terça-feira, 3 de abril de 2012

Vereador Silvinho diz que assessoria da prefeitura é “fraca”

Paulo Hara, Chico Soares, Juninho Torquato e Silvinho (ao centro), com professores

Durante discurso na noite desta segunda-feira, 2, o presidente da Câmara de Vereadores de Assaí, Sílvio Carlos Guadaguini (PSDB), disse que a “assessoria jurídica da prefeitura é fraca”.
Na ocasião, Silvinho reclamava da falta de sanção por parte do prefeito Michel Ângelo Bomtempo (PMDB) de projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo, autorizando o serviço de mototáxi na cidade.
Na avaliação do presidente da Câmara, a assessoria da prefeitura “vem mudando e mudando o projeto”, e aparentemente nada acontece.
Ao criticar aquele setor da prefeitura, Silvinho aproveitou para elogiar o trabalho do advogado da Câmara, Luiz Guilherme Bachim dos Santos, “uma pessoa culta e inteligente” que, com seus pareceres, vem esclarecendo os vereadores a contento.
trabalhadores à espera da lei
Em relação à possível omissão da prefeitura, o presidente Silvinho defendeu que a Câmara tem que fazer emendas a projetos do Poder Executivo. Inclusive matéria envolvendo repasse ao Hospital Pró-Vida e incluída na pauta dessa sexta-feira, 2 de março, será devolvida ao prefeito para correções.
A alteração na redação do projeto a ser feita se refere à previsão de repasse ao Pró-Vida entre março e dezembro de 2012, e não de abril a dezembro. A discussão foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Jorge Torquato Júnior e pelo diretor clínico do Hospital Pró-Vida, Francisco Vieira Filho.
Lembrando do projeto de 2010 sobre o funcionamento do serviço de mototáxi em Assaí, o presidente Silvinho defendeu que a Câmara deve em breve publicar a lei, diante da falta de sanção por parte do prefeito Michel Ângelo Bomtempo.
Silvinho comentou ainda que a prefeitura não pode deixar de conceder alvará àquela categoria de trabalhadores, uma vez que o projeto já foi há muito aprovado pelos vereadores, apesar da inércia da prefeitura em sancionar a lei.
via revelia

Motociclista fica ferido em acidente no Bairro Santa Felicidade

Um motociclista ficou ferido em acidente na Rua Cabo Fidelis Batista de Aguiar, no Bairro Santa Felicidade, no fim da tarde desta terça-feira (3) em Cascavel. De acordo com populares, o veículo Chevrolet/Astra fazia a curva para entrar pelo portão de casa quando a moto, conduzida por Oclésio de Oliveira, 18 anos, bateu na lateral do carro.
A vítima sofreu lesão na coxa e precisou de atendimento dos socorristas. Ele foi encaminhado ao atendimento hospitalar.
Os ocupantes do carro saíram ilesos.
Moradores da área afirmam que vários acidentes vêm ocorrendo do local, já que os veículos trafegam em alta velocidade. Eles pedem a instalação de um redutor de velocidade na área.
via cgn 

Carro capota e motorista sofre traumatismo craniano Motorista perdeu o controle da direção e capotou na PR-180, próximo a Juvinópolis...

Um capotamento na PR-180, próximo a Juvinópolis, deixou uma pessoa gravemente ferida na tarde desta terça-feira (3). Erison Idemar Gonçalves, 18 anos, perdeu o controle da direção do veículo, um Ford/Escort, em uma reta e acabou tombando.
A vítima sofreu traumatismo craniano e fraturou o pé. Uma equipe de socorristas do Siate prestou atendimento no local e encaminhou Erison ao Hospital Universitário em Cascavel.
via cgn 

Quadrilha que falsificava selos de extintores é presa em Curitiba

Uma quadrilha que falsificava selos de extintores por várias partes do país foi presa na tarde desta terça-feira (03) em Curitiba. Com eles, a polícia apreendeu documentos falsos, blocos de anotação e notas fiscais das vendas. Segundo o o delegado José Vitor Pinhão, da Delegacia de Estelionatos e Desvio de Cargas, a empresa supostamente carregava os extintores, mas a empresa não tinha nenhuma autorização do poder público para funcionamento.
Tiago Silva - Banda B

Segundo Pinhão, a investigação começou após uma denúncia de falsificação de documentos. “Eles praticavam o estelionato com selos do Inmetro falsificados, de empresas em que eles haviam trabalhado anteriormente”, disse. 
Adenise Paula Neves, 27 anos; Wellingto Cardoso dos Santos, 44; Roberto Brusaki, 28; e Eleandro Padim, 38, foram autuados em flagrante e estão presos na Dedc.
A delegacia deve encaminhar o caso à Polícia Federal, já que a quadrilha cometia golpes em várias partes do país.
via banda b

Governo e exército discutem medidas para evitar explosões de caixas eletrônicos



O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) do Governo do Estado reuniu-se nesta terça-feira (3) para discutir estratégias para evitar que quadrilhas tenham acesso a artefatos explosivos – como a dinamite utilizada em assaltos a caixas eletrônicos. O encontro aconteceu no comando da 5ª Região Militar do Exército, em Curitiba, e marcou a instalação de uma câmara temática para debater a industrialização, transporte e comércio de explosivos.
“A dinamite é um produto que serve para explodir pedreiras, mas também está sendo utilizado para a prática criminosa. Essa primeira reunião foi fundamental para o trabalho de inteligência que está acabando com essas quadrilhas no Paraná”, disse o secretário da Segurança Pública e coordenador do GGI, Reinaldo de Almeida Cesar.
O secretário também destacou os resultados alcançados pelo órgão na fronteira e a importância do trabalho conjunto para a melhoria dos indicadores da segurança pública. “Para assegurar a ordem e a paz social, é necessária a integração e sinergia das forças armadas e policiais. É nesse pilar que o GGI está fundamentado”, afirmou.
Nos três primeiros meses deste ano, uma força tarefa das polícias Militar e Civil prendeu cerca de 20 suspeitos de explodir caixas eletrônicos no Paraná e apreendeu cerca de 77 bananas de dinamite (suficientes para destruir entre 15 a 20 equipamentos bancários). Nesta terça-feira, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prendeu mais três pessoas suspeitas de explodirem caixas em Curitiba.
A licença de compra, venda, utilização e transporte de explosivos é concedida pelo Exército. Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para a mudança da legislação de fiscalização de produtos controlados. “Precisamos de uma legislação com mais rigor e que regulamente questões como a escolta para empresas que transportam explosivos. Essa reunião se concentrou neste tema”, explicou o general Willian Soares, comandante da quinta região.
Além de representantes da Secretaria de Segurança e do Exército, participaram do encontro membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Receita Federal, Receita Estadual, Defesa Civil e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
via ae noticias

Polícia prende jovem que abusou de mulher grávida na frente de menina de 8 anos

Por meio de um mandado de prisão a Delegacia de Piraquara prendeu Jonathan de OIiveira Borges, de 24 anos, suspeito de cometer estupros no município da região metropolitana de Curitiba. Num dos casos, o suspeito abusou e torturou uma grávida de 27 anos, na frente de uma criança de oito anos, sobrinha da vítima.
O superintendente Danilo, contou como o rapaz agia. “Ele abordava as vítimas que pareciam ser interessantes e fazia o abuso. Com esta mulher grávida, caso que aconteceu no dia primeiro de março, ele usou uma faca e a todo o momento dizia que ia fazer uma cesariana”, apontou o policial à Banda B.
No outro caso confirmado, em que Jonathan foi reconhecido pela vítima, o rapaz abordou, no último sábado (31), uma menina de 18 anos. “Levou ela para um terreno baldio e consumiu o ato, ficando com ela por duas a três horas”, disse o superintendente.
A polícia conseguiu provas contra Jonathan e efetuou sua prisão na tarde de ontem. Ele já foi transferido para a Penitenciária de Piraquara.
via banda b

REGIÃO NORTE Londrina terá a primeira Central de Atendimento do MP-PR

O Ministério Público do Paraná inaugura nesta quarta-feira, 4 de abril, às 11h, em Londrina, a Central de Atendimento ao Cidadão, estrutura que pretende se tornar uma referência para a população no acesso ao MP-PR. Participarão da solenidade, o procurador-geral de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, além de autoridades da região.
Com a finalidade de oferecer atendimento ao cidadão e acolher as demandas individuais e coletivas que estiverem no âmbito de atuação do Ministério Público, a Central funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30h e das 13h às 18h, sob a coordenação do promotor de Justiça Paulo César Vieira Tavares. "A Central de Atendimento será a porta de entrada do Ministério Público Estadual, o que facilitará a vida do cidadão na hora de procurar ajuda para resolver seus problemas", afirmou o promotor de Justiça.
No primeiro momento, o atendimento buscará agilidade na solução das situações trazidas pela população. Assim, o foco inicial será a resolução dos conflitos na esfera extrajudicial. Não havendo esta possibilidade, os casos serão encaminhados, pela própria equipe da Central, às Promotorias de Justiça  especializadas ou aos órgãos competentes, nas causas que não fizerem parte das atribuições do MP.
“O Ministério Público dará maior efetividade de cumprimento de suas atribuições institucionais, abrindo as portas para o acesso direto da população. Os promotores de Justiça elevam em dignidade seu papel político e social quando se aproximam da população a que devem servir”, disse o procurador-geral de Justiça.  
A Central de Atendimento ao Cidadão é um dos 37 projetos estratégicos do Ministério Público do Paraná e tem por objetivo intensificar a interação com a sociedade.  A iniciativa piloto e pretende ser levada a todas as comarcas de entrância final do Estado até 2018.
A Central de Atendimento do MP está localizada na Av. Duque de Caxias, nº 620, em frente à Prefeitura Municipal de Londrina.

Londrina terá curso de educação para a paz

Estão abertas as inscrições para o curso "Aprender a educar para Paz", que será realizado em Londrina a partir do 8 de maio. O curso de educação para a Paz visa formar multiplicadores na área de educação para a paz, organizar núcleos de educadores para a paz e preparar a implantação de círculos de cultura de paz nos diversos espaços educativos, formal e não-formal como corporações e empresas.

Ele é aberto ao público e indicado a educadores sociais, líderes comunitários, líderes empresariais, professores, gestores de RH, jornalistas e demais interessados. As vagas são limitadas.

O curso tem carga horária total de 48 horas, que será preenchida em 12 encontros de 4 horas cada, sempre às terça-feiras, das 18h às 22h na sede da Assomar Pequeno Mundo (rua Rene Descartes, 381). O curso é apostilado e com certificado.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato pelos fones 3324-5483 ou 9996-1283.
via bonde

Jogadores do LEC entram em campo com faixa polêmica

A faixa com os dizeres "Torcida Camisa 12 Londrina Feliz" pareceu novamente no Estádio do Café no último domingo (1) apesar da polêmica envolvendo a utilização do material, que é investigado por suspeita de fazer propaganda eleitoral antecipada a favor do prefeito Barbosa Neto (PDT)
 Na faixa, o 12 aparece em destaque em cor vermelha. O número é utilizado pelo partido de Barbosa nas campanhas eleitorais.

A faixa apareceu pela primeira vez na partida contra o Iraty, no dia 25 de março, quando o material foi exibido durante o intervalo em uma volta completa pelo campo.

Na mesma semana, a juíza da 157ª Zona Eleitoral, Telma Regina Magalhães, acatou o pedido da promotora de Justiça, Maísa Aparecida Araújo, e pediu que diligências fossem realizadas para coleta de provas.

Além disso, o Ministério Público recebeu a denúncia que carros estão circulando pela cidade com o adesivo "Londrina Feliz 2012", com o número do PDT em destaque.

Em entrevista ao portal Bonde na segunda-feira (2), a promotora informou que não havia recebido nenhuma nova denúncia sobre a utilização indevida da faixa. Ela preferiu não comentar o assunto e afirmou que só vai se pronunciar pelos autos.
via bonde

Barbosa Neto anuncia troca de quatro secretários

O prefeito Barbosa Neto (PDT) anunciou a troca de mais quatro secretários da administração municipal no início da tarde desta terça-feira (3). O motivo da mudança no comando das pastas é a eleição em outubro já que os quatro ex-secretários têm ambições políticas na disputa por uma vaga no Legislativo.

Na Secretaria de Educação, assume a professora municipal Virginia Laço no lugar de Karin Sabec. Suelhi Galhardi será substituída na Secretaria de Mulher por Jaqcqueline Micali, que continua no comando da Assistência Social.

Quem também deve disputar a eleição para vereador é o ex-secretário de Governo, Marco Cito. O Chefe de Gabinete do Prefeito, Rogério Ortega, assume a pasta e acumula as duas funções..

Na Cohab, João Verçosa deixa a presidência e será substituído pelo Diretor Administrativo da companhia, Marcelo Cortez.
via bonde

USO DAS GRAVAÇÕES TELEFÔNICAS DOS SOLICITANTES NAS OCORRÊNCIAS DE PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO EMBASA ENCAMINHAMENTOS E AGILIZA ATENDIMENTO

O 2º Batalhão de Polícia Militar iniciou há duas semanas o combate efetivo a perturbação da tranqüilidade e sossego alheio. Na cidade de Jacarezinho foram realizadas fiscalizações nos pontos de encontro próximos ao campus da UENP e atendimento a solicitações pelo 190, sendo apreendido equipamentos de som, prisões por embriaguez ao volante, apreensões de menores ingerindo bebidas alcoólicas e conduzindo veículos, estabelecimentos foram fechados por falta de documentação, entre outras ocorrências.
O rigor nas fiscalizações deu-se em atendimento ao clamor público por providências no sentido e coibir tal contravenção penal a qual além de ferir o direito de descanso do cidadão, causa uma sensação de caos, encorajando, principalmente os jovens, ao cometimento de infrações penais e outros crimes mais graves.
As operações deflagradas pela Polícia Militar aconteceram após reuniões com demais órgãos responsáveis pela Segurança Pública - Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário – sendo adotado a seguinte metodologia para aplicação da lei penal:
Tipificação na Lei de Contravenções Penais
Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:
Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa;
Art. 65. Molestar alguém ou perturbar-lhe a tranqüilidade, por acinte ou por motivo reprovável:
Pena – prisão simples, de quinze dias a dois meses, ou multa.”



O cidadão que for vítima da destas contravenções deverá ligar ao 190, se identificar e solicitar o atendimento. A ligação solicitação ficará gravada e os Policiais Militares irão até local da ocorrência e, se constatado a contravenção, tomarão as providências: apreensão dos equipamentos de som, encaminhamento do autor do delito para Delegacia de Polícia. O solicitante não precisará acompanhar os PMs até a Delegacia para representação, pois a gravação da solicitação será encaminhada ao Delegado de Polícia para integrar a documentação do Termo Circunstanciado e envio ao Poder Judiciário, sendo o solicitante intimado posteriormente para declaração sobre a ocorrência.
O comandante da 1º Companhia do 2º BPM (que abrange Jacarezinho, Cambará, Ribeirão Claro e Carlópolis), 1º Tenente Wilson Garcia Pereira Júnior, comentou: “Antigamente eram necessários dois ou mais solicitantes, os quais tinham que acompanhar o desfecho da ocorrência na Delegacia, o que causava um transtorno ainda maior do que a própria perturbação, pois, dependendo da demanda para registro dos Termos Circunstanciados, precisavam esperar horas para a conclusão da documentação, na maioria das vezes durante a madrugada. Agora isto não ocorre mais.”
O Comandante Interino do 2º Batalhão, Major Antonio Carlos de Morais, falou sobre o uso da tecnologia para atendimento ao cidadão: “ Com a centralização do COPOM (setor responsável pelo atendimento 190 e despacho de viaturas) e a gravação das ligações das solicitações, estamos prestando um serviço de maior qualidade ao cidadão, visto que hoje é possível mensurarmos o nível de satisfação da população quanto ao nosso atendimento, pois uma equipe PM, através das gravações, retorna a ligação ao solicitante do 190 e realiza uma pesquisa sobre a qualidade do nosso atendimento. Ainda podemos saber o tempo exato despendido desde a solicitação até a chegada da viatura policial na ocorrência, entre outros benefícios, como o método utilizado para efetiva aplicação da lei nas situações de perturbação do sossego, no qual utilizamos a gravação da solicitação para embasarmos os encaminhamentos. Continuaremos as fiscalizações e estenderemos este trabalho para toda área do 2º Batalhão”, encerrou o comandante.

1º Tenente Castilho – Oficial P5
Sd. Sauerzapf – auxiliar P5
Setor de Comunicação Social do 2º Batalhão

Homem que teria tentado invadir casa fica ferido

Por volta da 3 horas da madrugada desta terça-feira (3), o Siate e a PM foram chamados para socorrer uma vítima de disparo de arma de fogo na Rua Lisboa no Jardim Piza, zona sul de Londrina

O homem, de 34 anos, foi encontrado deitado no chão com um ferimento na perna direita, que segundo ele, teria sido causado por um tiro. Os socorristas do Siate quando prestaram atendimento desconfiaram que o ferimento seria, na verdade, um corte causado por um ferro ou lança, e que a vítima tinha tentado escalar um portão.

A vítima não soube informar quem teria atirado contra ele. A PM desconfia que o homem tenha tentado entrar em alguma residência do bairro quando se feriu. Durante o atendimento ele estava bastante confuso e aparentava embriaguez. O homem foi socorrido e encaminhado para o hospital.
via bonde

Adolescente é flagrado com cerca de 400 pedras de crack

Um adolescente de 15 anos de idade foi apreendido na noite de segunda-feira (2), traficando drogas no cruzamento das ruas Noel Rosa e Peron Domingues, no jardim Marabá, zona leste de Londrina.

De acordo com a Polícia, o menor foi encontrado com 397 pedras de crack. Segundo o jovem, ele vendia a droga por R$ 5 cada pedra e recebia uma comissão de R$ 35 a cada 40 pedras vendidas. O adolescente foi autuado em flagrante por tráfico.
via bonde

Homem é assassinado na frente de companheira e enteado

 Um homem foi morto na manhã desta terça-feira (3) com pelo menos um tiro na cabeça na rua Curitiba, em Cambé, a 13 km de Londrina. No momento em que foi alvejado, ele estava na companhia de sua companheira e enteado, próximo da sede do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a rádio Paiquerê AM, Ederson de Souza Costa, conhecido por "Capetinha", foi baleado por um adolescente que chegou de bicicleta e atirou por trás em sua direção. A vítima estava armada com um revólver calibre 38 na cintura mas não teve tempo de sacar a arma para revidar.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado mas nada pôde ser feito para salvar a vítima, que morreu no local.

Segundo informações da polícia, a vítima estava trabalhando com carteira assinada mas quando menor de idade teve inúmeras passagens registradas na polícia.
via bonde

PF destrói milhares de quilos de drogas no Paraná

A Polícia Federal no Paraná incinerou na última segunda-feira (2) em Foz do Iguaçu (Oeste) milhares de quilos de drogas. De acordo com informações da PF, esta é a primeira incineração do ano no Estado.

Divulgação / PF


Na ocasião foram destruídos 5.494 quilos de maconha, 94 quilos de crack, 73 quilos de cocaína, 18 quilos de haxie, 3 quilos de ecstasy, além de 585 frascos de lança-perfume. A incineração das substâncias entorpecentes só é possível depois de autorizada pelos respectivos Juízos competentes.

Com informações da FolhaWeb.

Corpo de garoto é encontrado em fundo de vale em Londrina

O corpo de um adolescente, não identificado mas que aparenta ter 15 anos, foi encontrado na manhã desta terça-feira (3) em um terreno baldio na rua Pingo D'Água, no Jardim Ideal, região leste de Londrina. A vítima foi assassinada com dois tiros na cabeça que atingiram a testa e um dos olhos.

Na noite de ontem, a Polícia Militar havia recebido denúncia de que por volta das 22h haviam sido ouvidos tiros na região em que o jovem foi morto. Buscas foram feitas na noite de ontem mas nada foi encontrado. Hoje pela manhã, nova denúncia levou os policiais até o local de morte.

Segundo a reportagem da rádio Paiquerê AM, a vítima aparenta ter boas condições financeiras. Ele trajava uma camiseta de cor verde limão, uma bermuda estampada e um tênis de grife.

Até às 12h30 de hoje, nenhum familiar da vítima havia reconhecido o corpo no Instituto Médico Legal (IML) de Londrina.
via bonde

INDIVÍDUO EFETUA DISPARO COM GARRUCHA, SE FERE, E VAI PRESO.‏

Ás 21h50m do dia 02 de Abril, equipe PM da cidade de Congonhinhas, área de ação da 3ª Cia do 18º BPM, deslocou até o Hospital local, onde o paciente José R. Belinato, de 26 anos passou a relatar que, minutos antes havia efetuado um disparo de garrucha de fabricação caseira em sua residência, porém, como o cano da arma não suportou a explosão do disparo, fragmentos feriram-lhe a região da testa.

Ante o exposto, a arma de fabricação artesanal foi apreendida, e seu detentor encaminhado para o devido procedimento legal,  logo após haver sido medicado.

Seção de Comunicação Social do 18º BPM

Funasa efetua pagamento de parcelas do PAC de 12 municípios no PR

O Ministério da Saúde, através da Fundação Nacional de Saúde – Funasa – efetuou o pagamento das primeiras parcelas dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, para 12 municípios do Paraná. A portaria que regulamenta o programa é a N. 808, de 7 de dezembro de 2011.
O deputado federal André Vargas (PT-PR), que tem acompanhado a tramitação dos projetos de cada uma dos municípios, comemorou os primeiros pagamentos, pois sabe a importância desses projetos para os municípios e o quanto eles são fundamentais para a saúde dos cidadãos.
Para todos os municípios, a aplicação dos recursos será em projetos de esgotamento sanitário, exceto Vera Cruz do Oeste, que investirá no sistema de água.
Vejam os beneficiados, os valores liberados e os valores totais dos projetos:
Amaporã – Primeira parcela paga R$ 1.506.796,37 – Valor total do projeto - R$ 5.022.654,56
Cruzeiro do Sul - Primeira Parcela para R$ 1.045.052,60 - Valor total do projeto - R$ 2.612.631,49
Guapirama – Primeira parcela paga R$ 1.330.316,13 - Valor total  do projeto - R$ 4.434.387,10
Jandaia do Sul – Primeira parcela paga R$ 4.402.710,96 – Valor total do projeto R$ 14.675.703,20
Jardim Alegre - Primeira parcela paga R$ 1.731.516,15 - Valor total do Projeto R$ 5.771.720,51
Lunardelli - Primeira parcela paga R$ 1.097.522,22 - Valor total do projeto R$ 3.658.407,40
Paiçandu - Primeira parcela paga R$ 2.676.043,00 – Valor total do projeto R$ 8.920.143,70
Palmas - Primeira parcela paga R$ 1.238.604,23 – Valor total do projeto R$ 4.128.680,78
Querência do Norte - Primeira parcela paga R$ 1.712.165,73 – Valor total do projeto R$ 3.471.459,44
São João - Primeira parcela paga R$ 1.041.437,83 – Valor total do projeto R$ 3.471.459,44
Vera Cruz Oeste - Primeira parcela paga R$ 440.968,17 – Valor total do projeto R$ 1.102.420,42
Xambrê - Primeira parcela paga R$ 1.969.371,

Ocorrencias policiais

ASSAI

SEGUNDO DENUNCIA ANONIMA UMA PESSOA HAVIA PULADO O MURO DE UMA RESIDENCIA NA AV. RIO DE JANEIRO. NO LOCAL FOI  ABORDADO O ADOLESCENTE L.Q.S. - 17 ANOS (LEANDRO QUINTINO DOS SANTOS) O QUAL INFORMOU TER PULADO O MURO PARA PEGAR LINHA DE PIPA . DIANTE DO FATO O ADOLESCENTE FOI ORIENTADO.

JATAIZINHO 
COMPARECEU AO DPM A SOLICITANTE, ANA PAULA DA SILVA, E RELATOU QUE NO SÁBADO, 31/03/2012, POR VOLTA DAS 19:00HS. FOI ATÉ A RESIDÊNCIA DE SEU EX-MARIDO, CRISTIANO RODRIGUES DE SOUZA A FIM DE BUSCAR O FILHO DO CASAL QUE ESTARIA COM O PAI. NO LOCAL HOUVE UM DESENTENDIMENTO E O OS PAIS DE CRISTIANO E TAMBÉM A IRMÃ DE CRISTIANO PASSARAM A AGREDIR A SOLICITANTE COM CHUTES NA BARRIGA, SENDO QUE A MESMA ESTÁ GRÁVIDA E TAMBÉM TENTARAM ENFORCÁ-LA. O PAI DE ANA PAULA INTERVEIO, SOCORRENDO A FILHA, PEGARAM O MENOR E DEIXARAM AQUELE LOCAL. A SOLICITANTE FOI ORIENTADA SOBRE OS PROCEDIMENTOS CABÍVEIS.                                   

SANTA CECILIA DO PAVÃO 
A EQUIPE POLICIAL DESLOCOU ATÉ A R. JERÔNIMO FARIAS MARTINS, S/N ONDE A SOLICITANTE, ANGÉLICA CRISTINA GOMES BATISTA, 22 ANOS RELATOU QUE SEU AMÁSIO WILLIAN CÉSAR FULQUINI, 25 ANOS TEM AGREDIDO A MESMA HÁ ALGUM TEMPO E NESTE DIA VEIO A LHE AGREDIR COM SOCOS NA RUA, NA PRESENÇA DE SUA FILHA, DE 5 ANOS DE IDADE. DIANTE DO EXPOSTO O CIDADÃO FOI PRESO E CONDUZIDO À D.P. DE SÃO JERÔNIMO DA SERRA PARA LAVRATURA DE AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE.

CONGONHINHAS
A POLÍCIA DESLOCOU ATÉ O HOSPITAL ONDE FORAM INFORMADOS QUE UMA PESSOA ESTARIA SENDO ATENDIDA COM UMA LESÃO CAUSADA POR ARMA DE FOGO. CONSTATOU-SE QUE SE TRATAVA DE JOSE RICARTI BELINATO, 26 ANOS E ESTE RELATOU QUE ESTAVA EFETUANDO UM DISPARO COM UMA ARMA DE FABRICAÇÃO CASEIRA E ESTA ACABOU NÃO SUPORTANDO O IMPACTO E ACABOU QUEBRANDO, VINDO A LESIONAR SUA TESTA. A EQUIPE DESLOCOU AO LOCAL ONDE FOI EFETUADO O DISPARO E ENCONTRARAM A ARMA. DIANTE AO FATO JOSE RICARTI FOI ENCAMINHADO A DELEGACIA LOCAL PARA PROVIDENCIAS.

CONGONHINHAS 
EM PATRULHAMENTO PELA RUA SÃO PEDRO OS POLICIAIS SE DEPARARAM COM O CIDADÃO DIOGO OLIVEIRA DOS SANTOS, CONTRA QUEM HÁ UM MANDADO DE PRISÃO. AO SER DADO VÓZ DE ABORDAGEM O MESMO EMPREENDEU FUGA SENDO ACOMPANHADO PELOS PM'S, PORÉM NA SEQUÊNCIA NÃO FOI POSSÍVEL LOCALIZÁ-LO, QUANDO O MESMO ADENTROU UM MATAGAL.   
via agazeta assai 

TCU flagra desvios de Oscips no Paraná

Pois, pois, voltamos ao de sempre. Prefeituras de Paranaguá, Castro e Pinhais contrataram duas Oscips (Organização da sociedade civil de interesse público) e o Tribunal de Contas da União flagrou malversação de recursos federais nesse imbroglio. Houve desvios de cerca de R$ 10 milhões de verbas da saúde que as Oscips não conseguiram explicar na prestação de contas.
As Oscips têm sempre nomes pomposos e respeitáveis. Este caso não é exceção: as Oscips se chamam Instituto Confiancce e Sociedade Ci­­vil de Desenvolvimento Hu­­mano e Socioeconômico do Brasil (Sodhebras). Segundo o TCU, serão investigadas por favorecimento em processos de licitação, desvio de recursos, superfaturamento. O secretário de saúde dos municípios também estão sob investigação.
via fabio campana 

Richa visita Alckmin


O governador Beto Richa teve um encontro nesta segunda-feira (02/04) com o governador paulista Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O principal tema da reunião foi a segurança pública. “São Paulo conseguiu índices extraordinários de redução da criminalidade e queremos absorver as experiências de sucesso para reforçar o programa Paraná Seguro”, afirmou Richa.
Richa afirmou que o governo paulista tem uma política de segurança eficiente e reconhecida internacionalmente. Desde 1999, a taxa de homicídios no Estado caiu 72,4%. “Os paulistas já conseguiram alcançar índices que surpreendem até a Organização das Nações Unidas”, disse o governador paranaense.
via fabio campana 

Pesquisa mostra insatisfação de PMs com Hospital Militar


Uma pesquisa de satisfação foi realizada pela AMAI para saber se os policiais e bombeiros militares de Curitiba e região estão satisfeitos com o atendimento no Hospital da Polícia Militar – HPM, bem como a opinião sobre a manutenção do atendimento aos servidores públicos civis.
Entre os dias 19 e 26 de março, mil pessoas responderam o questionário, destinado exclusivamente aos policiais e bombeiros militares que utilizam o HPM. A divulgação foi realizada via e-mail e através do Blog da AMAI.
O resultado da pesquisa mostra que a maioria das pessoas está insatisfeita com o atendimento no HPM e é contra a manutenção do atendimento dos servidores públicos civis. Dificuldade para agendar consultas, falta de médicos especialistas, pronto socorro lotado e falta de informações estão entre os destaques nas reclamações dos policiais e bombeiros militares.
via fabio campana 

Dias pede à Comissão de Ética da Presidência que investigue lanchas da Pesca

Alvaro Dias, líder do PSDB no Senado, anunciou da tribuna que protocolou na Comissão de Ética Pública da Presidência da República um pedido de investigação. Refere-se à aquisição de 28 lanchas pelo Ministério da Pesca.
Conforme já noticiado, as lanchas custaram R$ 31 milhões. Posteriormente, a empresa fornecedora, Intech Boating, foi instada a realizar doação eleitoral de R$ 150 mil ao comitê financeiro do PT de Santa Catarina.
O mesmo comitê que custeou 81% das despesas do comitê de campanha de Ideli Salvatti ao governo catarinense, em 2010. Derrotada, Ideli assumiria depois o ministério da Pesca. Pagou a última fatura das lanchas. Coisa de R$ 5,2 milhões.
Álvaro Dias rememora em sua representação o resultado de auditoria feita pelo TCU. Verificou-se que pelo menos 23 das 28 embarcações adquiridas pela pasta da Pesca jamais foram usadas. Encontram-se em estado de franca deterioração.
fonte: fabio campana 

Promotor é alvo de advogada da CMTU

César Augusto/01-03-2012
O episódio envolvendo a advogada ocorreu durante a operação do Gaeco na CMTU
A advogada da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) Francismara Tumiate protocolou ontem uma representação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra o promotor de Justiça Renato de Lima Castro por abuso de autoridade durante operação realizada na CMTU pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - braço do Ministério Público (MP) estadual - em março deste ano. A operação buscava provas relativas a supostos cancelamentos irregulares de multas de trânsito.

Francismara fazia parte da sindicância aberta dentro da CMTU para apurar a mesma suposta irregularidade, mas foi afastada do grupo pelo presidente da companhia, André Nadai, a pedido do MP, porque informou a um investigado, que conversava com o promotor Cláudio Esteves durante a operação do Gaeco na CMTU, que ele teria o direito constitucional de permanecer calado. Como fazia parte da comissão de investigação interna, ela foi considerada suspeita pelo MP para continuar seus trabalhos dentro da sindicância.

A servidora pública defende que, após ter avisado o investigado de seus direitos constitucionais, foi destratada de forma ''deplorável'' pelo promotor Castro, e que por isso protocolou a representação. ''Pedi desagravo público e representação perante ao conselho estadual e nacional do MP pelo abuso de poder de autoridade perpetrado pelo promotor. Fiz isso porque eu não fui a única a sofrer esse abuso'', explicou ela à reportagem.

O presidente da OAB em Londrina, Elizandro Pelin, diz concordar com o requerimento da advogada. ''Não suportamos mais as atitudes espalhafatosas do MP. Queremos um Ministério Público responsável. Não o circo que se faz. Ela foi destratada simplesmente por informar a um cidadão de seus direitos. O MP tem essa mania de afrontar prerrogativas dos advogados, e nesse caso se comprova o abuso de autoridade'', defendeu.

O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB, Paulo Nolasco, concorda com a opinião de Pelin, e acrescentou que ''não havia o menor problema ou suspeita se ela continuasse na comissão de sindicância''. ''Ela fez o trabalho dela como servidora municipal e isso não atrapalharia de forma nenhuma seu trabalho na comissão.''

O promotor Renato de Lima Castro alegou que essa representação de advogados contra promotores é relativamente comum, e está tranquilo com sua postura na operação. ''O que eu falei no momento foi que ela teria que decidir se seria advogada do investigado ou da CMTU. Se ela estivesse agindo como advogada da CMTU teria que estar do nosso lado, que está em busca da verdade'', ressaltou ele, salientando também que a conversa entre Esteves e o agente público que está sendo investigado tinha autorização judicial para ser feita e gravada.

Segundo a OAB, o requerimento deve ser avaliado e encaminhado ao MP nacional e estadual, que pode abrir um processo administrativo contra o promotor. ''Eu acredito e espero que a OAB lute pelo estado de direito e não por interesses pessoais de advogados'', finalizou Castro.
Paula Barbosa Ocanha

Reportagem Local