barbosa Neto. "A partir do momento que eu comecei a ser assediado, eu comecei a passar os detalhes para o doutor Alan Flore e Cláudio Esteves. Eles filmaram o encontro de dentro de um carro no pátio", revelou. "Ali foi oferecido o dinheiro e cargos", acrescentou. "Eu disse para eles: não quero nada a mais do que vocês deram para os outros", em uma tentativa de descobrir se outros vereadores foram assediados.

"Não me sinto feliz de ter feito isso porque isso ainda acontece na democracia", declarou. "Coisas absurdas foram ditas, como que na Lei da Muralha tem R$ 40 mil para cada um", revelou Cardoso, lembrando que tudo foi gravado e documentado pelo MP. "Eu sei que eu corro o risco de sair na rua e tomar um tiro. Eu sei que eu corro o risco de alguém da minha família sofrer retaliações. Mas, tenho certeza que vou dormir tranquilo e não terei pesadelos", declarou.
 bonde

Marco Cito é levado para a Penitenciária de Londrina Ex-secretário de Barbosa Neto foi detido em flagrante por oferecimento de propina a vereador para não abir CP contra o prefeito

Olga Leiria/Equipe Folha
O ex-secretário municipal do governo Barbosa Neto, Marco Antonio Cito, foi levado para a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II), no início da noite desta terça-feira (24), pelos policiais do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Ele passou toda a tarde na sede do Ministério Público (MP), prestando esclarecimento sobre o caso em que é acusado de oferecer propina ao vereador Amauri Cardoso (PSDB) em troca de um voto contrário do mesmo à abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito.

Cito e o empresário Ludovico Bonato foram presos em flagrante pelo Gaeco no final da manhã desta terça-feira, enquanto entregavam R$ 20 mil em dinheiro ao parlamentar. Na saída do MP, Cito negou as acusações e disse que o pedido de propina foi feito por Cardoso e não oferecido por ele. "As gravações feitas pelo Gaeco vão comprovar isso. Estou tranquilo", disse o ex-secretário em entrevista coletiva.

"Em nenhum momento ofereci dinheiro. Ofereci um espaço para ele na base, condições para o vereador trabalhar na nossa campanha e só. Como ele demonstrou uma situação de desprezo pelo PSDB, tentei fazê-lo votar com a situação, mas fui surpreendido quando o vereador deu a entender que queria propina", alegou o ex-secretário.

Já Bonato não conversou com os jornalistas. Em tom de deboche, o empresário aproveitou o momento em que deixava o Ministério Público para comer uma banana.

A dupla deve permanecer detida na PEL II por tempo indeterminado. Eles foram autuados em flagrante por corrupção ativa. Cabe à Justiça definir se os dois vão poder responder ao processo em liberdade.

"Foi corajoso"

O delegado do Gaeco, Alan Flore, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas por volta das 19h desta terça-feira. Ele elogiou o vereador Amauri Cardoso e disse que o parlamentar se mostrou "firme e corajoso" quando procurou o grupo para denunciar a suposta corrupção. "Ele fez a denúncia e conseguiu comprovar o fato depois", afirmou.

Flore também negou que o Gaeco trabalhou para armar um flagrante contra Cito e Bonato. "Isso não aconteceu. Só aguardamos as negociações e contamos com a ajuda do vereador", destacou. O delegado do Gaeco disse ainda que tanto o ex-secretário quanto o empresário permaneceram em silêncio durante os depoimentos. "A única referência partiu de Ludovico Bonato, que confirmou de modo informal, a um policial do Gaeco, que ele agiu a pedido de Marco Cito", contou.

Alan Flore preferiu não passar detalhes das investigações, para "não prejudicar ou antecipar diligências que ainda serão abertas". "É uma investigação que ainda está no começo. Vamos analisar as gravações, os documentos apreendidos e passar a divulgar os fatos com o tempo", garantiu. O delegado do Gaeco também disse que foi "surpreendido" com o pagamento da propina. "Não estávamos esperando", concluiu.
bonde