domingo, 6 de maio de 2012

Candidaturas podem mudar configuração da Assembleia

A pré-candidatura de pelo menos 12 deputados estaduais nas eleições municipais deste ano já tem provocado movimentação nos bastidores partidários, principalmente entre os suplentes eleitos para a Assembleia Legislativa.
A possibilidade de eleição de muitos desses 12 aspirantes às prefeituras pode mudar um pouco a configuração da Assembleia e, também, causar novas batalhas jurídicas, uma vez que alguns suplentes trocaram de partido.
Em caso de eleição de deputados estaduais como prefeitos de seus municípios, algumas figuras conhecidas podem voltar ao Legislativo paranaense, como o ex-deputado e ex-secretário de Saúde, Gilberto Martin (PMDB), o radialista Luiz Carlos Martins (hoje no PSD), a ex-deputada e ex-prefeita de Colombo, Bete Pavin (hoje no PSDB) e até o pré-candidato a prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMDB).
Quinto suplente da coligação (PT/PMDB/PDT/PR/PCdoB), Greca pode virar o terceiro postulante à vaga caso consiga, na Justiça, com base na regra da fidelidade partidária, cassar Martins (eleito pelo PDT) e Pavin (eleita pelo PMDB) por terem trocado de partido.
Ao menos seis parlamentares do PT, PMDB e PDT disputarão as eleições municipais de outubro. Alguns com muitas chances de vitória, como Waldyr Pugliesi (PMDB) em Arapongas, Augustinho Zucchi (PDT), em Pato Branco e Toninho Wandscheer (PT), em Fazenda Rio Grande. Outros terão disputas duras, mas com possibilidades de sucesso, como Ênio Verri (PT) em Maringá e Luiz Eduardo Cheida (PMDB), em Londrina. Já Professor Lemos (PT) terá de reverter um quadro desfavorável na disputa pela Prefeitura de Cascavel.
Da coligação PSDB/DEM/PP/PTB/PRN, Plauto Miró (DEM) pode disputar em Ponta Grossa e Francisco Buhrer (PSDB) em São José dos Pinhais.
Mas alguns nomes novos também podem aparecer na Casa.
O PPS, que não coligou na eleição proporcional em 2010, tem o deputado César Silvestri Filho como um dos principais pré-candidatos à Prefeitura de Guarapuava, e Marcelo Rangel podendo disputar em Ponta Grossa.
Em caso de eleição de um deles, o médico e ex-vereador de Londrina, Tercílio Turini, estreia na Assembleia Legislativa.
Outro partido que não coligou foi o PSB, que tem o deputado Reni Pereira liderando as pesquisas de intenção de voto em Foz do Iguaçu.
O primeiro suplente do partido é Wilson Quinteiro, que deixou a Secretaria de Relações com a Comunidade do governo do Estado para disputar a Prefeitura de Maringá.
Mas o líder nas pesquisas em Maringá é o deputado Dr. Batista (PMN), eleito em coligação com o PHS, PSDC e PTC.

Arnaldo Santos com inf/O Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário