domingo, 6 de maio de 2012

PLANTÃO POLICIAL / TERCEIRA COMPANHIA


SÃO JERONIMO DA SERRA
RELATA O SOLICITANTE QUE FOI AGREDIDO POR QUATRO ELEMENTOS ,DENTRO DA AREA DO SITIO EM QUE RESIDE ,SENDO QUE ÁPÓS COLETADA AS CARACTERISTICAS ESSA EQUIPE ABORDOU OS MESMOS NA RODOVIA PR 090 PROXIMO A SÃO JERONIMO DA SERRA , E O SOLICITANTE DISSE TER SIDO AGREDIDO PELOS ELEMENTOS QUALIFICADOS NO B.O.U ,FORAM LEVADOS A DP E ACIONADO O CONSELHO TUTELAR HAJA VISTO ESTAREM ENVOLVIDOS TRÊS MENORES

SÃO JERÔNIMO DA SERRA
ATENDENDO SOLICITAÇÃO DA SEDE  DE ASSAÍ A EQUIPE DESLOCOU EM APOIO AP BPRV AMOREIRA . ONDE OCORREU UM ACIDENTE AUTO/ MOTO COM UMA VITIMA FATAL E OUTRA HOSPITALIZADA , PERMANECEU NO LOCAL EM APOIO A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO ATÉ QUE FOSSEM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS

SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA
ATRAVÉS DE UMA SOLICITAÇÃO ANÔNIMA VIA CELULAR DA VIATURA FOMOS INFORMADOS QUE UM MOTORISTA EMBRIAGADO BATEU UM CARRO NO MURO DA RESIDÊNCIA DE Nº491 DO ENDEREÇO SUPRACITADO, E ESTAVA TENTANDO MANOBRAR O VEÍCULO NOVAMENTE. NO LOCAL FOI AVISTADO O VEÍCULO FORD CORCEL DE PLACAS ADP-6187 AINDA EM CHOQUE COM O MURO DA REFERIDA RESIDÊNCIA E NO SEU INTERIOR O SR. CLAUDIO JOSE SOARES TENTANDO RETIRAR O VEÍCULO DO LOCAL. APÓS VERIFICAÇÃO DO VEÍCULO, ONDE CONSTA IRREGULARIDADES, E O CONDUTOR APRESENTAR SINTOMAS CLAROS DE EMBRIAGUES, DIFICULDADE DE DICÇÃO E DE CAMINHAR ALÉM DE ALTO ODOR ETÍLICO. O VEÍCULO FOI APREENDIDO E O CONDUTOR ENTREGUE PARA A AUTORIDADE DE POLICIA CIVIL LOCAL, PARA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS. OBS NÃO FOI REALIZADO O TESTE ETILO MÉTRICO POR NÃO HAVER NENHUM APARELHO DISPONÍVEL NO MOMENTO NA REGIÃO

ASSAÍ
ATRAVES DE SOLICITAÇÃO DESLOCAMOS ATÉ O LOCAL ONDE EM CONTATO COM A SOLICITANTE E VITIMA JUNTAMENTE COM SEU FILHO NOS INFORMOU QUE UM CIDADÃO CONHECIDO POR LUCIANO ESTAV AMEAÇANDO AMBOS QUE EM SEGUIDA ESTA EQUIPE AVISTOU LUCIANO QUE TENTOU DISPENSAR UM FACÃO QUE ESTAVA EM SUA CINTURA SENDO LOCALIZADO EM SEGUIDA DADO VOZ DE PRISÃO PARA O MESMO E ENCAMINHADO PAR DEL. DE POLICIA PARA AS PROVIDÊNCIAS

SÃO JERÔNIMO DA SERRA
COMPARECEU NESTE PELOTÃO O SR "JOUBERT" RELATANDO QUE SEU FUNCIONÁRIO USANDO DE MÁ FÉ APOSSOU-SE DE SEU VEÍCULO PLACAS DEJ 0960 E QUE AINDA ABRIU O COFRE EXISTENTE NA RESIDÊNCIA LEVANDO APROXIMADAMENTE 16 KG DE OURO ACONDICIONADAS EM BARRAS E IMAGENS.O SUSPEITO APÓS O FATO TOMOU RUMO IGNORADO. FOI ORIENTADO SOBRE OS PROCEDIMENTOS CABÍVEIS E ENCAMINHAMOS ESTE B.O.U À 33ª D.R.P.

SANTA CECÍLIA DO PAVÃO
APÓS SOLICITAÇÃO DESLOCAMOS ATÉ O POSTO DE SAUDE MUNICIPAL, ONDE SEGUNDO INFORMAÇÃO HAVIA UMA PESSOA FERIDA POR GOLPE DE ARMA BRANCA, NO LOCAL DEPARAMOS COM A SRª JULIANA DE OLIVEIRA, COM UM FERIMENTO PERFURANTE NA REGIÃO ABDOMEM LATERAL, FERIMENTO DE CERTA GRAVIDADE E QUE SEGUNDO A VITIMA ELA FOI ESFAQUEADA PELO SEU EX-MARIDO DE NOME JOÃO MARIA DE OLIVEIRA JUNIOR, CONHECIDO POR "JUNIOR", QUE SEGUNDO ELA POR ESTAR ENCIOUMADO ACABOU POR DESFERIR UMA FACADA NA REGIÃO ABDOMEM LATERAL A TRAIÇÃO. DIANTE DO FATO EFETUAMOS PTRM NA CIDADE E NOS LOCAIS PROVAVEIS PARA ENCONTRA-LO MAIS NÃO OBTIVEMOS EXITO. A VITIMA FOI ENCAMINHADA PARA O HOSPITAL PRO-VIDA DE ASSAI ONDE FOI COLOCADA NA CENTRAL DE LEITOS..
a gazeta assai

Botafogo e Fluminense começam hoje a decidir o Carioca 2012

As equipes do Botafogo, campeã da Taça Rio e do Fluminense, campeão da Taça Guanabara, começam a decidir neste domingo, 6 de maio, o Campeonato Carioca 2012.
As duas partidas decisivas, a de hoje e a do próximo domingo, dia 13 de maio, estão marcadas para às 16h  no Engenhão.

Ameaça de invasão mobiliza Comando de Operações Policiais Especiais do Paraná.

A- | A+
Desde a noite de ontem, uma equipe do Comando de Operações Policiais Especiais está de prontidão no prédio do Instituto de Criminalística, na Avenida Visconde de Guarapuava, em Curitiba. O motivo seria a possibilidade e uma quadrilha tentar invadir o local e levar as armas que estão no Instituto.
Seriam centenas de armas que passaram ou passam por perícia da polícia científica e aguardam destinação oficial.
O Cope foi acionado após uma denúncia anônima, alertando sobre o ataque.
A informação está sendo investigada, mas o Comando deve permanecer no Instituto até o fim destas diligências.

Carro capota na marginal da BR 467 e deixa uma pessoa ferida.

Duas equipes dos socorristas do Siate foram acionadas na madrugada de domingo , para atender duas vítimas de acidente de trânsito, na marginal da BR 467, próximo a Rua São Gabriel, no Bairro São Cristovão, em Cascavel .
O veículo Logus capotou depois que bateu na lateral de uma carreta que estava estacionada.
O condutor do carro teria perdido o controle da direção do veículo após ter saído da br.
Leonardo Henrique Mendes, 26 anos e Romilton dos Santos Cavalheiro, 18 anos ficaram feridos e foram atendidos no local pela equipe do Siate.
Leonardo teve ferimentos na cabeça e nas pernas e estava bem agitado, ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento .
Romilton, o outro passageiro , teve pequenas escoriações nas costas e recusou encaminhamento hospitalar.


Arnaldo Santos com inf/ CGN

Candidaturas podem mudar configuração da Assembleia

A pré-candidatura de pelo menos 12 deputados estaduais nas eleições municipais deste ano já tem provocado movimentação nos bastidores partidários, principalmente entre os suplentes eleitos para a Assembleia Legislativa.
A possibilidade de eleição de muitos desses 12 aspirantes às prefeituras pode mudar um pouco a configuração da Assembleia e, também, causar novas batalhas jurídicas, uma vez que alguns suplentes trocaram de partido.
Em caso de eleição de deputados estaduais como prefeitos de seus municípios, algumas figuras conhecidas podem voltar ao Legislativo paranaense, como o ex-deputado e ex-secretário de Saúde, Gilberto Martin (PMDB), o radialista Luiz Carlos Martins (hoje no PSD), a ex-deputada e ex-prefeita de Colombo, Bete Pavin (hoje no PSDB) e até o pré-candidato a prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMDB).
Quinto suplente da coligação (PT/PMDB/PDT/PR/PCdoB), Greca pode virar o terceiro postulante à vaga caso consiga, na Justiça, com base na regra da fidelidade partidária, cassar Martins (eleito pelo PDT) e Pavin (eleita pelo PMDB) por terem trocado de partido.
Ao menos seis parlamentares do PT, PMDB e PDT disputarão as eleições municipais de outubro. Alguns com muitas chances de vitória, como Waldyr Pugliesi (PMDB) em Arapongas, Augustinho Zucchi (PDT), em Pato Branco e Toninho Wandscheer (PT), em Fazenda Rio Grande. Outros terão disputas duras, mas com possibilidades de sucesso, como Ênio Verri (PT) em Maringá e Luiz Eduardo Cheida (PMDB), em Londrina. Já Professor Lemos (PT) terá de reverter um quadro desfavorável na disputa pela Prefeitura de Cascavel.
Da coligação PSDB/DEM/PP/PTB/PRN, Plauto Miró (DEM) pode disputar em Ponta Grossa e Francisco Buhrer (PSDB) em São José dos Pinhais.
Mas alguns nomes novos também podem aparecer na Casa.
O PPS, que não coligou na eleição proporcional em 2010, tem o deputado César Silvestri Filho como um dos principais pré-candidatos à Prefeitura de Guarapuava, e Marcelo Rangel podendo disputar em Ponta Grossa.
Em caso de eleição de um deles, o médico e ex-vereador de Londrina, Tercílio Turini, estreia na Assembleia Legislativa.
Outro partido que não coligou foi o PSB, que tem o deputado Reni Pereira liderando as pesquisas de intenção de voto em Foz do Iguaçu.
O primeiro suplente do partido é Wilson Quinteiro, que deixou a Secretaria de Relações com a Comunidade do governo do Estado para disputar a Prefeitura de Maringá.
Mas o líder nas pesquisas em Maringá é o deputado Dr. Batista (PMN), eleito em coligação com o PHS, PSDC e PTC.

Arnaldo Santos com inf/O Paraná

Táxi paraguaio capota e motorista fica gravemente ferido

 Um capotamento no último sábado em frente ao EADI Sul, na BR 277, em Foz do Iguaçu, deixou um homem gravemente ferido.
Cesar Armoa Torres, dirigia um taxi, Toyota de placas paraguais CBK-546, que capotou no local. Cesar foi atendido pelo Samu e encaminhado com traumatismo craniano para o Pronto Socorro Municpal.
O Corpo de Bombeiros utilizou um alicate para cortar o cabo da bateria e evitar um incêndio.

Arnaldo Santos com inf;RF

Homens armados colocam fogo em ônibus no Paraná

Um ônibus do transporte coletivo foi queimado no no bairro Bella Vista, em Maringá.
Um homem armado embarcou no coletivo, rendeu o motorista e pediu para que ele parasse em um esquina da avenida Kakogawa, onde outros dois homens esperavam.
O motorista foi tirado do ônibus e os homens incendiaram no veículo, que foi totalmente consumido pelo fogo.
A polícia de Maringá investiga o caso, já que nada foi tomado em assalto.
A suspeita é de que a ação tenha sido uma vingança por causa de um acidente envolvendo um ônibus da mesma linha que vitimou um motociclista no começo da semana.

Arnaldo Santos com informações da RPC TV)

Copel aponta que Toledo é o segundo maior município em crescimento

Dados estatísticos apurados pela Copel no mês de março deste ano revelam os municípios do Estado do Paraná que tiveram mais ligações novas na última década - do período de 2002 a 2012.
O município de Toledo ocupa o segundo maior crescimento do Estado.
Em 10 anos, Toledo teve aumento de 49%, considerando todos os segmentos da indústria, comércio, residencial e rural.
Passou de 33.049 unidades ligadas em dezembro de 2001 para 49.100 unidades ligadas em março de 2012.
“Os dados servem como termômetro para avaliar o crescimento dos municípios.
Aqueles que apresentam maior demanda de energia é porque tiveram maior crescimento”, explicou o gerente Departamento de Serviços e Manutenção Toledo, Jair Inácio Benke.
De acordo com o gerente, os dados estatísticos justificam os investimentos que a Copel retomou no município de Toledo desde 2011.
Foram aproximadamente R$ 30 milhões na construção de uma nova subestação 138 Kv e outras melhorias nas redes de distribuição de energia elétrica.
O crescimento foi de 35% na última década.

Arnaldo Santos com inf/ Jornal do Oeste

Caminhão de Marechal Cândido Rondon é apreendido com carregamento de cigarros no Rio Grande do Sul.

Um caminhão de Marechal Cândido Rondon foi apreendido no Rio Grande do Sul pela Polícia Rodoviária Federal.
O veículo que era conduzido por um morador de Santa Helena, estava carregado com cigarros do Paraguai.
O contrabando de 170 mil maços de cigarros foi avaliado em 400 mil reais.
O motorista, ao ser abordado, apresentou notas fiscais de uma carga de biscoitos e como estava muito nervoso despertou a atenção dos policiais que acabaram encontrando 400 caixas de cigarros na carroceria do caminhão.
A carga apreendida tinha como destino a região metropolitana de Porto Alegre.

(Rádio Educadora)

sábado, 5 de maio de 2012

Dois presos morrem em tumulto em presídio no Recife Duas celas foram incendiadas, causando a maior parte dos ferimentos nos detentos. A situação foi controlada pelos seguranças da própria Unidade

ois detentos morreram e 11 ficaram feridos após tumultos na manhã deste sábado, 5, no Complexo Penitenciário Aníbal Bruno, no município de Recife, em Pernambuco. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Ressocialização Penitenciária de Pernambuco, presos de grupos rivais teriam começado uma briga durante o café da manhã, por volta das 6 horas.
Duas celas foram incendiadas, causando a maior parte dos ferimentos nos detentos. A situação foi controlada pelos seguranças da própria Unidade. O Batalhão de Choque chegou a ser chamado, mas não chegou a agir, de acordo com a Secretaria.
O tumulto aconteceu em apenas um dos pavilhões do complexo penitenciário, onde se concentram presos que respondem por um ou dois processos.
Ainda segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização, um trabalho de identificação dos envolvidos começa a ser realizado para transferência dos presos e eliminação de lideranças rivais dentro da penitenciária.

Começa o julgamento contra acusados pelos atentados do 11/9

Após nove anos de prisão e deturpações político-judiciais, o autoproclamado cérebro dos atentados de 11 de setembro de 2001, Khaled Sheikh Mohamed, irá a julgamento neste sábado (5) na base de Guantánamo, o que marca o pontapé inicial para um processo muito esperado.
Nove anos após sua detenção no Paquistão, dos quais três em prisão secreta, Mohamed e seus quatro supostos cúmplices serão acusados de "serem responsáveis pela preparação e execução dos atentados de 11 de setembro em Nova York, Washington e Shanksville (Pensilvânia), que mataram 2.976 pessoas", segundo o departamento de Defesa americano.
A etapa decisiva começa mais de dez anos depois dos mortíferos atentados e coincide com o primeiro aniversário da morte de quem reivindicou sua autoria intelectual, Osama Bin Laden.
O kuaitiano de 47 anos, mais conhecido por suas iniciais em inglês KSM, mas também o iemenita Ramzi bin al-Chaiba, o paquistanês Ali Abd al-Aziz Ali, conhecido como Mohamed al-Baluchi, e os sauditas Wallid bin Attach e Mustafá al-Hussaui, enfrentam a pena de morte.
"Existe um desejo de justiça, é um momento importante para todos", declarou Marc Thiessen, ex-responsável da administração do ex-presidente George W. Bush (2001-2009).
A leitura da ata de acusação, prevista para sábado em Guantánamo, gera interesse de uma quantidade recorde de meios de comunicação e de organizações de defesa dos Direitos Humanos.
Assim, das mais de 200 solicitações de credenciamento, apenas 60 jornalistas conseguiram um lugar e outros 30 cobrirão o evento da base militar de Fort Meade (Maryland), onde a audiência será retransmitida.
"É crucial assegurar a transparência" através das audiências televisionadas, de uma transcrição dos debates na internet e da presença dos meios de comunicação, afirmou à AFP o procurador do caso, o general Mark Martins.
Por sua vez, "KSM", cujas primeiras declarações foram recolhidas sob tortura em uma prisão secreta da CIA, pode tirar proveito da audiência "para lançar um ataque contra os Estados Unidos", afirmou à AFP o analista David Rivkin.
Já as famílias das vítimas poderão acompanhar o julgamento em telões colocados em quatro bases militares em solo americano.
Terry Greene, integrante da organização de familiares de vítimas "September 11 families for peaceful tomorrow" (Famílias do 11 de setembro por um amanhã pacífico), considerou que teria preferido um julgamento em um tribunal civil, "mais acessível às famílias".
Para Green é uma "grande decepção" ter tido que "esperar anos" para que o processo finalmente ocorra em um tribunal militar.
O presidente americano, Barack Obama, queria que o julgamento contra os cinco acusados ocorresse em Manhattan, muito perto de onde se erguiam as Torres Gêmeas. Mas foi impedido pela oposição republicana no Congresso, que bloqueou a transferência a território americano de acusados de terrorismo.
Os cinco acusados serão levados então pela segunda vez a um tribunal militar de exceção, criado há 11 anos sob o governo Bush.
"Todo o sistema é injusto", declarou à AFP James Connell, advogado de Al-Baluchi.
Os advogados de defesa esperam se beneficiar da regra do segredo que se aplica sistematicamente às declarações de detidos na prisão de Guantánamo ou também das dificuldades de acesso a informações classificadas.
Connell também informou que levantará a questão do tempo passado entre os atentados e as prisões.
Mas o "julgamento do século", como é chamado por alguns observadores, pode se prolongar durante anos, a menos que KSM se declare culpado para ser rapidamente condenado à morte e se converter em um mártir aos olhos da organização Al-Qaeda.
jornal de londrina

Duas mil unidades de saúde receberam vacinas contra a gripe

Cerca de duas mil unidades de saúde em todos os municípios do Paraná foram abastecidas com vacinas contra a gripe. O Estado espera vacinar 1,3 milhão de pessoas no período da campanha nacional que começa neste sábado (05/05) e segue até 25 de maio. Os horários de atendimento e a instalação de postos volantes serão definidos pelos municípios.

A meta da SEcretaria da Saúde é vacinar pelo menos 80% dos 1,6 milhão de paranaenses considerados mais sujeitos a contrair a doença: gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.

A campanha  visa proteger contra os três tipos de vírus mais circulantes no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) sazonal e influenza B. “A vacina reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

CRIANÇAS – As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacinação deverão receber a vacina em duas doses (a segunda 30 dias após a primeira). Já as que receberam as doses na campanha passada e os demais grupos serão imunizados com apenas uma dose. “O inverno está chegando e é importante que as crianças já estejam protegidas. Um simples resfriado não é motivo para a vacinação ser adiada”, explica Ivana Kaminski, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

A aplicação só deve ser adiada se a criança apresentar febre acima de 38º ou se o médico o recomendar. A imunização só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

MEDICAMENTO – Desde 2011, a Secretaria da Saúde faz um acompanhamento das síndromes respiratórias e disponibiliza o medicamento oseltamivir para todos os casos em que é recomendado.

Recomendações para prevenção de infecções respiratórias:

• Higienize as mãos frequentemente, utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;

• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;

• Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);

• Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;

• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;

• Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;

• Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;

• Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;

• Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;

• Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.

Jovem decapitado é identificado por familiares em Cascavel

O jovem encontrado decapitado no lago do Parque Tarquínio em Cascavel , foi identificado na tarde de ontem por familiares, que estiveram no IML (Instituto Médico Legal) para fazer a liberação do corpo.
Trata-se de Sandro Brito dos Santos, 29 anos, como a polícia já suspeitava , pois junto com ele foi encontrado uma certidão de nascimento e uma receita médica com este nome.
O rapaz era de Curitiba e estava a pouco tempo em Cascavel.
De acordo com o pai dele, Hamilton Brito dos Santos, o filho tinha problemas com bebida e vivia como andarilho.
Seu Hamilton diz ainda, que a família soube do crime por meio de uma tia do jovem, que recebeu uma ligação do posto de saúde informando da morte.

Arnaldo Santos com inf/CGN

Rotam de Cascavel apreende cigarros em meio à carga de derivados de leite

Ao contrário de transportar a mercadoria que indicava na nota, derivados de leite, o motorista de um caminhão Furgão Volkswagen com placa de Botucatu (SP), Fábio Turtola, 29 anos, transportava cigarros contrabandeados do Paraguai.
O condutor foi abordado por uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) da 3ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual de Cascavel, na PR 486, em Brasilândia do Sul, região noroeste do Estado, no início da madrugada de hoje .
Desconfiados do motorista, os soldados vistoriaram a carga, mas o que encontraram foram centenas de caixas de cigarros.
Fábio relatou aos policiais que a nota era fachada para fazer o contrabando.
Ele reside em São Miguel do Iguaçu e não contou o local em que carregou o caminhão nem a cidade que o cigarro seria levado.
O motorista foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal e o caminhão para o pátio da Receita Federal.
A quantidade exata da carga será repassada na segunda-feira.

Arnaldo Santos com in/Catve

Bandidos explodem caixas eletrônicos de agências bancárias em Toledo e Maripá

Uma agência bancária, no município de Toledo, foi estourada por uma quadrilha na madrugada de hoje.
Segundo informações da Polícia Militar, o grupo usou dinamites para explodir um caixa eletrônico.
Até o momento não foi divulgada a quantidade em dinheiro furtada.
Equipes policiais fazem buscas para prender a quadrilha acusada pelo crime.
Toda a rede da polícia da região foi informada do arrombamento e está em alerta.
Outro caixa eletrônico foi explodido em Pérola Independente , distrito de Maripá.
A quantia de dinheiro levada pelos marginais também não foi informada.


Arnaldo Santos com inf/ Marcos Machado

Jovem de 18 anos é morto por três disparos de arma de fogo em Guaíra

Ontem, por volta das 21h30min, o 3º Pelotão da Polícia Militar de Guaíra foi solicitado a deslocar uma equipe até a Rua Almirante Tamandaré, onde uma denuncia anônima dava conta que havia uma pessoa caída em via pública, vítima de disparos de arma de fogo.
Após deslocamento, os policiais localizaram já sem vida, Michael Denis Jerônimo, de 18 anos de idade.
O rapaz possuía três perfurações de arma de fogo pelo corpo, duas no peito e uma na cabeça.
O local foi isolado até a chegada da Polícia Civil de Guaíra, que providenciou a remoção do cadáver.
A motivação do crime ainda não foi descoberta.
Segundo investigadores, a vítima não possuía passagens pela polícia.

(Ricardo Santos)

Mais duas vítimas de acidente morrem no Hospital em Toledo.

Mais um acidente foi vítima fatal foi registrado no trânsito de Toledo durante a madrugada de hoje.
A vítima foi Sergio Ricardo Vieira, de 29 anos, que morreu no Hospital Bom Jesus.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ele havia sofrido uma queda de moto na Rua Cassiano Ricardo, no Jardim Europa, próximo ao Bar do Andrinho, por volta da meia noite.
Ele foi encaminhado ao Hospital mas foi constatado o óbito nos primeiros minutos da madrugada.
Sergio era pintor e residia no Jardim Gisele.
Por outro lado, também morreu na tarde de ontem no Hospital Bom Jesus, de Toledo, João Rubim de Toledo, 50 anos.
Ele havia sido vítima de acidente na quarta-feira.
A vítima se envolveu em acidente na Avenida Parigot de Souza, no Jardim Porto Alegre, próximo ao Posto Muraro.
João, conduzia uma moto e colidiu com uma caminhonete dirigida por Mirrael Fernando Faria.
Ele sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Bom Jesus, onde morreu na tarde de ontem.
João Rubim era caminhoneiro e residia no Jardim Independência, em Toledo.



(Rádio Educadora/Com Seis e Meia Urgente)

Caminhão câmara fria transportava cigarros carregados em Toledo.

Policiais da Rotam da 3ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual de Cascavel, apreenderam um caminhão com várias caixas de cigarros contrabandeados.
A equipe estava em patrulhamento e abordou o caminhão Volkswagen na PR-486, em Assis Chateaubriand.
O veículo deveria estar carregado com caixas de creme de leite, no entanto, metade da carga estava com cigarros.
O condutor Fábio Turola dos Santos, de 29 anos, foi preso em flagrante.
Ele disse aos policiais que teria pego a carga de creme de leite em Santa Terezinha de Itaipu e parou em Toledo para pegar os cigarros.
Tudo seria entregue em São Paulo.
Ele não relatou quanto iria ganhar pela entrega.
Segundo a Polícia, aproximadamente 150 caixas de cigarros estavam na câmara fria do caminhão.
Fábio tinha antecedentes criminais e foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Cascavel.

(Rádio Educadora/Com CGN)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Homem ataca policial militar com xingamentos usando o Facebook

de O Diário
O destacamento da Polícia Militar (PM) de Jataizinho (25 km de Londrina), pode indiciar um homem por desacato à autoridade, injúria e difamação feitas à PM, através de comentários considerados maldosos, publicados na rede social Facebook. Outras pessoas, que compartilharam e também fizeram comentários, podem responder pelo mesmo crime.
O episódio aconteceu nesta sexta-feira (27), quando o homem - identidade não revelada - foi abordado pela PM por estar com o som do carro em volume acima do permitido por lei, pertubando a ordem pública.
Não satisfeito com a ação dos policiais, o rapaz começou a postar comentários maldosos no Facebook. Os comentários acabaram ganhando outros seguidores que saíram com diversos xingamentos e palavras de baixo calão contra a PM de Jataizinho.
O rapaz e mais um dos envolvidos através dos comentários foram chamados a prestar depoimento na segunda-feira (7) na Delegacia de Polícia Civil de Jataizinho.
Na esfera civil, os policiais também entrarão com uma ação para indenização por danos morais.

Empresário saca arma do cofre durante assalto em Curitiba

Um empresário de 51 anos, morador de Curitiba, teve sorte, na madrugada desta sexta-feira (4), ao conseguir evitar um assalto à residência dele, sem ter que enfrentar uma contra-reação dos bandidos.

Segundo informações da rádio Banda B, por volta das 4h50, três homens invadiram a casa do empresário, um imóvel de alto padrão na rua Dario Garcia, no bairro Tingui, e ali renderam o dono da casa, a mulher e os filhos do casal. O trio teria agido com violência, ameaçando matar a família o tempo todo. O dono da casa teria apanhado bastante com uma série de coronhadas de revólver na cabeça.

Obrigado a abrir o cofre da casa, o dono da casa pegou um revólver calibre 38 que guardava no cofre e atirou no peito de um dos bandidos. Pego de surpresa, o assaltante não atirou de volta e ainda conseguiu fugir junto com os dois comparsas. Ninguém da família ficou ferido.

A polícia monitora, agora, os hospitais da região, pois acredita que o homem baleado procure socorro médico.

Vale ressaltar que a polícia desaconselha as pessoas a reajirem em casos de assalto. (com informações da Banda B)

Assaltantes de posto são detidos em rodovia

Uma quadrilha foi detida pela Polícia Rodoviária de Piraí do Sul na madrugada desta sexta-feira (4) na rodovia PR-151, em Jaguariaíva, minutos após ela ter praticado um roubo ao Posto Corujinha. De acordo com o boletim da PRE, por volta das 1h50, a Polícia Militar de Jaguariaíva comunicou que os assaltantes estavam em fuga pela PR-151 com um veículo GM Kadett e que haviam passado pela praça de pedágio.

Os policiais localizaram o Kadett, com placas de Castro, no Km 253 da rodovia e passaram a fazer um acompanhamento tático. Após conseguir fazer com que o ocupantes parassem o veículo, foi constatado que no seu interior tinha quatro homens, sendo um menor de idade. Em revista, os policiais encontraram um revólver calibre .38 no interior do veículo com as características do roubo. A arma não tem cadastro no sistema de armas e estava com quatro munições intactas. Com Leandro Alves, a polícia ainda encontrou uma quantia de R$ 207.

O adolescente de 17 anos, que estava conduzindo o veículo, disse ser o proprietário do automóvel e da arma de fogo. Os suspeitos e o veículo foram conduzidos para a delegacia de Piraí do Sul e reconhecidos pelas vítimas do roubo ao posto de combustível.

Somente na delegacia foi possível a identificação dos detidos, que estavam sem os documentos pessoais. São eles: Leandro Chaves, 21 anos, Thiago Castilho Pinto, 20 anos, e Witer Barbosa de Oliveira, 26 anos. Os três cumprem pena por tráfico de drogas e haviam sido libertados da prisão na última quarta-feira (2) por benefício e deveriam retornar a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa na próxima quarta-feira (9).

De acordo com o delegado de Pirai do Sul, a quadrilha já vinham sendo investigada, pois estavam realizando vários assaltos na região e planejavam assaltar carros fortes.

Oito presos por arrombamentos em Campo Largo

Oito pessoas foram presas, entre eles três adolescentes, na quinta-feira (3), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC),suspeitas de terem cometido inúmeros arrombamentos desde o início do ano.

O último assalto aconteceu na quinta de tarde. Logo após, a Polícia Militar (PM) conseguiu prender dois homens e duas mulheres. Interrogados, eles revelaram a casa onde os produtos roubados eram guardados, no bairro Sítio Cercado em Curitiba. Nesse local, a polícia encontrou os outros quatro suspeitos além de vasto material roubado. Foram recuperados mais de R$ 2,6 mil em dinheiro, um revólver calibre 38, sete TVs LCD, quatro computadores, uma filmadora, tablets e até aspiradores de pó.

Os oito são moradores de Curitiba, que se deslocavam para roubarem Campo Largo. Os adolescentes têm em média 16 anos e os adultos, 20. Os menores foram encaminhados à Delegacia do Adolescente e os maiores à Delegacia de Campo Largo. (com informações da Banda B)

Vendedor de carros é assassinado em Colombo

O vendedor de carros Marcelo Cordeiro, de 31 anos, foi morto, por volta de 20 horas desta quinta-feira (3) dentro de casa, 0na rua Teixeira Soares, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, por um homem que invadiu a residência e disparou pelo menos cinco tiros contra ele.

A esposa da vítima viu tudo,mas foi poupada. Ela afirmou à polícia que não conhecia o atirador. Vizinhos e amigos de Marcelo, que estavam no local, informaram a reportagem que ele era um rapaz tranquilo e sem vícios. O caso será investigado pela Delegacia de Colombo. (com informações da Banda B)

Suspeito de cometer estupro de vulnerável é preso no PR

Policiais civis de Capitão Leônidas Marques cumpriram, na última quinta-feira (3), um mandado de prisão contra Josimar Pastorio, suspeito de cometer estupro de vulnerável, há dois anos.

Pastorio foi localizado em uma residência em Santa Lucia, cidade próxima a Capitão Leônidas Marques. De acordo com a polícia, a vítima do crime e testemunhas reconheceram o suspeito.

Pastorio foi encaminhado ao setor de carceragem provisória (Secat) da delegacia local, onde aguarda a decisão da Justiça.
bonde

Criança é atropelada por carro na zona sul de Londrina

Uma criança de quatro anos foi atropelada na tarde desta quinta-feira (3), no Jardim Nova Esperança, na região sul de Londrina. O menino foi atingido por um Fiat Tipo na rua Silvestre Sampieri, por volta das 16h10.

A vítima apresentava escoriações pelo rosto e se queixava de dores nas costas e no abdômen. Por conta dos incômodos, o Siate encaminhou-a para o Hospital Universitário para melhor avaliação.

Motorista morre após choque com caminhão em Londrina

Um motorista de 39 anos perdeu a vida em uma colisão com caminhão na manhã desta sexta-feira (4) na rodovia Mábio Gonçalves Palhano, na zona sul de Londrina.

Silvio Dutra Vieira, proprietário de uma oficina mecânica no Distrito São Luís, conduzia um Ford Escort no sentido Londrina, quando em uma curva logo após o Patrimônio Regina, invadiu a pista contrária e colidiu contra um caminhão que vinha em sentido contrário.

O veículo saiu da rodovia e o condutor do Escort ficou encarcerado. Equipes do Siate e Samu prestaram atendimento à vítima, que sofreu parada cardíaca e teve que ser entubada. Silvio foi socorrido mas não resistiu aos ferimentos e faleceu dentro da ambulância, quando recebia atendimento médico.

O caminhoneiro Paulo José da Silva, que estava a caminho de uma fazenda na região para buscar uma carga de milho, nada sofreu. (Com informações da rádio Paiquerê AM)

Sanepar planta 15 mil árvores em Londrina

A Sanepar está concluindo o plantio de aproximadamente 15 mil mudas de árvores que vão formar a cortina verde e o cinturão florestal nas estações de tratamento de esgoto (ETE) Norte e Cafezal em Londrina. O cinturão florestal é mais largo do que as cortinas verdes, geralmente formadas por três fileiras de árvores, mas ambos têm a mesma função, que é minimizar os efeitos dos gases emitidos durante o processo de tratamento, além de isolar visual e fisicamente estas unidades.

Na ETE Norte, localizada no Jardim Eucalipto, o plantio foi realizado numa área de cerca de 10 hectares, adquiridos pela Sanepar para evitar loteamentos no entorno da unidade. Foram plantadas 14.219 mudas de árvores nativas da região. Na ETE Cafezal, na Região Sul da cidade, foram plantadas 916 mudas para reflorestar a área de preservação permanente do Ribeirão Cafezal. "Com estes plantios, estamos nos antecipando ao novo Código Florestal", diz o gerente industrial da Sanepar na regional Londrina, Roberto Arai.

A Sanepar também está ampliando os investimentos em processos que permitam reduzir e controlar a emissão de gases. "Estamos realizando os levantamentos técnicos nas proximidades da ETE Caçadores, em Cambé, para formar o cinturão florestal. Enquanto as árvores crescem, mantemos as ações para minimizar a emissão de odores na atmosfera com a aplicação de produtos químicos e o tamponamento dos processos nas unidades que mais liberam odor", destaca.

Obra – Na ETE Esperança, Região Sul de Londrina, a Sanepar vai implantar o sistema de controle de odor e desinfecção. Já contratada, a obra, no valor de R$ 5,211 milhões, tem recursos do BNDES e deve ser iniciada em junho. A previsão é concluí-la em seis meses.

Durante a construção da ETE Esperança foi implantada tecnologia que agora viabiliza o tamponamento de unidades dentro do processo de tratamento, a construção do gerador de sulfeto de hidrogênio (H2S), biofiltros, casas de sopradores e exaustores, de coleta de gás e de aplicação de cloro. "São mecanismos que garantem a contenção de gases e atendem o compromisso que a Sanepar assumiu com a comunidade no passado", ressalta Arai. Ele conta que a mesma tecnologia utilizada na ETE Esperança deverá ser utilizada na ETE Norte. O projeto, que está na fase de elaboração, vai custar R$ 7 milhões.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vereador quer imagens da Sercomtel para confirmar reunião

O vereador Professor Rony Alves (PTB) sugeriu a criação de uma comissão na Câmara Municipal de Londrina para visitar a Sercomtel e solicitar as imagens do circuito interno com o objetivo de confirmar se o prefeito Barbosa Neto (PDT) e Marco Cito se encontraram na tarde de segunda-feira passada (23). Ele ressaltou que os vereadores devem requisitar as imagens de segurança ainda nesta quarta-feira (2)
No dia seguinte, o empresário Ludovico Bonato e Cito, ex-secretário e coordenador da campanha do PDT, foram presos em flagrante pelo suposto suborno ao vereador Amauri Cardoso (PSDB), que denunciou a tentativa.

Afastamento de Barbosa
Além disso, Alves afirmou que a comissão de vereadores deve visitar o Gaeco para verificar se existe a intenção de uma representação judicial contra o prefeito Barbosa Neto, afastando o líder do Executivo durante os 90 dias de investigação da Comissão Processante no caso Centronic. Ele alega que o prefeito pode interferir no processo. "Hoje ainda, durante a sessão, deveríamos enviar uma comissão até o Gaeco para deixar isso claro", afirmou.

Caso o Ministério Público não tenha a intenção de afastar judicialmente o prefeito, Alves afirmou que os vereadores devem fazer esse pedido com o auxílio da assessoria jurídica da Casa.

Conforme a pauta da sessão desta quarta-feira, os vereadores vão analisar o requerimento apresentado pelo vereador Joel Garcia (PP), solicitando que a Procuradoria Jurídica da Câmara apresente ao Poder Judiciário pedido de afastamento do prefeito Barbosa Neto (PDT), em razão da sua interferência no Poder Legislativo.

Fruet não dispensará apoio de Lula

Curitiba - O pré-candidato a prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT), que terá o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais de outubro, disse ontem que nunca mudou de opinião sobre o mensalão e que, se chamado para conversar com o ex-presidente Lula, vai de prontidão, pois não se pode recusar o apoio dele. As declarações foram dadas ontem, depois de o PT confirmar o apoio a Fruet, em encontro interno realizado no último final de semana. O PT indicará o pré-candiato a vice-prefeito, mas ainda não definiu o nome.

Fruet foi crítico ferrenho do governo Lula durante o escândalo do mensalão e, agora, precisará do apoio do PT nas eleições. ''Não mudei minha opinião. Combati a corrupção em Brasília, nos meus anos de deputado federal, assim como combato em Curitiba, tanto que fui um dos primeiros a ir à Câmara pedir o afastamento do (João Claudio) Derosso (ex-presidente da Câmara da capital), que, na época, era do mesmo partido que eu. Fiz meu trabalho, não tenho porque mudar de posição. Aliás, ninguém me pediu para reavaliar nada do que fiz'', respondeu ele sobre o assunto.

De acordo com a presidente municipal do PT, Roseli Isidoro, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, conversou com Lula depois do encontro do PT e o ex-presidente disse que acata a decisão de apoio a Fruet e que vai participar da campanha do pedetista, assim como a presidente Dilma Rousseff. ''Marcaram essa coletiva antes mesmo da nossa primeira reunião de trabalho, não sei a opinião do Lula sobre a aliança. Se ele me chamar para conversar, é lógico que vou. Quem iria dispensar o apoio dele?'', declarou Fruet. O PDT de Curitiba marcou para 23 de junho a convenção do partido. Já a equipe que vai elaborar o plano de governo de Fruet é composta pelo professor do curso de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fábio Scatolin, além das economistas Eleonora Fruet (irmã de Fruet) e Liana Carleal, e a advogada Mirian Gonçalves.
Luciana Cristo
Equipe da Folha

CP da Centronic fica nas mãos da oposição Antes de maioria governista, CP que definirá destino de Barbosa Neto agora será conduzida somente por opositores

Devanir Parra/CML
Os vereadores terão 90 dias para investigar o prefeito Barbosa Neto
A pressão feita pela oposição na Câmara de Vereadores de Londrina e também pelas pessoas que acompanhavam a sessão ontem nas galerias da Casa foi suficiente para alterar a formação da Comissão Processante (CP) da Centronic, permitindo que a condução dos trabalhos seja feita por três vereadores oposicionistas. Após uma série de renúncias - que começou no início da tarde com o vereador Rodrigo Gouvêa (PTC) e pouco depois com José Roque Neto (PR) - mais dois vereadores desistiram de integrar a CP antes da investigação ficar nas mãos dos vereadores Roberto Kanashiro (PSDB), presidente, Sandra Graça (PP), relatora, e Antenor Ribeiro (PSC), membro.

Os dois primeiros vereadores que renunciaram, Gouvêa e Roque Neto, já estavam sendo questionados pelos próprios parlamentares desde a última semana - principalmente pelo vereador Joel Garcia (PP), que ameaçou protocolar um pedido formal de suspeição na Casa, o que acabou não ocorrendo. No caso de Gouvêa, a renúncia aconteceu porque sua mãe foi nomeada pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) como secretária do Idoso, em janeiro. Gouvêa fez um documento simples que foi lido no plenário pelo presidente da Mesa Executiva, Gerson Araújo (PSDB), e não se pronunciou no microfone sobre o assunto.

Em entrevista, o vereador alegou que preferiu se afastar para não dar nulidade ao processo mais tarde. ''Nem esperei o parecer da procuradoria. Eu preferi me afastar para não ter problemas de questionamentos'', explicou. O vereador se mostrou abatido e nervoso com as críticas. Na semana passada, quando a primeira formação da CP foi anunciada, Gouvêa reforçou que não teve escolha, já que os membros são definidos por sorteio. Pressionado desde então, a renúncia só foi feita ontem.

Já Roque Neto não quis comentar o motivo da renúncia, mas comunicou via assessoria de imprensa que teve uma reunião na última sexta-feira com o deputado federal Fernando Giocobo, presidente estadual do PR, na qual teria se discutido a possibilidade de lançar o vereador como pré-candidato a prefeito de Londrina.

O primeiro nome sorteado após as duas renúncias foi de Marcelo Belinati (PP). Em seguida, a vereadora Sandra Graça (PP) foi sorteada. Como Sandra e Marcelo são do mesmo partido, houve novo sorteio, saindo o nome do vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT). Marcelo Belinati, contudo, também renunciou por entender que, sendo pré-candidado ao Executivo, sua participação na comissão poderia ser questionada posteriormente. ''Eu não teria nenhum problema em participar, mas se por acaso o relatório indicar a cassação do prefeito, vão falar que é porque eu sou candidato à prefeitura.''

Como o vereador Marcelo Belinati renunciou, a vereadora Sandra pôde participar da CP e um outro vereador deve substituí-la na presidência da Comissão de Justiça. ''Porque o volume de trabalho é muito grande. Eu quero conseguir trabalhar esses 90 dias, por isso peço a nomeação de alguém.''

Sebastião dos Metalúrgicos foi o último a renunciar, alegando que ''queria evitar constrangimentos'' na investigação. Via assessoria, ele alegou que ''foi uma decisão de foro íntimo''. Por fim, o nome de Antenor Ribeiro foi sorteado. Na semana passada, no primeiro sorteio da CP, Jacks Dias (PT) já tinha renunciado por ter sido citado no relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Centronic.

A portaria que nomeia oficialmente a CP deve ser publicada hoje, e os vereadores terão cinco dias para iniciar os trabalhos. A CP tem 90 dias para investigar o suposto uso de vigias pagos com dinheiro público na rádio particular de Barbosa Neto.
Paula Barbosa Ocanha

Reportagem Local

Aposentadoria por tempo de contribuição

Pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima.
Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.
As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.
Para ter direito à aposentadoria integral ou proporcional, é necessário também o cumprimento do período de carência, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o segurado faça jus ao benefício. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais. Os filiados antes dessa data têm de seguir a tabela progressiva.
A perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição.
Nota:
A aposentadoria por tempo de contribuição é irreversível e irrenunciável: depois que receber o primeiro pagamento, sacar o PIS ou o Fundo de Garantia (o que ocorrer primeiro), o segurado não poderá desistir do benefício. O trabalhador não precisa sair do emprego para requerer a aposentadoria.

Como requerer aposentadoria por tempo de contribuição
O benefício pode ser solicitado por meio de agendamento prévio pela Central 135, pelo portal da Previdência Social na Internet ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais.
De acordo com o Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS valem para todos os efeitos como prova de filiação à Previdência Social, relação de emprego, tempo de serviço ou de contribuição e salários-de-contribuição, podendo, em caso de dúvida, ser exigida pelo INSS a apresentação dos documentos que serviram de base à anotação. Da mesma forma, o segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação das informações constantes do CNIS com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes, conforme critérios definidos pelo INSS.
As informações sobre seus dados no CNIS poderão ser obtidas na Agência Eletrônica de Serviços aos Segurados no portal da Previdência Social, na opção “Extrato de Informações Previdenciárias"  mediante senha de acesso obtida  através de agendamento do serviço pelo telefone 135 ou na Agência da Previdência Social de sua preferência.
A inclusão do tempo de contribuição prestado em regimes próprios de previdência dependerá da apresentação de "Certidão de Tempo de Contribuição" emitida pelo órgão de origem. Para inclusão de tempo de serviço militar, é necessário apresentar Certificado de Reservista ou Certidão emitida pelo Ministério do Exército, Marinha ou Aeronáutica.
Caso suas informações cadastrais, vínculos e remunerações constem corretamente no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, será necessário apresentar os seguintes documentos:
  • Número de Identificação do Trabalhador - NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico);
  • Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros);
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF (documento obrigatório).
Se você não tiver certeza de que suas informações cadastrais, vínculos e remunerações estejam corretas é recomendável agendar o serviço Acerto de Dados Cadastrais ou Acerto de Vínculos e Remunerações através da Central 135, do Portal da Previdência Social ou diretamente em uma Agência da Previdência Social, devendo comparecer  ao atendimento munido dos documentos relacionados abaixo, de acordo com a sua categoria de segurado.
Como ainda não possuem informações no CNIS, os segurados especiais devem apresentar os documentos relacionados na sua categoria.
Importante: Se foi exercida atividade em mais de uma categoria, consulte a relação de documentos de cada categoria exercida, prepare a documentação, verifique as exigências cumulativas e solicite seu benefício.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Chefe de gabinete e diretor da Sercomtel estão na PEL 2 Rogério Lopes Ortega e Alysson Tobias de Carvalho chegaram à penitenciária por volta das 13h30 desta terça-feira (1º)

O chefe de gabinete do prefeito Barbosa Neto (PDT), Rogério Lopes Ortega, e o diretor de Participações da Sercomtel, Alysson Tobias de Carvalho foram levados para Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2) após prisão realizada pelo GAECO na manhã desta terça-feira (1º). A decisão de prisão temporária foi expedida na noite de ontem pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina, Mário Azzolini. No início da tarde, eles foram transferidos para a penitenciária e chegaram ao local por volta das 13h30.

O vereador Eloir Valença (PHS), que também foi preso pelo GAECO, passou mal e foi levado para o Hospital do Coração.

Na última sexta-feira (27), Ortega e Tobias já haviam prestado depoimento ao Gaeco.  Na ocasião, eles foram convocados para depor na condição de suspeitos de envolvimento no crime de tentativa de suborno do vereador Amauri Cardoso (PSDB) para que votasse contra a abertura de Comissão Processante (CP) da Centronic. Orientados pelo advogado João dos Santos Gomes Filho, os dois permaneceram em silêncio.

O vereador Eloir Valença, que prestou depoimento na tarde de ontem, chegou à sede do Gaeco por volta das 9h, conduzido pelo delegado Alan Flore e por policiais do Gaeco. Antes, documentos foram apreendidos na sua casa e no seu gabinete.

O delegado Alan Flore não detalhou os motivos das prisões, mas explicou que elas eram oportunas no momento da investigação. Além disso, ele acrescentou que os depoimentos prestados antes não influenciaram no pedido.

"Postulamos a prisão temporária porque entendemos que era imprescindível no momento da investigação, porque existem elementos que sustentam uma prisão neste momento de todos eles. O pedido foi formulado há muito mais tempo. Há vários dias já havia chegado ao Fórum e o juiz decidiu decretar a prisão temporária deles. A justiça reconheceu e acatou como forma de resguardar a investigação".

Alan Flore adiantou que após a conclusão do processo deve pedir a prisão preventiva dos três.

"Eles serão encaminhados à unidade prisional para que cumpram a prisão temporária pelo prazo de cinco dias. Mais para frente, ao final da investigação, vamos avaliar um pedido de prisão temporária para todos eles".

Cito e Bonato presos

Na última terça-feira (24), o ex-secretário de governo Marco Cito e o empresário Ludovico Bonato foram presos em flagrante, pelo Gaeco, acusados de pagar propina ao vereador Amauri Cardoso. Ontem, a juíza substituta do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Lilian Romero, negou habeas corpus aos dois. O pedido de soltura foi protocolado no TJ pelo advogado de Cito, João dos Santos Gomes Filho, na sexta-feira (27) e indeferido pela juíza no início da noite desta segunda (30).

Cito e Bonato permanecem presos na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II). 
bonde

Cachoeira negociou compra de partido, diz PF

Definido pela mulher como "preso político", o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preparava uma ofensiva política em Goiás. Conversas interceptadas pela Polícia Federal durante a Operação Monte Carlo mostram Cachoeira negociando a compra de um partido.

Os áudios da PF indicam que seria a seção goiana do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), cujo presidente nacional Levy Fidelix é citado em diversas escutas.

As conversas sobre a compra do partido começam em maio de 2011, quando Cachoeira questiona um aliado sobre a direção da legenda em Goiás. A ideia era tirar do cargo Santana Pires, presidente regional da sigla. Dois dias depois, o contraventor pede a Wladimir Garcêz que envie uma mensagem para alguém, cujo codinome entre o grupo é "nosso maior", questionando se valia a pena "pegar" o PRTB.

A PF identificou que o sargento aposentado da Aeronáutica, Idalberto Matias Araújo, o Dadá, também fazia parte da negociação. Em um grampo, Dadá diz a Cachoeira que falou com o advogado (possivelmente do partido) e que ele teria pedido R$ 300 mil. "Já aumentou aquele valor que falei para você. Falou que era R$ 200 mil, passou para R$ 300 mil", diz Dadá. "Tá roubando. Que garantia que tem?", pergunta Cachoeira. "Disse que faz na hora. O presidente vem e faz tudo e vai para o TRE. Resolve tudo", explica o araponga.

Cachoeira então quer saber quanto custa a manutenção anual do partido e Dadá diz que ele não falou sobre o assunto. "Falou que fica com o Estado todo na mão e nomeia os municípios." Cachoeira anima-se e diz que é para fechar o negócio por R$ 150 mil: "Até R$ 200 mil dá para fazer. Fecha logo, mas tem que ter garantia".

Segundo a PF, em agosto o grupo continuava discutindo o assunto. No início do mês, Dadá liga para Cachoeira perguntando se ele ainda estava interessado "naquele negócio do partido?" Ele confirma e pergunta qual era a legenda. Dadá responde que é o mesmo partido do Levy, o PRTB. No dia 11, Cachoeira liga para Dadá e questiona: "E o negócio do partido lá, o que deu?". O araponga responde: "Uai, tá naquele lenga, lenga, o cara quer, tá lá em São Paulo, hoje mesmo ligou, querendo os nomes, mas eu sugeri aquilo que você me falou, ''ó meu irmão, é, vamos visitar lá o 01 do Estado'', aí ele falou ''não'', que ele ficou de ver com o cara o seguinte: se a gente mandasse um emissário nosso com os nome e se lá o cara quiser trazer a nominata, beleza, entendeu?. Agora entregar os nomes e pegar a nominata no outro dia, eu falei que não tava certo. Aí ele ficou de ver lá com o Levy Fidelix, pra ver se fazia assim, pra mim te falar e mandar mensageiro lá, mandar o negão lá com esses nomes".

Cachoeira mostra-se satisfeito com a resposta e pede que Dadá verifique o andamento das negociações. Três dias depois, Dadá informa que levaria os nomes para o pessoal do partido. Cachoeira insiste para que o araponga marque uma conversa com Fidelix para "desenrolar" o assunto. As investigações não revelam se a negociação prosperou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Cachoeira teria diploma falso de faculdade de Londrina

A defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira apresentou à Justiça um certificado de conclusão de curso superior do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Faculdade Inesul). A intenção seria garantir liberdade ou cela especial a ele. O diploma é assinado por dois diretores faculdade - Dinocarme Aparecido Lima e Vergínia Aparecida Mariani, presos pela Polícia Federal em 2010 acusados de participação num esquema de desvio de R$ 300 milhões dos cofres públicos.

De acordo com informações do jornal Estado de Minas, mesmo morando em Goiânia, Cachoeira teria cursado presencialmente administração — habilitação em administração de empresas – na Inesul. No certificado, anexado pela defesa aos pedidos de habeas corpus, o bicheiro teria concluído o curso em 17 de dezembro de 2010 e colado grau em 31 de março de 2011.

O pedido de liberdade a Cachoeira foi rejeitado pela Procuradoria Regional da República. A PRR, conforme o jornal mineiro, desconsiderou a validade legal do diploma.

"O certificado não prova que o paciente tem escolaridade de nível superior, pois é desprovido de status de diploma devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC)." (com informações do Estado de Minas)

Criança com queimaduras recebe socorro dois dias depois

Uma criança de três anos sofreu queimaduras na região das coxas no último sábado (28) mas somente na manhã desta segunda-feira (30) foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

De acordo com os socorristas, a menina sofreu queimadura de 1º e 2º graus com perda de tecido. Ela foi encaminhada ao setor de queimados do Hospital Universitário (HU) com grave sequelas. Segundo a família, a queimadura foi ocasionada por queda acidental de água quente sobre a criança.

Apesar dos familiares da vítima informarem que ligaram várias vezes para o Samu e que ninguém prestou atendimento, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso, que apresenta evidências de maus-tratos ou negligência da família.
bonde

Dois capotamentos são registrados em Londrina

Dois capotamentos foram registrados durante a madrugada desta terça-feira (1º) em Londrina. O primeiro caso foi registrado às 2h55, na rua Ruy Virmond Carnasciali, no Jardim Santa Rita. O motorista de um Gol não teria percebido a rotatória e acabou se acidentando. Ele foi atendido pelo Siate e levado para a Santa Casa com ferimentos leves.

Pouco mais tarde, às 4h55, o segundo capotamento foi registrado na avenida Higienópolis, no Jardim Higienópolis. Três pessoas estavam no veículo, além do motorista, que foi encaminhando para o Hospital Evangélico com ferimentos moderados.
bonde

Criança de 11 anos é atacada por pitbull em Londrina

Uma criança de 11 anos foi atacada por um cachorro pitbull na tarde desta segunda-feira (30). A ocorrência foi registrada na Vila Siam, região leste da cidade.

O menino foi atendido pelo Siate e levado para o Hospital Universitário. Ele apresentava diversas perfurações na coxa direita provocadas pelas mordidas do cachorro.
bonde

Belinati e Rony prestam esclarecimentos no Gaeco

Dois vereadores foram chamados para prestar esclarecimentos ao Gaeco na manhã desta terça-feira (1º). Marcelo Belinati (PP) e Rony Alves (PTB) compareceram à sede do Ministério Público convidados pelo promotor Claudio Esteves.

Rony ficou por pouco tempo. Ele comentou que foi ouvido para esclarecer a informação de que teria ficado sabendo que o vereador Eloir Valença havia recebido propina de um outro vereador. Ao Gaeco, Rony negou ter ciência de qualquer fato relacionado.

Já Marcelo Belinati, que havia prestado depoimento ontem, disse apenas que foi chamado para esclarecer pontos da conversa.

Na manhã de hoje, o vereador Eloir Valença foi preso pelo Gaeco. Além dele, foram detidos temporariamente o chefe de gabinete do prefeito Barbosa Neto (PDT), Rogério Lopes Ortega, e o diretor de Participações da Sercomtel, Alysson Tobias de Carvalho.
bonde

Vereador preso passa mal e é levado para hospital

Preso na manhã desta terça-feira (1º) pelo Gaeco, o vereador Eloir Valença (PHS) passou mal e precisou ser atendido pelo Samu. Valença foi levado para o Hospital do Coração com uma crise de hipertensão. Ele relatou que há alguns dias fez uma cirurgia para troca de uma válvula cardíaca.

Por conta do problema de saúde, o advogado do vereador, André Cunha, vai entrar ainda hoje no Tribunal de Justiça com pedido de relaxamento da prisão.

O verador Marcelo Belinati (PP), que também estava no Gaeco para prestar esclarecimentos, ajudou no atendimento de Eloir.
bonde

Para delegado, depoimento de Eloir é "incompatível"

Em entrevista coletiva no início da tarde desta terça-feira (1º), o delegado do GAECO, Alan Flore, revelou que o depoimento prestado pelo vereador Eloir Valença, preso nesta terça-feira (1º) é "incompatível" com elementos probatórios levantados durante a investigação, que apura a denúncia de suborno na Câmara Municipal de Londrina.

Ele também classificou o depoimento como "falho", mas ressaltou que a prisão não foi realizada por causa dos esclarecimentos prestados pelo vereador na segunda-feira (30). Flore informou que a prisão cautelar já havia sido pedida anteriormente e foi acatada pela Justiça devido aos "elementos seguros" apurados.

Questionado se é possível afirmar que existia um esquema dentro da Câmara para compra de votos, como foi apontado pelo vereador Amauri Cardoso (PSDB), o delegado do Gaeco respondeu que é necessário aguardar o final do inquérito policial, provavelmente na quinta-feira. "Não posso fazer uma conclusão mesmo que parcial. Mas, existe conjunto probatório que aponta para prática delitiva", revelou.

Ele também não informou se novas prisões podem ocorrer e aproveitou a entrevista coletiva para ressaltar que o GAECO está trabalhando "atrás da verdade". (Com informações da repórter da Folha de Londrina, Paula Ocanha Barbosa)

PLANTÃO POLICIAL / TERCEIRA COMPANHIA

SANTA CECILIA DO PAVÃO
COMPARECEU NESTE POSTO POLICIAL O SRº PEDRO VERISSIMO DA CONCEIÇÃO DE 53 ANOS RELATANDO QUE EZEQUIEL ANDRADE FERREIRA QUE E SEU VIZINHO VEIO ATE A PORTA DA CASA DO QUEIXANTE E CHAMOU O MESMO O QUAL FOI ATENDE-LO E QUE ESTE VEIO ACUSAR DE QUE TINHA BATIDO EM SEU IRMÃO DE APELIDO PORQUINHO DIZENDO QUE IRIA MATAR PEDRO POR TER FEITO ISSO EM UM MOUMENTO EM QUE EZEQUIEL NAO ESTAVA MAIS NA FRENTE DE SUA CASA ESTE JUNTAMENTE COM A SUA CONVIVENTE SAIRAM DA CASA E FORAM NA CASA DE PARENTES E QUANDO RETORNOU EM SUA CASA HOJE DE MANHA A PORTA DA CASA SE ENCONTRAVA QUEBRADA DIANTE DOS FATOS PEDE PROVIDENCIAS OBS: DESEJA TOMAR AS PROVIDENCIAS

CONGONHINHAS
COMPARECEU NESTE PLANTÃO O SILVINO LEOPOLDO NETO E RELATOU A EQUIPE QUE SEU TALÃO DE CHEQUE DO BANCO ITAÚ , CONTA Nº05082-6 DE NUMERAÇÃO DE SÉRIEA AA-00061 AO AA-00080 HAVIA SIDO FURTADO DE DENTRO DE SEU CARRO, O MESMO RELATOU QUE HAVIA UTILIZADO SEU TALÃO DE CHEQUE PELA ULTIMA VEZ NO DIA ANTERIOR; E ENTÃO GUARDOU NO PORTA LUVA DO CARRO; E QUE SE LEMBRA DE DEIXAR O CARRO ESTACIONADO EM FRENTE A CASA DE SEU SOGRO E NÃO TER TRAVADO A PORTA. O MESMO FOI ORIENTADO QUANTO AOS PROCEDIMENTOS CABÍVEIS. OBS: O MESMO SE RECORDA QUE JÁ HAVIA EMITIDO TRÊS CHEQUES.

ASSAI
fomos solicitados a deslocar até a delegacia de policia para escoltar o adolescente b.r. 17 anos, ao forum local para ser ouvido na promotoria, logo após ser ouvido conduzimos o mesmo de retorno a delegacia de policia.

ASSAI
POR VOLTA DAS 23:20H DESLOCAMOS A AV.PAUL HARRIS ONDE A NOTICIA DE UM ATROPELAMENTO NO LOCAL SE DEPARAMOS COM AS VITIMAS NEILA DE OLIVEIRA BORGES 48 ANOS E SERGIO ALVES DE OLIVEIRA 37 ANOS CAIDAS NO CANTEIRO DA AVENIDA E O CONDUTOR DO FORD VERSALES PRATA DE PLACA AEE-9716 RADAMI NEVES RELATOU QUE SERGIO ATRVESSOU NA FRENTE DO CARRO O MESMO FOI DESVIAR E ACABOU ATROPELANDO NEILA ,E NO MOMENTO DO OCORRIDO JA ACIONOU O SERVIÇO DE EMERGENCIA AS VITIMAS FORAM SOCORRIDAS PELO SAMU COM ESCORIAÇÕES E O CONDUTOR DO VERSALES FOI ENCAMINHADO PARA OS PROCEDIMENTOS CABIVEIS

ASSAÍ
ESTAVA TRABALHANDO NO RODEIO DE ASSAI COMO SEGURANÇA PELA EMPRESA TGE DE LONDRINA, QUE NOS RELATOU QUE O SENHOR JULIO GUILHERME COSTA ESTAVA PROMOVENDO TUMULTO ENFRENTE DO CAMARIM DO SHOW, MILIONARIO E JOSÉ RICO EMPURRANDO O MESMO E AMEAÇANDO FALANDO QUE APOS O EVENTO PEGARIA O MESMO, COM A CHEGADA DA EQUIPE POLICIAL ROTAM O MESMO CONTINUOU A EMPURRAR O SENHOR LUIS GUSTAVO E VEIO A DESRRESPEITAR OS POLICIAIS DISENDO QUE ESTES PORCOS FILHOS DA PUTA QUEREM AQUI DIANTE DO FATO FOI DADO VOZ DE PRISÃO AO MEMSO E FOI NECESSARIO O USO DE FORÇA FISICA SUFICIENTE PARA CONTER O MESMO UTILIZANDO TECNICAS E IMOBILIZAÇÃO CHAVE DE BRAÇO SEM CAUSAR LESÃO AUGUMA E ENCAMINHAMOS O MESMO PARA DELEGACIA DE ASSAI PARA LAVRATURA DE TERMO CIRCONSTANCIADO O SENHOR JULIO ESTAVA EM VISIVEL ESTADO DE EMBRIAGUES

Anatel impõe medidas para reduzir interrupções nos serviços da Oi

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as concessionárias de telefonia fixa Brasil Telecom e Telemar, ambas do Grupo Oi, adotem medidas para reduzir em no mínimo 67% o total de interrupções na prestação de serviços nos estados da Bahia, do Pará e do Maranhão e em 53% nos estados do Ceará, do Piauí, do Paraná, de Minas Gerais e do Amazonas.

As medidas devem ser suficientes para reduzir em 60% a duração média das interrupções nos estados do Amazonas e do Pará e em 20% nos estados do Maranhão e da Bahia. Os valores devem ser atingidos entre maio e dezembro de 2012 e têm como referência as interrupções ocorridas em 2011.

No despacho cautelar, o Superintendente de Serviços Públicos da Anatel, Roberto Pinto Martins, informa que as medidas foram tomadas diante da constatação da piora da qualidade na prestação do serviço de telefonia fixa em relação à quantidade e à duração das interrupções nos últimos anos.

Ele determinou ainda a regularização imediata da concessão de créditos a todos os usuários atingidos por qualquer interrupção na prestação do serviço. O descumprimento das determinações pode levar a multa de até R$ 20 milhões.
agencia brasil 

Em discurso do Dia do Trabalho, Dilma cobra dos bancos juros mais baixos

No pronunciamento transmitido em rede de rádio e televisão para comemorar ao Dia do Trabalho (1º de maio), a presidente Dilma Rousseff cobrou dos bancos privados mais esforços para reduzir as taxas de juros cobradas em empréstimos, cartões de crédito e no cheque especial. E aconselhou o brasileiro a procurar os bancos que ofereçam as taxas mais baixas.

“É inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo. Esses valores não podem continuar tão altos. O Brasil de hoje não justifica isso. Os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros para empresas e para o consumidor, enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável e a maioria esmagadora dos brasileiros honra com presteza e honestidade os seus compromissos”, disse Dilma no discurso veiculado esta noite (30/4).

Para a presidente, com a queda da taxa básica de juros e inflação estável, os bancos privados estão sem argumento para explicar a manutenção dos altos juros cobrados dos clientes. “O setor financeiro, portanto, não tem como explicar essa lógica perversa aos brasileiros. A Selic baixa, a inflação permanece estável, mas os juros do cheque especial, das prestações ou do cartão de crédito não diminuem”.

Para pressionar os bancos privados, a presidente espera contar com a pressão dos próprios clientes, que podem estimular a competição entre os bancos. “É bom, também que você consumidor, faça prevalecer os seus direitos escolhendo as empresas que lhe ofereçam melhores condições”, disse.

Dilma Rousseff espera que os bancos privados sigam os mesmos passos dos bancos públicos, que reduziram as taxas das linhas de crédito voltadas ao consumo e do cheque especial. “A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil escolheram o caminho do bom exemplo e da saudável concorrência de mercado, provando que é possível baixar os juros cobrados dos seus clientes em empréstimos, cartões, cheque especial, inclusive no crédito consignado”.

De acordo com a presidente somente quando os juros nacionais chegarem ao patamar das taxas internacionais, a economia brasileira “será plenamente competitiva”, saudável e moderna.

Para fortalecer a economia do país e estimular a abertura de vagas de trabalho, Dilma citou que, no governo dela, retirou impostos incidentes sobre a folha de pagamento, “dando mais alívio ao empregador e mais segurança ao empregado”. E defendeu a necessidade de se investir em educação de qualidade "em todos os níveis" e, também, na qualificação e treinamento dos trabalhadores.
agencia brasil 

Último dia de entrega do IRPF não provocou instabilidades no sistema

O último dia de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 (ano-base 2011) ocorreu sem instabilidades no sistema de informática do Fisco, informou nesta segunda-feira (30/4) o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo o órgão, menos de 45% dos computadores encarregados de receber os documentos chegaram a ficar ocupados no pico de recebimento, entre as 15h e as 16h.

Neste ano, o ritmo de envio no último dia de entrega da declaração foi cerca de 4% menor em relação a 2011. No mesmo dia do ano passado, a Receita recebeu 3.167.349 documentos. Até as 20h20 de hoje, 2.522.559 contribuintes enviaram os dados ao Fisco. O órgão espera receber informações de 568 mil pessoas físicas, o que deve fazer o número total de declarações entregues hoje fechar em torno de 3,1 milhões.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o feriado prolongado fez parte dos contribuintes antecipar o envio do documento na última semana. “Nos fins de semana, o número de entregas diminui. Como estamos no meio de um feriado prolongado, o comportamento deve ter se repetido hoje”.

A entrega do IRPF 2012 termina às 23h59min59s. O contribuinte que não enviar a declaração no prazo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou até 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

O programa gerador do documento está disponível na página da Receita Federal na internet. No mesmo endereço, o contribuinte pode baixar o programa Receitanet, necessário para transmitir a declaração ao Fisco.

Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011, o que corresponde a R$ 1.807,63 por mês, incluindo o décimo terceiro salário. Também deve declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tiver sido superior a R$ 40 mil.

Deve ainda preencher a declaração quem obteve, em qualquer mês do ano passado, ganho de capital em alienações de bens ou direitos, quem realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou quem obteve receita bruta com a atividade rural superior a R$ 117.495,75.

Após o prazo, o contribuinte não poderá optar pela entrega em disquetes de computador nas agências bancárias. De acordo com a Receita, só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível (pen drive, disquete ou disco rígido externo) nas unidades de atendimento da Receita Federal.
agencia brasil 

Dólar tem valorização de 1,07% e atinge maior cotação desde 2009




O dólar fechou o dia em alta de 1,07%, cotado a R$ 1,907. O valor atingido nesta segunda-feira (30/4) é o maior desde julho de 2009, quando atingiu R$ 1,908 na venda.

A alta na cotação foi consequência de um dia com baixo volume de negócios, véspera de feriado mundial, e um mercado externo menos propenso ao risco e focado nos Estados Unidos e na Espanha.

A valorização do dólar no mês de abril foi de 4,42%. Em 2012, a alta da moeda norte-americana foi de 2,06%.
agencia brasil 

Ministro da Saúde, Anvisa e entidades do setor farmacêutico criticam projeto que permite venda de remédios em supermercados

Ministro da Saúde, Anvisa e entidades do setor farmacêutico criticam projeto que permite venda de remédios em supermercados Cynthia Vanzella/Agencia RBS
Foto: Cynthia Vanzella / Agencia RBS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, criticaram a aprovação pelo Senado do projeto de lei que permite a comercialização de medicamentos em supermercados, armazéns, empórios e lojas de conveniência sem a apresentação de receita médica.
Entidades do setor farmacêutico também se manifestaram contrárias à aprovação do projeto que permite que os medicamentos sejam expostos em prateleiras, sem qualquer restrição quanto ao local e sem a necessidade da presença de um farmacêutico.
Padilha disse que o ministério sempre defenderá a segurança do cidadão.
— Seremos contrários a qualquer tipo de atitude que reforce a automedicação — frisou.
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, endossa a opinião do ministro:
— Esse dispositivo contraria todos os esforços que o governo federal vem fazendo no sentido de evitar a automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos.
Segundo Barbano, os projetos de lei do Congresso Nacional, que tratam de temas da vigilância sanitária, são encaminhados à agência para avaliação, antes da sanção presidencial. Barbano disse que, quando a Anvisa for acionada, irá apontar todos os problemas que estão relacionados a essa lei.
— Entendemos também que o debate não foi exaustivo, que não acolheu todas as posições da sociedade. É temário que uma medida tão importante como essa, com impacto sanitário tão profundo, seja tomada dessa forma — alerta Barbano.
Para a Associação Brasileira de Redes de Farmácias de Drogarias (Abrafarma), a comercialização de remédios em supermercados e outros locais semelhantes pode estimular o uso irracional.
"Vamos permitir a venda de medicamentos isentos de prescrição em estabelecimentos que não são correlatos à saúde, sem farmacêuticos e o devido controle sanitário?", questiona nota da entidade.
O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, acredita que esses estabelecimentos não têm condições de garantir o condicionamento adequado e o prazo de validade dos medicamentos.
— Temos cerca de 80 mil farmácias e drogarias no país. Imagine levar [os remédios] a supermercados e armazéns. É um total descontrole. Quem vai fiscalizar isso? — indaga João.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição Médica (Abimip), a aprovação do projeto foi uma surpresa.
— Não temos posição definida. Nunca fizemos debate ou estudo sobre esse tema. Fomos pegos de surpresa — informou o diretor de relações-públicas da associação, Aurélio Saez.
Para entrar em vigor, o texto precisa ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, que tem o poder de vetá-lo. Para o relator da proposta, Romero Jucá, diante dos comentários, a presidenta deve vetar a medida.
agencia estado 

Saiba quais profissões estão mais propensas a desenvover câncer Inca estima que 20 mil casos de câncer ocupacional serão registrados no país este ano

Saiba quais profissões estão mais propensas a desenvover câncer Vani Boza/Agencia RBS
Cabeleireiros estão entre os mais propensos pela exposição a tinturas e produtos químicos Foto: Vani Boza / Agencia RBS
Profissionais de áreas como beleza, aviação, química e farmácia estão entre os mais propensos a desenvolver determinados tipos de câncer, conforme levantamento divulgado nessa segunda-feira pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com o instituto, dos 500 mil novos casos de câncer estimados para o ano, 20 mil estarão relacionados à ocupação.

A responsável pela Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Inca, Ubirani Otero, aponta que a dificuldade de se estabelecer uma relação entre o ambiente profissional e a doença faz com que o câncer ocupacional seja subdimensionado.

— É importante que os profissionais da saúde questionem aos doentes diagnosticados com câncer qual foi a rotina laboral que exerceram por mais tempo em suas vidas. Só assim será possível identificar e registrar os casos de câncer relacionados ao trabalho no Sistema Nacional de Agravos do Ministério da Saúde (Sinan) — diz a epidemiologista.

O Ministério da Saúde identificou uma carência de informações que permitam encontrar os fatores de risco de câncer relacionados ao trabalho, bem como as possibilidades de se estabelecer um sistema de vigilância do câncer dos trabalhadores expostos e dos agentes cancerígenos. Os benefícios de auxílio-doença por câncer (acidentário e previdenciário) concedidos pela Previdência Social em 2009 foram 113.801, e apenas 0,66% foram registrados como tendo relação ocupacional.

Para suprir essa demanda, o Inca publicou as Diretrizes de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho. O documento relaciona 19 tipos de câncer ao ambiente profissional e aponta 112 substâncias cancerígenas a que os trabalhadores são expostos em sua atividade.

Os principais grupos de agentes cancerígenos relacionados ao trabalho incluem metais pesados, agrotóxicos, solventes orgânicos, formaldeído e poeiras (amianto e sílica). A via de absorção — respiratória, oral ou cutânea —, a duração e a frequência da exposição aos agentes nocivos influenciam na toxidade, mas não são fundamentais para o desencadeamento da doença, pois não há níveis seguros de exposição a agentes cancerígenos, conforme a epidemiologista Ubirani.

A prioridade da prevenção é a remoção da substância cancerígena da rotina de trabalho desses profissionais. Enquanto isso não acontece, a recomendação é eliminar gradativamente o uso desses agentes, restringir o contato com cancerígenos a determinadas atividades, adotar níveis mínimos de exposição, além de reduzir a jornada de trabalho diário.

Ocupações mais propensas ao câncer laboral

:: Cavidade oral, faringe e laringe
Agentes — agrotóxicos, asbesto (amianto), formaldeído, fuligem de carvão, óleo de corte, poeiras de madeira, couro, cimento, cereais, tecidos, sílica e solventes orgânicos.
Ocupações — açougueiro, barbeiro, cabeleireiro, carpinteiro, encanador, instalador de carpete, mecânico de automóvel, mineiro, moldador e modelador de vidro, oleiro e pintor.

:: Mama
Agentes — agrotóxicos, benzeno, campos eletromagnéticos de baixa frequência, campos magnéticos, compostos orgânicos voláteis, hormônios e dioxinas.
Ocupações — cabeleireiro, operador de rádio e telefone, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, comissário de bordo e trabalho noturno.

:: Pulmão
Agentes — antineoplásicos, asbesto, arsênico, asfalto, ácido inorgânico forte, acrinonitrila, berílio e compostos, cádmio, chumbo, emissão de forno de coque e de gases combustíveis, fuligem, gases amônia, óxido de nitrogênio, dióxido de cloro e enxofre, inseticidas não arsenicais, manganês, níquel, sílica livre cristalina, poeiras de carvão, madeira, rocha/quartzo e de cimento, radônio, urânio e radiação ionizante.
Ocupações — bombeiro hidráulico, encanador, eletricista, mecânico de automóvel, mineiro, pintor, soldador, trabalho com isolamento, trabalho em navios e docas, trabalho na conservação do couro, trabalho na limpeza e manutenção e soprador de vidro.

:: Estômago e esôfago
Agentes — poeiras da construção civil, de carvão e de metal, vapores de combustíveis fósseis, óleo mineral, herbicidas e ácido sulfúrico.
Ocupações — engenheiros eletricista e mecânico, trabalhadores da extração de petróleo, motoristas.

:: Bexiga
Agentes — aminas aromáticas, benzeno, benzidina, cromo, fumo e poeira de metais, agrotóxicos, hidrocarboneto policlínico aromático, óleos e petróleo.
Ocupações — cabeleireiro, maquinista, mineiro, metalúrgico, motorista de caminhão, pintor, trabalhador de ferrovia, trabalhador em forno de coque e tecelão.

:: Leucemia e mielodisplasias
Agentes — acrinonitrila, aminas aromáticas, agrotóxicos, antineoplásicos, benzeno, butadileno, compostos halogenados, óxido de metais, radiação, solventes e tricloroetileno.
Ocupações — trabalhadores do setor elétrico e da cadeia de petróleo.

:: Pele não melanoma
Agentes — arsênico, alcatrão, creosoto, fuligem, hidrocarbonetos policíclicos, luz solar, óleo mineral, radiação ultravioleta e ionizante.
Ocupações — agentes de saúde, carteiro, pedreiro, pescador, salva-vidas, guarda de trânsito, trabalhador rural e vendedor.

:: Pele melanoma
Agentes — campo eletromagnético, radiação ultravioleta e sol.
Ocupações — carteiro, farmacêutico, instalador de telefone, mineiro, químico, operador de telefone, piloto de avião e serralheiro elétrico.
zero hora 

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mais um carregamento de cigarros é apreendido no interior de Entre Rios do Oeste.

No início da noite de ontem, agentes da Polícia Federal, apreenderam no interior do município de Entre Rios do Oeste, na comunidade de Vista Alegre, grande quantidade de cigarros, de origem estrangeira.
Cerca de 400 caixas de cigarros foram apreendidas durante a operação.
O contrabando foi encaminhado para a receita federal e não existem informações sobre prisões.
A apreensão foi feita pela equipe da Delegacia de Polícia Marítima de Foz do Iguaçu.

(Rádio Educadora)

Ministério Público faz alerta sobre e-mails falsos

Ministério Público do Estado do Paraná e o Ministério Público Federal emitiram em conjunto um alerta sobre a circulação de um falso e-mail em nome do Ministério Público, com suposta intimação para comparecimento em audiência.
O conteúdo da mensagem induz o usuário a clicar em um link.
Ao clicar no link, um programa invade o computador e captura informações pessoais, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito, é automaticamente instalado na máquina.
O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal esclarecem que não utilizam mensagens eletrônicas para fazer qualquer tipo de intimação ou notificação e orienta que os falsos e-mails sejam apagados imediatamente, sem que sejam abertos. Caso o e-mail já tenha sido aberto, o usuário não deve, em hipótese alguma, clicar em links ou autorizar a instalação de programas recebidos por meio da mensagem.
Acesse www.administracao.mp.pr.gov.br para ler algumas dicas do Departamento de Tecnologia da Informação do MP-PR sobre segurança na internet.




(Eraldo Ferraz/com Assessoria)

Paraná em Ação realizou mais de 50 mil atendimentos em Toledo

Foi realizado em Toledo no último fim de semana mais uma edição do Programa Paraná em Ação.
De sexta-feira, 27, a domingo, 29, cerca de 17 mil toledanos aproveitaram o fim de semana para confeccionar documentos, fazer exames de saúde e prestigiar as atividades recreativas.
O evento, que também ofereceu serviços gratuitos, desde emissão de documentos, regularização de divórcios, encaminhamentos para casamento coletivo, a atividades culturais, recreativas, educacionais e exames preventivos de saúde, aconteceu no Centro de Eventos Deziré Resfoco.
No total, foram realizados 54.227 atendimentos.
A ação contou com a colaboração de 300 pessoas, entre funcionários do município, do estado e voluntários.
Segundo o último levantamento realizado em 2011, em Toledo foi realizado o maior mutirão de serviços, superando Curitiba, com 12 mil pessoas e Maringá, com 14 mil.
O Programa Paraná em Ação tem por objetivo oferecer serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social da população.
Até o final de 2011 o Programa da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade do Estado recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas e realizou mais de 5,5 milhões de atendimentos, em 95 edições organizadas em diversas regiões do Paraná.


(Eraldo Ferraz/com Assessoria)

Mais um ataque de onça preocupa agricultores de município do oeste.

O proprietário de um sítio se assustou quando foi tratar o gado em Santa Tereza do Oeste.
De acordo com Auzenir Antônio Renosto, quando ele chegou ao local se deparou com uma vaca morta. Segundo o agricultor, a vaca foi vítima de uma onça, que está atacando o gado já há algum tempo.
Auzenir acionou o instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para tomar providência sobre o caso, porém segundo os técnicos, os responsáveis pela situação são os próprios donos das terras.
Orientados pelo Instituto Chico Mendes, eles devem cercar a área.
Um felino, com aproximadamente quatro anos, já foi recuperado no início deste ano por uma equipe do Projeto Carnívoros do Iguaçu, na mesma propriedade quando atacou e matou um bezerro.
Após a implantação de um chip no animal, ele foi solto.

(Rádio Educadora/Com Catve)

Governador Beto Richa pede desculpas por declarações sobre a Polícia Militar.

O governador Beto Richa pediu desculpas publicamente sobre a declaração dada na semana passada, de que a exigência de curso superior para policiais militares resultaria em insubordinações na tropa.
Tenho humildade suficiente para reconhecer um erro e pedir desculpas.
Foi o primeiro grande deslize que cometi na minha vida pública, fui pego de surpresa na entrevista e cometi um ato falho, disse Richa.
Não é o que eu defendo, não é o que eu penso, disse ontem o Governador do Paraná.
Apesar das desculpas, Richa disse ter sido mal interpretado.
Ele afirmou que não podemos restringir e discriminar jovens que tem o desejo de entrar na polícia militar.


(Rádio Educadora/Com Inf. Bonde)

Ministério Público oferece denúncia contra ruralista que matou policial em Cascavel.


O Ministério Público Estadual ofereceu denuncia hoje(30) contra Alessandro Meneghel em virtude do crime cometido contra o Policial Federal Alexandre Drummond.
Os autos já encontram-se conclusos no gabinete do Juiz de Direito de Cascavel para o recebimento da denúncia.
O agente da Polícia Federal de Cascavel, Alexandre Drummond Barbosa, foi morto com tiros de pistola e espingarda calibre 12, na madrugada do último dia 14, em frente uma casa noturna, na Rua Paraná, no centro de Cascavel, região Oeste do Paraná.
Socorristas e o médico do Siate chegaram a prestaram atendimento ao policial, mas ele não resistiu os ferimentos e morreu na ambulância, antes de chegar no hospital.
O ruralista Alessandro Meneghel foi preso em seguida e assumiu a autoria do crime.
Ele encontra-se preso na penitenciária de Catanduvas.

(Rádio Educadora)